domingo, junho 12, 2005

De arrogante a salvador da pátria



José Mourinho foi o treinador mais bem sucedido que passou pelo FC Porto. Venceu uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Foi recentemente condecorado pelo Presidente da República.

Tem piada ver agora como a pátria se curva perante aquele que antes deixava toda a gente de cabelos em pé, porque era "arrogante". Não me lembro de alguma vez ter sido uma figura consensual durante todo o tempo que esteve no FC Porto, a não ser para os próprios adeptos do clube.
Agora que o clube que treina se chama Chelsea e não FC Porto, por quem sois! Aquela arrogânciazinha hoje até tem a sua piada e o homem já é o embaixador da competência portuguesa lá fora (irónico, porque ele de tuga nada tem).
Para cúmulo da adoração babosa, até os jogos do Chelsea são mais vistos do que os do nosso próprio campeonato (coisa estranha... porque lembro-me de o fabuloso FC Porto-Lazio de 2003 ter sido completamente ignorado pelas televisões...).
Também hoje é reconhecido o mérito do FC Porto pelos dois anos de ouro, porque Mourinho lá esteve; mas enquanto ele lá esteve, a culpa continuava a ser "do sistema".

Espero por Mourinho na selecção (e oxalá rapidamente), período que por certo será de "Mourinho, Pátria e Família".

É o país que temos.
Ao mestre Zé 2, o eterno obrigado e toda a sorte do mundo.

1 comentário:

David Caetano disse...

Como ele próprio afirmou "Tive de sair de Portugal para passar a ser o "Mourinho de Portugal"". É o país que temos.