sexta-feira, fevereiro 04, 2011

FCPorto 0 x 2 SLBenfica - Erros comprometem apuramento

Uma entrada em jogo apática e nervosa, aos quais se somaram erros individuais fatais, ditaram a derrota num jogo em que tudo correu bem ao Benfica. Depois, na segunda parte, faltaram opções no banco para o assalto final à baliza contrária.

Foi um jogo muito aquém do que se esperava por parte FCPorto que entrou da pior forma no jogo, muito nervoso, com um meio campo a deixar-se manietar pela pressão alta do Benfica. Por outro lado, não é menos verdade que 1º golo do Benfica caiu autenticamente do céu, acontecendo num lance que seria de fácil resolução se Maicon não tivesse sido displicente na abordagem do lance com Fábio Coentrão. Infelizmente, esta não é a primeira vez que o brasileiro falha de forma comprometedora por uma acção displicente. Só a título de exemplo basta recordar o Besiktas e o Sporting... Mas com um golo encaixado logo nos primeiros minutos, o FCPorto intranquilizou-se e o Benfica conseguiu motivar-se e isso fez a diferença.

Com as linhas muito afastadas, o FCPorto deu espaço ao Benfica que conseguiu ser melhor no meio campo. Na frente, James foi presa fácil para Maxi Pereira que usou das "tácticas" do costume: braços, entradas duras e sempre o mesmo ar inocente. Na direita, Varela começou trapalhão e desconcentrado, apesar de ter melhorado muito ao longo do jogo. Já Hulk, foi vítima da marcação cerrada que lhe foi movida pelos adversários e também do facto de no centro perder expressão. Quando se destacou, fê-lo sempre a partir das alas.

Se as coisas começaram mal, pior ficaram por volta dos 20 minutos quando um passe errado de Fernando, foi cair nos pés de Javi Garcia que atirou de primeira para o 2º golo do jogo. Apesar do que se tem dito, não creio que Helton tenha tido culpas em qualquer dos golos. No primeiro, confiou na protecção de Maicon e o desvio de Coentrão é feito mesmo em cima, enquanto que no 2º a movimentação de Saviola acaba por fazê-lo hesitar. Tem culpas sim num lance em que dominou mal a bola e quase se deixou surpreender pela entrada de Cardozo, conseguindo apesar de tudo resolver a jogada. Acabaria mais tarde por se redimir, mais uma vez contra Cardozo, ao fazer uma defesa monumental no remate do paraguaio.

Ainda assim, o FCPorto conseguiu ter mais oportunidades claras de golo que o Benfica mas não conseguiu concretizar nenhuma (falha de James a cruzamento de Varela, remate de Varela para fora junto à baliza, remate de Hulk para grande defesa de Júlio César, "confusão" na pequena área do Benfica com os defesas a aliviarem in-extremis,...).

Na segunda parte o FCPorto voltou muito melhor. A entrada de Rodriguez coincidiu com uma maior dinâmica da equipa, alargando o jogo e circulando melhor a bola. Ainda assim, faltavam os últimos metros no ataque, ou seja, o FCPorto conseguia circular a bola e jogar pelos flancos mas não teve expressão na área.

Por outro lado Villas-Boas demorou demasiado a reagir à expulsão de Coentrão. Deveria logo ter tirado Sereno (que até nem foi dos piores) ou Maicon para fazer entrar um jogador mais avançado. No entanto, até nas opções se viu que faltava ali alguém capaz de ir para a área dar luta aos centrais adversários e o jogo chegou ao fim com uma derrota que compromete a presença no Jamor.

É claro que é possível ir ganhar à Luz e o FCPorto não seria o primeiro a fazê-lo esta época. Daqui até à 2ª mão muita coisa vai acontecer e provavelmente, se não houver nenhum azar, o FCPorto poderá então contar com Otamendi, Álvaro e Falcao que neste jogo foram ausências de vulto. Há que acreditar pois está perfeitamente ao alcance do FCPorto.

O orgasmo vermelho

Confesso que acabou por ser divertido assistir à onda de euforia que se gerou na nação vermelha após a vitória no Dragão. Creio até que quase foram mais celebrados estes 2-0 do os 5-0 pelos portistas, 5-0 que ainda estão bem gravados na memória de todos e que os festejos histéricos tentaram camuflar. O saldo, por enquanto, é de 7-2 para o "miúdo".

O avançado que falta

Walter nem convocado foi e faltou uma presença na área adversária. Se o treinador não confia nele, se este não serve, por que motivo não se aproveitou a janela de transferências que recentemente fechou para colmatar essa lacuna? Fica a sensação de que o FCPorto ficou de tal maneira convencido com Kléber que qualquer solução seria sempre um recurso temporário. Já agora, duvido que o jogador venha pois tenho a sensação que o Marítimo vai encontrar "por magia" fundos para comprar o jogador.

Esta falta de confiança em Walter acabar por prejudicar Falcao pois, na ânsia de utilizar o jogador, este acaba por não recuperar convenientemente das lesões, incorrendo na actual intermitência de utilização.

O caso Fucile

Fizeram eco na imprensa as declarações de Fucile no Facebook. No meio da ironia espero sinceramente que haja insatisfação do jogador, não com o treinador mas consigo próprio, pelas infantilidades que vinha cometendo nas últimas vezes que jogou. Se quiser ter futuro no FCPorto terá inevitavelmente de arrepiar caminho.

Sem comentários: