domingo, novembro 20, 2005

Um aleluia e uma reclamação


A noite de ontem foi boa. Para além da derrota dos dois Benficas da Península Ibérica, mamando ambos três golos nos respectivos jogos, houve na goleada do Mágico Porto frente à Académica um aspecto que me deixou imensamente satisfeita. É que o Zé Bó finalmente tirou um bom centro, e esse centro deu em golo. Eu relembro que o Zé Bó, que já muitas provas de dedicação deu ao FC Porto no curto espaço de tempo que representa o clube (embora comparativamente a outros já seja um histórico), está a jogar fora da sua posição. E acho um atentado ao Portismo assobiar um jogador do clube cada vez que este toca na bola. É um atentado ao Portismo assobiar o Zé Bó. Faça ele bem ou mal a posição de defesa direito. Ele não tem culpa.
Força Zé Bó.

4 comentários:

Nuno disse...

Pois, mas se continuar a chutar bolas para a bancada, com o jogo parado, na direcção dos adeptos, vai continuar a ser assobiado.

Convém ter alguma inteligência!!

Nelson Carvalho disse...

Estive lá no Dragão e vou dar a minha versão dos acontecimentos:

- Sem duvida que Bosingwa não é lateral direito de origem e apenas está fazer conforme consegue e pode a posição e nesse aspecto os adeptos deveriam ser mais compreensivos para com o jogador.

- Se a massa associativa não gosta do rendimento do atleta que se queixe à SAD, não ao Bosingwa, muito menos durante um jogo, pois a direcção passou todo um defeso para conseguir contratar um lateral direito em condições e unicamente trouxe um "banho Turco".

- Bosingwa no FC Porto-Académica estava ate fazer um jogo interessante onde inclusive fez assistencia para o 2º golo. Foi infelizmente assobiado pela massa associativa apenas por ter feito um passe errado que saiu para fora, o jogador enervou-se e na paragem seguinte teve uma atitude despropositada e irreflectida, chutou violentamente uma bola contra um adepto na bancada.

- Se eu achei que os assobios que lhe foram dirigidos foram despropositados, acho de igual modo que Bosingwa não pode ter uma atitude daquelas, que, como se provou de seguida, só serviu para exaltar ainda mais os animos.

- Felizmente um dos nossos grandes simbolos do FC Porto, Vítor Baía, deu valente respanete a Bosingwa no sentido de respeitar o publico. A coisa acalmou e na 2ª parte o jogador ate foi aplaudido.

David Caetano disse...

Obrigado NPRC pelo teu testemunho.

Realmente o Bosingwa é um caso sui generis. É um jogador que está a jogar adaptado à posição de lateral direito vai já na 2ª época e se este ano tirou o lugar a um turco comprado em saldos no ano passado ganhou o lugar a Seitaridis que, para mim, foi uma das maiores oportunidades desperdiçadas pela SAD nos últimos anos.

Terei sempre Seitaridis como um dos melhores defesas direitos que já passaram pelo F.C.Porto mas que, como muitos outros, pagou a factura do Europeu, não se conseguindo impor numa equipa que, ainda por cima, andava à deriva.

Voltando a Bosingwa, admiro-o muito. Considero-o algo limitado não em termos de técnica porque até tem pormenores interessantes mas porque é um desastre em termos de passe.

Por outro lado, não há muitos jogadores no plantel que tenham a garra de Bosingwa, garra que ajuda a compensar os seus defeitos e inadaptação.

Espero com impaciência por remodelações na defesa que tragam um lateral direito de raíz ao Dragão mas, até lá, estou e continuarei grato a Bosingwa pelo esforço e dedicação que põe em campo.

Nuno disse...

O principal problema do Bosingwa é que não tem inteligência a jogar... não é um jogar "maduro"... não aprendeu ainda os timings de segurar a bola, de fintar e de passar... não aprendeu que não pode ir constantemente para cima de 3 adversário... que não pode andar constantemente a correr 30/40 metros com a bola no pé.

Defensivamente as falhas são poucas e vão-se disfarçando com a sua enorme entrega e capacidade de recuperação.

Mas para um jogar que já tem tantos anos de bola, e que joga e jogou com os melhores e teve dos melhores treinadores, custa a entender como ainda não foi capaz de evoluir como jogador de futebol.