terça-feira, julho 08, 2008

Guarin quase dragão

O médio colombiano Fredy Guarin está a detalhes de se tornar o mais recente reforço do FCPorto.

Paulo Machado, jogador envolvido no negócio, já foi oficializado no Saint Étienne, tendo sido emprestado ao clube francês por um ano, ficando estes com opção de compra no final da época.

Se me agrada a perspectiva de ver um jogador como Guarin evoluir no FCPorto, não concordo por outro lado em não se dar oportunidade a um jovem como Paulo Machado, que é sem dúvida uma das promessas do futebol português.

Para quando a aposta nos jovens valores das escolas portistas?

Recorte histórico


A servir de inspiração para a nova época, um recorte de imprensa que descobri durante um projecto no qual estou a trabalhar.

O FCPorto sagra-se campeão em 1978 (com o melhor ataque da prova -81 golos- e à frente do 2º classificado que, curiosamente, não perdeu um único jogo na prova), após um jejum de 19 anos, começando assim a traçar a linha de um percurso que levaria o clube ao topo do futebol português e à nata do futebol Europeu. Como as coisas mudaram em 30 anos...


segunda-feira, julho 07, 2008

Mercado internacional

Bergessio na mira do AC Milan
SEGUNDO UM JORNAL DESPORTIVO DA ARGENTINA


O avançado argentino Bergessio, que depois de uma passagem pouco frutífera [apenas 9 jogos oficiais] pelo Benfica reencontrou o seu futebol no San Lorenzo Almagro, estará na agenda do AC Milan, segundo o jornal desportivo "Olé". O clube italiano, aparentemente, terá se voltado para o ex-jogador encarnado depois de frustradas tratativas para contratar os mais credenciados Adebayor, do Arsenal, e Eto'o, que está fora dos planos no Barcelona.Sempre de acordo com a publicação argentina, os rossoneri estarão dispostos a pagar 14 milhões de euros pela aquisição de apenas 80 por cento dos direitos desportivos do atacante argentino.O presidente do San Lorenzo, Rafael Savino, negou a existência de uma proposta do AC Milan pelo jogador, limitando-se a revelar que o empresário do atleta está actualmente na Europa.


Mais um talento descoberto pela prospecção da 2ª Circular que se afirma na Europa. Como é que o FCPorto pode rivalizar com esta gente?

Notícia Record

Aí está a Liga

Na primeira jornada do ataque ao tetra o FCPorto irá receber o Belenenses. O Sporting irá apadrinhar o recém-promovido Trofense enquanto que o Rio Ave irá apadrinhar o primeiro resultado adverso do 4º classificado da época transacta.

No que diz respeito a jogos relevantes, o 4º classificado da época transacta recebe o Tri-campeão logo na 2ª jornada, enquanto que o Sporting o fará na 5ª jornada.

1.ª Jornada da Liga SAGRES (isto explica algumas decisões polémicas de CD e CJs)
E. Amadora-Académica
Naval-Marítimo
Boavista(*)-Sp. Braga
Sporting-Trofense
V. Guimarães-V. Setúbal
FC Porto-Belenenses
Rio Ave-Benfica
Leixões-Nacional

PS - Procura-se uma bandeira do Paços de Ferreira que foi roubada das imediações do edifício da Liga de Clubes. A mesma terá sido retirada por alguém vestido de camisola xadrez que de imediato se pôs em fuga.

Leitores do Zé do Boné querem Ibson no FCPorto!


A maioria dos leitores do Zé do Boné foram peremptórios: 58% acha que Ibson cabe no plantel do FCPorto para a época 2008/2009, independentemente de quem saia ou não. Há também 18% que acha que a sua entrada no plantel seria bem-vinda mas isso dependeria da saída de um jogador.
23% acha que Ibson não tem espaço no plantel do FCPorto para a próxima época.

Adriano o Injustiçado

O FCPorto deu a entender que se encontra no mercado à procura de um ponta de lança de qualidade para reforçar o ataque, isto porque Adriano, Renteria e Bruno Moraes não fazem parte dos planos de Jesualdo.

Esta é uma tomada de posição que me custa a digerir, tendo em conta aquilo que Adriano já mostrou ser capaz de fazer ao serviço do clube e pela sua persistência e perseverança.

