domingo, fevereiro 17, 2008

Maritimo-0 / FCPORTO-3












Lisandro (44m e 82m) e Tarik (68m)

Terá sido dos jogos que melhor me soube ganhar esta época, e isto diz bem da dificuldade tradicional que o FCP enfrenta sempre que se desloca ao Funchal para defrontar o Maritimo, e este jogo, apesar da diferença expressa no marcador final não foi excepção.
Com uma baixa no "onze" principal, Zé Bosingwa por lesão, Jesualdo Ferreira colocou Fucille á direita e Marek Cech a desempenhar o papel de defesa esquerdo, de resto, a continuidade justa de Farias deveu-se ao bom desempenho que este tem revelado no que concerna a golos marcados.
Com um inicio muito forte por parte do Maritimo, a trocar bem a bola e a colocar o pé bem forte sempre em lances divididos, e com um FCP algo na espectativa a ver como corria o jogo, assim se desenrolaram os primeiros 25m. do jogo, com mais Maritimo para pouco FCP, e com isto 2/3 calafrios surgiram perto da baliza de Helton, principalmente pelo lado esquerdo da defesa, pois Marek Cech revelava-se algo desconcentrado nas marcações ao adversário que aparecia pelo seu corredor.
Mas passados esses minutos, o FCP começa a tomar conta do jogo fruto de transições rápidas dos seus avançados e com Lucho a aparecer nos espaços vazios nas costas dos médios contrários, o FCP começa a subir no terreno e a causar lances perto da área contrária, e com as subidas de Fucille a serem mais regulares pelo seu corredor, o FCP ganhou ascendente.
Mas foi apenas já perto do intervalo que o FCP se adiantou no marcador num lance que surgiu de uma falta que Quaresma bateu para a area onde Farias ganhou de cabeça, mas onde principalmente Lisandro teve um (mais um) momento de inspiração e num bom gesto técnico e com um remate potente marcou o primeiro golo do FCP, e marcar um golo tão perto do intervalo pode abalar qualquer equipa e aumentar os indices da outra equipa e foi precisamente isso que aconteceu.
De realçar que durante toda a 1ªparte, o FCP foi empurrado para trás, pois em todos os lances divididos em que um jogador do Maritimo caisse ao chão, o arbitro apitava logo falta e o inverso, sempre que um Maritimista fazia falta, não acontecia, ou seja o arbitro claramente inclinou o campo na 1ªparte, e quando já perto do intervalo, ainda com 0-0, perdoou uma grande penalidade por falta sobre Farias, Jesualdo fez bem ao intervalo em ir falar com o arbitro colocar a sua indignação perante o que tinha acontecido no 1ºtempo.
Assim, na 2ªparte, surgiu um FCP mais forte e mais concentrado e o inicio da 2ªparte, apesar da boa réplica do Maritimo, mostrou um FCP mais confiante e disposto a marcar depressa o 2ºgolo para resolver o jogo, e quando aos 60m. Djalma foi expulso por duplo amarelo por cortar um lance com o braço, o FCP cresceu ainda mais no jogo.
Jesualdo mexeu na equipa e tirou Farias para a entrada de Tarik que sendo mais rápido podia aproveitar melhor os espaços nas costas dos defesa contrários e foi com normalidade que chegou ao 2ºgolo, fruto de um bom passe de Quaresma e de uma boa desmarcação de Lisandro que sofre falta passivel de grande penalidade, que o arbitro não assinala, mas Tarik aproveita o ressalto para facturar e resolver o jogo.
O 3ºgolo marcado por Lisandro surge na melhor jogada do desafio com uma excelente tabela entre Lisandro, Quaresma, Lucho e novamente Lisandro a facturar e a elevar para 16 os golos apontados na BWin Liga.
Jesualdo quase no imediato troca um estoirado Fucille por João Paulo, e Meireles por Kaz, com isto o FCP continuou a mandar no jogo, apesar da falta de alguns automatismos fruto da entrada destes jogadores, mas só assim, com competição na principal equipa podem ganhar motivação e mostrarem realmente serviço no plantel do FCP, além de claro proporcionar descanso aos jogadores mais cansados do plantel.
Ou seja, um bom jogo, rasgadinho QB, mas que o FCP soube sofrer quando tinha de sofrer e jogar bom futebol quando tinha a bola e com isso justificar uma vitória expressiva, mas inteiramente justa, e por isso soube tão bem, e claro, as declarações no final do treinador do Maritimo a queixar-se da arbitragem só me deu para rir e sorrir ainda mais, pois foram de uma imbecilidade tal, que sem ser preconceituoso fazem lembrar os aforismos do Sôr Scolari, é só rir.
Quanto aos jogadores, Helton com 2/3 escorregadelas que não podem acontecer a este nível, aspecto a rever.
Fucille, excelente a defender e bem a atacar, claro que não é Bosingwa, mas cumpriu bem a sua obrigação. Bruno Alves e Pedro Emanuel marcaram bem, mas em 3/4 lances ora pelo ar, o que não é normal, ora em bolas em velocidade para as suas costas não conseguiram a companhar o avançado contrário. Marek Cech, o pior claramente da defesa, pois em 2/3 lances ainda na 1ªparte facilitou e deixou o adversário ora cruzar ora quase entrar na área e criar perigo.
Paulo Assunção, enorme, cumpriu, marcou, ainda apareceu em 2/3 lances em movimentos muitos bons a aparecer na área contrária a proporcionar 1º um bom remate a Lucho e no 2º a ir á linha cruzar para Lisandro, surgindo apenas o GR adversário a cortar um possivel 4ºgolo. Raul Meireles, sempre a cair em cima do portador da bola, o que o obrigou a algum desgaste no pior periodo do FCP, bem substituido. Lucho, com maior propensão para atacar, é ele que "faz" o papel do "nº10" no FCP, e sem ser um 10 clássico de origem, ele desempenha muito bem esse duplo papel de recuperar a bola, efectuar passes rápidos para os avançados móveis do FCP que fazem assim transições rápidas, e causam perigo ao adversário, e em momentos de ataque continuado, é ele que ora aparece na extrema direita, ora na área a causar o efeito da superioridade numérica que dá resultados neste FCP.
Quaresma, começou o jogo descaido sobre o lado direito, e demorou a aparecer no jogo, e só paraticamente em livres apareceu no jogo, nos ultimos 15m. da 1ªparte começou a deambular mais pelo terreno e com isso a causar mais lances de perigo, mas na 2ªparte esteve uns bons furos acima e contribuiu decisivamente para o 2º e 3º golos. Farias, teve uma boa oportunidade de marcar num lance rápido, mas não deu o melhor seguimento ao lance ao rematar torto, esforçado, movimentado, e lutador na área adversária ao ponto de sofrer um penalti não assinalado pelo arbitro. Lisandro, ou melhor, SUPER Lisandro, que dizer de um jogador que começou na esquerda, ajudou a fechar atrás, aparecia pelo meio para levar jogo para a frente, desmarca-se, e factura no preciso momento em que a equipa precisava de um golo para acalmar um pouco no intervalo e voltar mais coesa e confiante, na 2ªparte, fez de avançado centro e como é obvio, também ai marcou na melhor jogada do desafio, num lance começado por ele ainda no meio-campo, excelente, ainda teve influência directa no 2ºgolo, pois sofre falta para penaltie, mas o ressalto sobra para Tarik que factura.
Tarik, acabado de entrar em jogo, descaido pelo seu falnco, o direito, bem nas movimentações e a marcar um golo oportuno e a dizer a Jesualdo que regressa pronto para lutar para recuperar um lugar no onze do FCP, o que é bom para Jesualdo, pois com 4 jogadores em forma para 3 posições, tem sempre uma boa reserva no banco para jogos futuros.
João Paulo e Kaz, entraram no periodo mais calmo do jogo, e sem comprometerem, ganharam ritmo e minutos de jogo, pois concerteza irão ser utilizados com maior regularidade nos ultimos 10 jogos do Campeonato, pois Jesualdo irá concerteza precaver-se para os jogos decisivos da Liga dos Campeões e Taça de Portugal, e acho muito bem que se dê descanso aos mais utilizados e se faça uma boa gestão do plantel, saindo 2/3 "habituais titulares" para a entrada de jogadores com alguma qualidade, mas claro ainda sem a confiança necessária, mas só dando hipotese podem surgir jogadores importantes como surgiu Farias que aproveitou e bem a ausência de Tarik na CAN.

Nota I
Agora é descansar e preparar bem o jogo na Alemanha, mais propriamente em Gelsenkirchen, onde o FCPORTO se sagrou Campeão Europeu a 26 de MAio de 2004, é aproveitar esse facto histórico para moralizar os jogadores, pois a jogar como estão e confiantes poderão ter um resultado positivo na volta ao Porto, isto apesar do Shalke 04 estar num bom momento no campeonato Alemão, ou seja, não será um jogo fácil, mas o FCP está a jogar bem e com Bosingwa (espero) de regresso ao onze, o FCP solidifica a sua defesa para enfrentar um adversário forte.

Nota II
Realce para o FCP, que em igualdade com os germânicos do Bayern, são o clube que a nível mundial conquistaram o maior número de troféus dos últimos 11 anos.
Este estudo foi divulgado pela Deloitte e refere-se às épocas entre 1996/97 a 2006/07 e exclui as Supertaças de cada país, a Taça Intercontinental e a Taça UEFA e revela que tanto FC Porto como Bayern conquistaram 7 campeonatos, 5 taças nacionais e um título na Liga dos Campeões num total de 13 títulos.
Ou seja, excepcional a ultima decada do FCP, e palpita-me que dentro de 4 meses serão mais alguns titulos no Dragão.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

O Marítimo contra o F.C.Porto parece outra equipa;maior entrega,mais determinação e, principalmente, mais azia quando perde.Porque será?A minha teoria é: eles sabem que se se queixarem contra o F.C.Porto, tem muito mais impacto.
Para Gensenkirchen com a moral a 200%.