sábado, novembro 19, 2005

E à 11ª jornada, o Porto desata a marcar golos



FC PORTO 5 - Académica 1
(Lucho 10' e 90', Lisandro 19' e 76', C. Peixoto 70';
Marcel 90')


Aquilo por que os sócios e adeptos do FC Porto esperavam há tanto tempo (talvez desde a era Mourinho) aconteceu à 11ª jornada de 2005/2006, por fim uma goleada digna desse nome, se bem que o "golo" do Peixoto não o foi na realidade. De qualquer forma, o FCP jogou bem e finalmente conseguiu marcar cedo, adquirindo a tranquilidade necessária para fazer uma boa exibição ao longo de todo o jogo. Esperemos que a partir daqui, a equipa estabilize o seu jogo (o onze inicial desta noite parece-me correcto, mas acho que há sempre lugar para o Diego) e que parta confiante e sólido em busca do título.
Finalmente vi, para além de pormenores técnicos individuais, bons lances de ataque, com cabeça tronco e membros, bons cruzamentos, boas combinações, golos à ponta de lança. Foi um jogo completo o do FCP esta noite. Nem o elevado número de folgas concedidas pelo treinador, questão muito discutida a meio da semana, parece ter afectado a boa forma da equipa (antes pelo contrário?).

Houve várias boas exibições individuais mas destaco, para além das óbvias (as dos argentinos, mas essas não me surpreendem), as de Assunção e Quaresma. A do primeiro porque parece que temos um novo Ministro (quiçá, digo eu, melhor que o anterior), que assume já uma preponderância fundamental nesta equipa. A do Quaresma porque sinceramente nunca acreditei nesta transformação. E aqui, meus caros, tiro o chapéu a Adriaanse. Pois é um grande feito.

Quanto à outra polémica recente, a do nosso querido Jorge Costa, devo dizer que encaro esta situação com tristeza, no entanto sem surpresas nem indignação. Está mais que visto que Adriaanse não conta com ele desde o início (e tendo em conta a idade do Bicho, poderemos censurar assim tanto o treinador? Não me parece...); também não alinho no discurso crítico a Pinto da Costa neste aspecto, pois ele fez o que pôde ao impedir a sua dispensa em Agosto e não pode simplesmente impô-lo às ideias do treinador. É assim a vida, é triste, mas o Jorge Costa não deixa de estar na história do FC Porto se não acabar aqui a carreira. A ele desejo-lhe toda a sorte do mundo se realmente sair em Janeiro.

Finalmente, e a propósito da vitória do Braga frente aos lampiões esta noite, uma notinha apenas: a insinuação do mergulhador profissional Nuno Gomes, depois do terceiro golo dos bracarenses, de que estes andavam a jogar a doping, assemelha-se às declarações "a quente" do Petit o ano passado em Vila do Conde. São comportamentos que fazem parte da mentalidade benfiquista: é um crime de lesa pátria correr, lutar, sofrer, marcar e vencer o SLB. Ninguém deveria ter o desplante de vencer o clube de Deus (segundo A Bola) e se o fazem, é porque andam por aí a recorrer a esquemas pouco dignos.
Nojo.

4 comentários:

David Caetano disse...

Desta vez, não há dúvida que correu bem. O F.C.Porto voltou a entrar decidido e pressionante e como já acontecera em Paços de Ferreira marcou. A diferença foi que desta vez não tirou o pé do acelerador.

Quaresma enche o campo, ataca e defende, está um senhor jogador, mas hoje vou destacar outro: Lisandro! Um poço de força! Com este jogador não há dúvida que o F.C.Porto ganha outra agressividade na frente, fica mais pressionante. Hoje tem mérito como iniciou a jogada do primeiro golo, como marcou o 2º e o 4º e como ganhou a posição a Zé Castro que permitiu que a bola sobrasse para Lucho que com grande classe e frieza marcou o 5º.

Nota negativa para aquele fiscal de linha... como é possível ver ali um golo??? Afectado pela polémica recente? Talvez... Não festejei este "golo".

Finalmente o meu elogio a Marcel que é de facto um bom jogador que não ficará por muito tempo na Académica. Grande golo e grande lance na primeira parte ao atirar a bola ao poste de Baía (outra boa exibição).

JFFR disse...

Também achei inacreditável aquele "golo" do César... mais uma amostra da competência dos nossos árbitros.

Lisandro é o nosso Derlei dos tempos modernos.

Gil Lopes disse...

Falo apenas pela 1ªparte, gostei de ver a atitude da equipa, da pressão, da atitude dos "craques" em campo, todos correram, gostei.

Não vi a 2ªparte (reunião de trabalho), mas pelo resulato final, deve ter sido parecido com a primeira.

Gostei da táctica adoptada pelo treinador, que com os mesmos jogadores em campo pode colocar a equipa a jogar de duas formas bem distintas, o que dificulta em muito a tarefa do adversário.

Diego, pode ter lugar, se evoluir como o fez Quaresma (optima atitude em campo).

Jorge Costa "O Bicho" vem na sequência de outros grandes capitães do FCP, como João Pinto e outros. E tenho a certeza de que se ele sair o saberá fazer em grande, como merece qualquer grande jogador que tenha dado tudo pelo clube e ao Presidente não deverá ser atribuida essa responsabilidade, pois ela cabe unicamente ao treinador,... mas a idade ás vezes não perdoa, apesar de eu acreditar que se ele ficar ainda vai ser utilizado em alguns jogos esta época.
Desde já o meu obrigado por tudo o que fizeste pelo meu FCP.

Marcel, um avançado bom que muito bem pode ser aproveitado pelo FCP no proximo ano, tal como Ze Castro que gostava de ver no FCP, (temos lacunas nos centrais).

Espero que o gesto feio do N.Gomes seja punido, sem comentários...

Anónimo disse...

De facto, terei de te dar razão sobre aquele gesto do Nuno Gomes, mas não é caso para teres nojo. Há coisas piores.