domingo, junho 05, 2005

Desperdício



O jogo de ontem entre Portugal e a Eslováquia (2-0) relembrou-me que existe um não-jogador (ele tende mais para artista de circo) no FC Porto: Ricardo Quaresma. Digo isto não tanto pelo que aconteceu ontem (se bem que depois do Quaresma ter entrado Portugal nunca mais atacou decentemente), mas pelo contraste entre ele e outro artista, este já de relvado, o Cristiano Ronaldo.

Olho para o Cristiano Ronaldo e olho para o Ricardo Quaresma e vejo uma diferença equivalente à do dia para a noite. O primeiro evolui rapidamente como um dos mais espectaculares jogadores da Europa. Os iluminados que estavam a comentar o jogo diziam "vai ser o melhor da Europa!" - qual vai ser, já é! E a prova disso é que joga hoje na selecção como Figo e Rui Costa e outros jogaram durante anos. A cada jogo, mais um recital, mais uns quantos golos, mais umas assistências. Resumindo, Cristiano Ronaldo é um show à parte dentro do próprio espectáculo. Só espero que jogue durante muito tempo e que continue sempre assim na selecção porque, para além dos truques & fintas, ajuda efectivamente a ganhar os jogos.

Não percebo o que se terá passado com o Quaresma, que é praticamente da mesma geração, do mesmo estilo de jogador, prometia o mesmo que C. Ronaldo e, no entanto, parece que nunca há-de sair da cepa torta. Já o C. Ronaldo é estrela absoluta na selecção A, ainda o Quaresma arrasta a sua "magia" pelas equipas de esperanças, isto apesar de ser dois anos mais velho que Ronaldo.
Ontem, entrou na equipa principal para nada fazer (também o jogo já ia longo), à excepção de um "passe de letra" que, para não variar, deixou os comentadores a delirar. A comunicação em geral baba-se com " o talento" de Quaresma - talento é um termo cada vez mais relativo num jogo colectivo como o futebol... Eu, pelo contrário, irrito-me e bato nos móveis várias vezes durante um jogo. Por cada "pormenor delicioso", dez oportunidades desperdiçadas; por cada golo "de génio", dez bolas para a bancada deixando os colegas isolados a esbracejar.

Dizem que Quaresma foi uma das figuras da época 2004/2005 no FC Porto. Pudera! O FCP nao teve equipa este ano, quanto muito teve uma soma diferente e desconexa de jogadores todas as semanas; ora numa "equipa" que não jogou futebol durante praticamente toda a época, um jogador como o Quaresma, egoísta, cego, surdo e mudo, que faz uns brilharetes e uns golos de vez em quando, é natural que sobressaia (foram golos decisivos? Pois foram... mas foram tão poucos golos no geral!).

Serve isto para dizer que Ricardo Quaresma não é um jogador "à Porto". Para cúmulo dos cúmulos, ainda o rapaz se dá ao luxo de dizer em entrevistas que é o melhor do mundo (pasme-se).
Quero ver como será Quaresma sob o pulso forte (ao que dizem) do novo treinador Adrieense.

p.s.- Luís Figo lá retornou à "equipa de todos nós" e "nós", emocionadíssimos, aplaudimos efusivamente. Este Luís Figo é o mesmo que fez birra aquando da naturalização do Deco, em nome de valores nacionais e respeito à camisola da selecção e tudo e tudo e tudo. Agora, e depois de ter renunciado à selecção por ter dito explicitamente que se queria dedicar ao Real Madrid, ei-lo de volta ao lugar que é tão naturalmente seu, porque o Real Madrid já não o quer. O tipo é esperto, afinal de contas. E nós, que tão bem sabemos acolher "os nossos", cá estamos para receber o "pesetero" de braços abertos.

3 comentários:

David Caetano disse...

Oh amiga, tu quando bates, bates a sério e não é só na mobília, carago!! Realmente o Quaresma é um caso estranho: trata-se de um dos jogadores com mais técnica e mais velocidade em Portugal, e no entanto em termos práticos, vai produzindo mas muito abaixo do que poderia, fazendo dele um jogador com o rendimento abaixo de um Zé Manel do Boavista por exemplo (que eu admiro, diga-se!), que tem idade para ser pai do Quaresma. Este tipo lembra-me um bocado o Sabry que jogou no Benfica que também tinha algumas semelhanças. Na altura o Mourinho abdicou dele pois "não ia colocar o colectivo em causa por causa de um artista".

Anónimo disse...

Deve ser mais um fãnzinho histérico do CR!

Anónimo disse...

Sem firulas, truques e dribles, o futebol fica monótono, o interessante é o futebol-espetáculo.