sábado, maio 05, 2007

FCPORTO-2 / Nacional-0

Vitória importantissima do FCP, num jogo que se antevia complicado, devido ás muitas ausencias, por castigo (B.Alves e R.Quaresma) e por lesão (H.Postiga) e por vários jogadores estarem no limite das forças (Lucho), outros que estão a recuperar a forma fisica (Ibson, B.Moraes), outros vêm de lesões complicadas (Pepe, P.Assunção, Anderson, Lisandro), ou seja, muitos condicionalismos para uma equipa só perante os jogos decisivos que se avizinham, a questão fundamental é o porque destes condicionalismos fisicos durante uma 2ªvolta anormal em que o FCP tinha tudo para arrumar com o campeonato em Fevereiro/Março, pois o potencial da equipa é muito maior, (tal como se viu na 1ªvolta), ou seja, os erros que se cometeram este ano não podem voltar a repetir-se.
Quanto ao jogo, o FCP sofreu para ganhar, não sendo um jogo muito corrido, o que beneficiou o FCP, devido á falta de pernas, o FCP dominou a 1ªparte, com predominância ofensiva pelo flanco direito, Bosingwa esteve imparável durante os primeiros 45m., a arrancar 4/5 passes para os colegas na área desperdiçarem de forma infantil, não se pode falhar tantos golos num jogo fundamental como este, até porquê isso iria trazer uma maior segurança psicologica aos jogadores e publico, apesar de nesse sentido estarem todos de parabéns.
A jogar em 4-1-2-1-2, com um 1ºperiodo de 10m., com o FCP algo descordenado, só a partir deste periodo, altura em que o fiscal de linha ajuizou mal um lance, e em que anulou um golo legal ao Lisandro e que daria maior confiança,mas mesmo assim o FCP pegou no jogo e criou perigo em lances principalmente bem gizados pelo lado direito por intermédio de Bosingwa, ainda que Lucho e Anderson tentassem criar desiquilibrios pelo meio, mas sem Quaresma na esquerda, faltou largura no futebol do FCP, pois M.Cech estava algo desinspirado hoje e Fucile não conseguia subir pela linha, tem tendência a vir para o meio, pois como Quaresma se costuma encostar á esquerda, faltavam rotinas de jogo.
Na 2ªparte, o FCP voltou a entrar nervoso, e via-se a equipa algo retraida, os movimentos não saiam como na melhor fase da 1ªparte e só com as substituições é que o FCP voltou a assumir as redeas do jogo, alterando para 4-2-1-3, ou seja, com Jorginho ou Anderson á vez a cairem na esquerda, e com Lucho a encostar mais atras com R.Meireles, sendo que Lisandro derivou mais para o lado direito e isso provocou desiquilibrios na defesa do Nacional, e num lance bem gizado pelo centro/lado esquerdo o FCP conseguiu facturar e serenar os animos, pois já se sentiam alguns calafrios, e o golo aumentou a dinamica do FCP, que continuou a dominar o jogo, mas só com o 2ºgolo, os adeptos e jogadores estabilizaram completamente, é preciso referir que defensivamente o FCP não permitiu veleidades ao Nacional, tapando sempre muito bem os caminhos, e com Helton a ser pouco mais que um espectador atento, pois toda a equipa trabalhou arduamento para este resultado.
Com uma defesa remendada, excelente na 1ªparte, mais comedido na 2ª, mas muito bem e sem comprometer. R.Costa parece sempre algo inseguro, teve 2 passes errados na 1ªparte que o podiam ter abanado, mas manteve-se firme, apesar de ser um caso a estudar no plantel. João Paulo, muito bem durante os 90m., a impor-se atleticamente e tacticamente, gostei da exibição. Fucile (recuperação fantastica para este jogo), o que permitiu que J.Ferreira tivesse jogado com os seus melhores laterais, muito bom golo a aparecer no movimento ofensivo, e a concluir muito bem um lance idealizado e construido pelo Anderson.
Meio-campo de combate, com P.Assunção a actuar tacticamente muito bem, nota-se a sua influência na equipa, pois como trinco é muito forte, pena não ter remate de meia-distância e estar fisicamente em baixo. Lucho, algo discreto em alguns momentos e a sua substituição mostra que depois do Natal foi o jogador que mais caiu de producção fisicamente, 2/3 pormenores de categoria é pouco. Marek Cech, um jogador suficiente, ou seja, na sua posição de lateral não apresenta argumentos de qualidade suficiente para fazer o lugar, a meio-campo efectua alguns jogos interessantes, no de hoje esteve algo complicativo, mas nota-se que sobe de rendimento com as costas cobertas.
No ataque, Anderson a jogar nas costas dos dois avançados mostra o porquê de ser uma certeza, nota-se é claramente que fisicamente ainda está longe da melhor forma, e 90m. para ele ainda é algo complicado, ou seja, não podemos querer que seja ele a resolver os jogos, correndo o risco de fisicamente se ressentir e termos maiores dissabores, ou seja, acho que J.Ferreira tem gerido bem esta situação, colocando-o a jogar aos poucos, e acredito que mesmo hoje, se o jogo tem ficado decidido mais cedo, ele teria sido substituido, é que é preciso não esquecer que tem apenas 19 anos e muitos alegrias para dar, é preciso saber dosear as doses de esforço, excelente no golo, na jogada e oportuno no remate de primeira e muito bem a construir o 2ºgolo.
Adriano, perduário e combativo, ou seja, correu, lutou muito de costas, esforçou-se mas frente á baliza esteve desinspirado, é preciso não facilitar nos treinos e treinar mais frente á baliza.
Lisandro, tal como Adriano, perdulário, falhou um golo de cabeça de uma forma incrivel, sem oposição, na linha da pequena area, tem ao menos de acertar na baliza, mas claro, lutou bravamente, mesmo que tenha deixado tudo em campo, pois nota-se que fisicamente está ainda a recuperar a melhor forma.
Raul Meireles, entrou bem, teve um remate perigoso, esteve bem no passe.
Jorginho, mexido, com dinamica, sempre a tentar criar perigo e a efectuar boas combinações, esteve no lance do 1ºgolo.
Ibson, mais um jogador que vem de lesão e de muito tempo ausente, logo, sem ritmo de jogo, ás vezes agarra-se muito á bola e provoca assobios, tem de ganhar confiança e assumir-se como um jogador de categoria que tem.
Agora é descansar, recuperar as maselas, recuperar mais um ou outro jogador e ir ganhar a Paços de Ferreira, pois o Bi-campeonato está ai á porta.
PPPOOOORRTTTTOOOOOOOOO!!!!

11 comentários:

Anónimo disse...

MAIS COMENTÁRIOS POUCO NEUTROS COMO É HABITUAL AQUI.
O FANATISMO DESENFREADO E CEGANTE IMPERA, CONDUZINDO A COMENTÁRIOS DELIRANTES PRODUTO DE IMAGINAÇÕES FACCIOSAS ONDE SE GERAM GOLOS LUXURIANTES E FALTAS MIRAGINOSAS.

David Caetano disse...

Caro admirador anónimo assíduo:

Mais uma vez te mostras acometido de uma aguda diarreia verbal, pelos vistos, a única coisa que o teu sociofóbico neurónio consegue produzir.

"O FANATISMO DESENFREADO E CEGANTE IMPERA", dizes tu. Mas podia ser pior! Imagina que nós nos daríamos ao trabalho de ir diariamente, quase religiosamente, dizer baboseiras incessantes a blogs alheios de natureza clubística com a qual não tivessemos afinidade. Não seria ridículo? Não seria isso sim fanatismo? Não gostas, não comas. Mas admito que, se vens para aqui é porque gostas de algo que aqui encontras e que para ti se tornou viciante.

Aliás, constato que tu és o protótipo acabado do típico adepto do teu clube, um defensor do "Sim, porque sim" e do "não, porque não" sem qualquer tipo de capacidade argumentativa / construtiva.

Quanto aos "GOLOS LUXURIANTES E FALTAS MIRAGINOSAS", se concordo contigo em relação ao luxuriante, pelo nível das jogadas que deram os golos, em relação ao "MIRAGINOSAS" fico sem saber muito bem o que te dizer.

Fui ver ao dicionário e não encontrei um significado para esse termo. Por isso, um conselho para ti que abandonaste a escola antes do tempo, lê mais e põe mais tabaco na coisa.

Mas compreendo que para ti seja uma emoção veres aqui as minhas respostas aos teus... espasmos. Compreendo que por vezes estar-se só no Mundo possa ser desesperante.

Já te imagino, a sentares-te à frente do computador que os teus papás te compraram e a abrir com o nervosismo próprio da impaciência o Internet Explorer, para, usando os favoritos, acederes a este blog.

Anónimo disse...

