domingo, novembro 29, 2009

Notas sobre o FCPorto 0 x 1 Chelsea

Repetiu-se o resultado e o marcador do golo da primeira volta. Mais uma vez Anelka soube aproveitar uma falha defensiva do FCPorto (Rolando ficou mal na foto) e definiu o resultado. O resultado não é tão negativo assim uma vez que o FCPorto, tal como o Chelsea, já estavam à priori apurados mas, tendo deixado fugir o 1º lugar, fica a ideia que a equipa azul e branca poderia ter conseguido mais.

O FCPorto esteve algo nervoso e precipitado, sobretudo no passe (Fernando em particular), e ficou a sensação que o Chelsea jogou tranquilamente, ficando apenas à espreita do erro do adversário. Se é certo que as melhores oportunidades de golo foram do FCPorto e se Beto apenas fez uma defesa digna de registo, o que contam são os golos e apenas um fez a diferença no resultado.

Jesualdo surpreendeu ao apostar em Beto, quando se esperava o regresso de Helton, e em Varela em detrimento de Hulk. Se o primeiro poucas oportunidades teve de se mostrar, para além de boas saídas a cruzamentos e de uma defesa mais difícil, não tendo hipóteses no golo, já Varela mostrou muito. Durante o tempo em que esteve em campo, ajudou Sapunaru a tapar o flanco direito, segurando Zhirkov e deixando "órfão" Malouda. Foi esforçado e voluntarioso mostrando que pode ser, duas vezes na mesma época, um reforço importantíssimo.

Com a entrada de Hulk, quando se esperava (talvez Jesualdo esperasse o mesmo) que com a sua maior frescura física e contando com o desgaste dos adversários pudesse fazer a diferença, viu-se totalmente o oposto. Também é verdade que a segunda parte do FCPorto foi mais fraca visto que o dínamo do FCPorto, Belluschi (seja bem aparecido!) ainda não tem ritmo para 90 minutos, tal como Varela mas ainda assim era legítimo esperar mais.

O golo do Chelsea acabou então por surgir fruto de uma falha defensiva repartida, visto que ninguém fechou incompreensivelmente o flanco direito da defesa, apesar de por quatro vezes Malouda ter cruzado 3 ou 4 vezes da mesma forma nos minutos anteriores, e Rolando deveria ter-se antecipado e não deixar passar a bola para Anelka que surgiu nas suas costas. Terá sido insegurança pelo grande auto-golo que marcou na Madeira?


Próxima fase, possíveis adversários

O FCPorto sabe agora que irá ficar em segundo lugar antes da deslocação a Madrid onde irá encontrar uma equipa em luta directa com o APOEL para uma vaga na Liga Europa e onde poderá jogar com a ansiedade dos "colchoneros" para lutar por uma vitória, em prol do prestígio e... claro, do prémio monetário.

Nos oitavos de final, cujos emparelhamentos irão ser determinados por sorteio, o FCPorto já sabe à priori que, sendo 2º classificado, irá jogar a 2ª mão em casa do adversário, defrontando um dos primeiros classificados dos grupos da competição, não jogando contra o Chelsea por ser do mesmo grupos. Para já perfilam-se como possíveis adversários: Bordéus e Arsenal, havendo ainda dúvidas relativamente aos grupos B, C, E, F e G onde, com uma jornada por disputar, está ainda tudo em aberto.

Se o sorteio fosse agora, o FCPorto teria também como possíveis adversários o Manchester United, Real Madrid, Fiorentina, Barcelona e Sevilha. Não se perspectiva pois tarefa fácil para os pupilo de Jesualdo.

Agora venha o Rio Ave.

Sem comentários: