domingo, novembro 11, 2007

Estrela-2 / FCPORTO-2

Coxos, Coxos, Coxos... Jesualdo, Helton e Stepanov...
Como empatar um jogo já ganho com as substituições feitas pelo banco, perder 2 pontos desta forma é inadmissivel, sofrer 1 golo de livre do meio-campo com Stepanov e Helton a ver navios de uma forma totalmente amadora, até parecia que estavam a brincar!!! e com o mesmo Stepanov a cometer o penaltie mais infantil que eu já vi, com o jogador contrário virado para fora da area e com P.Assunção já a controlar o lance, inadmissivel, ele que até estava a fazer bons jogos, excepto alguma fragilidade no jogo aereo, talvez lhe tenha custado a titularidade, e talvez até lhe faça bem, pois são erros a mais para um central.
Não é possivel que com Lucho em campo a equipa tenha um controle de jogo e sem ele a equipa pareça á deriva, é preciso trabalhar a equipa, pois a ganhar 2-0, têm é de ter controlo sobre a bola, ter a bola, obrigar o adversário a correr, mas Jesualdo continua com esse problema para resolver, assim, podem surgir mais choques, faltas contra, e livres perto da area, e com Helton e Stepanov a facilitarem daquela forma, não há tactica que resista, e mesmo que o treinador meta sangue novo e alto na equipa, sempre que mexe para trás, não dá bons resultados, como se viu hoje.
Quanto ao arbitro, errou num lance na 1ªparte, quando o avançado do Estrela agrediu Helton com um pontapé e nem amarelo viu, era lance para vermelho, talvez fosse para a jarra se fosse ao contrário!!!
Do jogo, de que interessa fazer uma boa exibição durante 70m., para depois deitar tudo a perder em 10m./15m. de mau jogo, sem posse de bola, com charutos para a frente...O FCP mostrou sempre que é melhor e até aos 75m. mostrou que queria ganhar o jogo e depois entrou de férias com as saidas de Lucho, Tarik e Raul Meireles e como os que entraram não entraram para construir jogo, o FCP deu a bola ao adversário e por isso empatou um jogo ganho, injusto, talvez, para jogadores como o Lisandro, é tremendamente injusto que corra 90m. para depois os "colegas" darem as abébias que deram, e o Lucho, a jogar nos limites, e quando sai (a equipa sente logo a sua falta), não há quem pegue na bola em condições, e o Raul Meireles, saiu porquê? o Kaz joga plantado, não corre, não pressiona... sinceramente, não entendo o Jesualdo ás vezes, sempre a querer defender o resultado, teve responsabilidades neste empate da forma em como colocou a sua equipa a defender o 2-0, e depois o 2-1 quando o que devia era ter procurado fazer o 3-0 para resolver o jogo.
Agora, Helton e Stepanov têm os dois responsabilidades muito grandes neste empate, é inadmissivel dar 2 golos desta maneira, de forma infantil, a uma equipa (Estrela) que jogou com garra e pouco mais.
Já agora, Adriano chegou mesmo a entrar? O homem está chateado por estar no banco ou quê?E o Bolatti, fazer tantas faltas no meio-campo em 20m., é preciso mais concentração,... e Kaz!!!
Não é grave, em 10 jogos ter 8 vitórias e 2 empates, mas começa a ser preocupante o sofrer tantos golos nos últimos jogos (4 em 3 jogos), e a forma como a defesa, não colectivamente, mas com falhas individuais está a ser batida, Marek Cech contra o Belenenses, Stepanov contra o Marselha, e agora Helton e Stepanov contra o Estrela, isso é que é preocupante, o facilitar quando o FCP está em vantagem, isso é que não pode acontecer, principalmente perto do fim do jogo, que já não dá hipotese de reagir e voltar a comandar o jogo...
Jogadores: Helton e Stepanov, sem comentários...
Bosingwa, cumpriu (mas não está na sua forma normal).
B.Alves, cumpriu (precisa de mandar um berro ao Stepanov)
Fucille, cumpriu.
P.Assunção, outra vez enorme, outro que não merecia este resultado.
Lucho, pena não estar em forma para 90m., nos 70m. que esteve em campo foi dos melhores.
Raul Meireles, bom golo (com sorte), mas voltou a percorrer km e a pressionar alto.
Quaresma, pouco em jogo e pouco desiquilibrador, nota-se que lhe falta algo para jogar melhor, mesmo assim deu mais uma assistência.
Tarik, noite apagada, espera-se mais dele pelo que vinha demonstrando nos ultimos jogos.
Lisandro, se o FCP criou perigo na frente neste jogo, muito se deve a Lisandro, excelente golo, azar na bola ao poste que podia ter dado o 3-0 e resolvido (!!!) o jogo, não merecia este resultado.
Adriano, Bollati e Kaz, entraram???
Enfim, de um jogo bom até aos 75m., e de uma vitória (quase) merecida para um empate cedido de forma inglória e infantil, a ver vamos se estes 2 pontos não irão fazer falta lá mais para a frente, é preciso mais e maior concentração para os 90m., pois 15m. tiraram 3 pontos.
Processos a rever pelo Jesualdo, mas parece-me que no FCP há jogadores que se acomodaram neste jogo e outros (os reforços) que demoram a mostrar serviço,... mas Jesualdo é que tem de saber mandar na equipa de forma a tacticamente fechar o 2-0 a 5m. do fim, pois é impensável perder 2 pontos assim.

1 comentário:

David Caetano disse...

Pois... ironicamente, antes do penalty, um cavalheiro que estava na mesa ao meu lado estava a elogiar o Stepanov e eu chamei-lhe a atenção para o facto de o jogador ter tendência para cometer faltas escusadas e de ter os rins algo "rígidos". Nem 2 minutos depois deu-me razão.

Faltou sorte no lance que daria o 3º golo ao FCP em grande jogada, e faltou um árbitro com testículos para expulsar o jogador do Estrela que atingiu o Helton...

Mas creio que este jogo será um abre-olhos, só é pena esta paragem. Depois deste jogo, ao FCPorto fazia bem um jogo já amanhã!

No caso dos lampiões, a dita "Instituição" que tem o melhor plantel dos últimos 10 anos, conseguiu ontem o resultado mais volumoso da história da sua saladeira. Quem viu o jogo percebeu o quanto o resultado é enganador mas o tempo se encarregará de esclarecer as dúvidas. O que é certo é que a coisa correu tão bem, tão bem, que quase que dava para o Bergessio marcar um golo... Mas também já era abusar da sorte.

No caso do Sporting, o Paulo Bento já foi tão cáustico que nem me vou alongar sobre o assunto. Fica a questão: quem insiste em Yannick, em Ronny, em Purovic?