MIRAGINOSO(NEOLOGISMO PSICOANDRADE):[MIRAGEM]+[IMAGINOSO(EM DELIRIUS TREMENDUS EXTREMIS DEPROFUNDIS)]: UM ADJECTIVO QUE CRIEI EXPRESSAMENTE DADA A CARÊNCIA DE SUPERLATIVOS ABSOLUTOS QUE DEFINAM A SITUAÇÃO...INFELIZMENTE SÓ COM PSIQUEPALAVRAS NOVAS SE PODE AQUILATAR O CLÍNICOSOMÁTICO DELÍRIO ANDRADE.

David Caetano disse...

LOL és uma verdadeira anedota. Mas gostei da forma como fugiste do resto dos comentários concentrando-te nesse ponto em particular.

Lampionismo anónimo no seu melhor.

Anónimo disse...

Este jogo não era,de forma alguma,motivo de "delírios lampionistas"...fomos claramente prejudicados,vamos ser claros.
Vendo a reacção do Baía a respeito da exibição desinspirada do Cech frente ao Boavista,nem sei como o árbitro não foi comido ao intervalo pelo mesmo...

Em jeito de desabafo,começo a acreditar que,se não fosse o sacana do grego a ceifar o genial Anderson...acho que o campeonato já cantava no dragão e o(s) anónimo(s) da 2ªcircular ;) já tinha(m) ido "com os cães" !

Saudações portistas

David Caetano disse...

Sabes como são estes tipos... Se o rendimento do Ninja fosse directamente proporcional à jactância da nação vermelha, a esta hora já "A Instituição" levava 30 pontos de vantagem.

Anónimo disse...

CLARO...A CULPA É DO GREGO...CLARO...
NO DELIRIO ANDRADE A CULPA É SEMPRE DO ENCARNADO...CLARO...ESTÁS BEM INSERIDO NO REBANHO, MOÇO.
ATENÇÃO,UM MOMENTO CULTURAL! ACHO QUE CHEGOU A HORA DE REVELAR O PORQUÊ DO PESSOAL CHAMAR ANDRADES AOS ANDRADES.( UH AH AHA HA). HAVIA EM TEMPOS IDOS UM SÓCIO,UM TAL SR.ANDRADE, QUE MANDOU O ESTÁDIO ABAIXO COM UM TRACTOR PARA TENTAR FAZER COM QUE A DIRECÇÃO LHE COMPRASSE O ESTÁDIO, QUE ERA DELE. PERCEBEM A LÓGICA DISTO? EU PERCEBO PORQUE SEI QUE O SR.ANDRADE ERA ANDRADE E POR ISSO POSSUIDO DOS TAIS DELIRIOS TREMENDOS DEPROFUNDIS. VAI DAÍ DEITOU A MÃO AO JOHN DEERE E LÁ VAI AÇO NA FAVELA. UH AH AH.QUE LINDO. DAÍ FOI DADO O APELIDO ANDRADE AOS ANDRADES, E FICARAM PARA SEMPRE ANDRADES. P.EXEMPLO,NOS DOCUMENTOS DESTE CAMARADA DAQUI APARECE ASSIM: CAETANO NÃO SEI QUE MAIS ANDRADE...BI Nº TAL......NATURAL DA PROVINCIA DO FUNDÃO ETC
É ASSIM QUE OS ANDRADES VIVEM!

David Caetano disse...

Ora ora que belo momento por parte de alguem que procura mostrar alguma cultura repetindo incessantemente a única expressão latina que conhece, recolhida num qualquer ecrã de cinema. Já agora, as papoilas saltitantes vêm de onde?

PS - já agora, onde reside a tal superioridade intelectual que apregoas? Até agora a unica coisa que tens feito é vir para aqui grunhir, fugir às questões e mandar bitaites sem sentido. Os papás não te ensinam nada aí em casa? (partindo do princípio que tens papás e que tens casa)

PS2 - Cá para mim, fazes jus ao espírito dos atletas do teu clube (pelo menos este ano) e fartas-te de jogar "à linha". Pelo menos há algo que vos une ao Maradona. LOL

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
David Caetano disse...

Puto, a partir de agora ficas de castigo.

Enquanto não conseguires elaborar pelo menos uma frase inteira que faça sentido, os teus comentários não voltarão a ser publicados.

Vale? Diverte-te desse lado.

Anónimo disse...

Qualquer dia sai uma caixinha de DVD com os episódios completos daquela saudosa série da RTP "Os Andrades"...e tenho a certeza que o Anónimo Lampião não vai perder a oportunidade de adquirir esta pérola,tal a obsessão.

Ah...confirmo!Sinto-me muito bem no dito "rebanho".É pequenino,mas é bom e normalmente não se vê fenómenos de stress.E andamos quase sempre felizes...tou muito bem inserido,sim senhor!!

Saudações Portistas