sexta-feira, junho 06, 2008

Como disse?

Na Edição de hoje do DN surgem uma notícia inesperada. Será que há uma campanha orquestrada para minar a moralidade dos recém-assumidos paladinos da Justiça? Jogo Estoril x Benfica no Algarve? Quando? Onde? Calúnias!

O processo 'Apito Final' ainda não está fechado. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes deixou em suspenso dois processos e aguarda agora as conclusões do inquérito que a Procuradoria-Geral da República instaurou tendo como base o 'dossier' 'Apito Encarnado'

Liga de Clubes ainda aguarda mais dados da PGR

O "Apito Final" ainda não acabou. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes tem dois processos suspensos aguardando os resultados de um inquérito aberto pelo procurador-geral da República com base no dossier "Apito Encarnado". O documento tornado público em Agosto de 2007, foi entregue à PGR (e também à Liga, Federação e Polícia Judiciária) e pode colocar o Benfica sob a alçada da justiça desportiva no âmbito do processo "Apito Final". Alegadamente elaborado "por um conjunto de funcionários de investigação" da Polícia Judiciária, o dossier denuncia uma suposta dualidade de critérios da investigação do processo "Apito Dourado", e refere "factos" a que " por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento". Algumas das denúncias dizem respeito à época 2004/2005, ano em que o Benfica conquistou o campeonato. "Reuniões secretas entre Luís Filipe Vieira e José Veiga com dirigentes da arbitragem" , "reuniões num restaurante de Penafiel entre José Veiga e vários árbitros e árbitros assistentes", "reuniões entre o dr. João Rodrigues com o sr. Pinto de Sousa num hotel de Lisboa" , " a promessa da contratação de um jogador do Estoril antes do "famoso" jogo Estoril-Benfica, no Algarve", são algumas das denúncias feitas no documento anónimo que mereceu a Pinto Monteiro, no entanto, a decisão de abrir um processo de inquérito.

Sabendo disso, a Comissão Disciplinar da Liga de forma a evitar a prescrição que poderia resultar da abertura de um novo inquérito, tomou a decisão de suspender dois processos. Os processos de inquéritos 02-06/07 e 13-06/07 , apesar do arquivamento dos autos na parte respeitante à matéria de facto da deliberação final mantêm-se suspensos por um período de dois meses, a contar da data de publicação do respectivos acordãos - 6 de Maio de 2008 - ( no dia 6 do próximo mês de Julho a situação será revista), conforme se pode ler nas páginas 38/39/ 40 e 110/ 111 dos respectivos documentos. "O prosseguimento do processo visa investigar e aferir do relevo jusdisciplinar da factualidade que possa resultar da informação remetida a esta comissão disciplinar pela procuradoria geral da República".

O DN tentou contactar o Presidente da Comissão Disciplinar da Liga, mas sem sucesso. Ricardo Costa, que ontem esteve reunido com o Procurador Geral da República, manteve durante todo o dia o telefone desligado. O DN também não conseguiu chegar à fala com Luís Filipe Vieira . No entanto, em Agosto de 2007, quando o documento foi tornado público, o líder do Benfica foi claro na reacção: " se a PGR recebeu esse documento, que investigue. E que nada fique por investigar. O Benfica confia e sempre confiou na Justiça". -I.A/T.S.P

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ó Caetano eu não acredito no Pai Natal e tu? A C.D.castigar o Benfica?!...Ainda hoje li que o R.Costa,mandou ao retardador, um parecer que diz que as escutas são válidas, para o C.Justiça.
Um abraço

Anónimo disse...

Caros Amigos gostava de vos contactar mas não encontro no blog o vosso endereço de email. Assim pedia que me contactassem para moderador@fcporto.planetaportugal.com

Muito agradecido pela atenção dispensada.

David Caetano disse...

Dragão Vila Pouca, o outro bem disse que era mais importante ter pessoas na Liga que comprar bons jogadores. Ele lá saberá. Isto parece-me no fundo uma operação de cosmética, sobre casos dos quais toda a gente tem conhecimento, para aquietar vozes de estranheza perante conversas telefónicas onde se escolhem árbitros, prendas antes dos jogos, contratações a equipas complicadas com as quais se vais jogar (este ano estiveram imparáveis nesse aspecto, vide Marítimo e Boavista)... Enfim. Onde é que irá o senhor R. Costa quando abandonar a Liga?

Moderador, deixa a tua mensagem aqui que todas elas são verificadas por mim antes de serem aprovadas, pelo que ninguém lê nada antes de mim. Se for mensagem particular, leio e evito aprová-la, ok?