segunda-feira, dezembro 03, 2007

"Parecia que o Porto é que estava em 2º lugar"

O grande capitão foi cáustico no seu discurso no final de mais uma vitória no campeonato, acusando a comunicação social de desvalorizar os feitos do Porto. Falou quanto a mim muito bem e o resultado, a exibição e as feridas que onstentava, bem ao estilo "antes quebrar que torcer", dão-lhe toda a legitimidade para falar.


Pessoalmente, no início não gostava de Pedro Emanuel. Achava-o demasiado quezilento e rude mas sucessivas exibições de garra pura forçaram-me a reconsiderar. Quem não se recorda do seu papel decisivo em Sevilha? Do penalty de Yokohama? Do sacrifício a que se sujeitou no ano de Adriaanse em pleno Giuzeppe Meaza? Anteontem fez-me pensar lembrar um outro jogador com um profissionalismo exemplar que jogou no Sporting nos anos 90, o holandês Stan Valckx, que num jogo contra o Benfica, jogou praticamente todo o jogo com o maxilar fracturado. Agora fico a pensar se as escoriações e fracturas não serão afinal vulgares em jogos contra o Benfica...

Bom, mas tudo isto para dissertar acerca das declarações de Pedro Emanuel. Disse ele então que a comunicação social tende a menosprezar as proezas do Porto. Eu prefiro talvez pensar que não lhes dá tanto relevo pela sua normalidade mas isso já será um exercício de subjectividade.

Fazendo uma análise da conjuntura que rodeou o jogo de Sábado, o FCP vinha de 3 jogos em que tinha um saldo de 1 vitória e 2 empates e com isso tinha perdido metade da vantagem pontual que tinha sobre o 2º classificado que tinha ganho jogos de forma sofrida e sofrível apesar de um resultado enganador. Basta tomar como exemplo simplesmente o jogo contra a Académica e na exibição infeliz do guarda-redes academista.

Ambas as equipas vinham de 2 resultados anormais na jornada europeia: o Porto goleado num jogo onde 2 falhas individuais sentenciaram um jogo em que claramente já tinham entrado em descompressão, o Benfica triunfante por um empate conseguido contra uma equipa que, embora tenha sido campeão europeu (também o Porto o foi há pouco tempo), está actualmente em 9º lugar do seu campeonato.

Ora bem, aquilo a que assistimos durante os 90 minutos, foi um jogo onde "o melhor plantel dos últimos 10 anos" (sic) na sua máxima força perdeu praticamente todos os duelos individuais contra os jogadores do Porto. Basta referir o exemplo do ponta-de-lança de cada uma das equipas, se é certo que Nuno Gomes ganhou no duelo particular dos golos falhados com Lisandro, Lisandro acabou por ganhar inúmeros duelos em todo o campo e contra toda a gente.

Tendo em conta que há 3 jornadas atrás se aceitava com naturalidade o avanço do Porto sobre a concorrência e depois tudo entrou em ebulição com os 2 empates do Porto, agora, com 7 pontos de avanço, pode-se dizer que foi reposta a normalidade e por isso é que ninguém vai falar disto. Porque é normal.

Resta agora manter a normalidade e ganhar ao Besiktas no Dragão enquanto que, já amanhã, o Benfica vai tentar cometer a proeza de aceder à Taça UEFA. Já agora, é impressão minha ou foi mais difícil ao Porto ganhar ao Besiktas na primeira volta da Champions do que foi anteontem ganhar na Luz?

3 comentários:

Anónimo disse...

Sobre isso, convém dizer que o Benfica merecia ter ganho o jogo. O domínio do Porto na primeira parte deveu-se mais à total desorientação do Benfica do que a outra coisa. Com espaços abertos para Quaresma, era díficil resistir .
Com a reorganização do Benfica na segunda parte, o Benfica voltou a ser um todo e não uma série de 3/4 jogadores a entenderem-se bem por zonas, mas sem identidade como equipa. De igual para igual, o Benfica foi e é superior.

David Caetano disse...

Então cara leitora benfiquista, depreendo o seguinte das suas palavras:

1 - O Benfica desorientou-se por jogar contra o Porto, o contrário não sucedeu;

2 - As individualidades do Porto são mais decisivas que as do Benfica

3 - "De igual para igual" o Benfica não conseguiu marcar

4 - O Porto ganhou o jogo

PS - Um jogo não diz respeito a um determinado período mas a todas as fases que ocorrem durante 90 minutos. Disse que o Benfica foi superior durante parte do jogo. Tudo bem. No entanto o Porto foi então superior na globalidade do jogo.

PS2 - Aquilo a que assistimos foi um assalto desesperado à baliza do FCP sendo que só por duas vezes na 2ª parte criaram real perigo. Muito pouco para o "Melhor plantel dos ultimos 10 anos", que por sinal está 7 pontos atrás de uma equipa cujo plantel não é ele o melhor dos últimos 10 anos.

David Caetano disse...

PS - o mais cómico não sei o que será: se o ridículo dos que, perante a gritante evidência, se viram desesperados para o processo Apito Dourado como quem se vira para a Virgem a pedir favores, se bem que invadidos por um certo desespero perante o desvanecer progressivo do que à partida seria a sua única "salvação", ou se, por outro lado, os patetas transformistas (será por necessidade ou por gosto?) que tentam assim fazer ouvir-se num último arremedo desesperado.

Fica a dúvida! LOL