terça-feira, junho 17, 2008

Coerência Vermelha

Não há limites para a idiotice! É esta a conclusão que se tira da nova investida do Benfica para, em desespero, tentar obter algo de (mais) um recontro com o FCPorto, no qual foi invariavelmente derrotado em toda a linha. Esta é aliás uma tendência global dos embates entre FCPorto e Benfica de há uns anos a esta parte, mas não é a isso que me quero referir neste post.

O Benfica anunciou então em comunicado que vai procurar ser ressarcido integralmente por danos morais e prejuízos que advêm da decisão da UEFA em admitir o FCPorto na próxima edição da Liga dos Campeões, ao invés do Benfica. Contudo, hoje essa vontade foi traduzida em números: o Benfica vai pedir 30 milhões de euros de idemnização à FPF.

Tenho de colocar a questão: prejuízos de 30 milhões? Em quê? Onde? Porquê? Alguém me explica como é que esta equipa do Benfica iria obter 30 milhões na Liga dos Campeões? Será que se referem a perdas nos patrocínios? Mas não era o Benfica a maior marca portuguesa? Qual será então a dificuldade em cativar patrocínios se são assim tão grandes?

Contudo, a maior incongruência está inscrita no próprio comunicado, nos pontos 7 e 10:

(...)

7. Deste modo, a SL Benfica – Futebol, SAD em consequência dos factos descritos, da sua ilicitude e gravidade, já deu conhecimento dos mesmos à UEFA e irá promover de imediato todas as diligências judiciais a fim de ser reposta a verdade punindo-se desde logo a conduta negligente da Federação Portuguesa de Futebol e de forma concomitante a reparação integral dos danos sofridos.

(...)

10. A SL Benfica – Futebol, SAD irá continuar a preparação da época desportiva 2008/2009 segundo os mesmos parâmetros que definiu concluída a época desportiva transacta.

No ponto 7 entende-se, então, que o Benfica vai pedir a reparação integral dos danos sofridos pela não participação na Champions. Contudo, no ponto 10, afirmam que vão continuar a preparar a próxima época como tinham definido no final da época transacta, ou seja, vão continuar a preparar a próxima época, como sempre defenderam que fizeram em todos os comunicados, com vista à participação na Taça UEFA, com uma equipa apetrechada para lutar pela Taça UEFA (com a vantagem de não apanharem por lá o Getafe que, felizmente para si, conseguiu a manutenção na Primeira Liga Espanhola).

Então mais uma vez pergunto: onde é que foram prejudicados se a UEFA apenas os manteve onde eles sempre estiveram preparados para estar? Poderiam era, quiçá, pensar em processar a UEFA por, temporariamente, os ter colocado perante a perspectiva de terem de jogar contra equipas de outra galáxia, com alto risco de serem vergonhosamente eliminados das provas europeias, aí sim, com elevado prejuízo. No fundo, o Benfica acaba por reclamar compensações por danos sofridos numa guerra onde se foi meter sem ser chamado e com a qual não tinha nada a ver.

Como referiu há bocado em conversa o meu camarada Wolverine, o FCPorto poderia agora pensar em avançar para o mesmo jogo e processar o Benfica, agora sim, por danos morais e prejuízos causados, para além de ter levado ao gasto inútil de dinheiro dos contribuintes. Já agora, denunciem o Benfica por ter um jogador que foi o rosto de campanhas publicitárias de empresas de apostas que nada têm a ver com a BWin. A Liga sabe disto? A FPF saberá? Já agora, a UEFA e a FIFA sabem?

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro se os benfiquistas são 6 milhões e se o ridículo pagasse imposto, já via a receita que o estado tinha?
O Delgado da Bola, então, vai de delírio em delírio.
Um abraço