Adriano, recordo, chegou ao FCPorto na época de 2005/2006 e com 7 golos foi decisivo na conquista do título. Foi também dele o golo decisivo no jogo do título. Na época seguinte, com Jesualdo, foi 2ª opção atrás de Postiga que começou o campeonato em grande forma mas que depois se eclipsou. A partir de Janeiro, Adriano voltou a ser titular e, com 11 golos, ultrapassou Postiga e sagrou-se 3º melhor marcador do campeonato.

Na última época, fruto de várias lesões, Adriano começou em desvantagem e, a fabulosa actuação de Lisandro por um lado, e a "necessidade" de colocar Farías a jogar por outro, afinal este fora um investimento caro da SAD, levaram a que fosse 3ª e por vezes 4ª escolha mas, ainda assim, Adriano recusou-se a atirar a toalha ao chão. Com 1 golo apontado e algumas assistências para golo (inclusive para Farías no jogo contra a Naval), Adriano mostrou a sua utilidade.

Trata-se de um jogador que nunca vira a cara à luta e, embora sendo ponta-de-lança com pergaminhos em Portugal, sabe sacrificar-se em função do colectivo e assistir os companheiros quando é preciso (lembram-se da assistência para o golo de Jorginho em Alvalade em 2005/2006 no jogo que abriu as portas do título?).

Eu pergunto: para quê procurar um avançado "de classe" e esbanjar mais uns quantos milhões quando já temos Adriano no plantel?


2005/2006 - 15 jogos - 1138 minutos - 7 golos
2006/2007 - 18 jogos - 1326 minutos - 11 golos (3º melhor marcador da Liga)
2007/2008 - 16 jogos - 537 minutos - 1 golo

domingo, julho 06, 2008

À boa moda portuguesa

Burrada atrás de burrada, é como se pode classificar a actuação do CJ da FPF na sua original reunião de sexta-feira.

1 - Tendo a reunião sido dada como encerrada pelo Presidente, eis que os vogais decidem, após um belo jantar, voltar a reunir-se como quem vai jogar às cartas e decidem entre si que as sanções impostas ao FCPorto e Boavista pelo CD da Liga são válidas. Não tiveram em consideração os argumentos apresentados em recurso e mantiveram uma decisão que já de si vinha inquinada. Aguarda-se agora com curiosidade a tomada de posição de Madaíl sobre esta questão.

2 - Por outro lado, o CJ da FPF decidiu considerar nulo o castigo imposto a Pedro Cary e ao Belenenses por alegada decisão irregular, isto 8 meses depois das alegadas irregularidades. Na altura, o jogador fora suspenso por 1 mês e ao Belenenses foram retirados 6 pontos, factor decisivo para que ficasse em 2º lugar na fase regular, a 1 ponto do Benfica que assim garantiu a vantagem no factor casa na final do Playoff e que, convenientemente, após ter perdido no Restelo, ganhou os 2 jogos em casa, sagrando-se campeão.

Alguém vê aqui um padrão?

sexta-feira, julho 04, 2008

Fredy Guarin



O jogador de quem se fala no momento é Fredy Guarin, médio colombiano playmaker e estrela da AS Saint Étienne. É sem dúvida um jogador interessante que constitui um bom reforço em potencial mas... tendo Ibson nos quadros, haverá mesmo necessidade deste investimento?

Aqui ficam alguns golos do jogador que, em abono da verdade são um bom indicador da qualidade do jovem colombiano:









quinta-feira, julho 03, 2008


O FCPorto começou hoje a preparação para a época 2008/2009 com um treino matinal no Olival. Marcaram presença no treino Alan, Benitez, Bolatti, Bruno Gama, Candeias, Farías, Fernando, Fucile, Helton, João Paulo, Kazmierczak, Lino, Lucho, Pedro Emanuel, Rolando, Ruca, Stepanov, Tomás Costa, Tengarrinha e Ventura.
Haverão ainda alguns ajustes no grupo mas, para já fica a imagem do dia a assinalar o início do ataque a todos os títulos internos e à Liga dos Campeões.

Um comentário

Quando pensávamos nós que o FCPorto tinha decidido passar a pré-época a "roubar" jogadores ao Benfica ou a tentar aliciá-los, eis que o Newcastle resolveu alinhar na brincadeira e "roubou" Jonás ao Benfica... São uns maus!!

