terça-feira, junho 10, 2008

Os últimos dias

Após um breve hiato, facto que irá acontecer com cada vez mais frequência nos próximos 2 meses, estamos de regresso às lides bloguísticas.

Entretanto, nos últimos 3 dias, muito aconteceu. Vejamos por ordem cronológica:

Euro 2008

O campeonato começou oficialmente no último sábado, precedido da tradicional e colorida cerimónia de abertura. Desta vez, a UEFA anunciou pomposamente que não haveria qualquer discurso durante a abertura. Os adeptos devem ter certamente agradecido.

Depois do Suiça x Rep. Checa, ganho pelos checos e com uma arbitragem a roçar a o fraco, o destaque foi sem dúvida o Portugal x Turquia. A vitória veio coroar uma boa exibição da equipa portuguesa, embora o adversário não tenha constituido um teste muito sério à equipa das quinas. Com Pepe, Moutinho e Deco em grande, foi o primeiro quem desfez o empate numa boa iniciativa com Nuno Gomes em que este fez o mais lógico: não sabendo marcar, dá a quem sabe.

Depois foi Raúl Meireles, no fim do jogo e já em período de compensação, quem fez o segundo, com uma boa incorporação num lance de ataque conduzido por Ronaldo, soberbamente trabalhado por Moutinho (grande exibição) e finalizado pelo portista.

Amanhã, contra a Rep. Checa, já poderemos ter uma ideia concreta do que pode valer a Selecção. Há visivelmente grandes equipas na competição, a Alemanha com o seu jogo mecanizado habitual e a Holanda que ontem foi avassaladora contra a Itália, naquele que foi sem dúvida o melhor jogo até agora. O Europeu segue dentro de momentos.

Hóquei em Patins

O FCPorto perdeu por 2-3 o 2º jogo da final do Playoff 2008 contra o Benfica. Após um começo muito disputado, a equipa portista, privada do melhor jogador português da actualidade, Reinaldo Ventura, sofreu o 1º golo contra a corrente de jogo. A partir daí o Benfica moralizou e chegou ao 2-o, resultado com que as equipas foram para o intervalo.

Na segunda parte, o FCPorto entrou ... "à FCPorto" dominando e chegando ao empate com golos de Emanuel Garcia e Caio. Contudo, já na recta final do jogo, o Benfica chegou ao 3-2 final, num lance de contra-ataque, para júbilo da impressionante massa humana que preenchia as bancadas. Pelo menos uma delas.

A decisão continua em Fânzeres no próximo Sábado onde, desta vez, com o regresso de Ventura e a ausência de Mariano do lado dos encarnados (foi expulso), o FCPorto irá procurar repôr a vantagem na final.

Mariano Gonzalez

O FCPorto assegurou a aquisição dos direitos desportivos de Mariano Gonzalez por 3 anos e por valores próximos de 3 milhões de euros. O jogador, emprestado pelo Palermo, tem assim a oportunidade de dar continuidade ao bom que mostrou na última época, momento em que mostrou raça e técnica. Fica para já a expectativa.


Nuno chamado para substituir Quim

Uma boa notícia foi a chamada de Nuno Espírito Santo para substituir a vaga deixada por Quim que se lesionou (pena não ter sido Ricardo...), surgindo como uma alternativa que se pode em certa medida considerar surpreendente já que, Eduardo do Vitória de Setúbal, foi um guarda-redes que se destacou ao longo da temporada e Hilário, do Chelsea, também não seria má opção.

Scolari optou por chamar um jogador experiente e grande profissional e, o jogador, que agora será a 2ª escolha na selecção, tem assim um justo prémio após uma época em que, na minha opinião, foi injustiçado por Jesualdo Ferreira.

Fez a pré-época a titular com boas exibições mas, com a chegada de Helton, foi relegado para o banco. Na Taça de Portugal, mostrou qualidades e aquela final, contra o Sporting, terá sido sem dúvida o mote para esta chamada.

Sem comentários: