quinta-feira, setembro 13, 2007

Este Scolari é só rir !!!

Scolari dixit : "Eu não toquei num cabelinho dele"..., e não é que tem razão o chefe, falta dizer que não tocou porquê a reacção do jogador Sérvio foi muito boa, ao contrário da reacção de impotência de Scolari no banco com a sua equipe...
Antes de comentar a classificação, devo dizer que nunca gostei da maneira como Scolari tratava os portugueses, sempre como se fosse superior por já ter sido campeão do mundo pelo Brasil, ou fruto da sua personalidade, aquando do Euro 2004 disputado em Portugal, e nos jogos de preparação, aquilo que mais me chamou a atenção era o modo de como ele mandava nos jogadores, sem lhes explicar o porquê de umas vezes os convocar, outras não, ou seja, dispondo como se fosse algum especialista na matéria, lembro os mais esquecidos que Scolari só começa a ter exito quando pega nos 5 portugueses da equipa do Mourinho, Campeão Europeu FCP e os põe a jogar, é que a selecção arrebitou e chegou até a final, conseguindo ai a proeza de perder em casa um titulo quase certo fruto da inabilidade de Scolari ver em campo os pontos fracos do adversário, pois é algo que ele não sabe, pois se a unica coisa que faz é gozar o ordenado milionário que todos os portugueses lhe pagam...
E em 2006, no Mundial, com um lote de jogadores em excelente forma, consegue um 4ºlugar.
Podemos dizer que não foi mau, também acho que não, ou seja, um 2ºlugar no Europeu e um 4ºlugar no Mundial, não está mal, mas será que com outro treinador não se teria conseguido mais, e essa duvida vai sempre ficar...
O que não fica bem é o modo de como Scolari trata os jogadores, "quem não está com ele é contra ele" e é tratado como inimigo, ou seja, á boa maneira da ditadura, assim exclui sem nunca se justificar jogadores como Vitor Baia, João Pinto, Sergio Conceição, Costinha, Maniche (um ano depois regressa), entre outros..., e pior do que tudo cria na selecção uma especie de Coutada, onde os jogadores nas entrevistas só podem ser a voz do dono, isto num pais que não fosse Portugal, era outra história, assim...
Quero também destacar o modo em como ele gere um jogador em particular, Ricardo Quaresma, para o Mundial 2006 não o levou, e apenas na vespera do inicio do Euro2006 Sub-21 faz esse anuncio, desmoralizando assim o jogador, tendo dito que ele era o "chefe" de todas as selecções, mas depois não se responsabiliza pelo insucesso dessas mesmas selecçoes de sub-21, sub-20, entre outras, ou seja, desde que Scolari chegou á Selecção AA, a cadeia de ligação entre os juniores e o modo de gerir jogadores jovens para aproveitar nos "AA" ficou uma bagunça...e desde logo comprometida uma sequência lógica de resultados positivos nas selecções, como se tem visto...
Enfim, com este empate e depois dos dois empates no inicio desta epoca, só nos resta, a nós adeptos, esperar que os jogadores queiram realmente estar no Europeu, pois de outra forma não vamos lá estar de certeza absoluta, e digo, os jogadores, porquê acredito que com a qualidade destes jogadores e como apenas faltam 4 jogos, acredito que se vão centralizar no objectivo e alcança-lo.
Isto porquê com este treinador não vejo neste momento nenhum futuro positivo, ou seja, em principio, em condições normais, Portugal vence os 2 jogos fora contra as duas ultimas selecções do grupo, e vence os dois jogos em casa contra Arménia e Finlândia e consegue o apuramento em 2ºlugar ou até 1ºlugar devido aos confrontos directos entre as outras selecções.
E esta sina de voltar á calculadora, com jogadores deste nível é muito mau, pois como esta selecção não tem lideres naturais em campo para se fazerem respeitar torna tudo mais dificil, claro que tudo seria mais fácil se o Selecionador não tivesse baixado a fasquia ao dizer que bastava Portugal ganhar em casa e empatar fora para se classificar, é que as outras equipas também sabem fazer contas, chefe...
Mas e depois, como será no Euro2008???
Com Scolari a ser o principal desestabilizador da selecção neste momento, será que ainda tem margem de manobra perante este incidente gravissimo (tentativa de agressão) a um jogador, ele que na conferência de imprensa nem sequer se desculpabilizou, nem que fosse pela tentativa de agressão, ("Ai não, estava só a tentar tirar dali o sérvio que ia bater no Quaresma"), mas alguém viu esse filme, só mesmo na cabeça dele.
É que chegando ao Euro, aquilo que podemos esperar unicamente é uma equipa em 4-3-3, se os jogadores lá chegarem em boas condições fisicas e mentais até se faz um bom Euro, mas em caso de estarem apertados, Scolari não tem outra estratégia, em campo é demasiado lento nas substituições, não tem um 4-4-2 mecanizado para eventuais problemas, resumindo, anda ele a ganhar o que ganha e se calhar ao fim de 6 anos em que treina uma equipe recheada dos melhores jogadores vai sair daqui sem nenhum titulo, e ai no final, será pouco o que terá feito por Portugal, muito pouco...
E á imagens que nunca se esquecem...

