terça-feira, setembro 26, 2006

Arsenal - 2 / F.C. PORTO - 0

Foi um FCP pragmático que entrou hoje em campo, talvez na prática a ideia do 4-4-2 fosse boa, mas a mentalidade dos jogadores é que tolheu o jogo do FCP, que em momento algum julgaram ser capazes de vencer este jogo, isso foi o que mais me perturbou, ver uma equipa de excelentes jogadores a jogarem como uma equipa pequena, e encolhidos em campo.
Com um esquema de 4-4-2 com o meio-campo em losango, em que se esperava que os melhores jogadores (Lucho, Quaresma, Anderson) aparecessem, estes tiveram em dia não.
Então o Lucho, que pareceu super cansado, a falhar muitos passes e a não ganhar um lance, ás vezes nem os disputava;
O Quaresma só por uma vez conseguiu ultrapassar o seu defesa na linha, o que é péssimo, além do mais parece estar a jogar por favor;
E o Anderson, talvez por ter jogado um pouco fora do seu habitat, também não foi o desiquilibrador que a equipa precisava, mas também não tinha referencias na frente para fazer jogar a equipa, mesmo assim foi o menos mau dos 3 que podiam levar a equipa para a frente e fazer a diferença.
Helton sem culpas nos 2 golos.
Bosingwa muito bem a apoiar o ataque, e mesmo a defender o Tierry Henry ele esteve razoavel, para mim foi o melhor jogador, se calhar o único que se salvou, pelo menos teve vontade e raça.
Falha do Pepe no 1ºGolo, na Liga dos Campeões estes erros pagam-se caro.
B.Alves esteve normal, sem inventar.
R.Costa na esquerda não subiu uma unica vez e o próprio M.Cech fez um mau jogo porque nem defendeu bem, nem atacou com convicção, aqui realço outro problema que foi nitido neste jogo, estes dois jogadores estavam desfasados nos movimentos e ás tantas quase que o FCP jogava só com 10 jogadores, (Aqui Jesualdo esteve mal).
O P.Assunção que podia ser util nestes jogos, mostrou que com a equipa a perder e a ter de virar um jogo, ele não tem capacidade para isso, com passes muito curtos e um raio de acção muito limitado.
O Raul entrou na 2ªparte e ao menos chutou por 2/3 vezes á baliza, tentou pressionar, mas a equipa não aconpanhava.
O Postiga esteve voluntarioso, mas pouco eficaz nas suas acções, e talvez por isso tenha saido ao intervalo por Lisandro que jogou na pior fase do FCP, e que consegui jogar entre as linhas do Arsenal, mas sem grande acutilância.
Adriano entrou, mas sem ninguém a ir á linha centrar para ele, pouco fez.
Com 1 ponto em 2 jogos, os próximos 2 jogos são decisivos, ganhar ao Hamburgo em casa e no minimo não perder fora, só isso colocará de novo o FCP na rota da Europa, senão estaremos fora.
Mas é preciso melhorar muito, principalmente a nível de mentalidade, que eu honestamente, detestei ver um FCP tão encolhido nos seus ideais.

2 comentários:

Visconde disse...

Parece que o Porto ainda não ultrapassou os traumas da ultima época. Na minha opinião o Jesualdo equivocou-se na abordagem ao jogo, sobretudo com a entrada do R. Costa, uma postura mais defensiva e a não inclusão do R. Meireles que é fundamental nessa equipa. Como tu disseste vão ter de fazer pelo menos 4 pontos nos jogos com o Hamburgo. Boa sorte.

David Caetano disse...

Foi um jogo péssimo! Todas as linhas recuadas, jogadores temerosos, equipa consequentemente pouco pressionante, enfim...

Na minha opinião, a entrada de Ricardo Costa na equipa, não querendo desfazer no jogador, teve dupla consequência: retirou mobilidade e criatividade à equipa e por outro lado criou logo condicionalismos psicológicos nos jogadores. Afinal, o modelo até estava a funcionar e, perante o Arsenal, o treinador assume uma postura temerosa. Nenhum jogador fica indiferente a isso.

Este jogo trouxe-me de novo à baila o Liverpool 2 x 0 FCP da era Fernando Santos (que ultimamente nos tem dado algumas alegrias, é certo), no qual o treinador alterou a estrutura da equipa com a retirada de um jogador mais avançado para a entrada de mais um médio defensivo. O FCP que até tinha um fio de jogo interessante foi incapaz de criar jogadas de perigo para a baliza do Liverpool.

Que sirva de lição.

Seja como for, o resultado de ontem acaba por ser um resultado normal contra uma equipa que, tendo sido finalista da competição no ano anterior, manteve a sua estrutura essencial. Os objectivos ainda estão perfeitamente ao alcance do FCP e jogam-se perante o adversário mais acessível do grupo.

Só espero que o Jesualdo não se lembre de colocar o Bruno Alves a ponta de lança...