segunda-feira, outubro 03, 2005

Empate nos Barreiros (2-2)

Foi um resultado que acaba por ser justo tendo em conta o que se passou: um jogo repartido em que a primeira parte pertenceu ao Marítimo e a segunda ao F.C.P.. Onde residiu a diferença? Precisamente no meio campo.

É cada vez mais notório que o F.C.P. precisa de ter um médio defensivo puro a fechar o espaço frente à defesa, um médio que seja ao mesmo tempo um apoio à manobra ofensiva e também uma ajuda para a defesa que nesse aspecto tem estado desguarnecida.

Ibson é bom jogador é um facto, mas precisa de jogar mais na frente já que não tem a disciplina táctica necessária para jogar na posição de trinco. Foi claro que, após a entrada de Paulo Assunção, a equipa do Porto se estabilizou e conseguiu finalmente superioridade no meio campo. Mas nem precisava de ser Paulo Assunção pois Raul Meireles também desempenha bem esse papel. Depois, com o resultado já em 2-1 e a jogar contra 10, o que é algo imperdoável, Paulo Assunção recuou para defesa central e o resultado saltou à vista: falhou o "tampão" na zona central do terreno e o Marítimo aproveitou da melhor maneira para empatar o jogo.

No entanto, não se podem continuar a falhar golos como acontece ainda. Adriaanse tem dado mais atenção aos aspectos da finalização nos treinos e bem precisa. Vamos ver se com o tempo as coisas melhoram.

Em relação à primeira parte, há dois aspectos salientes: os brasileiros do Marítimo reclamaram um penalty por marcar e em segundo lugar há um golo "anulado" ao Marítimo por fora de jogo.

Quanto ao penalty, parece-me que de facto há motivo para tal. Jorginho não esteve bem. Em segundo lugar, se calhar justificava-se alguma formação sobre regras de jogo aos comentadores da TVI(ntragável). Poderia ser um módulo chamado "Off side for dummies", só mesmo o básico e essencial. Vociferaram tanto o facto de Bruno Alves estar dentro de campo que se esqueceram de ver que esse mesmo Bruno Alves era o único homem do F.C.P. entre o jogador do Marítimo e a baliza. As regras são claras: "Um jogador está em fora de jogo sempre que estiver adiantado em relação ao PENÚLTIMO defesa".

Mas parece-me que os dotes destes comentadores se situam mesmo no campo extra-futebol. Só assim se justifica ser importante saber que "Wênio é um pulmão, mas um pulmão sem tabaco" (sic) ou ainda que Manduca é um "Super Manduca" que "vale por 3 jogadores porque passa, corre e desmarca" (ao mesmo tempo?) .

Para já, continuamos na frente sem conhecer o sabor da derrota e entramos em pausa para assistir à exibição da Selecção Nacional e dos Guarda-Redes de Scolari. Vamos ver como entrará o F.C.P. em campo no próximo jogo.

Sem comentários: