quinta-feira, setembro 27, 2007

O milagre de Fátima e a heresia de Jesualdo

Pode-se dizer nesta altura que, se foi dito há uns tempos atrás, ganhar é como lavar os dentes, então Jesualdo de vez em quando tem muito mau hálito.

Esta verdadeira vergonha pode ser surpreendente para muita gente mas, posso dizê-lo sinceramente, eu já desconfiava que isto ia acontecer por tudo o que antecedeu o jogo.

Primeiro, foi a aura de "equipa fácil" com que foi rotulada a equipa do Fátima desde que o sorteio desta eliminatória da Taça Carlsberg ou Taça da Liga ou Taça tapa-buracos ou o que lhe quiserem chamar, a colocou no caminho do FCPorto. Desde o início passou-se a ideia de que jogar contra o Fátima seria apenas o cumprir de uma formalidade e que não haveria dificuldade alguma em passar a eliminatória. Logo aí começou a falhar a preparação mental da equipa para esta eliminatória.

Depois, numa tentativa de passar a ideia de que era necessária alguma concentração para superar este jogo, Jesualdo veio dizer que este jogo deveria ser encarado com a mesma seriedade com que se encarou o jogo de Liverpool. Tudo muito bem, não fosse o facto de contra o Liverpool o FCPorto ter jogado com 11 habituais titulares e não apenas com 3 como se apresentou ontem contra o Fátima (e como havia feito contra o Atlético).

Quando o treinador diz que o jogo deve ser encarado com seriedade e ele próprio não o faz, gerando a ideia no subconsciente dos jogadores que para um Fátima em forma e rotinado, um FCPorto B com jogadores que nunca actuaram juntos em jogos oficiais, chega e sobra, o que se pode dizer? Ainda por cima, como disse e bem o Wolverine no post anterior, comete este erro de avaliação e preparação do jogo logo numa eliminatória a uma só mão que antecede outra a duas mãos onde, aí sim, poderia fazer este tipo de alinhamento da equipa porque, aí sim, tinha mais 90 minutos de margem de erro.

O Sr. Jesualdo persiste em cometer os mesmos erros e, se é certo que toda a gente tem direito a errar, não é menos certo que quem erra tem o dever de aprender com esses mesmos erros caso contrário deixamos o campo do humanamente falível para entrar no campo da estupidez pura.

Convença-se Sr Jesualdo que está no FCPorto, um clube de nível superior onde TODOS os jogos são para ganhar. Convença-se que já não está no Benfica, no Braga, na Académica mas sim num clube onde TODOS os jogos são para ganhar e onde os adeptos não estão habituados às derrotas.

2 comentários:

Gil Lopes disse...

Pelas minhas contas, Jesualdo ainda vai ter mais 2 cáries este ano...
Pois tal como no ano passado, Jesualdo vai expremer os melhores jogadores até ao tutano, e espero, ganhar o campeonato, pois não confia nos outros, porque se confiasse dava-lhes motivação, confiança e em jogos do campeonato dava-lhes uso a titular (a 1 ou 2) por jogo com os habituais, porque é assim que se ganha ritmo e entrosamento, não a lançar os suplentes todos ao mesmo tempo para um jogo a eliminar (que por si só já tem mais stress).
Definitivamnete Jesualdo mostrou que não sabe gerir várias competições em simultaneo, e como o Treinador do FCP tem de saber, está mostrado que não serve para o cargo, porque com maior ou menor dificuldade, saber colocar 13/14 jogadores a jogar de domingo a domingo até eu sei :).
Começo a achar que Ibson numa (das poucas e não aconselhável vezes que falou) entrevista disse que Jesualdo apenas motiva e direciona a sua atenção para os titulares, que nem sequer fala com os outros, os resultados parecem confirmar esta hipotese, e se assim for tenho de dar a mão á palmatória porque assim mais vale ter um plantel só de 17 jogadores de campo, só para precaver lesões, poupava-se contratações e ordenados (bastante caros), enfim... mais um ano a levar-mos na cabeça por causa do Jesualdo...

Anónimo disse...

WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM
Um abraço