quinta-feira, outubro 25, 2007

A Jornada Europeia pelo "l'Equipe"

Entre o seu percurso brilhante na Champions (2 vitórias em 2 jogos) e o medíocre no Campeonato ( 2 vitórias em 11 jogos), o Olympique de Marselha não soube decidir-se sobre como exibir-se na última Quarta-Feira no Vélodrome no seu 3º jogo europeu.

Os Olympianos não tiveram a mesma audácia que tiveram em Anfield (1-0), acusando uma certa falta de frescura física. O OM, que ainda que tenha estado mais perto da derrota que da vitória, conseguiu um ponto altamente precioso na sua corrida para qualificação face a uma equipa do Porto (1-1) que mereceu melhor dadas as numerosas ocasiões de golo que conseguiu.

Irresistível líder do seu campeonato, com 7 vitórias em outros tantos jogos e apenas com 2 golos sofridos desde o início da temporada (Braga e Liverpool), o clube português poderia ter conseguido o seu objectivo graças a um início de jogo tonitruante, marcado por dois momentos.

Com 7 pontos e apenas um golo sofrido, o clube marselhês terminou a primeira fase à cabeça do seu grupo, o que constitui uma surpresa divina. O Porto encontra-se a 2 pontos, o Besiktas a 3 e o Liverpool encontra-se a 6 pontos. Terrível desilusão para o campeão europeu de 2005 e finalista em Maio último.

Com apenas 1 ponto, os Reds estão longe dos 8ºs de final depois de terem sofrido em Istambul a segunda derrota consecutiva. Um desvio de Hyypia para a própria baliza (13 minutos) e um golo de Bobo (82 minutos) crucificaram a formação de Benitez, que apenas conseguiu reduzir a desvantagem por Gerard aos 85 minutos.


Mandanda sobre o penalty

Steve Mandanda não consegue evitar sentir-se culpado no lance do penalty que permitiu a igualdade ao FCPorto (1-1). O guarda-redes marselhês fala de um golo evitável que se baseou num detalhe. "Todos o lamentamos pois foi um golo que poderíamos ter evitado, eu em primeiro lugar" disse. "Estamos desiludidos porque conseguimos um golo e deveríamos ter conseguido resistir e ganhar este jogo por 1-0 mesmo sendo verdade que é um bom ponto, um bom resultado. Foi um jogo de alto nível que sabemos que se decide por detalhes. Este decidiu-se num erro individual, numa falta de concentração, um erro táctico".

Se o OM deu um passo em direcção à qualificação para os oitavos, o antigo guarda-rede do Havre mantém-se comedido. "Agora restam 3 jogos, muito, muito importantes e muito difíceis. Vai ser preciso geri-los bem para nos qualificarmos. Vamos ter de ir em busca desta vitória (que permite a qualificação do OM). Vamos a Besiktas, um jogo muito difícil, vamos ao Porto daqui a 15 dias e também vai ser muito, muito difícil pois, esta noite, eles colocaram-nos muitas dificuldades e mostraram ser uma equipa enorme, e finalmente recebemos o Liverpool a necessitar de pontos e que vai jogar tudo por tudo.

extraído e traduzido do Jornal L'Équipe

Sem comentários: