sábado, novembro 12, 2005

As capas de hoje

"Almirante Nélson" in Record de Tendência

Hoje é capa o facto de Nélson ter sido considerado como o melhor reforço dos 3 grandes na sondagem on line deste jornal. O que é que isto quer dizer? Absolutamente nada. As sondagens deste género não têm qualquer valor estatístico uma vez que são demasiado subjectivas e qualquer pessoa pode votar quantas vezes quiser.

Já não via uma capa tão irrelevante desde que Vieira esteve em África a "acarinhar" os benfiquistas de além mar (por momentos pensei que tivesse sido apanhado no Arrastão) ou desde que outro jornal encheu a capa com o "pequeno Miccoli".

Depois da campanha para chegar aos 300.000 sócios, quer-me parecer que temos uma campanha para Nélson chegar aos tais 25 milhões de euros. Tudo na mesma.

"Standard de Liége quer Jorge Costa" in a Bola Vermelha

Eis uma notícia interessante por dois motivos: primeiro, é uma capa sobre o F.C.P. no jornal "A Bola" e segundo não é um escândalo ou uma entrevista de um jogador a criticar o clube. Agora, o que motivará esta capa? A possibilidade de mais uma transferência rentável do F.C.P. ou mais uma acha para queimar Adriaanse?

"Simão em risco para Braga" in O Jogo Azul

Eis uma abordagem diferente. Simão em risco para Braga. Ou seja, é a única capa de interesse directamente desportivo. Simão pode não jogar e é sabido o peso que este jogador tem no plantel do Benfica, indo ao ponto de a sua ausência estar sempre ligada aos jogos que o Benfica não ganhou.

Confesso que não gosto de ler este jornal devido ao facto de ter uma conotação excessivamente "azul" tal como não leio o jornal "a Bola" por ser demasiado "vermelho". Prefiro abordagens imparciais a este assunto mas, devido ao panorama actual, o menos descarado será ainda o Record, embora tenha um belo painel anti-portista. Salvam-se as crónicas do Mourinho ao Sábado na revista DEZ que acompanha o jornal. É de facto o único momento em que se aprende alguma coisa com a imprensa desportiva nacional.

Sem comentários: