domingo, janeiro 03, 2010

Oliveirense 0 x 2 FCPorto - A lei do mais forte



Finalmente cumpriu-se o jogo em atraso entre a Oliveirense e o FCPorto a contar para a Taça de Portugal depois da rábula de exaltação de amadorismo que foi a incapacidade de constatar que o terreno de Oliveira de Azeméis estava totalmente impróprio para a prática de futebol. Na altura foi sintomática a declaração do presidente da Oliveirense que fez questão de recordar que o FCPorto já tinha jogado em terrenos piores como o havia feito em Tóquio em 1987. Foi interessante ver que certas mentalidades continuam presas ao que se fazia há 22 anos atrás.

Seja como for, e voltando ao jogo que infelizmente não tive oportunidade de acompanhar, o FCPorto cumpriu o seu dever (apesar da presença do mestre das Xistralhadas), eliminando o 11º classificado da Liga Vitalis com tranquilidade por 2-0. Desta vez Jesualdo optou por não arriscar, trocando apenas Helton por Beto, e sendo forçado, em virtude das lesões de Farías e Falcao e do castigo a Hulk, a colocar Orlando Sá na frente.

O jovem ex-bracarense poderá ser nesta altura um importante "reforço" até porque, pelo que mostrou até agora, apesar de ainda algo "verde", tem instintos de matador e precisa apenas de ser trabalhado para se poder tornar um caso sério do futebol português.

Quanto ao FCPorto irá agora defrontar o Belenenses no Estádio do Restelo no próximo dia 20 de Janeiro na próxima eliminatória mas, para já, segue-se o desafio com o Leixões a contar para a original Taça da Liga onde Jesualdo deverá fazer várias alterações no onze. Certo é que Fernando deverá ficar de fora uma vez que se lesionou na parte final do jogo de ontem. Tomás Costa deverá ser chamado para substituir o brasileiro mas essa será apenas uma de várias alterações previsíveis.

Sem comentários: