segunda-feira, julho 11, 2005

Memória: Milan 2, FC Porto 3



Sou daquele tipo de pessoas que adora ver jogos de futebol do antigamente. Gosto de ver os golos de outrora, jogadores que já saíram do activo, regras já extintas (como aquela de atrasar a bola para o guarda-redes), os penteados e comprimento dos calções, muitos bigodes ainda a fazer moda, os estádios ainda sem cadeiras, e tudo e tudo e tudo.
E se esses jogos forem do meu clube, então, pelo-me. Abençoada RTP Memória, que me proporciona tão bons momentos e me permite reviver ou, noutros casos, aprender (como Viena e Tóquio 1987) a história do FC Porto.

Ao início da última madrugada, a RTP Memória passou o Milan- FC Porto de 1996. Lembro-me que já o tinham transmitido, mas eu voltei a revê-lo. E a reviver o dia do próprio jogo, há quase 9 anos. Eu tinha 13, iniciava o meu 8º ano escolar. Lembro-me perfeitamente que cheguei a casa vinda das aulas e estava já ansiosa pelas 19h e 45m. Nestes dias de jogos grandes, fico nervosa e conto o tempo. Ainda faltam 2 horas para começar... Ainda falta 1 hora... grrrrr... nunca mais!

O golo de Simone aos 14 minutos tirou-me logo toda a esperança. "Pronto, tinha que ser!", foi exactamente este o meu pensamento. Não imaginava que aquele estaria para ser o jogo em que pela primeira vez vi que o FC Porto jogar na Europa com o espírito único que caracteriza este clube, e que apareceu também nas brilhantes jornadas de Viena e de Sevilha (para dar os exemplos maiores).
Uma equipa solidária, coesa, de movimentos simples, jogadores de raça, numa altura em que Jardel ainda sentava no banco (nos 0-5 da Luz, na mesma época, nem precisámos dele), e em que Barroso (o dos livres) começava a titular. E estava Wosniak, o polaco careca, na baliza!
Ontem, ao ver o Jorge Costa em San Siro a empurrar os colegas, a gritar-lhes, a comandar a equipa, pensei para mim, será que ele na altura sonhava que ainda ia levantar aquela Taça?
Sorri...

Findo o jogo, vitória portista por 3-2, fiquei doente de felicidade. Isto é o Porto! O nosso percurso pela fase de grupos da Liga dos Campeões, aliás, foi quase perfeito, e cheguei a pensar que o FC Porto poderia mesmo ser campeão da Europa! Fomos travados nos quartos-de-final pelo Manchester Utd, com aqueles dolorosos 4-0, que me puseram, desta feita, doente de tristeza. A doce vingança chegou 8 anos depois e finalmente o meu Porto foi CAMPEÃO DA EUROPA. A História tem coisas engraçadas
.

imagem
  • terceiro anel
  • 2 comentários:

    Anónimo disse...

    Abençoado dia em que faltei a uma frequência de Complementos de matemática do 2º ano (C.C.) só para ver um espectaculo daqueles, já adivinhava. he he...

    David Caetano disse...

    Lembro-me particularmente do momento em que o Artur levou uma bolada no estômago e ficou de 4 a vomitar o Isostar todo...