quarta-feira, setembro 21, 2005

Estranhos festejos



Não fosse a comemoração efusiva da comunicação social, e este dia passar-me-ia ao lado por completo, mas ao que parece faz hoje 5 anos que Mourinho começou a sua carreira de treinador principal, depois da aprendizagem com outros nomes da bola.

É verdadeiramente incrível, mas o jornal Record (o tal das mentiras) dedica hoje a Mourinho 4 páginas coloridas (mais dos que as duas páginas diárias que reserva para o FC Porto) e recorda que foi há cinco anos que Mourinho começou a "conquistar o mundo". Até aqui, parece tudo bem, certo? Errado: todo este trabalho é exclusivamente dedicado à passagem do treinador pelo Benfica. Estes senhores "jornalistas" vão ao pormenor de relatar os preparativos dos SLB'istas para a contratação de Mourinho, os contactos, a estreia, enfim, toda a sua passagem pela Instituição. É caso para perguntar: mas alguém se lembra da passagem de Mourinho por esse clube?!! Deixou lá obra digna de registo?! Ah, espera, foram só uns dois ou três meses...

Estranhamente, os momentos que fizeram de Mourinho o que ele é hoje (e o porquê de merecer o assinalar destes 5 anos), são pura e simplesmente esquecidos, como se de menor importância fossem. Na verdade, o que interessa mesmo é assinalar que o facto de Mourinho ter ido parar ao FC Porto foi um simples acidente do destino, uma infelicidade, um pormenor desagradável, que em nada mancha o verdadeiro marco histórico: foi o SLB que lançou Mourinho!
É preciso ter lata. Jornalismo badalhoco no seu melhor.

Fica também na retina uma das citações de Mourinho: "Não fui para o Sporting porque o Dias da Cunha não me quis lá". Deve ter sido com uma terrível angústia interior que o Senil viu o FC Porto conquistar tudo e mais alguma coisa (como é bom ser portista para rir destas coisas). Percebe-se um pouco porque é que para os responsáveis leoninos, o Sporting nunca perde porque é pior, mas sim por causa dos árbitros ou por super-hiper-extrema infelicidade: são argumentos que estão sempre à mão e dão muito jeito, em qualquer ocasião, para justificar tudo e mais alguma coisa.

Parece coincidência, uma coincidência dos diabos, o melhor dos treinadores (que na altura ainda não o era, tornou-se) ter ido parar ao melhor dos clubes. Bolas! Não interessa! Foi no SLB que ele começou! Viva a Instituição!


foto do site oficial do FCP

19 comentários:

David Caetano disse...

O Record não tem é moralidade nenhuma! Então ,num artigo que assinala 5 anos de carreira como técnico principal, ao melhor treinador do Mundo, foram logo dar destaque ao pior momento dessa carreira??? Vergonhoso!

Gil Lopes disse...

Confesso, não vi, (nem vou ver) o que o jornalista (???, será mesmo!!!) escreveu sobre Mourinho, apenas digo isto.

O que ele é hoje deve-o ao FC PORTO, porque sejamos realistas, se o FCP não tivesse um Presidente como Jorge Nuno Pinto da Costa, ainda estava a treinar o Benfica ou o Sporting ou outro clube de menor dimensão em Portugal.

Isto porque, para mim, ele é um excelente treinador e irá prova-lo por onde passar, mas quem lhe deu a hipotese de se lançar em condições foi o FCP, e se não tem passado por aquela casa, demoraria muito mais tempo a chegar onde está hoje, isto se algum dia lá chegasse.

E não esqueçamos, foi no FCP que ele conquistou a Liga dos Campeões, e com uma equipa de 14/15 jogadores (mérito do Mourinho), vamos ver quantos mais trofeus desta grandeza ele vai conquistar...

Mas eu não esqueço quem me fez feliz pelas conquistas do meu grande FCP, Obrigado Mister José Mourinho.

Vivó FCP, Carago!!!

Anónimo disse...

Para além de criticar este tipo de jornalismo, tb me parece que o Mourinho não chegou onde chegou às custas do Porto, senão vejamos: Porque é k nenhum dos 3 treinadores da época passada o consegiu? A equipa era semelhante? O presidente era o mesmo? Então...?

David Caetano disse...

Simples... O Mourinho escolheu os jogadores que quis e construiu um sistema com base nesses jogadores.

Quando saiu, sairam também jogadores essenciais (R.Carvalho, Deco, P.Ferreira). Chegou Del Neri que já tinha um plantel feito por outra pessoa que não ele, também um bocado de forma caprichosa, só para chatear o Sporting (vide Paulo Assunção). A lesão de Nuno Valente também contribuiu para privar a equipa de mais um elemento que era essencial na estabilização do plantel, garantindo pelo menos continuidade em relação ao ano anterior.

Depois, "emendou-se" o erro(e quanto a mim bem mas deviam ter-se informado melhor acerca do treinador) e veio o Fernandez que entretanto tinha o plantel ainda mais desequilibrado pelas dúbias dispensas de Del Neri. Era uma missão ingrata, de um treinador que, apesar de tudo, ganhou os jogos mais importantes (SLB, SCP, CSKA, Chelsea, etc) mas que tinha tendencia a enterrar-se com os mais pequenos.

Entretanto saíram Carlos Alberto e Derlei, outros 2 jogadores com peso na equipa, e as coisas complicaram-se mais, até porque entretanto um cargueiro descarregou ali uma remessa de brasileiros no porto de Leixões, alguns dos quais sem qualidade ou, pelo menos, sem tempo para terem condições de a mostrarem.

