segunda-feira, junho 16, 2008

FCPorto na Champions League em 2008/2009


Segundo o que acaba de ser anunciado na imprensa portuguesa, a UEFA anunciou que, definitivamente, o FCPorto irá participar na próxima edição da Liga dos Campeões.

Segundo o porta-voz do organismo que tutela o futebol europeu, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol nunca iria analisar o caso a tempo da próxima edição da competição e, sendo assim, qualquer decisão que seja tomada, nunca irá ter efeito esta época.
A confirmar-se oficialmente esta decisão, acaba por ser feita justiça ao clube que, desportivamente e com grande brilhantismo, se apurou de pleno direito para a Liga dos Campeões, superando Sporting, Guimarães e a melhor equipa do Benfica dos últimos 10 anos.

Sendo assim, afigura-se uma tarefa muito complicada, na próxima época, para o "clube" mais interessado na exclusão do FCPorto (e que mais cordelinhos moveu nesse sentido embora, infelizmente para eles, não tenha conseguido eleger ninguém para cargos sensíveis na UEFA). Assim, este "clube" terá de se classificar pelo menos em 3º lugar se pretender ir à prova maior de clubes do futebol europeu da mesma forma como tentou ir este ano.

Até lá, podem começar a praticar:



Este artigo tem o patrocínio de Rennie, pastilhas digestivas de alta eficácia.

sábado, junho 14, 2008

Interessante artigo editorial...

...este, retirado do site oficial do FCP. Não vem nada ajudar ao processo digestivo de certas e determinadas pessoas. Eis o texto:


Esperanças frouxas

O Comité de Apelo da UEFA revogou a decisão da primeira instância, mas, à imagem dos candidatos políticos derrotados, houve quem cantasse vitória, quando o bom senso e o rubor exigiam mordaça e não microfone.

O F.C. Porto compreende a frustração do SLB durante o dia de hoje. Não é mais, de resto, que o reflexo de uma época de digestão desportiva complicada. A pressa revelada nas explicações exibe o que aconteceu durante toda a semana que passou.

Que fique claro: o SLB não ficou a ser parte do processo durante a sessão desta sexta-feira do Comité de Apelo da UEFA. Já o era há uma semana.

Tal como no relvado, no momento certo para expor argumentos e exibir dados, o F.C. Porto foi eficaz. Sem recorrer a fundamentos rebuscados, delgados e frágeis, inverteu a situação gerada em primeira instância. E volta a estar na UEFA Champions League, direito que assegurou com o melhor futebol que se viu em Portugal.

Tudo o resto são estratégias para tentar convencer os desprevenidos.

sexta-feira, junho 13, 2008

De volta à primeira instância

O Comité de Apelo da UEFA decidiu hoje anular a decisão do Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA que, como todos recordam, havia decidido suspender o FCPorto das competições da UEFA em 2008/2009.

O processo volta assim à primeira instância e, para já, estão na Champions os clubes que desportivamente garantiram esse direito.

Ficam-se a aguardar os desenvolvimentos do processo mas, parece-me, que de repente certos e determinados senhores terão ficado com um ligeiro travo amargo na boca. Como já o tinha dito a uns benfiquistas cá do burgo: Querem a Champions? Joguem à bola!

quinta-feira, junho 12, 2008

Concentradíssimos no Euro


Ronaldo fica em Manchester ou vai para Madrid? Vai casar ou não? Deco vai para o Inter? Eram estas as questões que mais preocupavam as pessoas no arranque da competição.

Pois bem, pelos vistos até Scolari já estava preocupado com o seu futuro e, conforme anunciou o Chelsea, vai ser o próximo treinador da equipa londrina. Segundo o comunicado, não serão feitas de uma parte e da outra, quaisquer declarações sobre o assunto até final da competição. Claro que nem os jornalistas vão questionar sobre o assunto nas próximas conferências de imprensa...

Espero sinceramente que este tipo de questões fique em suspenso pelo menos até dia 29 caso contrário teremos de perguntar a nós próprios: Será que há alguém na Selecção preocupado com o Euro?

quarta-feira, junho 11, 2008

Portugal avança para a próxima fase


Ao bater a selecção da República Checa, Portugal garantiu desde já a passagem à fase seguinte da prova onde irá defrontar provavelmente a Croácia ou a Polónia, partindo do princípio que, quer Portugal, quer a Alemanha, terminarão esta fase na liderança dos respectivos grupos.

Sobre o jogo, eu já o tinha aqui dito, a Rep. Checa é um adversário muito mais difícil do que o foi a Turquia (que à hora a que eu escrevo este texto está empatada com a Suiça) e só com muita determinação, e a inspiração de Deco e Ronaldo, foi possível vencer o jogo.

Tendo entrado bem no jogo, Portugal dominou e jogava com grande rapidez, trocando bem a bola e baralhando as marcações dos checos. Assim, o golo até acabou por surgir naturalmente, com uma assistência de Nuno Gomes para Ronaldo que não consegue bater Petr Cech (a par de Sionko, foi o melhor da Rep. Checa), mas este não consegue segurar a bola que acaba por sobrar para Deco que, com a colaboração de um defesa adversário, inagurou o marcador.

No entanto, na sequência de um canto, a Rep. Checa conseguiu chegar à igualdade por Sionko e Portugal sentiu, e de que maneira, o golo, deixando de fazer a boa circulação de bola que até aí vinha fazendo. Por outro lado, os checos disputavam a bola com uma agressividade algo no limite, o que limitava também os talentos portugueses.

Após o intervalo, o jogo continuou muito disputado embora Portugal tenha surgido muito rematador. Contudo, Nuno Gomes mais uma vez demonstrou estar divorciado com a baliza e, ao resto, Petr Cech opunha-se com muita categoria. Isto até que Deco surge isolado na direita, leva a bola para a frente até à área adversária e, fazendo uma leitura perfeita do jogo, descobre Ronaldo sozinho na área que, com classe, bateu finalmente Cech.

A partir daí a Rep. Checa teve de ir à procura do prejuízo, fazendo entrar o gigante Koller, ao que Scolari reagiu e bem, fazendo entrar Meira, como contra-medida para a elevada estatura do checo e com a vantagem de conhecer bem a sua forma de jogar já que ambos jogam na Alemanha.

A seguir, Scolari fez entrar Hugo Almeida para o lugar de Nuno Gomes, uma substituição que quanto a mim deveria ter acontecido logo ao intervalo já que Portugal jogava bem pelas alas mas, na área, faltavam centímetros e poder de choque ao ataque português.

Depois, uma vez que Simão estava já cansado e era necessário fechar o lado direito e, ao mesmo tempo, sair rápido para o contra-ataque, Scolari trocou o Madrilenho por Quaresma que acabaria mesmo por fazer o 3º golo para Portugal após um lance rápido de contra-ataque e uma excelente leitura de Ronaldo que, numa atitude invulgar, preferiu dar o golo ao companheiro de equipa em vez de tentar a sorte. Pela frente estava o monstro Petr Cech e preferiu jogar pelo seguro.

Foi pois uma vitória saborosa da equipa das quinas mas que, para aspirar a grandes vôos, precisa urgentemente de rever o posicionamento defensivo onde, nitidamente, ainda falta algum entendimento entre os jogadores mais recuados. No lance do golo, por exemplo, Ricardo não arriscou a saída e Petit foi sumariamente batido no lance. Contra os turcos, os checos e os suíços, chega e sobra mas quando chegar a altura de jogar contra uma Alemanha, por exemplo, vai ser preciso muito mais concentração.
Imagem: UEFA

terça-feira, junho 10, 2008

Várias hipóteses para nº6


É essa a ideia que se retira da sondagem efectuada junto dos visitantes do Zé do Boné.

Assim, a contratação de um novo jogador (Tomás Costa?) ou a colocação de Raul Meireles numa posição mais recuada, parecem as opções mais credíveis para cerca de 2/4 dos adeptos. Em terceiro lugar, a aposta em Mário Bolatti é tida como a solução ideal por 20% dos votantes. Curioso é constatar que a aposta em Bolatti ganhou força após as suas declarações à imprensa, mostrando vontade de se afirmar com a saída de Assunção.

A aposta em Fernando, com 16%, em João Paulo, com 12% são as outras alternativas, ao passo que Castro é tido como a aposta menos fiável. Aliás, como o comentador residente do blog, o meu camarada Wolverine afirmou, Castro será mesmo um jogador para lugares mais adiantados no terreno.

Vítor Baía condecorado com a Ordem do Infante D.Henrique


O mítico Vítor Baía foi esta manhã condecorado por Aníbal Cavaco Silva com o título de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique como reconhecimento pela sua carreira.

Esta condecoração visa agraciar todos aqueles que se distinguiram pelos serviços relevantes prestados em prol de Portugal, no país e no estrangeiro.

Vítor Baía, representou o FCPorto e o FCBarcelona para além de ter sido durante quase 10 anos o titular da Selecção Nacional. Ao serviço do FCPorto conquistou 10 campeonatos nacionais, 5 Taças de Portugal, 8 Supertaças Cândido de Oliveira, 1 Taça UEFA, 1 Liga dos Campeões e 1 Taça Intercontinental. Em Barcelona, conquistou 2 Taças do Rei, 1 Campeonato, 1 Supertaça de Espanha, 1 Taça das Taças e 1 Supertaça Europeia.

Para além de ser actualmente o futebolista recordista de títulos a nível mundial, com 32 titulos contra 25 de Pelé, Rijkaard e Mário Lacatus, também é o único jogador que conquistou títulos em todas as competiçoes de clubes em que participou. É ainda detentor do record e 1192 minutos sem sofrer golos no Campeonato Nacional e o 5º classificado nessa estatística a nível mundial.

Vítor Baía é e será sempre o melhor guarda-redes do FCPorto de todos os tempos e um dos melhores guarda-redes (senão o melhor) de sempre de Portugal.

Actualmente é Director de Relações Externas do FCPorto e dirige uma fundação com o seu nome, destinada a apoiar crianças e adolescentes carenciados.

Os últimos dias

Após um breve hiato, facto que irá acontecer com cada vez mais frequência nos próximos 2 meses, estamos de regresso às lides bloguísticas.

Entretanto, nos últimos 3 dias, muito aconteceu. Vejamos por ordem cronológica:

Euro 2008

O campeonato começou oficialmente no último sábado, precedido da tradicional e colorida cerimónia de abertura. Desta vez, a UEFA anunciou pomposamente que não haveria qualquer discurso durante a abertura. Os adeptos devem ter certamente agradecido.

Depois do Suiça x Rep. Checa, ganho pelos checos e com uma arbitragem a roçar a o fraco, o destaque foi sem dúvida o Portugal x Turquia. A vitória veio coroar uma boa exibição da equipa portuguesa, embora o adversário não tenha constituido um teste muito sério à equipa das quinas. Com Pepe, Moutinho e Deco em grande, foi o primeiro quem desfez o empate numa boa iniciativa com Nuno Gomes em que este fez o mais lógico: não sabendo marcar, dá a quem sabe.

Depois foi Raúl Meireles, no fim do jogo e já em período de compensação, quem fez o segundo, com uma boa incorporação num lance de ataque conduzido por Ronaldo, soberbamente trabalhado por Moutinho (grande exibição) e finalizado pelo portista.

Amanhã, contra a Rep. Checa, já poderemos ter uma ideia concreta do que pode valer a Selecção. Há visivelmente grandes equipas na competição, a Alemanha com o seu jogo mecanizado habitual e a Holanda que ontem foi avassaladora contra a Itália, naquele que foi sem dúvida o melhor jogo até agora. O Europeu segue dentro de momentos.

Hóquei em Patins

O FCPorto perdeu por 2-3 o 2º jogo da final do Playoff 2008 contra o Benfica. Após um começo muito disputado, a equipa portista, privada do melhor jogador português da actualidade, Reinaldo Ventura, sofreu o 1º golo contra a corrente de jogo. A partir daí o Benfica moralizou e chegou ao 2-o, resultado com que as equipas foram para o intervalo.

Na segunda parte, o FCPorto entrou ... "à FCPorto" dominando e chegando ao empate com golos de Emanuel Garcia e Caio. Contudo, já na recta final do jogo, o Benfica chegou ao 3-2 final, num lance de contra-ataque, para júbilo da impressionante massa humana que preenchia as bancadas. Pelo menos uma delas.

A decisão continua em Fânzeres no próximo Sábado onde, desta vez, com o regresso de Ventura e a ausência de Mariano do lado dos encarnados (foi expulso), o FCPorto irá procurar repôr a vantagem na final.

Mariano Gonzalez

O FCPorto assegurou a aquisição dos direitos desportivos de Mariano Gonzalez por 3 anos e por valores próximos de 3 milhões de euros. O jogador, emprestado pelo Palermo, tem assim a oportunidade de dar continuidade ao bom que mostrou na última época, momento em que mostrou raça e técnica. Fica para já a expectativa.


Nuno chamado para substituir Quim

Uma boa notícia foi a chamada de Nuno Espírito Santo para substituir a vaga deixada por Quim que se lesionou (pena não ter sido Ricardo...), surgindo como uma alternativa que se pode em certa medida considerar surpreendente já que, Eduardo do Vitória de Setúbal, foi um guarda-redes que se destacou ao longo da temporada e Hilário, do Chelsea, também não seria má opção.

Scolari optou por chamar um jogador experiente e grande profissional e, o jogador, que agora será a 2ª escolha na selecção, tem assim um justo prémio após uma época em que, na minha opinião, foi injustiçado por Jesualdo Ferreira.

Fez a pré-época a titular com boas exibições mas, com a chegada de Helton, foi relegado para o banco. Na Taça de Portugal, mostrou qualidades e aquela final, contra o Sporting, terá sido sem dúvida o mote para esta chamada.

sexta-feira, junho 06, 2008

Como disse?

Na Edição de hoje do DN surgem uma notícia inesperada. Será que há uma campanha orquestrada para minar a moralidade dos recém-assumidos paladinos da Justiça? Jogo Estoril x Benfica no Algarve? Quando? Onde? Calúnias!

O processo 'Apito Final' ainda não está fechado. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes deixou em suspenso dois processos e aguarda agora as conclusões do inquérito que a Procuradoria-Geral da República instaurou tendo como base o 'dossier' 'Apito Encarnado'

Liga de Clubes ainda aguarda mais dados da PGR

O "Apito Final" ainda não acabou. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes tem dois processos suspensos aguardando os resultados de um inquérito aberto pelo procurador-geral da República com base no dossier "Apito Encarnado". O documento tornado público em Agosto de 2007, foi entregue à PGR (e também à Liga, Federação e Polícia Judiciária) e pode colocar o Benfica sob a alçada da justiça desportiva no âmbito do processo "Apito Final". Alegadamente elaborado "por um conjunto de funcionários de investigação" da Polícia Judiciária, o dossier denuncia uma suposta dualidade de critérios da investigação do processo "Apito Dourado", e refere "factos" a que " por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento". Algumas das denúncias dizem respeito à época 2004/2005, ano em que o Benfica conquistou o campeonato. "Reuniões secretas entre Luís Filipe Vieira e José Veiga com dirigentes da arbitragem" , "reuniões num restaurante de Penafiel entre José Veiga e vários árbitros e árbitros assistentes", "reuniões entre o dr. João Rodrigues com o sr. Pinto de Sousa num hotel de Lisboa" , " a promessa da contratação de um jogador do Estoril antes do "famoso" jogo Estoril-Benfica, no Algarve", são algumas das denúncias feitas no documento anónimo que mereceu a Pinto Monteiro, no entanto, a decisão de abrir um processo de inquérito.