17 comentários:

David Caetano disse...

Sendo o "responsável máximo das selecções" e tendo em cima dos seus ombros a responsabilidade de representar o país que o acolheu, esta situação é imperdoável.

Após as cenas de violência no final do Valencia x Inter, o jogador valenciano Navarro foi alvo de uma suspensão de todas as competições por 7 meses por ter agredido um jogador da equipa italiana. A ver vamos o que decide a UEFA neste caso.

Para mim e para acabar de vez com este potentado, demitia-se o Scolari, não agora mas sim no final do apuramento para não se atribuir a culpa de um não apuramento à demissão de Scolari.

Visconde disse...

Essa imbirração com o homem é só por causa do Balizas e do PC!!!?
Eu condeno a atitude do homem, a também acho que a leitura de jogo no momento das substituições não é o seu forte, mas dai ao resto ainda vai um bocado.
E o facto dele só ter conseguido um 2º lugar no Europeu e um 4º no Mundial com uma excelente equipa, só digo que também antes tinhamos uma excelente equipa e se excluirmos o Europeu de 2000 as prestações não foram risonhas, porquê?

David Caetano disse...

A meu ver o fantasma do Baía continua mais vivo é do lado dos verdes... :P Associam mais o Scolari à não convocação do Baía ou às campanhas no Europeu e no Mundial? :P

PS - Ontem o homem pediu desculpas. Mas em que ficamos? Bateu ou não bateu?

PS2 - Ontem o homem disse que não era infalível. Confirma-se uma vez que nem sequer apanhou o Servio em cheio.

Gil Lopes disse...

Caro Visconde, Reportando apenas á parte técnica, acho que ele não justifica o dinheiro que ganha com as opções técnico-tácticas no excelente "plantel" que tem á sua disposição, e não acho de agora, ou já nos esquecemos de quando ele teve de voltar atrás no 2ºjogo do Euro2004, e mesmo nesse Euro, ele deixou de fora jogadores em melhor forma do que outros que foram, e pior do que isso, nunca justificou perante os portugueses que lhe pagam o porquê dessas opções.
E em 2006 volta a deixar de fora um dos melhores extremos que tinhamos na altura sem nunca se precisar de justificar.
Eu não sou como muitos que acham que o que é estrangeiro é que é bom e chegam ai e mandam nisto tudo, mas parece que anda muita gente a tentar encobrir a tentativa de agressão que ele fez, se João Pinto foi punido com a suspensão por parte da federação por dar um murro, se Zequinha (sub-20) foi punido por um ano por roubar um cartão a um arbitro, por esta lógica a federação deve punir o Scolari por 3/4 anos, logo deveria prescindir dos serviços dele.
Até porquê ele pode ter aglomerado os portugueses á volta da selecção, mas isso apenas foi conseguido em grande parte pela forma em como ele se voltou contra o FCP, pois intelegente como ele é, percebeu que a comunicação social vermelha e verde o ia levar ao colo se ele fosse contra o FCP e exclui-se Vitor Baia (o melhor para a Uefa em 2004...pasme-se) das convocatórias.
E depois de tantos jogos a não colocar os jogadores do FCP em campo, só quando se viu aflito no Euro é que deu a mão á palmatória e lá colocou a Espinha dorsal no 2ºjogo do FCP.
Se há mérito para o Scolari foi o de atravéz de uma boa motivação psicologica os levar á superação ou pelo menos a aplicarem-se nos limites pela selecção, tal como o 2ºlugar no Euro e 4ºlugar no Mundial, mas será que isso apaga a forma como ele trata as pessoas, os jornalistas, os jogadores que não convoca nem sequer lhe merecem uma explicação, um LIDER não é isso, e eu tenho aversão a estes tipos de chefia, faz-me lembrar a ditadura, e por isso não concordo com Scolari.
Um homem que comanda um grupo tem acima de tudo merecer o respeito dos homens que comanda, não pela força do seu cargo, mas sim pelo respeito com que desempenha esse cargo.
Abraço

Anónimo disse...

Eu por mim despedia o homem e chamava já o António Oliveira. Se calhasse irmos ao Euro, sempre podíamos rir-nos de quem é que partiu o pé e porquê. Dava umas páginas de passeios na praia ao luar e outras coisas brutais para os anais da história.

Isto antes do Scolari é que era bom.

pol

David Caetano disse...

Aí está a glorificação do Scolari como contrário ao FCP por oposição a alguém conotado com o FCP.

Caro pol, já viste alguém defender o António Oliveira? Eu próprio fui contra o regresso dele à selecção.

Não achas que há outras alternativas? Nelo Vingada, Manuel José ou, daqui a uns anos o Mourinho (ou este também não serve por ter feito carreira no FCP?).

Anónimo disse...

Eu perdoo Scolari,nada tenho contra ele.Mas em caso de vitória ou de derrota tens de ter o mesmo respeito para com todos os jogadores porque estás no desporto.Se não sabes perder um jogo é melhor deixar o futebol.

Anónimo disse...

Sejamos claros: o futebol é um jogo e não um desporto. Scolari foi insultado e instintivamente socou com um esquerdino o sérvio. Em Portugal quem insulta fica impune e é louvado. Eu louvo Scolari e digo: ele não devia ter ido pedir desculpa, aliás o próprio hino português diz: contra os canhões marchar marchar! Dizemos nós: não ofereçamos a outra face a quem nos bate, ofereçamos a força do nosso punho!

Anónimo disse...

E estranho, porque se critica tanto Scolari, sera que nenhum de vos... fez algo que mais tarde se viesse a arrepender? Pelos vistos em Portugal toda a genta e certinha... Todos nos merecemos uma 2ª oportunidade... e depois do que ele fez ao serviço da nossa Selecção merecia mais respeito... ou querem voltar aos casos Paulas... Saltillos... ou Coreia... se querem escrevam a Federação e peçam um treinador portugues.... Facam com a mesma coragem que criticam... sejam coerentes convosco proprios... eu por mim quero Scolari....

Anónimo disse...

Scolari já mostrou muitas vezes que ama Portugal e se sente Portugês.Não se pode crucificar agora o homem só porque teve uma reacção mais impulsiva sobre um jogador que o provocou.Scolari nos dois últimos campeonatos da Europa e do Mundo elevou muito o nome de Portugal.Portugal tem, neste momento, falta dum estratega em campo como Figo e dum ponta de lança como Pauleta.Sem Scolari (com Mourinho e Queirós indisponíveis) Portugal voltaria certamente aos tristes anos 80 com apuramentos de miragem e no horizonte fantasmas como o de Saltilo ou Seoul.Força Scolari, volta a tornar os portugueses orgulhosos de Portugal.

David Caetano disse...

Caro Jorge, quanto maior as responsabilidades no cargo que se ocupa, maior será a exigência relativamente a quem o desempenha.

É evidente que não se pode escamotear o mérito de Scolari na alteração da MENTALIDADE da selecção nacional, porque sinceramente, a meu ver os aspectos estratégicos e tácticos dos jogos deixam algo a desejar (falta de análise prévia do adversário, opções de jogo "supreendentes"). A qualidade dos jogadores portugueses não é uma invenção do Scolari, já cá estava antes. Teve sim importância em fazer os jogadores terem mais confiança. Isso é inegável.

