segunda-feira, dezembro 17, 2007

FCPORTO-2 / V.Guimarães-0


Tarik e Lisandro fazem a festa.

Vitória justa da melhor equipa, da equipa que criou mais lances de perigo real e que em momentos cruciais marcou, pois numa altura que o Vitória mandava mais no jogo, o FCP num lance de raça de Quaresma e de Visão de Meireles que descobriu Tarik isolado e este de primeira num gesto técnico muito bom (a compensar o falhanço na 1ªparte) fez um golo de dificil execução e abriu o caminho para a vitória, com Lisandro passados uns minutos e novamente num bom lance a fuzilar o guarda-redes contrário a fazer o 2-0 e a acabar com o jogo.

Claro que também será justo destacar a forma como o Guimarães foi jogar ao Dragão, com um futebol positivo, de boa qualidade, o que de algum modo trás ainda maior enfase á vitória do FCP.

Durante a primeira parte o realce pela positiva vai para as 2 excelentes oportunidades criadas pelo FCP, e pela negativa para os falhanços que resultaram desses lances, no primeiro Quaresma precipitou-se quando o mais dificil era falhar, e no segundo Tarik não ia suficientemente crente em marcar, apesas de so ter o guarda-redes pela frente.

Claro que para criar e mandar no jogo, nota-se que este FCP está muito forte colectivamente, e para provar isso nos ultimos jogos o FCP não sofre golos, (pois, com Pedro Emanuel a história é outra), e assim com uma defesa sólida e confiante e com o normal meio-campo a jogar bem, pelo menos a controlar o adversário e a não o deixar criar lances de perigo e com 3 atacantes versáteis e velozes no modo de como a equipa explora os espaços nas costas dos adversários, e aqui realço que o FCP teve de recuar as linhas este ano, pois sem Pepe e com Pedro Emanuel ou Stepanov, o FCP abdicou de jogar com um avançado mais fixo na frente como era Adriano e coloca lá Lisandro que pressiona logo no meio-campo ofensivo, e com esta nuance das linhas jogarem mais atrás, mais facilmente o FCP cria lances em velocidade, pois qualquer um dos 3 da frente aparece na area ou nas linhas com a mesma facilidade e eficácia, especialmente Lisandro que este ano esta simplesmente fantastico, em 2 chances de golo marca um e ainda defende, o que é raro para um jogador naquela posição nove.

E com Tarik a fazer 60/70 minutos em muito bom plano, sempre a esticar a quipa para a frente e Quaresma a criar 2/3 lances por jogo muito bons (apesar deste jogo se ter agarrado muito á bola), ele bem queria dar uma prenda aos adeptos, mas nem sempre sai bem...

Destaque para Helton neste jogo e para a excelente defesa que fez 1 minuto antes do FCP inaugurar o marcador e esse pode ter sido um momento decisivo no jogo.

Pela negativa, 0 5ºamarelo para Quaresma, ainda que injusto, pois ele realmente sofre um toque no pé, e a lesão de Tarik que pode tira-lo do próximo jogo.

E com esta vitória o FCP aumentou a diferença para o 2ºclassificado de 10 pontos e para o 3ºclassificado de 12 pontos, e em 13 jogos o FCP consegue provar a sua clara superioridade sobre os adversários e ainda passar em 1ºlugar no seu grupo da Champions. É obra, é capacidade de superação, é força de vontade e vontade de vencer, é ter na equipa jogadores que querem ganhar, pois eles sabem que os adeptos desejam fortemente ganhar para mostrar ao mundo que no Dragão mora a melhor equipa de futebol.

Agora é preparar bem o ultimo jogo na Madeira e possivelmente em 4-1-3-2 ir lá vencer para assim se passar um Natal em cheio. :)

1 comentário:

David Caetano disse...

Relativamente a Lisandro, falta só saber qual será a sua cotação actual. Comparando com Cardozo, cuja cotação deixei de acompanhar na quarta-feira quando já valia 10 milhões de euros, Lisandro deverá valer... deixa cá ver com uma regra de "trés simples"... 7 golos estão para 10 milhões, assim como 11 golos estão para..., para... 16 milhões?