domingo, outubro 09, 2005

O que vale este apuramento para o Mundial?

Ontem Portugal conseguiu um resultado a todos os títulos histórico ao vencer o poderoso conjunto centro-europeu do Liechtenstein por 2-1 pois, com isso, conseguiu pela primeira vez o apuramento para duas fases finais consecutivas do campeonato do Mundo.

Não vi o jogo confesso, mas já tive oportunidade de ouvir uma série de comentários de treinadores de bancada que opinavam sobre um variado leque de questões técnico-tácticas respeitantes à Selecção de todos nós (sobretudo do Scolari), indo desde o escalamento da equipa, às substituições efectuadas, sem esquecer uma menção honrosa às agilidades felinas do guarda-redes titular da equipa portuguesa.

Para já, não me escandalizaria se Portugal não tivesse conseguido ganhar ao Liechtenstein, isto porque quando me apercebi de toda a envolvência que antecedeu este jogo, me veio à memória o jogo da final do Euro 2004. Portugal era o maior, a vitória era um dado adquirido e o adversário iria ser apenas um figurante num filme com um único protagonista. Resultado: convencidos de que irremediavelmente o maior valor da equipa nacional do Scolari iria vingar, os jogadores aburguesaram-se, o esforço deixou de ser necessário porque o guião já estava escrito. Na prática Portugal perdeu contra a maior "ratice" grega e ia escandalizando contra "a equipa que agora tem muitos jogadores jovens e experientes" (Madaíl dixit) do Lietchenstein.

Sobre a escolha de jogadores, já chegámos à conclusão de que, por mais experiências que Scolari faça, os escolhidos serão sempre os mesmos e isso começa na própria baliza. Nesta altura dirão alguns "Olha este outra vez a dar-lhe com o Baía!" mas enganam-se. Com Scolari, é um dado adquirido que Baía não voltará à selecção, ponto final, não há mais discussão, embora eu tenha ficado surpreendido pela mudança de opinião de alguns ex-anti-Baía. Não é de modo algum razoável convocar jogadores que se encontram em profunda crise de confiança e que com isso podem, a dado instante, comprometer todo o esforço de uma equipa, tal como não é recomendável convocar jogadores que, sendo suplentes indiscutíveis nos seus clubes, não têm ritmo competitivo sequer de Superliga, quanto mais para competições de altíssimo nível como um campeonato do Mundo. É por isso que sou um acérrimo defensor da convocatória de outros guarda-redes de grande valor como Moreira ou (porque não?) dar uma hipótese a Jorge Baptista do Gil Vicente ou ao Bruno Vale?

Mais à frente, está o caso Postiga que, devido à profusão de golos falhados no F.C.P. foi relegado para suplente mas que igualmente tem sido uma presença assídua nos convocados da Selecção. Aqui parece-me que a escassez de pontas de lança de qualidade em Portugal contribui claramente para este caso, e daí não me choca. Contudo, acho que Pauleta, o tal que vai ficar para a história como o melhor marcador de golos pela selecção (excepto em fases finais de campeonatos) não tem valor para titular. Neste momento, Nuno Gomes é claramente o melhor que temos na selecção e é ele que deveria ser titular.

Outro factor que me preocupa é o degradar progressivo das exibições da selecção. Começa-se sempre com o mesmo esquema mas se a coisa não resulta e é necessário alterar algo, apenas assistimos a mais do mesmo: substituições do tipo "troca por troca". Temos um seleccionador que nem em casa contra o Liechtenstein gosta de arriscar e isso aflige-me já que não são selecções deste "calibre" as que vamos encontrar na Alemanha no próximo ano.


De facto, no Euro 2004 as coisas até correram muito bem e poderiam ter corrido melhor se a Grécia não se tivesse apurado para a fase final. Recordemos a equipa base: Ricardo; Miguel (ou Paulo Ferreira), Andrade, Carvalho e Valente; Costinha, Deco e Maniche; Ronaldo, Figo e Pauleta (ou Nuno Gomes). Esta equipa mostrou ao Mundo um estilo de jogo impressionante alicerçado numa defesa sólida e num meio campo dinâmico e pressionante, algo que valeu inclusive a Scolari, no final da competição e na atribuição dos prémios da competição, o prémio para a utilização mais inovadora do meio campo (ou algo parecido).

Analisemos a equipa agora por clubes: Sporting; SLB (ou FCP), Depor, FCP e FCP; FCP, FCP e FCP; Man Utd, Real Madrid e PSG (ou SLB). Significa isto que o meio campo era o meio campo do F.C.Porto que havia dominado a Europa nos dois últimos anos, tendo vencido inclusive uma Taça UEFA e uma Champions. As rotinas estavam enraízadas pelos jogadores que jogavam quase de olhos fechados. Esta equipa era, passe o exagero, a equipa campeã da europa de clubes desse ano e tinha indiscutivelmente o dedo de José Mourinho. Como o próprio disse com um sorriso mal disfarçado a certa altura do Euro 2004, "haviam ali uns mecanismos que lhe eram muito familiares". Entretanto os jogadores dispersaram-se e com isso parece-me que a equipa perdeu identidade, tendo sido necessário "reabilitar" Luís Figo que, a espaços, ainda consegue alguns pormenores interessantes que fazem a diferença.

