segunda-feira, abril 07, 2008

Sondagem Zé do Boné

Escolhe qual foi, para ti, o jogador fundamental para a conquista do 23º campeonato, na sondagem do lado direito composta pela lista de jogadores mais utilizados.

Teorias da Conspiração

Ontem à noite caiu o Carmo e a Trindade no Estádio do Bessa por supostamente Lucílio Baptista não ter assinalado, deixa cá fazer as contas..., uns 5 penalties a favor do Benfica. Eu diria mais, Lucílio deixou por marcar uns 10 penalties a favor do Benfica e um a favor do Boavista em circunstâncias muito semelhantes ao que a nação benfiquista reclamou no último jogo com o Paços de Ferreira. Bom, verdade seja dita, que um dos penalties reclamados pela instituição reporta-se ao domínio da bola por parte de um jogador boavisteiro com o braço, braço esse que lhe terá crescido no abdómen uma fracção de segundo antes da bola ter chegado até ele.

Contudo, é interessante ver a febre conspirativa que logo tomou conta de toda a estrutura da Instituição regurgitando todo o tipo de teorias conspirativas sobre resultados fabricados, faltando apenas referir que toda a linha média e linha avançada do Benfica tinham sido subornadas para falhar golos fáceis, inclusive Rui Costa com uma rosca digna de um jogo de solteiros x casados.

Por outro lado, outros houve que em vários fóruns alegaram facilitismo por parte do Estrela da Amadora, tal era a azia perante a consumação de um facto que nem a eventual retirada de 6 pontos, que seja, pode inverter. Já agora, ligando a temática dos penalties ao Estrela da Amadora, não posso deixar de recordar a forma como este clube foi eliminado de uma competição que estreou este ano no calendário competitivo nacional.

Caríssimos, facilitismos era quando o Estoril aceitava as condições impostas pelos seus accionistas maioritários e ia jogar para o Algarve quando os seus próprios dirigentes reconheciam que seria mais vantajoso jogar no Estoril.

Por outro lado, não ficaria surpreendido se no clímax da febre da teoria da conspiração, alguém traçasse uma comparação entre Jorge Ribeiro e Makukula, o craque goleador do Benfica, salientando a coincidência de ambos terem falhado um penalty contra o Benfica e de terem tido um fraco rendimento no jogo, isto depois de na véspera dos jogos se ter anunciado o interesse do Benfica nesses mesmos jogadores.

Mas se fossem por aí, teriam de recordar quando, há duas ou três épocas atrás, na sequência de um processo sumaríssimo instaurado ao jogador Petit (um dos raros que foram instaurados ao Benfica e mesmo assim tendo sido instaurado após denúncia) após um jogo contra o Guimarães, foi divulgado na imprensa o suposto interesse do Benfica no jogador Tiago Targino. Coincidência ou não, na véspera da audição do jogador do Benfica pelo CD da Liga, Targino foi chamado como testemunha de defesa de Petit...

Enfim... teorias da conspiração. Como diria Simão Sabrosa nos seus "tempos áureos" com um sorriso maroto: "Se o árbitro assinalou então é porque foi".

domingo, abril 06, 2008

Recortes de imprensa estrangeira

MARCA.ES

DERROTÓ EN CASA AL ESTRELA DE AMADORA POR UN CONTUNDENTE 6-0
El Oporto, campeón por tercer año consecutivo


El Oporto se consagró campeón de la Liga del fútbol portugués por tercer año consecutivo, al derrotar en casa al Estrela de Amadora con una goleada de 6-0, en la vigésimo quinta jornada del campeonato. Desde la temporada 1972-1973 ningún equipo luso había conseguido ganar el campeonato tan temprano, cuando todavía faltan cinco jornadas para el final. El título es el vigésimo tercero de la historia del club.

Esta copa de la Liga tiene un claro sabor argentino. Lisandro López es el mejor marcador de la época con 21 goles y Lucho González está considerado como el mejor jugador en asistencias de la Liga. No pocos de los goles marcados por López han sido con el concurso de su compatriota Lucho. En el campeonato del pasado año, cuando Oporto ganó la Liga en la última jornada al derrotar por 4-1 al Deportivo Aves, Lisandro fue el gran héroe del partido, al marcar dos goles.

Sin embargo, en este partido, fue Lucho quien abrió el marcador en el minuto 8, tras recibir un pase milimétrico de su compatriota Lisandro, quien se reservó para el final del partido. Sólo cuatro minutos después fue el turno de marcar Tarik, con otro pase genial de Quaresma. El Estrela de Amadora comenzó a quedar completamente trastornado, a merced de los portisas, animados por unos 50.000 hinchas que casi llenaban el Estadio del Dragón. En la segunda parte, el Estrela de Amadora hizo algunos amagos, pero la defensa del Oporto representaba una verdadera muralla hasta que en el minuto 64 fue Quaresma quien marcó el cuarto gol, aprovechando un pase perfecto de Raúl Meireles.

En el minuto 71, bajo la presión de Lucbo, Mauricio terminó por marcar un auto gol y cinco minutos después Bruno Alves anotó el quinto con un golpe de cabeza. Lisandro no podía salir de este partido decisivo sin otra contribución al club y en el minuto 86 fue Quaresma que colocó la bola en el sitio exacto para marcar el sexto gol y sellar la partida. Paulo Bento, entrenador del Sporting, consideró que la victoria de Oporto es "justa, porque el equipo marca una diferencia significativa en el terreno, tiene el mejor ataque y la mejor defensa".

Entre 1990 y 2008, el Oporto ha ganado en 13 ocasiones el campeonato de la Liga y 7 veces la Copa de Portugal. A ello se agregan que se coronó una vez ganador en la Liga de Campeones, una Copa UEFA y una Copa Intercontinental. Los resultados en la Liga de Campeones y UEFA fueron bajo el mando de José Mourinho, entre los años 2002 y 2004.

L'ÉQUIPE.FR

Foot - POR - Porto champion
Son écrasante victoire samedi soir à domicile (6-0) contre Estrela Amadora est synonyme de troisième titre consécutif pour le FC Porto, le vingt-troisième de son histoire. Avec 18 points d'avance sur son dauphin, Vitoria Guimares, à cinq journées de la fin, Porto ne peut plus être rejoint.


GAZZETTA.IT

Travolgendo 6-0 l'Estrela Amadora i portoghesi si sono assicurati per la terza volta consecutiva (e con 5 turni di anticipo) il campionato. C'è però un'indagine della Commissione disciplinare che potrebbe rimettere in discussione il verdetto

DOMINIO PORTO - Da allora sono stati tre scudetti consecutivi del Porto. Questa sera i Dragoes hanno sfruttato il primo dei match-ball a disposizione travolgendo 6-0 all’Estadio do Dragao l’Estrela Amadora, squadra di medio-bassa classifica con poche pretese. Un tris mai sembrato in discussione. Prima gli 8 successi iniziali consecutivi, poi un vantaggio sul Benfica arrivato a gennaio a +11. Una vittoria preparata in anticipo per concentrarsi nella scalata in Europa: l’illusione di molti era riuscire ad eguagliare l’annata vincente da outsider di Mourinho. Per questo sono stati trattenuti un altro anno i vari Quaresma, Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez, ma i rigori contro lo Schalke negli ottavi sono stati una sberla inaspettata per tutta la città. La delusione della Champions rimane là, ma non oscura lo stupore di un’annata pazzesca: il Porto si è laureato campione di Portogallo con 5 giornate di anticipo, prima squadra in assoluto in tutta Europa. Sedici punti in più sul Benfica (che gioca domani sera proprio a Oporto in casa del Boavista), 18 sul Vitoria Guimarães che ha una partita in più, un divario reso ancora più incredibile dal fatto che la lega portoghese è a 16 squadre, dunque di sole 30 giornate.


UEFA.COM


Porto rule in Portugal again

FC Porto claimed a third successive Portuguese Liga title as a 6-0 home win against CF Estrela da Amadora gave them an unassailable lead at the top with five matches still to play.

Early initiative
Needing to win to make sure of their 23rd championship overall, Jesualdo Ferreira's side quickly seized control at the Estádio do Dragão and took the lead as early as the eighth minute, Lucho González combining with fellow Argentinian Lisandro López to open the scoring. Three minutes later, the win and the title were effectively assured as Moroccan international midfielder Tarik Sektioui turned in Ricardo Quaresma's left-wing cross, but Porto had no intention of stopping there - although the third goal did not arrive until the second half.

Second-half glut

When it did, Raul Meireles providing the cross from which Quaresma made it 3-0 in the 64th minute, it prompted a flurry of Porto goals in the last half-hour starting with visting defender Maurício turning a Bosingwa cross past his own goalkeeper 19 minutes from time. Bruno Alves then added a fifth with 12 minutes left from another Raul Meireles assist, before López scored his second and Porto's sixth to put the final flourish on a memorable night.

'Good night'
"It was a great game," said Ferreira, who signed a new one-year contract with Porto this week. "We were serious, professional and adults. We scored six goals in front of a great crowd and increased our goal average. It was a good night and we are champions." In Saturday's other match, A. Académica de Coimbra and Vitória FC drew 0-0, while on Friday FC Paços de Ferreira and Vitória SC shared four goals in a 2-2 draw.

sábado, abril 05, 2008

E vão 23!

Exibição segura, com personalidade e, acima de tudo com uma qualidade que destoa da mediocridade geral do campeonato, excepção feita ao futebol empolgante de Guimarães e Setúbal, o FCPorto carimbou sem deixar dúvidas o Tri-Campeonato!

Como eu havia referido no blog do Dragão Vila Pouca, hoje esperava um golo por cada ponto que a imprensa bombásticamente anunciou que iria ser retirado ao FCPorto e a verdade é que aconteceu mesmo. Num dia em que ganhei uns troquitos no Euromilhões, acabou por ser mais um tiro em cheio.

Por exibições como as de hoje, por épocas como esta foi, é que, de facto, vale a pena ser portista.
GRANDE PORTO, GRANDE EQUIPA, GRANDES JOGADORES, PARABENS PORTO!
23 e a contar!

sexta-feira, abril 04, 2008

O Apito Frustrado

Perder ou não perder 6 pontos é a questão que domina este último capítulo do campeonato que tem um vencedor há muito anunciado e que, em termos de mérito, recolhe a unanimidade por parte dos adversários (excepto por um certo cavalheiro que todas as semanas distila o seu veneno em completo despudor e que dá pelo nome de Cartaxana). Dado o nível da concorrência, arrisco-me até a dizer que, nem que tirassem 20 pontos ao FCP, ainda assim seria campeão (com todo o respeito pelo Vitória de Guimarães que, mesmo que não vá à Champions, fez um campeonato brilhante).

Para começar, esta polémica dos 6 pontos e a indignação da massa auto-vitimizada que queria ver o FCP na II liga, faz-me rir a bom rir! Primeiro porque há uma grande diferença entre aquilo que as coisas são e aquilo que as pessoas desejariam que fosse. Como dizia há dias Miguel Sousa Tavares, muito se tem queixado o presidente do Benfica, pelo facto de o caso Apito Dourado, segundo ele, estar parado, isto apesar de já haverem julgamentos a decorrer. Então de que se queixa? Exactamente do facto de serem casos ligados ao Gondomar e não ao FCP como ele gostaria que fosse.

Em primeiro lugar, quero dizer que muitas vezes não concordo com o Miguel Sousa Tavares mas, neste caso, é uma evidência gritante. No entanto até esse argumento já começa a deixar de ser usado pelo presidente do Benfica que, ultimamente optou por escolher Vale e Azevedo como alvo preferencial, isto enquanto o seu clube se apresta a começar um novo ciclo, pelas minhas contas o 35º ciclo desde que Vieira chegou à presidência. Será que esta mudança de estratégia irá implicar a não publicação da tão aguardada sequela do best-seller "Eu Carolina", publicação na qual Vieira e seus acólitos foram tão fundamentais?

Oiço dizer que noutros países o FCP seria despromovido e ponto final. Eu pergunto: em que países? Referem-se a Itália? Ao Calciocaos? Este argumento peca por um ponto fundamental: primeiro quando as pessoas pensam em Calciocaos, só pensam na descida de divisão da Juventus. No entanto esquecem-se do Milan, Lázio e Fiorentina que ficaram na Série A com 8, 19 e 11 pontos de penalização respectivamente. É claro que aqui não interessará averiguar o porquê da diferença de castigos, o que interessa é que o FCP incomoda muita gente e por isso deveria ir para a II Liga.

Caros incomodados, aziados e outros que tal, há aqui um ponto fundamental: o CD da Liga apresentou ao FCP notas de culpa por suposta TENTATIVA DE ALICIAMENTO. Sabem a diferença entre "tentar" e "fazer"? Eu dou um exemplo: o Vieira "tenta" mostrar que percebe de futebol enquanto que o FCP "faz" aquilo que sabe fazer melhor: ganhar jogos.

Se se trata de uma tentativa de aliciamento e não há provas de que o FCP tenha sido beneficiado pelas arbitragens, isso implica que os resultados dos jogos não estão de forma alguma desvirtuados, logo os seus subsequentes resultados estão correctos, logo ninguém foi prejudicado.

Por outro lado, há algo que gostaria que alguém me explicasse, que é onde situar aquela oferta feita ao árbitro do jogo Benfica x Naval desta época. Dizem-me que não é suborno, que ninguém suborna ninguém com algo que vale 35 euros. Bom, se pelos vistos o suborno está tabelado, peço que me expliquem a partir de valor é que se considera suborno. A partir de 100 euros? A partir de 99 euros? Será que é legítimo oferecer algo a um árbitro ANTES do jogo?

Para terminar, quero aqui deixar o meu maior desejo em relação a uma eventual retirada de pontos. Se ela vier mesmo a acontecer que seja no ínicio da próxima época por favor. Só assim seria possível ter um campeonato relativamente competitivo e não uma competição em que a partir de certa altura se assista a um monótono cumprir de calendário. No entanto tenho cá para mim que, se para as bandas da Luz voltam a constituir "o melhor plantel dos últimos 10 anos" (sic) que "qualquer treinador gostaria de ter" (sic), 6 pontos não serão suficientes.

Contudo, ocorre-me agora que se os pontos forem ainda retirados antes do final do campeonato em curso, os portistas arriscar-se-ão a festejar por duas vezes a conquista do campeonato na mesma época. Já imagino a quantidade de piadas a que isto não vai dar origem :)

Faltam pouco mais de 24h para o TRI!

Os meus 6 pontos

Como é de calcular, o povo vermelho e verde rejubila de entusiasmo, visto que o FCP vai perder 6 pontos...
Como, se o caso ainda nem sequer foi julgado... pelo menos por um tribunal imparcial, mas onde seria esse tribunal imparcial, se fosse na Cidade do Porto não haveria quem afirma-se que eram do FCP, e mesmo que não fossem, seriam do Porto, logo, gente menor para julgar este caso, pois, eles em Lisboa é que são bons, o resto é paisagem para eles, e como não conseguem vencer em campo, têm de arranjar forma do caso ser julgado em Lisboa, que seja, quem é Portista e vive neste Pais de invejosos e mentecaptos já está habituado a lutar contra tudo e todos para vencer, será só mais uma vitória para nós, em contrapartida, será mais uma derrota para o povo de palas nos olhos, e isso é que sabe bem...
Mas, enfim, nas primeiras páginas dos jornais e nas rádios e televisões, mais uma vez o caso já está sentenciado, para "quase" todos eles vale tudo para retirar pontos ao FCP, por eles, o FCP nem tinha equipa de Futebol, e já agora, nem de Basket, nem de Andebol, então de Hoquei em Patins nem se fala, ou seja, para eles o FCP não podia existir, e acho que mesmo assim eles (Vermelhos e Verdes) não iriam ganhar tanto como julgam que ganhariam, e porque?
Porque eles são realmente maus, (tirando honrosas excepções), é preciso ver que o Traficante de Pneus é um ladrão do pior, e no entanto, eles batem palmas á sua passagem...
Quanto a isso, lembro-me do dia em que João Vale e Azevedo visitou a minha terra, e aquilo é que era, era com aquele Presidente que iriam tirar o Poder ao FCP, eu só me ria, e o que aconteceu depois, pois, aconteceu o que acontecerá ao Traficante de Pneus no dia em que ele deixar os Vermelhos, bastando para isso que a justiça Civil esteja atenta aos ultimos 7/8 anos da gestão das empresas e Clubes de Futebol por onde o Orelhas passou, mas para isso é preciso coragem, e como agora ele é Presidente dos Vermelhos, ninguem, nem os jornalistas "de palas nos olhos" falam disso, pois, não interessa...
Depois oiço os outros adeptos dizerem que se fosse no Clube deles que acontecesse alguma coisa parecida, (ainda que não provada no caso do FCP), eles iriam ter muita vergonha e deixariam de ligar ao futebol... pois, então deve ser por isso que deixaram de ir aos Estádios de Futebol, ou isso, por estarem de Vergonha da corrupção nos seus clubes ou por acharem que a sua equipa joga tão mal que nem vale a pena lá irem...
Enfim, quanto ao FCP, a reabertura dos processos em causa por parte da Morgadinha só se deve ao facto de ser mais uma com "pala nos olhos", porque o fácil é ir a favor da opinião publicada, o dificil é levantar processos aos vermelhos por terem ganho um campeonato em que até e pasme-se os jogadores e treinadores de um clube (o Estoril Praia) disseram que foram comprados por parte de dirigentes da então estrutura do Benfica, caso de José Veiga, mas isto a Morgadinha não viu, e este ano não estariamos a festejar o TRI, mas sim o HEXA, pois... dá-lhe jeito, assim é fácil, é por isso que este processo está completamente inquinado, senão veja-se o caso em que a reabertura do processo se deve ao facto em que a "Sra da noite" disse que viu uma coisa em casa do Presidente e que contou isso á Policia, no entanto noutro processo, em que ela confessa ter sido a mandante para o Caso Bexiga, já nada lhe ter acontecido, e o seu depoimento não ter valor para um caso e para o outro já tem, triste justiça a nossa que não é cega.
E agora a parte desportiva, então no ano em que o FCP foi CAMPEÃO EUROPEU pela 2ªvez, em que era treinado pelo José Mourinho, um DEUS Treinador do Futebol a partir do momento em que saiu do FCP, passado a ser unanimemente considerado como um exemplo de trabalho e de classe a nível mundial, pois, só no FCP é que não tinha valor, esta história é sempre a mesma, todos os jogadores que estavam no FCP e sairam Vitoriosos do FCP nesse ano memorável para as nosssa cores, depois de sairem passarem a ser os maiores craques da Europa,, caso de Ricardo Carvalho, Deco, entre outros, e mais recentemente, Pepe e Anderson, e até na Selecção foi aproveitado o trabalho que eles traziam do FCP, pois, nos dias de hoje, se o Lisandro ou Quaresma fossem avançados dos Vermelhos ou Verdes seriam os maiorres do Mundo, com páginas e páginas nos jornais, mas como são nossos, ainda bem para nós, e para eles que assim podem mesmo ganhar TITULOS REAIS, e não com a equipa intitulada pelo traficante dos pneus como a melhor dos últimos dez anos..., a sério, este homem não tem a noção de burrice que ostenta de cada vez que abre a boca, alguêm o cale, senão eu "morro" a rir...
Enfim, então não é este o ano, do Titulo Europeu em que estão em causa dois jogos, onde os homens do Apito, depois de analisarem as imagens dos jogos, chegaram ás conclusões, pasme-se que o FCP é que terá sido prejudicado em 2/3 lances, e no entanto a Liga tem a lata de instaurar processos ao FCP..., mas já que assim foi, que o FCP não se cale, se revolte e mostre a sua força, a sua ansia de vitória, a sua crença que lhe foi injectada há trinta anos quando o FCP recomeçou a ganhar, e trouxe de volta este clube aos titulos, lugar que é nosso de direito, e porquê?
Porque somos realmente MELHORES, porque nos anos anteriores ao 25 de Abril de 1974, que entre muitas outras atrocidades cometidas, cometeu a heresia de votar a cidade do Porto e o seu clube mais representativo ao Ostracismo, levando com isso o FCP a ser roubado a torto e direito, e quando o Nosso Grande Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e José Maria Pedroto tomaram as rédeas do Clube, a diferença foi abissal para o passado da outra senhora, (curiosamente agora nem se pode chamar de senhora... "a dita cuja"), foram estes dois homens primeiro e posteriormente PC que elevaram o FCP a um nível Europeu, em que ás vezes parece que apenas deveriamos era estar a disputar o Campeonato ou da Inglaterra, Espanha, Itália, ou Alemanhã, tal é a diferença da nossa força para a fraqueza dos nossos adversários internos, e se durante trinta anos ganhamos pontos atrás de pontos, justamente e em campo fruto da competência dos nossos jogadores e treinadores, o que são agora uns meros 6 PONTOS, e por isso, se ao subtraidos esses pontos já neste ano ou no próxima, eu também acredito que em 5 jornadas, recuperaremos esses 6 pontos, isto no caso da comissão disciplinar da Liga também tiver palas nos olhos, (o que é o mais normal).
Portanto, e finalizando a minha analise a este caso, o FCPORTO vai ganhar o jogo amanhã e festejar rijamente por todas as cidades do Pais, elevando o nosso FCP a uma festa e alegria enormes e irá também combater, como é do seu apanágio, toda a má fé que existe nos homens "com palas nos olhos" e que infelizmente gerem a nossa justiça, tanto desportiva, como civil, assim, preste-se uma homenagem aos jogadores do FCP e encha-se o Dragão de festa.
O melhor ONZE da época do FCPORTO.
HELTON
JOSÉ BOSINGWA, PEDRO EMANUEL, BRUNO ALVES, JORGE FUCILLE
LUCHO GONZÁLES, PAULO ASSUNÇÃO, RAUL MEIRELES
TARIK SEKTIOUI, LISANDRO LÓPEZ, RICARDO QUARESMA
JESUALDO FERREIRA
PPOOOOOORRRTTTOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!

terça-feira, abril 01, 2008

6 Pontos

...é o número de pontos que o CD da Liga poderá retirar em última instância ao FCPorto, no âmbito do processo Apito Dourado, relativamente a 2 jogos da época 2003/2004, (mais) uma época em que a superioridade do FCPorto foi avassaladora.

Ao que conseguimos apurar, trata-se de uma medida desesperada da Liga de Clubes que, não obtendo os resultados esperados com a redução do número de clubes, tenta aumentar a competitividade da BWin Liga retirando pontos ao FCPorto.

segunda-feira, março 31, 2008

Histórico

"O Benfica não devia ter sido campeão!"

Declaração de LFV a.k.a. Orelhas a.k.a. Kadhafi dos Pneus ontem na inauguração de uma Casa do Benfas, referindo-se ao título de campeão que a Instituição conquistou acidentalmente há 3 épocas atrás.

Pela primeira vez na história deste blog, concordamos em absoluto com as palavras deste indómito portista e, também pela primeira vez, o reconhecimento pelo acerto da declaração não nos permite desta vez desatar a rir às gargalhadas com declarações deste distinto cavalheiro.

domingo, março 30, 2008

Belenenses -1 / FCPORTO - 2




O TITULO Á PORTA (Quase desde a 1ªjornada!!!)

Lisandro 49', Lucho 90'+3 g.p.
Mais uma vitória rumo ao TRI - CAMPEONATO do FCPORTO, vitória muito dificil e suada, num campo muito complicado, e onde o FCP nem sempre jogou bem, principalmente na 1ªparte, onde os jogadores estavam apenas para controlar o jogo, e as poucas ocasiões criadas e o jogo pouco fluido também não ajudavam.