Agora, quando num cargo de responsabilidade se têm as atitudes que ele teve, provocado ou não, aí a coisa muda de figura. Como treinador, como condutor de homens, deve ser o primeiro a dar o exemplo de postura e correcção.

Este episódio é miserável em todos os aspectos, quer no acto em si, quer depois nas palavras ditas na conferência de imprensa a seguir ao jogo em que negou que tivesse sequer tocado no jogador e isto com uma arrogância que não se compreende. Dizer que tem mau perder não justifica nada.

Relativamente ao facto de faltar um ponta de lança e um estratega na selecção, estrategas há! Mas se calhar apostar continuadamente em Deco quando este está nitidamente abaixo do que costuma render é teimosia (para não lhe chamar outra coisa). Porque não apostar em Moutinho? Já que falamos em médios, para quando a convocatória para os AA de um jogador fabuloso como é neste momento o Manuel Fernandes?

Sobre o Pauleta, bom... que dizer? Será que precisamos assim tanto de um outro Pauleta? Numa fase final de qualquer competição teríamos sempre de encontrar outra solução até porque equipas como o Cazaquistão e o Lietchenstein não se apuram para essas fases finais...

Anónimo disse...

Fala-se muito do salário do Scolari, mas alguém sabe quanto a federação lhe paga? É que tanto quanto sei a Caixa Geral de Depositos dá-lhe uma parte. Não há salarios imorais, se lhe pagam é porque merece, e aos outros só resta fazer para merecer um salario igual. Quanto ganhava o Oliveira, e o que fez?

David Caetano disse...

Começo aqui a perceber um certo trauma com o Oliveira... Caro Jorge, deixa lá o Oliveira sossegado onde ele estiver que não faz cá falta.

Por outro lado, a Caixa Geral de Depósitos paga parte daquilo que o Scolari recebe todos os meses mas é um extra publicitário. Não lhe paga "parte do salário". A Nike também paga parte do salário do Ronaldinho?

É bem sabido que a FPF teve de abrir e bem os cordões à bolsa e foi bastante divulgado o facto de terem feito um esforço financeiro considerável para contratarem o Scolari.

Agora, como se avalia o mérito ou demérito daquilo que recebe? O Klinsmann ganhava mais ou menos que o Scolari? O Eriksson merecia aquilo que lhe pagavam na F.A.?

Fica a questão: porque é que não saiu para Inglaterra a certa altura quando ele próprio já dizia que teria de ter lições de inglês?...

Anónimo disse...

Sinceramente, acho que acabar com tal monarquia foi a única coisa bem feita em Portugal...
Posso não gostar do que fez o scolari, mas sei que ele não me é superior em nada e não tenho que o aguentar até que morra e seja substituido por outro amigão[se isto não é a cunha suprema, não sei o que será!].
A menos que o que o Sr. queira é um treinador do tipo Dr. Salazar?...

David Caetano disse...

Porque é que haveria de querer um treinador do tipo Dr. Salazar?

Anónimo disse...

Porquê? Porque o Sr., dada a sua atitude geral, gostaria de ver este país e o universo galactico TODO DOMINADO POR SALAZARES E CENSURADORES DO FCP.SÓ QUE ESTOU CÁ EU BEM ATENTO!
ENGANEI-TE BEM COM ESTE ASTUTO DISFARCE INTELECTUAL DE JORGE MIRANDA!!!
MAS QUEM MAIS VIRIA AQUI ESCREVER ALGUMA COISA SENÃO EU?
UH AH AH AH AH AH AH

David Caetano disse...

Caro Jorge Anónimo, pelo contrário caro admirador, pelo contrário :) Nem imaginas o gozo que deu responder a estes comentários pseudo-intelectuais de argumentos ocos tão contraditórios que nos pareciam extremamente familiares desde a primeira hora. :)

Contudo não podíamos deixar de publicar os comentários para mostrar ao mundo a importância que EU tenho na tua vida. Na verdade não consegues pensar em mais nada que nao seja vir aos meus blogs e toda a tua existência se resume em ter uma reacção da minha parte. Por outro lado tenho a certeza que esta última semana foi a melhor da tua vida. :)