Por tudo isto, só posso estar muito pessimista em relação ao futuro mas também e muito sinceramente digo que oxalá esteja enganado.

Um último comentário sobre o "apoio" a Ricardo: apesar de não concordar com a sua chamada à selecção neste momento, tendo em conta toda a sua situação competitiva e emocional actual, ainda assim, a partir do momento em que é convocado e entra em campo, Ricardo é um jogador da selecção e tem de ser apoiado ou pelo menos, não pode ser vaiado. O coro de assobios que se ouvia cada vez que tocava na bola, só serviu para o intranquilizar ainda mais e também para intranquilizar o resto da equipa, ou seja, é perfeitamente escusado. No entanto acho que quem defende a sua convocatória poderá falar sobre isto melhor que eu.

foto tirada daqui

16 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Está brilhante a análise. Esqueceste só de referir a presença do nosso emblemático emplastro à porta do estádio de Aveiro,uma figura tão divertida e já muito típica que se identifica em todos da região sempre que há transmissões do futebol em directo ou até em diferido. Em suma: VIVA O NOSSO GLORIOSO FCP

JFFR disse...

Ouvi dizer que o emplastro era amigo íntimo do Barbas e do taxista Jorge Máximo.

Mas há dúvidas? Quem pôs a selecção na final do Euro foi o Mourinho, não foi o Chocolari.

Anónimo disse...

toda a gente sabe que o emplastro é filho do pc e vitor pirús...ou sabes mais que a gente???

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Moutinho à selecção já!

Anónimo disse...

o emplastro é bom rapaz e 100% andrade de gema. não se metam com ele!

Anónimo disse...

Apoiar o Ricardo coração de Frango???
Nem pensar! Se ele defendesse ao menos razoavelmente, ainda vá que não vá.Agora,
quando esse individuo faz as exibições que faz, que apoio merece. As palmas e os incentivosnão devem ser dados a um guarda redes que está para os golos dos adversários, como o Miguel de Vasconcelos estava para oa espanhois.
O que eu desejo ao Ricardo é que vá para a China e que apanhe por lá a gripe dos frangos...
Saudações
Dragão Maronês

David Caetano disse...

Dragão Maronês, no caso da selecção acho que se devia era assobiar quem o convoca e não o próprio Ricardo. Todos sabemos o actual estado de espírito do Ricardo, só o Scolari é que não pelos vistos.

Xamane disse...

Isto do politicamente correcto também tem os seus limites. Apoiar o Ricardo, aquele que quase nunca reconhece os seus erros, porque segundo ele nem são erros, são antes "questões técnicas que vocês não percebem porque não estão lá dentro" ou coisa parecida... Não me parece. A paciência tem limites.

Gostaria de poder apoiar todos os elementos da selecção com o mesmo entusiasmo, tal não me é possível. Gosto pouco de pessoas que teimam em querer tirar o lugar a jumentos, palas dos lados e olhar só numa direcção, pessoas que confundem personalidade e determinação com teimosia e obstinação. Pessoas que consideram a sensatez e alguma flexibilidade um sinal de fraqueza, pessoas assim tipo o Ricardo e o Scolari e porque não já agora, um pouco também o nosso Adriaanse, infelizmente... e espero que esteja equivocado em relação ao último.

Figas_21 disse...

Concordo a 100% ctg, aliás, ando farto de tentar explicar a mto boa gte que chegámos onde chegámos no Euro por causa da base da equipa ser da equipa maravilha do Mourinho. Aliás, notou-se a diferença depois da 1ª derrota com a Grécia, altura em que pôs todos os jogadores do Porto a jogar (tirando o Paulo Ferreira pela asneira que cometeu,só por isso não estavam 7 jogadores no 11 inicial, para não falar do Baía considerado o melhor G-R de 2004)

Anónimo disse...

ai tanta pluridade, que tanto se aprende com as opiniões dos diversos quadrantes...

Apre disse...

Caetano estás a ser muito cordial com o Ricardo e até com o Scolari.

A espinha dorsal Portista desapareceu, e dificilmente se encontrará uma oportunidade como a do Euro desperdiçada pelo Ricardo e Scolari.

David Caetano disse...

Bem... só o futuro o dirá. Era bom que o Luxemburgo se conseguisse apurar mas não foi possível. Assim fica mais complicado.

Anónimo disse...

Enquanto a seleccao tiver um DECO em campo, a garantia de vitoria sobe para 60% contra os melhores e 99% contra os mais fracos.

David Caetano disse...

Amen!