Outro comentário

Há mais de uma semana que as notícias referentes a Aimar e Miccoli começam todas com "Está por horas...". Tenho de perguntar: de quantas horas se tratam afinal?

quarta-feira, julho 02, 2008

Equipamentos 2008/2009

Casa
Fora

Agradecimentos ao Visconde

Liga EURO ZÉ DO BONÉ - Classificação Final

Miguel Filipe, com a equipa Portogal, foi o grande vencedor da Liga de Verão Euro Zé do Boné, arrebatando o título na última jornada quando, à entrada desta tinha 1 ponto de desvantagem sobre a equipa da casa D-Team de Gil Lopes, que assim se queda pela 2ª posição.

A fechar o pódio ficou a outra equipa da casa, Euro Zé do Boné que também ultrapassou na última jornada a equipa que estava à sua frente, no caso, Seven 1970 FC de Pedro Lima.

O destaque pela negativa vai para o campeão da última edição da Liga Zé do Boné / Betadin que não conseguiu fazer valer os seus galões, quedando-se na antepenúltima posição.

Foi uma liga emotiva e a todos endereçamos o nosso agradecimento pela participação. Parabéns ao campeão Miguel Filipe.

terça-feira, julho 01, 2008

Querem ver que a Carolina é mentirosa...?

Caíram o Carmo e a Trindade! O TIC decidiu pela ilegalidade das escutas usadas no processo Apito Dourado (embora um dourado a dar para o pálido) e decidiu ainda requerer as certidões das declarações daquela que até agora era a testemunha fulcral e inatacável do processo: a escritora consagrada Carolina Salgado.

Perante isto, e caso o recurso do Ministério Público seja julgado improcedente, é caso para perguntar se, tendo em conta que as classificações dos campeonatos não foram homologadas pela Liga enquanto o processo não tiver chegado ao fim (afinal a penalização de 6 pontos não é oficial e o decurso de Pinto da Costa ainda decorre, como tal, parece-me a mim que percebo mais de bolos, que a sentença do CD da Liga não pode ser tomada como definitiva), não poderá o FCPorto, agora sim de forma convicta e fundamentada, processar a Liga por prejuízos e danos morais? Quem diz a Liga diz também outros clubes parasitários que se tentaram aproveitar da situação para colher benefícios que, em verdade e em campo, provaram ser indignos de merecerem.

Todo o processo fica agora ferido de morte ou, pelo menos, sofre um rude golpe que vai agora fazer com que, certos "doutores", arrivistas e nada conotados com manobras de bastidores com propósitos esses bem claro, pensem duas vezes antes de escreverem preto no branco que a escritora Carolina Salgado é uma testemunha idónea e credível.

Por outro lado, tenho pena que um certo industrial ligado ao ramo automobilizado, possa agora pensar em desistir de ser patrono de obras literárias como o foi célere quando a escritora Carolina Salgado o procurou para pedir patrocínios. A ficção portuguesa sofre, também ela, um rude golpe...


Transcrição do acórdão do CD da Liga sobre a decisão de penalizar o FCPorto com perda de pontos por tentativa de coação sobre a equipa de arbitragem:

A inidoneidade de Carolina Salgado vem do livro que, no TIC do porto, é tido pela meritíssima juíza que “pode naturalmente ser interpretada como uma verdadeira ‘vendetta’ contra o seu ex-companheiro’ (…) mesmo colocando essa hipótese verosímil, o certo é que esses sentimentos menos nobres, ou mesmo altamente censuráveis, que poderão estar a nortear a sua conduta, não significa automaticamente que a testemunha esteja a prestar falsas declarações sobre tão graves acontecimentosnão podemos estar mais de acordo com o que aí é dito pela meritíssima juíza.

Ou seja, há dúvidas sobre as motivações e veracidade das declarações da escritora Carolina Salgado...

É evidente que o testemunho de carolina salgado não pode ser tido como verdade absoluta ou insofismável; não pode o julgador ignorar as circunstâncias que envolveram a ruptura da sua relação com o arguido pinto da costa, nem que a publicação do livro, de alguma forma, poderá indiciar que sentimentos vingativos estarão porventura a nortear a sua conduta.

Ou seja, mais do mesmo...