Sai Fernandez (que ainda assim ganhou uma Supertaça e a Intercontinental) e chega Couceiro que sabia que ia ter uma missão de minimização de danos e que teria de aguentar assim até ao fim da temporada.

Por outro lado, e como este artigo se prende com José Mourinho, basta dizer que o próprio admitiu que no FCP, encontrou um presidente e uma organização como não existiam noutro clube português e que, noutro lado, talvez não tivesse tido o mesmo sucesso ;)

JFFR disse...

Ora Bubbles... O Porto da época passada foi um daqueles desastres que acontecem de muitos em muitos anos. Bem sabemos que o FCP parece perfeito, mas não é perfeito, é somente o melhor.

Quanto ao Mourinho, uma coisa é óbvia: tem o perfil adequado para um clube como o FCP - o estilo de fazer guerra, o estilo provocador, o estilo ousado (ainda estou para descobrir se Mourinho já possuía estas características ou as adquiriu precisamente quando esteve no FCP). O FCP deu concdições ao Mourinho para ele se agigantar como em mais nenhum clube em Portugal.

Anónimo disse...

não gostei do comentário que estava cada vez mais a sentir-se inglês e que pensava seriamente em pedir a nacionalidade inglesa...

Xamane disse...

Não me espanta nada esse artigo do Record, primeiro porque é o habitual no jornalismo desportivo que temos, segundo porque efectivamente à 5 anos atrás nesse dia Mourinho estava a entrar no Benfica. Se o artigo respeitava à comemoração do dia em que se estreou como treinador principal, efectivamente foi no Benfica...

Certo que é um critério muito discutível, pouco abrangente mas é um critério ao nível da imprensa desportiva que temos. Talvez daqui a uns anos comemorem o 1º grande titulo de Mourinho e, aí sim mencionem o FCP (ou não).

Na minha opinião o mais correcto na distribuição dessas 4 páginas seria 2 no Benfica e as outras 2 no resto do percurso, afinal o tema principal era o dia em que se tornou treinador principal mas justifica-se o artigo pelo que fez depois no FCP. Provavelmente seria assim que o Record faria se os papeis estivessem invertidos ou seja, se Mourinho tivesse começado no Porto e ganho tudo no Benfica.

É que não é só o Record a fazer isso, A Bola e O Jogo também o fazem. Nesse aspecto são todos parecidos, uns puxam para um lado outros para o outro, tal como acontece com os extremismos entre os jornais desportivos de Espanha: Madrid x Barcelona. Se vamos criticar o jornal X pela parcialidade que tem, temos de nós ter pelo menos um pouco de imparcialidade.

Além disso, esse artigo quase me diverte pela estupidez que em si encerra. Querendo usar Mourinho para realçar o Benfica, não percebem que só estão a realçar a imbecilidade desse clube por o ter mandado embora assim como a do Sporting por não o ter querido contratar depois, revelador não?

JFFR disse...

É uma boa análise, Xamane :)

Anónimo disse...

a meio do caminho eu até já me começo a esquecer se ODEIO o benfica de MORTE por causa da instituição em si e a arrogância dos seus adeptos ou se é por causa do parialismo PORNOGRÁFICO que existe em torno do clube de SALAZAR.

Entretanto veio o 25 de ABRIL e com a data, a LIBERDADE e ...outro clube começou a subir em flecha até não mais parar. O FUTEBOL CLUBE DO PORTO, CAMPEÃO DA DEMOCRACIA, O CAMPEÃO DA LIBERDADE.

SE: eu fosse como o OLIVEIRA e soubesse que ia morrer amanhã, entrava pelo s jornais desportivos da capital dos homossexuais e pedófilos e FODIA mais de uma centena deles.

MORTE AO BENFICA; MORTE AOS MOUROS.

Anónimo disse...

ODEIO DE MORTE, DE MORTE O BENFICA.

NADA NEM NINGUÉM JUSTIFICA 60 ANOS DE ESTADO NOVO CASTRADOR E OPRESSOR, PARCIAL e CONIVENTE COM O VERMELHO. A ÁGUIA FASCISTA HA-DE MORRER. E NÓS VAMOS ESTAR TODOS CÁ PARA PRESENCIAR.

JFFR disse...

Calma aí, pá

O SLB não pode morrer, é uma fonte inesgotável de comédia.

Xamane disse...

Ultima hora: Autocarro do Benfica vandalizado no Porto, junto ao hotel onde se encontra a equipa. Foram vistos dois individuos a atirar pedras ao vidro traseiro do autocarro.
Fonte: TSF 12h00

David Caetano disse...

Mas o vidro não precisa de ser substituído, pode ser reparado!

Anónimo disse...

UM CASO AGUDO DE MEMÓRIA SELECTIVA!

nada a que não estejamos já habituados!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
David Caetano disse...

Caro "peidoso". Apesar de acreditar que esse tipo de linguagem é uma consequência do meio social ao qual pertences, isto para evitar entrar em apreciações do foro clubístico, achei por bem remover o teu "comentário"(?). És livre de comentar aqui desde que te mantenhas ao nível da linguagem socialmente aceitável, sem recurso a expressões motivadas por um incontido ressabiamento que acaba por descambar numa espécie de diarreia verbal. Obrigado pela colaboração.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JFFR disse...

Descerebrado...

Há com cada um, "phoenix"!

David Caetano disse...

Idem.