Sabendo disso, a Comissão Disciplinar da Liga de forma a evitar a prescrição que poderia resultar da abertura de um novo inquérito, tomou a decisão de suspender dois processos. Os processos de inquéritos 02-06/07 e 13-06/07 , apesar do arquivamento dos autos na parte respeitante à matéria de facto da deliberação final mantêm-se suspensos por um período de dois meses, a contar da data de publicação do respectivos acordãos - 6 de Maio de 2008 - ( no dia 6 do próximo mês de Julho a situação será revista), conforme se pode ler nas páginas 38/39/ 40 e 110/ 111 dos respectivos documentos. "O prosseguimento do processo visa investigar e aferir do relevo jusdisciplinar da factualidade que possa resultar da informação remetida a esta comissão disciplinar pela procuradoria geral da República".

O DN tentou contactar o Presidente da Comissão Disciplinar da Liga, mas sem sucesso. Ricardo Costa, que ontem esteve reunido com o Procurador Geral da República, manteve durante todo o dia o telefone desligado. O DN também não conseguiu chegar à fala com Luís Filipe Vieira . No entanto, em Agosto de 2007, quando o documento foi tornado público, o líder do Benfica foi claro na reacção: " se a PGR recebeu esse documento, que investigue. E que nada fique por investigar. O Benfica confia e sempre confiou na Justiça". -I.A/T.S.P

A avaliar pela capa d'O Jogo de hoje...

...quer-me parecer que alguém que sustenta toda a sua direcção com base no FCPorto ficou extremamente incomodado com as palavras de Pinto da Costa.

Esclareçam-me lá, quanto tempo de castigo este indivíduo ridículo e pseudo-dirigente apanhou pelas alegações que fez a seguir ao Boavista x Benfica, o tal jogo no qual um certo jogador falhou um penalty, e que depois acabou por desdizer à saída de uma suposta reunião decisiva na Liga?

Obrigado por existires! O futebol sem ti não tinha piada!

quinta-feira, junho 05, 2008

1 Ano sem passar da fase de grupos?

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA anunciou ontem a suspensão do FCPorto da Liga dos Campeões por um ano, com base nos dados fornecidos pela FPF que alegadamente terá "estranhamente" enviado numa primeira instância dados descontextualizados e incompletos. Incompetência ou algo mais? Fica a pergunta no ar para o Sr Madaíl, o paladino da "equidade", responder enquanto responsável máximo da FPF, neste momento de férias na Suiça.

O que é certo é que para já o FCPorto está suspenso por 1 ano embora esta decisão não seja vinculativa e a prudência recomende que se aguarde pelo desfecho do recurso que o FCPorto vai interpor nos próximos dias. No entanto, estou pessimista relativamente a um desfecho positivo do mesmo porque, nestas coisas, a UEFA é implacável (a não ser que os envolvidos sejam clubes italianos).

Para já ficam várias certezas relativamente ao cenário da confirmação do afastamento:

- O FCPorto é o clube português com melhor situação de tesouraria e a venda de Bosingwa confere ainda mais conforto. Se noutras paragens mais turbulentas, "não morre ninguém" por se estar 1 ano sem a Liga dos Campeões, no FCPorto muito menos.

- O FCPorto tem neste momento o melhor plantel de Portugal. Há ainda alguma indefinição relativamente aos lugares laterais da defesa embora, diga-se em abono da verdade, para consumo interno aquilo que o FCPorto tem, chega e sobra. O objectivo será a conquista de todos os 4 troféus em disputa, começando já pela Supertaça.

- Portugal vai colocar 2 ou 3 equipas (o Benfica sai beneficiado de o Getafe não estar na pré-eliminatória e pode tirar partido disso) na fase de grupos e, na melhor das hipoteses deverá colocar duas na UEFA após o término dessa fase a não ser que o Sporting consiga segurar alguma das suas melhores figuras pois, até ver, reforçou-se com qualidade, e passe à fase seguinte. O Benfica vai andar durante uns tempos à procura de modelo de jogo sem Rui Costa e não deverá fazer melhor que no ano passado e o Guimarães já se sabe que é candidato a um 3º ou 4º lugar, não mais.

Ainda assim, caso o recurso do FCPorto seja bem sucedido, tudo isto não passará de um mero exercício de imaginação e, na Liga dos Campeões estarão apenas equipas que conquistaram desportivamente esse direito.

terça-feira, junho 03, 2008

Liga de Verão - Zé do Boné


Vai começar o Euro 2008, torneio que a crer pela publicidade que temos visto constitui mera formalidade para a Selecção. Como não podia deixar de ser, o Zé do Boné associa-se ao evento lançando a Liga Euro Zé do Boné, em tudo semelhante à Liga Zé do Boné Betadin que recentemente terminou, com o Visconde a sagrar-se campeão.

Estão desde já e até Sábado, abertas as inscrições a todos os interessados bastando para tal dirigirem-se ao endereço


e inscreverem-se com o seguinte código:


124476-22916

As inscrições serão então verificadas pelo Comité Executivo da Liga do Zé do Boné e todas as que não reunirem condições não serão licenciadas para a competição.

PS - Esta é apenas pelo espírito de competição e não há prémios, senão qualquer dia lá se iam os valores de fair play e competição.
PS2 - Estás com espírito ó Visconde??

segunda-feira, junho 02, 2008

Despedida em grande de Tomás Costa

Um passe fenomenal a rasgar toda a defesa e um golo oportuno num lance em que se incorporou muito bem no ataque, marcaram a despedida de Tomás Costa, garantido a manutenção do Rosário Central na 1ª Divisão, na vitória por 4-2 frente aos Tigres.

Hóquei: FCPorto 6 x 0 Benfica (1-0)


O FCPorto começou de forma imperial a defesa do título ao receber e golear "sem espinhas" o Benfica por 6-0 em Fânzeres, fazendo jus à superioridade incontestável das últimas 6 épocas. Reinaldo Ventura foi o homem do jogo.

Foram precisos apenas 3 minutos para Reinaldo Ventura fazer o 1º golo com um remate de longe, aliás a sua especialidade. 10 minutos depois, de novo Reinaldo Ventura, desta vez a "meias" com Emanuel Garcia, fazia o 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo. Uma primeira parte de alta eficácia onde Edo Bosch também brilhou a espaços parando sozinho os contra-ataques do Benfica.

Na segunda parte, o FCPorto chegou aos 3-0, de novo por Reinaldo Ventura desta vez na marcação de uma grande penalidade e, pouco depois, foi a vez de Filipe Santos alargar a vantagem para 4-0. Já perto do final, Jorge Silva e Caio fixaram o resultado final de 6-0, escrevendo a história de um jogo no qual o Benfica poucas vezs conseguiu incomodar o hexacampeão.

O jogo 2 é já no próximo Sábado às 17h no Pavilhão da Luz onde, em caso de vitória, o FCPorto poderá assegurar uma vantagem decisiva para a conquista do histórico heptacampeonato.

imagem FCPorto

domingo, junho 01, 2008

Não há ninguém que tenha 40 milhões?

Hoje, em Viseu após o jogo da Selecção, Ricardo Quaresma afirmou que sente que está na hora de sair do FCPorto e que já manifestou essa vontade várias vezes.

Pois bem, pessoalmente, já venho defendendo a saída de Quaresma desde há muito tempo. É verdade que este jogador tem um talento fora do comum e já foi ele quem resolveu muitos jogos (a esta hora David Luiz ainda anda à procura dos rins) mas, infelizmente, falta-lhe maturidade e espírito para suportar esse mesmo talento fazendo com que o seu jogo perca muita da objectividade que deveria ter, prejudicando assim a manobra da equipa.

Sem Quaresma, a equipa pode muito bem articular-se em 4-4-2, até se resolve ao mesmo tempo a questão da saída de Paulo Assunção, e a equipa ganha muito em termos de jogo colectivo.

Ninguém tem 40 milhões? O srs do Atlético de Madrid, já que vão pagar 600.000 euros, não querem dar mais 40 milhões?