terça-feira, março 15, 2011

U. Leiria 0 x 2 FC Porto - Portas do título foram abertas à bomba!

Se após a passadeira vermelha que na última jornada desde Braga se estendeu, ficou no ar a cada vez maior proximidade da tão ansiada recuperação do título nacional, esta jornada dissipou todas as dúvidas. Num terreno algo difícil e contra uma equipa que se fechou no seu meio campo, procurando, antes de tudo, lutar pelo empate, foi necessária mais uma bomba de Fredy Guarín para abrir caminho para mais uma vitória e escancarar as portas do título. Faltam duas vitórias!

Depois da desistência anunciada do título por parte do Benfica, que, apesar de tanta conversa de "acreditar enquanto for matematicamente possível" apresentou a tal 2ª linha que se diz ser melhor que a do FC Porto, diante do Portimonense e conseguiu o empate com muita fortuna e um golo em falta à mistura, os dragões tinham ontem tudo para fechar de vez a discussão do título.

Pedro Caixinha optou desta vez foi menos ambicioso do que em ocasiões anteriores, afinal o Leiria já não tem os argumentos ofensivos que tinha na 1ª volta, e fechou a sua equipa no meio campo defensivo, procurando dificultar ao máximo a tarefa do FC Porto e apontando ao empate.

O que é certo é que o Leiria, salvo uma ou outra excepção na 2ª parte, foi inócuo no ataque mas o FC Porto, embora não tivesse espaços, foi também muito lento na primeira parte, ajudando com isso a tarefa defensiva do Leiria. Ainda assim, o FC Porto conseguiu por várias vezes incomodar Gottardi que foi defendendo tudo o que ia à baliza.

Foi também neste período que Cosme Machado também fez questão de brilhar, em 2 lances de falta sobre Belluschi na área leiriense, não assinalando as grandes penalidades como se impunha. Terá sido provavelmente para evitar mais polémica que deu por terminada a 1ª parte ainda antes dos 45 minutos.

Na segunda parte, Villas-Boas voltou a fazer sentir o seu dedo. O FC Porto surgiu mais afoito no ataque e a criar mais espaços mas seria a entrada de James por troca com Varela a fazer pender em definitivo o domínio total do jogo pelo FC Porto.

O colombiano dinamizou (mais uma vez) o ataque azul e branco da melhor forma, tanto pelas suas acções individuais, como pelos passes a rasgar a defesa do Leiria. Um verdadeiro craque! Seja como for, qual verdadeiro jogador-talismã, 3 minutos depois do jovem colombiano ter entrado, seria outro colombiano a brilhar com mais um grande remate.

Guarín mostrou o porquê da sua importância e, como já tinha acontecido diante do CSKA, foi ele a desbloquear o resultado, fazendo uso da sua invulgar capacidade de remate.


Percebeu-se logo que o Leiria pouco ou nada teria ainda a dizer neste jogo mas, curiosamente, foi logo após o golo do Porto que os da cidade do Lis tiveram a sua melhor oportunidade. Maicon ficou muito mal na fotografia, mostrando a sua persistente inconstância exibicional, alternando entre o muito bom e o muito mau, com falhas comprometedoras que acabam por sujar tudo o que de bom faz. A forma como o avançado leiriense brincou com Maicon neste lance é extremamente redutora para o brasileiro.

Finalmente, quando já todos esperavam o final do jogo (mais) um raide de Hulk resultou, finalmente, num penalty a favor do Porto que o próprio brasileiro converteu no 2-0 final. Ao longo do jogo e embora não tenha sido feliz no capítulo do remate, o Incrível foi sempre inconformado e correu quilómetros.


A nota de destaque deste jogo vai para... Fernando Belluschi, sem dúvida o homem do jogo! Grande jogatana do argentino ao qual faltou o golo para ser a cereja no topo do bolo. Rematou, jogou, fez jogar, sofreu 2 faltas para penalty e teve passes soberbos, um deles para Falcao que só não deu golo porque Gottardi, mais uma vez, saiu bem da baliza e tapou o ângulo ao colombiano.

Todas as baterias apontam agora para o jogo de Quinta-feira, diante do CSKA que poderá carimbar, como todos desejamos, a passagem aos quartos de final da Liga Europa, prova onde todas as casas de aposta dão o FC Porto como favorito à vitória final, à frente do Liverpool, Villareal e Dínamo de Kiev.

Quanto ao título... faltam duas vitórias e uma delas poderá - porque não?- acontecer daqui a duas jornadas na Luz, onde a equipa local fará do quebrar da invencibilidade do FC Porto na prova o seu campeonato.

Fotos: UEFA

Sem comentários: