A FIFA afirmou à Agência Lusa que não reconhece a "famosa" Taça Latina como um troféu oficial, não mencionando esse troféu em qualquer das suas publicações pelo facto de não obedecer às leis do jogo da época.
Pelo contrário, e para matar alguma discussão que alguns tentaram ridiculamente levantar relativamente a este troféu, a Taça Intercontinental é reconhecida como um troféu oficial desde a sua criação em 1960, mesmo quando a designação se alterou para Taça Toyota em 1980, embora não atribua a designação de "Campeão do Mundo" aos clubes vencedores. Essa designação é apenas aplicável ao Mundial de Clubes, prova que substituiu a Intercontinental a partir de 2004, o ano em que o FC Porto a venceu pela última vez.
Curiosamente, a final continua a "honrar" a velha Intercontinental. Invariavelmente defrontam-se na final um clube europeu e um clube sul-americano, excepção feita na última edição onde o Inter cilindrou o africano Mazembe por 3-0.
Sendo assim, a contabilidade correcta é:
O FC Porto é o clube português com mais títulos oficiais. Ponto final!
2 comentários:
Boa tarde,
O organismo máximo do Futebol Mundial, põe assim termo a uma questão levantada pelo Benfica, que para nós portistas era irrelevante, uma vez que em finais de Setembro, se Deus quiser, teremos 70 ou 71 títulos.
Só mesmo a imprensa centralista e tendenciosa corroborou da "contabilidade" do Benfica, no que toca ao número de troféus.
Rui Gomes da Silva teve mesmo a desfaçatez de no Dia Seguinte alegar que o FC Porto venceu uma Taça Toyota em 1987, e que tal não contava na "contabilidade", demonstrando uma ignorância tremenda acerca ha história da Taça Intercontinental.
O Benfica, e alguns dos seus "paineleiros" a defender a questão, mais pareciam os miúdos da escola a debater quem tem o carrinho maior !!! Enfim... ridículo!
Somos maiores que tudo isto, Somos Porto.
Abraço e boa semana
Paulo
http://pronunciadodragao.blogspot.com/
Dragus, também é verdade. Se tudo correr bem, em Setembro já temos mais um ou dois "canecos"!
Sobre essa desconsideração das Intercontinentais, é típico de pobreza de espírito e de quem, por ignorância ou má fé, não consultou os registos da FIFA. Agora... lá vão marinando num caldo feito da própria bílis.
Entretanto, o FC Porto lá vai ganhando ;)
Enviar um comentário