Se tais indícios fossem ignorados estar-nos–íamos a alhear das regras do pensamento racional e dos dados da experiência comum. Coisa bem diferente é dizer que por isso, e só por isso, a testemunha não goza de qualquer credibilidade e o seu depoimento deve ser totalmente desconsiderado é que se o fizéssemos, sem mais, estaríamos a reconhecer implicitamente que a testemunha vem praticando crimes atrás de crimes através da prestação de falsas declarações/testemunhos perante os tribunais – o que, até ver, não está provado.

Ora... e não é que é bem capaz de ter estado a prestar declarações falsas??? E agora???

Estou ansioso pelos próximos capítulos!

Super Blog Awards

Já começou o período de votação para o Super Blog Awards!

Os interessados em votar deverão primeiro registar-se no site da Super Bock em:

http://www.superbock.pt/registo.aspx

e depois só têm de escolher o seu blog favorito e votar aqui:

http://www.superbock.pt/SuperBrand/Super_Blog_Awards/votar.aspx

PS - Se votarem neste, eu prometo um Zé do Boné com 300.000 leitores diários, um Blog ao nível dos melhores da Europa e ainda um conjunto de colaboradores que formarão a espinha dorsal da Selecção Nacional nas provas do Campeonato do Bairro dos Bloguistas. Digo mais: se o Jardel souber escrever sem erros e sem denotar Acordo Ortográfico, eu contrato-o!!!

Época 2007/2008 - Saldo Final

Futebol: Campeão Nacional

MODALIDADES:

Hóquei em Patins: Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça António Livramento

Basquetebol: Taça da Liga

Andebol: Taça da Liga


"A Armada Invencível de Franklim Pais"


O FCPorto conquistou a Taça de Portugal de Hóquei em Patins ao bater no Domingo, em Aljustrel, o HC Braga por 5-1, num jogo onde a superioridade portista foi incontestável.

Depois de uma meia final intensa contra o Óquei de Barcelos, a final antecipada como se havia aqui previsto, o FCPorto deparou-se com um HC Braga aguerrido e generoso na sua entrega ao jogo e que conseguiu impor algum equilíbrio na primeira parte.

Contudo, e apesar do FCPorto acusar algum cansaço depois de uma época longa, a equipa portista inaugurou mesmo o marcador a meio da primeira parte por intermédio de André Azevedo, a figura da partida, resultado com que se chegou ao intervalo.

No reatamento o HC Braga ainda chegou ao golo, e que golo! Um remate fulminante de Fellini em recarga e de ângulo quase "impossível". Mais uma vez, o FCPorto puxou dos galões e, logo a seguir, repôs a vantagem por Pedro Moreira.

A partir daí só deu FCPorto até porque o HC Braga "rebentou" fisicamente e, sem surpresa, o FCPorto ampliou a vantagem por Ricardo Figueira.

O 4-1 chegaria já na parte final, mais uma vez por André Azevedo, rápido a partir da tabela final e a fazer a diagonal para o centro para um remate à meia volta, para depois Filipe Santos fechar a contagem.

O FCPorto conquista assim a dobradinha e a sua 12ª Taça de Portugal (ultrapassou o Benfica nesse número), fechando com chave de ouro uma época onde conquistou todas as competições a nível interno, ficando no entanto a amargura de uma eliminação difícil de digerir nas competições europeias.

Um desfecho positivo para o clube com mais títulos de hóquei em patins em Portugal:

Taça dos Campeões Europeus - 2
1985/86; 1989/90

Taça das Taças - 2
1981/82; 1982/83

Supertaça Europeia - 1
1986/87

Campeonato Nacional - 17
1982/83; 1983/84; 1984/85; 1985/86; 1986/87; 1988/89; 1989/90; 1990/91; 1998/99; 1999/00; 2001/02; 2002/03; 2003/04; 2004/05; 2005/06; 2006/07; 2007/08;

Taça de Portugal - 12
1982/83; 1984/85; 1985/86; 1986/87; 1987/88; 1988/89; 1995/96; 1997/98; 1998/99; 2004/05; 2005/06; 2007/08

Supertaça "António Livramento" - 15

1983/84; 1984/85; 1985/86; 1986/87; 1987/88; 1988/89; 1989/90; 1990/91; 1991/92; 1995/96; 1997/98; 1999/00; 2004/05; 2005/06; 2006/07

Taça Europa - 2

1993/94; 1995/96