quarta-feira, setembro 23, 2009

Nomeação de Duarte Gomes para o FCPorto x Sporting lança confusão

A nomeação de Duarte Gomes para o próximo FCPorto x Sporting CP está a causar uma onda de indignação pelas bandas de Alvalade devido ao processo litigioso que opõe os leões ao árbitro, relativo a um incidente que aconteceu na época passada (ver vídeo).



Se à partida não tem lógica excluir seja que árbitro for de um jogo de futebol, se assim fosse há muito que o FCPorto tinha pedido para excluir Carlos Xistra de qualquer jogo de futebol a menos de 10km do Estádio do Dragão para evitar mais Xistralhadas, seria de esperar que a Liga tivesse pelo menos algum bom senso. 


A Liga deveria ter esperado que fosse tomada uma decisão no Conselho de Justiça da Federação relativamente ao recurso interposto pelo Sporting, na sequência do arquivamento da queixa pelo Conselho de Justiça da Liga, de forma a salvaguardar a transparência do futebol. Isto não lembra os muitos casos de arguidos que ocupam cargos públicos quando deveriam estar excluídos até a completa clarificação dos processos de que são alvos?


Este assunto nada tem a ver com o FCPorto mas sai sem dúvida prejudicado o próprio clássico que, com esta nomeação, começou já a criar um contexto de suspeição e intriga podendo também condicionar o próprio árbitro. Para "provar" que não está de má fé contra o Sporting, Duarte Gomes pode cair no erro de, na dúvida, decidir a favor da equipa de Alvalade, acabando por beneficiar aqueles que não queria à partida sobretudo prejudicar.


Só espero que o jogo não tenha (mais) casos e que no final possamos ter direito a uma vitória sem mácula do FCPorto. A ver vamos...

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

É isso meu caro Caetano, os Calimeros já estão a apressionar e a condicionar o árbitro. Isso não é permitido nos regulamentos da Liga e portanto o Hermínio e o seu compincha Ricardo Costa, têm de tomar providências.
Dias Ferreira que é a máxima figura do Sporting, pesidente da Assembleia Geral disse isto:"provocação deliberada, mais uma provocação". Ora que é isto senão coacção sobre o árbitro?

O que vai fazer também o F.C.Porto perante estas posições já ampliadas pela C.S.?

Um abraço

Ricardo de Sousa disse...

É a Calimerice do costume.
Caetano, quanto ao Sporting e Duarte Gomes, passa pelo meu blog sff e vê o vídeo.

Abraço

GaCoMoSi disse...

Meu caro Caetano, se duvidas houvesse:

1 - "Falta" de Polga sobre Hulk não existe. Dá golo!

2 - Raúl Meireles faz duas faltas graves. A primeira penso que seria para vermelho direto. Falta por trás sem sequer ter hipótese de chegar à bola. A segunda muito idêntica e nem amarelo.

3 - A expulsão do Polga parece-me errada. A primeira "falta" a existir não é para amarelo e o boi de preto baseia-se no teatro do jogador do Porto para mostrar amarelo. Quanto ao penálti nada a dizer. Falta e penálti.

4 - A expulsão do Miguel Veloso também me parece errada igualmente pela primeira falta...que nem para amarelo é!

Já se sabia que o árbitro nunca poderia apitar um jogo do Sporting ainda por cima nas Antas. No entanto penso que demos uma boa resposta ao golo madrugador e mesmo depois de jogarmos com menos um jogador.

Quanto ao Porto, ficou provado que a 50% e com o boi preto a remar de feicção é mais do que suficiente para este Sporting que apesar de tudo tem jogadores que nem o Varzim quereria....Grimi por exemplo.

Parabéns pela Vitória, mas fiquei com o nariz um bocadito para o torcido....

Braaaaaaagaaaaa

Abraço

P.S. - O meu blog anda "fraquinho" porque a minha filha fez recentemente um mês e ainda não deu para puxar pela cabeça...

David Caetano disse...

Boas Gacomosi. Em primeiro lugar, parabéns rapaz! Desejo-vos muita felicidade e à "piquena" uma vida em cheio!

Sobre o jogo, há aspectos em que concordo contigo e noutros em que discordo mas para já confirma-se o que eu disse, o clima de suspeição que esta nomeação estúpida gerou ajudou a empolar e de que maneira esta arbitragem e é disso que se vai falar nos próximos tempos.

Relativamente aos lances de que falas, no caso da 1ª falta, pareceu-me na altura que o Hulk foi "levado" pelo Polga no movimento. Na repetição fiquei com dúvidas se terá sido mesmo falta. Ainda assim, o Polga foi displicente e anjinho na forma como logo a seguir foi papado pelo Falcao.

No caso do Raul Meireles, há um momento importante do jogo que foi a não exibição do 2º cartão amarelo ao jogador. No primeiro, nem me recordo bem do lance, confesso, mas a "onda verde" à minha volta achou que o amarelo foi bem mostrado. Mas no essencial sim, o Meireles safou-se ao vermelho.

Na expulsão do Polga, o primeiro amarelo também me pareceu puxado. Faz uma entrada a destempo sobre o Fucile mas pela... "vistosidade" do lance, o árbitro terá sido induzido em erro e mostrou mal o amarelo. No 2º lance, mais uma vez, esteve muito mal o Polga. Frente ao Hulk, na grande área, como é que um jogador como ele cai naquele erro? Já agora, num ligeiro tom de brincadeira, confessa lá... Ficaste aliviado quando ele foi expulso, não ficaste? ;)

No computo geral da partida, acho que o FCPorto, sem dominar, controlou o jogo e quando dizes que o Sporting jogou bem com 10, sim jogou mas atenção! O FCPorto a ganhar, contra 10, com um jogo importantíssimo na próxima 4ªf, baixou o ritmo de jogo e passou a atacar com menos homens (até porque considerando o Mariano, o FCPorto começou o jogo com 10! Queres incluir este no pacote dos tais jogadores para o Varzim?). Isso permitiu ao Sporting alguma liberdade que me levou a comentar com o camarada do lado que a equipa estava a relaxar demasiado e que se arriscava a encaixar um golo do Sporting.

No contexto da época, creio que nesta altura o FCPorto está uns furos acima do Sporting e não podemos esquecer que, se do lado do Sporting faltou o vosso "caça dragões" Izmailov (sim porque o Caneira se tem jogado, com o feitio que tem era bem capaz de ter ido fazer companhia ao Veloso e ao Polga neste jogo), não podemos esquecer que do lado do FCPorto faltaram também Rodriguez e Varela.

Do lado do Sporting creio que há muita coisa a corrigir e que o mês de Dezembro terá obrigatoriamente de trazer alguns reforços no sapatinho porque dos reforços, só o "Matigol" se safa, além de que com o Paulo Bento não vão a lado nenhum... Quando embirra, embirra e aquela saída do Matias fazendo recuar o Veloso para a defesa foi um bom contributo para a vitória do FCPorto.

Falando em Braga, a tal equipa que - claro! - tem ali afinal claramente o dedo do homem que inventou todas as tácticas de futebol começadas por 3, 4 e 5, e que percebe tanto de futebol como de mascar pastilha, o Domingos está a fazer um excelente trabalho e, embora não acredito que tenha capacidade para chegar ao título, tem pelo menos a capacidade para fazer a vida negra a muita gente. Equipa certinha e com muita atitude. (Mas não desistas já, carago! :P )

Abraço!