Também é preciso constatar que o FCP jogou na 1ªparte de uma forma algo diferente do normal, com 2 homens avançados e abertos na frente, com Quaresma a entrar de trás, ora pelo meio, ora pela extrema, mas sempre numna posição algo ambigua onde parecia não estar em jogo, e Lucho a fazer muitas vezes de médio ala direito para tentar criar desiquilibrios, mas nem sempre bem sucedidos.
Com um Belenenses algo atrevido durante a 1ªparte, a criar 3/4 lances de perigo junto da área do FCP, obrigando a defesa a grandes trabalhos, e Helton a uma enorme defesa, no lance do golo não tem hipotese, pois o avançado aparece isolado, o problema foi que o FCP numa 2ªbola não conseguiu recuperar a posição defensiva da forma mais rápida e permitiu nesse lance 2 situações de falhas individuais e colectivas, P. Assunção não subiu a tempo no terreno e colocou o avançado em jogo, mas no momento do cruzamento, ninguem pressionou devidamente o jogador que coloca a bola na área novamente.
E apesar do FCP ter criado algumas oportunidades de perigo junto da área contrária, nunca conseguiu definir da melhor maneira, assim ao intervalo, Jesualdo colocou a equipa a jogar noutro sistema, com Quaresma mais aberto na esquerda, Lisandro na frente e Farias sobre a ala direita a flectir para o meio, permitindo mais subidas de Bosingwa, e Lucho a partir de posições mais interiores para mandar no jogo no meio-campo, e não foi de estranhar que logo no recomeço de jogo, numa bola ganha por Lucho e bem endossada a Lisandro este fizesse um belo golo á entrada da área com um remate portentoso, a partir dai (48m.) o FCP tomou completamente conta do jogo e por várias vezes o FCP criou ocasiões de perigo, e Farias tem uma perdida incrivel logo de seguida, e depois é substituido por Adriano, que correu, mas sem grande produtividade.
Ou seja, o FCP, jogando em 4-3-3, toma conta do jogo e empurra o Belenenses para trás, pois a pressão era bastante grande no meio-campo ofensivo do FCP e não permitia que o Belenenses saisse a jogar com a bola controlada, nesta altura a defesa e o meio-campo do FCP tomaram conta do jogo, o problema a meu ver era que faltava alguêm que acompanhasse Lisandro na frente de ataque, pois nem Farias, nem Adriano estão nesta altura no mesmo patamar, e como Quaresma só aparece a espaços, neste jogo ainda apareceu nos ultimos minutos, onde criou um lance de perigo com um bom remate e já no min.90 é derrubado na área, pois o defesa do Belensenses não toca a bola e atira-se de carrinho e nestas situações, derruba tudo o que aparece pela frente, ora se o Quaresma joga a bola primeiro, teria obrigação de se desviar ele???
E como Lucho não desperdiçou a oportunidade de apontar o seu 2ºgolo na Liga e dar a vitória merecida ao FCP, pois na 2ªparte só existiu uma equipa em campo a querer ganhar o jogo, o que permite ao FCP poder fazer a festa já no próximo fim-de-semana no ESTÁDIO do DRAGÃO, bastando para isso vencer o seu jogo e comemorar devidamente este título tão arduamente e merecidamente conquistado.
Quanto a Jogadores, Helton muito bem com uma defesa estrondosa e outros lances muito bem resolvidos, e no lance do golo ainda pode fazer melhor...

A defesa, com destaque para Pedro Emanuel que se fartou de cortar bolas, esteve muito bem, perante adversários rápidos e móveis na frente, já Bruno Alves cometeu alguns deslizes de leitura de jogo, Zé Bosingwa esteve bem na defesa e cumpriu nas subidas pelo seu flanco, com Fucille bem a defender, mas sem discernimento a atacar, tentando levar tudo na frente e ás vezes sem nexo.
Paulo Assunção cometeu o erro no lance do golo do Belenenses e logo de seguida efectuou um mau passe em zona proibida, mas na 2ªparte tomou conta do meio-campo defensivo e foi dono dessa zona, Raul Meireles, batalhou bastante e aos 70m. parecia muito cansado e talvez a sua substituição pecasse por tardia, e Kaz até entrou bem em jogo, mas Meireles ainda não traz um diferencial ao jogo do FCP, apesar do centro-remate á barra, Lucho, na 1ªparte parecia estar algo fora de posição, muito sobre a direita e sem conseguir pegar no jogo, na 2ªparte subiu de rendimento e numa zona mais central, e mesmo na esquerda comandou o FCP para a reviravolta, marcando de forma convicente o Penaltie.
Na frente, Farias passou ao lado do jogo e nos 60m. que teve em campo, esteve num lance onde tem de pelo menos acertar na baliza, se o guarda-redes defende ou não, isso é outra coisa, mas não está decididamente a merecer as oportunidades que Jesualdo lhe dá, mas sem Tarik, não há grandes escolhas, e sem apostar em Helder Barbosa, ainda menos (nem percebo para que o foram buscar á Académica,...), já Quaresma, talvez fruto da sua posição na 1ªparte, ele até tentava pegar no jogo em velocidade, mas sempre inconsequente e só na 2ªparte na sua posição, extremo esquerdo conseguiu desiquilibrar, apesar de os ultimos dois lances de perigo terem sido criados por ele na zona central do terreno, acho que pode fazer mais e ser melhor do que é.
Lisandro, marcou mais um golo, quando jogou mais na zona central, correu, foi atrás pressionar, um avançado em forma e a merecer todos os elogios que se lhe podem dar, ele bem merece.
Adriano, correu, lutou e tentou criar lances, mas sem grande acerto, Kaz, acho que deveria ter entrado mais cedo, entrou e estando fresco tomou conta do meio-campo sobre o lado esquerdo e empurrou a equipa ainda mais para a frente.
FORÇA FCPORTO, o TRI - CAMPEONATO está ai ao findar do próximo jogo no ESTÁDIO do DRAGÃO.

quarta-feira, março 19, 2008

Uma explicação

Informamos os caros e dedicados leitores do Zé do Boné que este blog se encontra de férias até ao próximo domingo, dia de Páscoa e onde se assinala o dia em que J.C. acordou e disse "Ei! O que é que estou aqui a fazer?!".

No entanto, prevê-se um regresso em força estando já em preparação um VMR sobre a última jornada e sobre a primeira grande final da Taça Carlos Alberto.

Até lá, uma boa Páscoa!

Aquele Abraço

A Junta Directiva do Zé do Boné

quarta-feira, março 05, 2008

FCPORTO-1 / Shalke04-0 (1-4 GP)

FCPORTO eliminado da Liga dos Campeões.
Estou triste, pela primeira vez o meu afilhado viu-me sofrer a bom sofrer pelo FCPORTO... em vão.
11 jogos para o final da Época, 9 do Campeonato e 2 da Taça de Portugal e neste momento exijo a conquista da Taça e claro do Campeonato, só assim será uma época positiva, porque ficar novamente nos oitavos de final na Liga dos Campeões é pouco para a qualidade do FCP e pouco para Jesualdo.
Como é possivel falharem-se tantos golos num dos jogos mais importante da época, contando as perdidas escandalosas, foram pelo menos 3, Tarik a um metro permite a defesa do GR, Farias controla a bola mal e remata alto com uma especie de pontapé de moinho, Quaresma, mas o que foi aquilo???, tem o Farias a isolar-se ao lado, mas mais uma vez prefere o protagonismo todo para ele, e como o GR teve grande sangue frio, falha um golo certo, pois bastava colocar para o colega de equipa...
Sendo justo realçar que apenas uma equipa quis verdadeiramente ganhar este jogo, e colocou tudo o que tinha neste jogo, todos os jogadores deram o máximo em termos de atitude e vontade de ganhar, nem sempre atacaram ou fizeram as melhores escolhas, mas a atitude foi boa.
Pois o Shalke foi uma equipa decepcionante, pois limitou-se a defender e ver passar uma equipa destas para os quartos de final é o que me deixa mais aborrecido, pois não têm grande qualidade.
O arbitro terá tido influência no resultado?
Talvez, principalmente porque obrigou o FCP a jogar com menos um elemento durante 40 m de jogo e na parte final do mesmo, o que provocou um enorme desgaste nos jogadores, a expulsão de Fucille parece-me claramente exagerada, isto aos 80m.., mas o lance teria sido diferente se Fucille tem dominado bem a bola e não a tem adiantado em demasia, excesso de nervosismo a condicionar....
Mas aos 60m., Helton defende fora da area com as mãos e impede o golo, e teria de ser expulso, mas o arbitro não viu, aqui houve sorte.
Pormenores:
Helton na parte final do prolongamento demorava uma eternidade a voltar a colocar a bola em campo, parece que estava a segurar o jogo, tinha mais confiança do que eu nos penalties, mas ele não é Guarda-redes para defender penalties, ainda por cima contra um Guarda-redes que tem um enorme sangue frio na baliza dos alemães, também ai se ganham jogos, lá perdemos porque o Helton fez uma defesa incompleta, e cá o Neuer fez 4/5 intervenções enormes e no golo não tem hipotes e ainda defende 2 penalties.
A lesão de Bosingwa obrigou a queimar uma substituição e a perder a asa direita do FCP, aquela que estava mais activa neste jogo, foi pena.
Pedro Emanuel estava algo trapalhão, e fez dois tres atrasos que quase comprometiam o Helton.
Bruno Alves, já não tinha grande confiança para as grandes Penalidades, ainda mais quando ele é o segundo a bater pelo FCP, não percebo esta lógica, normalmente quem bate melhor os penalties é quem está habituado a bate-los e eu nunca vi o Bruno Alves a marca-los, mas como o Lisandro logo a seguir também permitiu a defesa do guarda-redes!!!
Quaresma, aos 118m., recebe a bola que Bruno Alves recupera na defesa (e Bruno Alves vai-se colocar na area junto dos avançados), e Quaresma descaido sobre o lado esquerdo passa por dois defesas com sorte no ressalto e com tudo para centrar com o peito do pé e colocar a bola na area para um possivel lance de perigo, o que ele resolve fazer?
Pois, voltar atrás e tentar fintar novamente os dois defesas.
Ele há jogadores que nunca aprendem, é por estas que eu acho que o Quaresma pode ser um génio, mas como não percebe o futebol colectivamente, nunca será tão decisivo nem tão importante para uma equipa como o são jogadores como Cristiano, Lampard, DECO, entre outros, ou seja, eu não o comparo a jogadores bons, mas a jogadores excelentes, e é com pena que o vejo perder-se e a não evoluir, (tenho dito, é que este lance tirou-me completamente do sério).
Quanto ao jogo, foi um FCP tal como eu tinha planeado, com os três homens da frente a serem bastante móveis, e a tanto aparecerem nas alas como no meio, servidos por um Lucho que tentava ser o dinamizador do ataque, e com Bosingwa pela ala direita a levar também perigo e a ser muito interventivo no ataque.
Mas o problema foi que o FCP entrou bem no jogo e no minuto 15 cria 2 ocasiões de golo, primeiro por Lisandro e depois por Tarik que incrivelmente permite a defesa do GR., o problema foi que até ao intervalo o FCP não conseguiu aumentar o ritmo de jogo, pois os alemães jogam a um ritmo baixo e como se viu não têm pilhas para mais, mas o FCP também não conseguiu impor completamente o seu estilo de jogo.
Na 2ªparte o FCP entrou da mesma forma, mas sempre algo incomodado com o facto do Shalke não dar espaços nas costas e com medo de sofrer um golo que podia ter acontecido aos 65m, quando Helton evita o golo ainda que em falta, pois defende com as mãos fora da area.
Isto depois do FCP ter falhado por Tarik aquele que seria o golo mais fácil de marcar num jogo da Liga dos Campeões, mas Neuer fez uma defesa enorme perante um excesso de confiança de Tarik que perdoou claramente neste lance, Jesualdo tirou-o quase logo de seguida, é imperdoavel num jogo destes ter estas falhas.
Infelizmente Farias tambem não encaixa ainda muito bem neste FCP a este alto nivel, e tambem teve a sua perdida, pois após um excelente passe de Lucho, domina a bola para trás e remata já em queda, se o dominio de bola tivesse sido bom...
Assim, quando Fucille é expulso, pensei que estava feito, com 0-0 a 10m. do fim, mas Lisandro depois de um excelente passe de Lucho (mais um) e de uma insistência de Quaresma, Lisandro fez um grande golo, e levou o jogo para prolongamento.
Não sem antes dos 90m., o FCP ainda ter criado um melhor futebol até ao fim, sempre mais dinamico, ainda que com apenas 10 em campo.
No prolongamento, foi novamente o FCP melhor que o seu adversário, apesar do Shalke ter saido mais a jogar!!!, mas em lances rapidos do FCP em 2/3 situações só o o facto dos jogadores estarem cansados levou a avaliarem mal algumas decisões e em vez de escolherem melhor as opções de passe para um colega melhor colocado, assim quando Quaresma se antecipa ao ultimo defesa, pois adivinhou bem o mau passe do defesa contrário, mas no momento da decisão, frente a frente ao GR, não teve sangue frio para tentar fintar ou para passar ao Farias que se isolava do seu lado direito, muito pouco descernimento para um jogador de top como o Quaresma que num momento decisivo do jogo, decide mal...(sem mais comentários).
Dai até ao final do prolongamento foi esperar uma jogada de génio do FCP, mas tal não aconteceu, portanto...
Nos penalties, o esperado, ou seja, Helton é um zero á esquerda no que toca a penalties, e Neuer já tinha mostrado que era muito frio e elastico e esta parecia ser a sua noite, e foi...
Quanto aos jogadores:
Helton, bem quando foi chamado a intervir, apesar da defesa fora da area.
Bosingwa, muito bem a subir pelo seu flanco, pena a lesão que condicionou o jogo portista.
Pedro Emanuel, algo nervoso, com 2/3 passes errados para o Helton, faltou serenidade.
Bruno Alves, falhou o penaltie, mas ai Jesualdo é mais responsável, de resto bem perante adversários altos e fortes.
Fucille, estava a fazer um jogo de raça, mas um momento de pouco dominio de bola obrigou-o a fazer uma jogada mais perigosa, e isso custou-lhe a expulsão, ainda que exagerada.
Paulo Assunção, o melhor jogador em campo, enorme a forma como tapa os caminhos no meio-campo.
Raul Meireles, fez um jogo razoavel, a ajudar P.A. e a tentar aparecer na frente, ainda jogou a defesa esquerdo e não comprometeu.
Lucho, fez uma meia duzia de passes teleguiados para os colegas da frente, uma série de bons cortes, mas acho que lhe faltou tentar o remate de fora da area, num aspecto em que o ano passado estava bem melhor.
Tarik, muito bem tácticamnnete, só isso permitiu sair duas vezes da ala e ganhar posição em frente á baliza, mas ai foi de um desastre tal, que até ele deve passar mal uma ou duas noites, eu passaria, então falhar aquela segunda oportunidade, é preciso galo...
Quaresma, outro que até nem esteve mal, ora no flanco direito, ora esquerdo, só que no memento chave do jogo, +- aos 100m (acho), tem uma perdida incrivel, nesse momento definiu-se um jogo, a inoperância atacante do FCP perante um GR que defende tudo numa equipa demasiado fraca para passar aos quartos de final da CL...
Lisandro, deu tudo em campo e marcou o golo que igualava a eliminatória, pena que não tivesse aparecido ele a resolver este jogo no prolongamento, seria elevado a herói, tanto que ele se esforçou e lutou por um resultado diferente, mas também falhou o Penaltie...
Mariano, entrou bem em campo, mostrando serviço, e numa posição que não é a sua, esteve muito bem a fecar a ala direita e esquerda da defesa.
Farias, algo inconsequênte para este nivel de exigência, mas não há grandes opções, ainda falhou um possivel golo, pois domina mal a bola e remata por cima.
Marek Cech, entrou para equelibrar a defesa e fe-lo bem, ainda teve um bom momento num excelente chapeu que quase suprendia Neuer.
Jesualdo Ferreira, perante algumas contrariedades neste jogo especifico, até esteve bem tacticamente na forma como foi gerindo a colocação da equipa em campo nas diversas fases do jogo, mas precisava de ter colocado a equipa a jogar com mais intensidade logo desde o 1ºminuto e não esperar que o tempo passasse, falta espirito, alma para levar este FCP com estes jogadores mais além, de os levar a superarem-se, ou seja, é bom treinador, trabalha, é realista, mas não se supera, com este vai ganhar 2 campeonatos, mas fica pela 2ªvez seguida nos oitavos de final da CL, pouco, muito pouco.
Como já referi atrás, EXIJO a conquista da Dobradinha, pois este Campeonato tem equipas muitos fracas, e o FCP tem obrigação de o conquistar, bem como á Taça, pois com a melhor equipa é claramente melhor, assim não pese negativamente este afastamento prematuro da prova que é mais condizente com o FCP a nivel Europeu, mas perante a qual ainda falta algo neste plantel e nesta equipa para se chegar mais longe.
Para suavizar, estou a ver na RTP memória o Werden Bremen-0 / FCPORTO-5 do tempo do Mister Bobby Robson, Rui Felipe, Kostadinov, Secretário, Domingos, Timofte (P.).

Boavista-0 / FCPORTO-0

Foi um FCP de 2ªfiguras que jogou no estádio do Bessa e que cumpriu muito bem a obrigação, terá faltado apenas o golo para assim mostrarem o serviço completo.

Jesualdo optou e bem por poupar muitos jogadores e muitos apenas fizeram minutos, foi uma excelente oportunidade para os menos utilizados jogarem mais e ganharem ritmo e para os titulares habituais terem um jogo de descanso para um dos jogos mais importante da época.

Quanto aos jogadores: Com Helton na baliza, ele esteve muito bem em duas ou tres intervenções a mostrar serviço.

Com uma defesa com Fucille na direita, ele que esteve muito audaz no ataque e muito seguro na defesa, como que a querer mostrar serviço para jogar mais. Com Stepanov no eixo da defesa, mas ainda com alguns tiques de lentidão, o que perante avançados pressionantes e rápidos se pode tornar perigoso, a rever, ainda marcou um golo, mas estava fora de jogo!!!. João Paulo, muito bom sentido posicional e rápido, foi o esteio da defesa, apenas necessita de sair mais a jogar e mais rápido. Marek Cech, fechou bem o seu lado e não comprometeu, mas ainda lhe falta qualquer coisa para se conseguir impor a titular.
No meio-campo, Paulo Assunção esteve impecável, ele parece um jogador invisivél, mas está simplesmente numa forma soberba. Kaz, um jogador que deu força fisica ao meio-campo do FCP, mas continua lento de movimentos, pois não faz por norma o que costuma fazer Meireles e transforma o 1+2 de meio-campo num 2+1 por ficar muito atrás e não fazer os movimentos ofensivos, mesmo assim, fez um jogo razoavel. Lucho, apenas fez a 1ªparte e foi o principal municiador do ataque do FCP, com 2/3 passes de rutura que quase supreendiam o Boavista.
No ataque, Mariano descaido pelo lado direito, esteve excelente, talvez o melhor jogador em campo, que com esta nova vida está a mostrar serviço em beneficio do FCP, mostrou uma raça enorme aos 90m., quando foi recuperar uma bola ao meio-campo defensivo e levou a bola rapidamente para o ataque, que continue assim e mostre o seu real valor no tempo que resta até ao final da época. Farias, em trocas constantes com Mariano, esteve algo fora da area e ás vezes parecia fora de jogo. Adriano, para quem não jogava os 90m., não esteve mal, claro que faltaram os movimentos estudados com os colegas e por isso em alguns lances corria para o lado errado.
Quaresma, entrou ao intervalo para o lugar de Lucho, e esteve bem nos movimentos interiores que fez, pois jogou mais no meio nas costas dos 2 homens mais avançados, teve 3 lances bons, e até atirou uma bola ao poste, apenas precisa de pensar com 7, ou seja, pensar em dar golos a marcar a colegas que ás vezes estão melhor colocados. Tarik, entrou para o lugar de Farias aos 70m., e foi curiosamente a partir da entrada dele que o FCP encostou o Boavista ás portas, também fruto da expulsão de um jogador da casa, esteve bem. Raul Meireles, entrou para dar descanso a Paulo Assunção e tentar empurrar o FCP para a vitória.

Em resumo, um FCP mandão com a segunda equipa num jogo tradicionalmente dificil, onde os menos rodados aproveitaram para mostrar serviço e ganharem um lugar, antevendo um dos jogos mais importantes da época, por isso, Jesualdo esteve muito bem ao poupar os principais jogadores, e dos 10 que vão jogar na Quarta, só o defesa esquerdo (Fucille ou Marek Cech) é que fizeram os 90m., do resto, todos descansaram e bem.

Minha equipa para Quarta:


FORÇA PORTO!!!

segunda-feira, março 03, 2008

Taça de Portugal

Setúbal x FCPorto
(final antecipada)

Sporting x SLBenfica
(derby regional da 2ª circular III)

Vamos assim ter a final antecipada da Taça com as duas melhores equipas portuguesas desta época enquanto que, no Balneário XXI, Sporting e Benfica reeditam o derby regional da 2ª circular. Se tudo correr com normalidade, teremos no Jamor o Sporting e o Porto (a não ser que o Paulo Paraty volte a apitar um dos jogos).

Coroado de mau profissionalismo

Jorge Coroado já nos habituou aos seus dislates de mau gosto, não conseguindo disfarçar o papel de supra-sumo omnisciente da arbitragem nacional que ele próprio assumiu com evidente sobranceria.

Coloca muitas vezes em causa o trabalho dos actuais árbitros de forma pouco elegante quando, ele próprio, nunca foi um árbitro imaculado e terminou a sua carreira sob um assobio do tamanho de um estádio.

O pior é que não comenta de forma objectiva, usando de um critério profundamente subjectivo que, ao longo do tempo, se vai tornando contraditório e ilógico.

Ontem, ao comentar o derby regional da 2ª Circular, voltou a mostrar que não tem a imparcialidade e clarividência necessárias para o exercício da actividade de comentador quando José Eduardo salientou a influência que Paulo Paraty teve ontem no empate efusivamente festejado pelo Benfica, particularmente no penalty claríssimo não assinalado sobre Vukcevic.

Coroado, com o seu habitual sorriso de misto de ironia e superioridade afirmou "Sim, realmente era penalty mas não nos podemos esquecer que o Polga estava a jogar".

Num comentário de tão mau gosto, a reacção do painel de comentadores e público foi sintomática: durante alguns segundos a TVI transmitiu puro silêncio.

Contudo, já anteriormente noutro Sporting x Benfica, este em 2005, Jorge Coroado mostrara o monstro que há em si. Num lance em que Liedson com a mão atinge inadvertidamente a cara de Ricardo Rocha (não confundir com o cotovelo do 30 million Tacuara no queixo de Tonel), e este último ao recuperar atinge o primeiro jogador que vê pela frente, que na ocasião foi o Rogério, Jorge Coroado comentou o lance da seguinte forma:

"Ricardo Rocha tem uma entrada sobre Rogério que de acordo com as leis da FIFA só pode ser punida com a amostragem de um cartão vermelho. Contudo, embora o lance de Liedson tenha sido involuntário e conhecendo o temperamento de Ricardo Rocha, o árbitro deveria ter apitado logo nessa ocasião para evitar o lance que levou à expulsão do jogador do Benfica."