quinta-feira, junho 05, 2008

1 Ano sem passar da fase de grupos?

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA anunciou ontem a suspensão do FCPorto da Liga dos Campeões por um ano, com base nos dados fornecidos pela FPF que alegadamente terá "estranhamente" enviado numa primeira instância dados descontextualizados e incompletos. Incompetência ou algo mais? Fica a pergunta no ar para o Sr Madaíl, o paladino da "equidade", responder enquanto responsável máximo da FPF, neste momento de férias na Suiça.

O que é certo é que para já o FCPorto está suspenso por 1 ano embora esta decisão não seja vinculativa e a prudência recomende que se aguarde pelo desfecho do recurso que o FCPorto vai interpor nos próximos dias. No entanto, estou pessimista relativamente a um desfecho positivo do mesmo porque, nestas coisas, a UEFA é implacável (a não ser que os envolvidos sejam clubes italianos).

Para já ficam várias certezas relativamente ao cenário da confirmação do afastamento:

- O FCPorto é o clube português com melhor situação de tesouraria e a venda de Bosingwa confere ainda mais conforto. Se noutras paragens mais turbulentas, "não morre ninguém" por se estar 1 ano sem a Liga dos Campeões, no FCPorto muito menos.

- O FCPorto tem neste momento o melhor plantel de Portugal. Há ainda alguma indefinição relativamente aos lugares laterais da defesa embora, diga-se em abono da verdade, para consumo interno aquilo que o FCPorto tem, chega e sobra. O objectivo será a conquista de todos os 4 troféus em disputa, começando já pela Supertaça.

- Portugal vai colocar 2 ou 3 equipas (o Benfica sai beneficiado de o Getafe não estar na pré-eliminatória e pode tirar partido disso) na fase de grupos e, na melhor das hipoteses deverá colocar duas na UEFA após o término dessa fase a não ser que o Sporting consiga segurar alguma das suas melhores figuras pois, até ver, reforçou-se com qualidade, e passe à fase seguinte. O Benfica vai andar durante uns tempos à procura de modelo de jogo sem Rui Costa e não deverá fazer melhor que no ano passado e o Guimarães já se sabe que é candidato a um 3º ou 4º lugar, não mais.

Ainda assim, caso o recurso do FCPorto seja bem sucedido, tudo isto não passará de um mero exercício de imaginação e, na Liga dos Campeões estarão apenas equipas que conquistaram desportivamente esse direito.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Neste momento tudo são cenários.
Vamos esperar com confiança.
Um abraço

Visconde disse...

O mais preocupante são os pontos que Guimarães e Recreativo da Luz irão trazer para Portugal...

David Caetano disse...

Jasus...