segunda-feira, janeiro 14, 2008

FCPORTO-4 / Sp.Braga-0



Lisandro 5', 82', Raul Meireles 18', Farías 90'+1

Um FCP demolidor e com uma eficácia tremenda goleou um Braga com bons jogadores, mas pouco incisivo, mas como se costuma dizer, cada clube joga o que o adversário deixa jogar, e neste caso, o FCP soube tapar muito bem o caminho para a sua baliza, mesmo tendo em alguns momentos dado muito o dominio de jogo e a bola em tempo demasiado ao adversário, mas quando o FCP teve a bola, soube sempre ser incisivo e pragmático nas suas investidas e facturar sempre que a hipotese surgia, com isto a diferença final no marcador pode parecer injusta, mas na realidade o Braga tem uma clara ocasião de golo por Linz, Helton quase não foi posto á prova e do outro lado, Lucho ainda rematou ao poste e Quaresma ainda obrigou Paulo Santos a uma boa defesa, portanto, podiam ter sido 6.
Jesualdo Ferreira, na ausência de Tarik, optou por colocar Adriano em campo, e bem na opção, e no inicio, o FCP parecia jogar em 1-4-1-2-1-2, ou seja, Helton a guarda-redes, e ainda fez uma boa defesa, 4 defesas habituais, com Bosingwa com ordem para subir (como é normal), P.Emanuel e B.Alves apenas facilitaram uma vez com Linz a falhar na cara de Helton, e Marek Cech sem comprometer na vez de Fucile (que lhe faz bem descansar).

No meio-campo, P.Assunção na sua forma espectacular a controlar aquela zona do campo de forma soberba, Lucho a comandar o jogo muito bem, principalmente em posse de bola e com passes muito bem gizados, e com tendência para descair para o lado direito do ataque, e Raul Meireles que está neste inicio de ano a aparecer mais á frente de forma a estar perto da zona de remate para poder facturar, excelente golo.

Na frente, um triangulo algo diferente, principalmente na 1ªparte, onde Adriano jogava como avançado centro, mas descaia para o lado direito, e Quaresma do lado esquerdo, e com Lisandro a aparecer nas costas de Adriano, ou pelo meio dos dois, de forma a causar supresa na sua entrada na area, na 2ªparte era um 3 da frente mais clássico, com posições mais definidas, aqui destaque novamente para Lisandro, o homem do jogo, com mais 2 golos, Adriano lutou bastante, ainda que estivesse algo lento na reacção aos lançamentos dos colegas, já Quaresma, com a fome de fazer um golo, agarrou-se demasiado á bola, é em alguns lances tentou resolver sozinho quando teria sido mais util á equipa jogar de outra forma, aspecto a rever.

Os reforços entraram bem, ainda que tarde na partida, teria sido mais utíl á equipa, entrarem em campo aos 60m, ou 70m., de forma a ganharem mais confiança, mas quase que num determinado momento estavam 5 !!! Argentinos em campo, Bolatti, Lucho, Mariano, Lisandro e Farias, era obra, gostei de ver Farias a dar uma assistência para Lisandro e ele próprio a facturar um golo de forma bastante eficaz, a ver se ganham confiança e começam a ser realmente opções para a equipa-base que está em grande forma, mas é sempre bom fazer descansar 2/3 jogadores por jogo para chegarem á Liga dos Campeões com hipoteses reais de lutar pela terceira.

Posto isto, vamos ao jogo, o FCP entrou a pressionar alto e forte, fruto possivelmente da vontade e da garra de vencer para se distânciar ainda mais dos seus rivais, e foi numa pressão exercida pelo Bosingwa sobre o emprestado do Benfica que originou uma recuperação de bola e com um cruzamento perfeito ofereceu a um astuto Lisandro a hipotese de facturar, passado alguns minutos foi Lucho e a sua Mestria oferecer com um passe açucarado uma bola de golo que Raul Meireles com uma diagonal perfeita a aparecer na zona do ponta de lança e com um golpe de cabeça a fazer o 2-0 e quase a "matar" o jogo, dai até ao intervalo o FCP geriu o jogo e tentou controlar da melhor forma os possiveis ataques do Braga, neste processo devo salientar que o FCP ainda não consegue ter muito tempo a bola em seu poder, de forma a ser ele a controlar o jogo com posse de bola, para os jogadores não entrarem em tantas correrias sem nexo, julgo que é um aspecto a melhorar.

Na 2ªparte, o FCP continuou a controlar as investidas do Braga e a tentar criar alguns lances de perigo, mas já sem a acutilância necessário para facturar pela 3ªvez e acabar com o jogo, apesar de Lucho ainda ter atirado ao ferro no inicio da 2ªparte, mas foi já com as substituições efectuadas (tardiamente) que o FCP fez o 3º e 4ºgolos e deu ao resultado e aos adeptos um final de antologia merecido, a caminho do TRI...

MAIS - Lisandro, Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles.

Menos - Quaresma, de tanto querer ser o protagonista exagerou nalgumas investidas, se aprender a perceber que quando as coisas não estão a correr bem, pode sempre passar a bola, pode ser um fora de serie, por outro lado, pode sempre fazer golos de antologia quando já nada se espera do lance...

Com esta vitória e mais 2 empates dos rivais!!!, resta-nos dar-mos nós a qualidade que esta equipa tem aos adeptos do bom futebol e mostrar-mos que merecemos sem sombra de duvidas o TRI.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

No MAIS,faltaram o Zé Bosingwa e o B.Alves.Não achas? Quanto ao F.C.P.ter mais posse de bola...com Jesualdo isso é impossível, o modelo de jogo do Prof. não contempla posse de bola. É boa organização defensiva, boa ocupação dos espaços, com as linhas muito próximas e transições rápidas (contra-ataque).É assim e ele não muda.

Gerson Sicca disse...

O Porto vai ser campeão com um pé nas costas e pode chegar na liga dos campeões. Está com um bom time e um cruzamento menos complicado na liga.