segunda-feira, dezembro 03, 2007

"Parecia que o Porto é que estava em 2º lugar"

O grande capitão foi cáustico no seu discurso no final de mais uma vitória no campeonato, acusando a comunicação social de desvalorizar os feitos do Porto. Falou quanto a mim muito bem e o resultado, a exibição e as feridas que onstentava, bem ao estilo "antes quebrar que torcer", dão-lhe toda a legitimidade para falar.


Pessoalmente, no início não gostava de Pedro Emanuel. Achava-o demasiado quezilento e rude mas sucessivas exibições de garra pura forçaram-me a reconsiderar. Quem não se recorda do seu papel decisivo em Sevilha? Do penalty de Yokohama? Do sacrifício a que se sujeitou no ano de Adriaanse em pleno Giuzeppe Meaza? Anteontem fez-me pensar lembrar um outro jogador com um profissionalismo exemplar que jogou no Sporting nos anos 90, o holandês Stan Valckx, que num jogo contra o Benfica, jogou praticamente todo o jogo com o maxilar fracturado. Agora fico a pensar se as escoriações e fracturas não serão afinal vulgares em jogos contra o Benfica...

Bom, mas tudo isto para dissertar acerca das declarações de Pedro Emanuel. Disse ele então que a comunicação social tende a menosprezar as proezas do Porto. Eu prefiro talvez pensar que não lhes dá tanto relevo pela sua normalidade mas isso já será um exercício de subjectividade.

Fazendo uma análise da conjuntura que rodeou o jogo de Sábado, o FCP vinha de 3 jogos em que tinha um saldo de 1 vitória e 2 empates e com isso tinha perdido metade da vantagem pontual que tinha sobre o 2º classificado que tinha ganho jogos de forma sofrida e sofrível apesar de um resultado enganador. Basta tomar como exemplo simplesmente o jogo contra a Académica e na exibição infeliz do guarda-redes academista.

Ambas as equipas vinham de 2 resultados anormais na jornada europeia: o Porto goleado num jogo onde 2 falhas individuais sentenciaram um jogo em que claramente já tinham entrado em descompressão, o Benfica triunfante por um empate conseguido contra uma equipa que, embora tenha sido campeão europeu (também o Porto o foi há pouco tempo), está actualmente em 9º lugar do seu campeonato.

Ora bem, aquilo a que assistimos durante os 90 minutos, foi um jogo onde "o melhor plantel dos últimos 10 anos" (sic) na sua máxima força perdeu praticamente todos os duelos individuais contra os jogadores do Porto. Basta referir o exemplo do ponta-de-lança de cada uma das equipas, se é certo que Nuno Gomes ganhou no duelo particular dos golos falhados com Lisandro, Lisandro acabou por ganhar inúmeros duelos em todo o campo e contra toda a gente.

Tendo em conta que há 3 jornadas atrás se aceitava com naturalidade o avanço do Porto sobre a concorrência e depois tudo entrou em ebulição com os 2 empates do Porto, agora, com 7 pontos de avanço, pode-se dizer que foi reposta a normalidade e por isso é que ninguém vai falar disto. Porque é normal.

Resta agora manter a normalidade e ganhar ao Besiktas no Dragão enquanto que, já amanhã, o Benfica vai tentar cometer a proeza de aceder à Taça UEFA. Já agora, é impressão minha ou foi mais difícil ao Porto ganhar ao Besiktas na primeira volta da Champions do que foi anteontem ganhar na Luz?

domingo, dezembro 02, 2007

Cala...

...e chupa!

Benfica-0 / FCPORTO-1

"Harry Potter fez MAGIA"
Escrevo o comentário ao jogo que se segue ao mesmo tempo que revejo o Benfica-0/FCP-1 na RTP Africa.
Soube bem ir vencer ao Estádio da Luz frente ao Benfica que chegou aqui com boa parte da comunicação social a torcer que eles ganhassem, ou seja, o costume, a que nós, Portistas (ainda que fora do Porto, mais propriamente na Beira Baixa) já estejamos sobejamente habituados, assim sendo, depois da derrota do FCP em Liverpool por terem tirado o pé nos ultimos minutos!!!, ou por falhas individuais de um defesa que está numa fase menos boa, iriamos a Lisboa defrontar a equipa que empatou em casa frente ao Campeão Europeu, o AC Milan, que esta época está em 9ºlugar!!!, que apenas necessitava de empatar para se apurar, ou seja, nesse caso foram eles que tiraram o pé perante um Benfica que arrisca-se em caso de empate no ultimo jogo a ficar fora das competições Europeias, ou seja, em 4ºlugar, ainda assim, o Resultado final, Empate foi bom para o Benfica em casa, ao que eles chegaram,... enquanto que para o FCP, que segue na frente do grupo o resultado foi completamente desmoralizador para o jogo seguinte...!!!

Em relação a esta teoria, pasme-se quando no final do jogo, oiço os habituais tele-crónistas a dizerem que não sabem como é que o FCP se vai aguentar por estar 7 pontos á frente do Benfica e 10 á frente do Sporting, ... é só rir, mas enfim, é a vida, aliás, é o normal do FCP durante os ultimos 30 anos...
Em relação ao jogo de hoje, Jesualdo volta á equipa habitual, frente a um adversário sem surpresas, e eu perante esses 2 onzes apenas poderia esperar uma boa exibição, e consequente vitória, pois este onze do FCP é claramente superior ao onze do Benfica, tal como já havia referido ao camarada Caetano. Pois, Com Pedro Emanuel (grande CAPITÃO) em campo, o FCP ganha uma voz real de comando na defesa e permite aos outros saberem que ele quase nunca falha.
Assim sendo, enquanto os onze jogadores estiveram no seu normal fisicamente, (+- até aos 65m.), o FCP apenas concedeu, por 2 falhas individuais dos defesas, espaço para Nuno Gomes rematar...!!! á baliza do FCP, e ambas no inicio de ambas as partes, fruto de alguma desconcentração competitiva que não pode acontecer e tem de ser revista para almejarem mais altos voos esta epoca (1ºlance, Bosingwa falha o corte e 2ºlance B.Alves troca os pés), valeu no 1º a habitual inépcia de N.Gomes e no 2º a boa defesa de Helton.
Logo durante estes +-65m., a equipa que tomou conta do jogo foi o FCP, que controlou melhor os espaços, as saidas para o ataque, fruto de um Lucho em boa forma e da boa movimentação dos 3 homens da frente que ao trocarem muito de posição causavam calafrios aos defesas contrários, e o FCP se tem aproveitado melhor os lances ofensivos, teria conseguido ir para o intervalo a ganhar por 2/3 golos de diferença (Tarik isolado remata ao lado, Quaresma permite boa defesa de Quim, Lisandro falha um golo quase feito, até que Quaresma numa cavalgada faz um golo cheio de MAGIA e silencia o estádio), isto para não falar no lance de grande penalidade de David Luiz sobre Lisandro que todo o estádio viu, menos o arbitro que deve ter ficado com medo de apitar contra o benfica, como vem sendo hábito esta época, é sempre mais facil apitar contra o FCP do que a favor... e isso viu-se nas vezes em que os jogadores do benfica entravam a varrer sobre os do FCP, (caso de David Luiz sobre Lucho) mas o arbitro nem amarelo dava e ao contrário, por encostos minimos, o arbitro apitava logo falta (Fucille corta a bola, o arbitro dá falta e ainda mostra o amarelo).
A partir dos 65m., o que aconteceu foi que fruto de 2 saidas por lesão de Tarik e Quaresma, que esticavam o jogo para a frente, e que com Lisandro formavam um trio bastante eficaz em qualidade e quantidade de jogo, entraram Postiga e Mariano, o que obviamente tirou qualidade ao jogo do FCP, pois com o Benfica a pressionar mais, mesmo sem jogar bem, ia criando mais ocasiões de aperto perto da area do FCP, e neste sentido, não entendi o porque de Jesualdo não reforçar o meio-campo do FCP, com a entrada de mais um médio, passando assim do 4-1-2-3 para jogar em 4-3-1-2, com 2 homens abertos nas alas na frente, com Lucho solto atrás a lançar esses 2 avançados, podia até com os jogadores que entraram colocar a equipa nesse sistema, se Mariano fosse para médio (nº10), e Lisandro e Postiga se alargassem no terreno, mas Jesualdo optou, quanto a mim, mal e desnecessáriamente continuar a jogar em 4-1-2-3, com P.Assunção, Raul Meireles e Lucho a terem maior dificuldade em controlar o jogo e apoiar a sua defesa, porque como Mariano e Postiga perdiam a bola com muita facilidade, não permitia que a equipa subisse no terreno e chegasse mais á fente, assim, neste aspecto táctico, Jesualdo leva um reparo, porque foi mais fruto da abnegação dos jogadores e da sua entre-ajuda que o FCP chegou ao fim sem sofrer qualquer golo, pois ainda que o Benfica não criasse muito perigo, se o FCP mudasse de táctica teria concerteza controlado melhor o jogo e poupado os seus adeptos a alguns calafrios.
Ainda que no 1ºlance em que Postiga interveio em termos ofensivos quase marcava, mas Quim salvou o 2ºgolo, apesar do Arbitro ter dado pontape de baliza, e logo no minuto seguinte (64m.) Quaresma apertado remata ao lado, lance que origina a sua lesão e posterior substituição.
Ou seja, fruto das saidas por lesão do FCP ao 60m. e 70m., foi nesse momento que o benfica teve maior caudal ofensivo de jogo, e até podia, ainda que sem jogar bem, ter chegado ao empate, valeu a boa defesa de Helton aos 80m., a remate do recem entrado Adu, mas teria sido melhor ter entrado Kazmierczack para o lugar de Tarik, e depois Postiga ou Mariano para o lugar de Quaresma...???, teriamos concerteza controlado melhor o jogo, ao nivel do que o FCP tinha feito na 1ªparte, situação a rever, e mais tarde, claro Bolatti para o lugar de Meireles, que tem de conseguir aguentar os 90m..
Ainda assim, e visto que Jesualdo preferiu manter o 4-1-2-3 em campo até ao final do jogo, a determinado momento, era mais 4-1-4-1, e também porque estão mais entrosados neste esquema, os jogadores deram o litro e mereceram esta vitória inteiramente justa, pois quando o FCP mandou e controlou no jogo, marcou, e quando teve de sofrer e recuar linhas, também o soube fazer e com isso justificar a vitória e ampliar o seu avanço na frente da Liga, levando já 32 pontos, +7 pontos de avanço do que o segundo, em 12 jornadas, fruto de 10 vitórias e 2 empates, permanecendo a unica equipa imbativel na 1ªliga.

Jogadores: Helton, entre os postes esteve muito bem sempre que foi chamado a intervir, especialmente em 2 lances, de remate á queima, primeiro de N.Gomes e depois de Adu, mas pelo ar, no unico lance em que teve uma bola mais perto da pequena area, falhou de forma clara, valendo então Lisandro para safar, é um aspecto que precisa corrigir e melhorar muito se quer ser um guarda-redes de nivel mundial.
Bosingwa, tirando uma desconcentração logo no 1ºminuto, bem a fechar o seu corredor, menos aventureiro a subir, mas mesmo assim ainda deu um passe de morte para Lisandro falhar.
Pedro Emanuel, a jogar assim, claramente, o lugar é dele, ainda que maltratado de forma bastante visivel na face, suportou a dor e jogou com bastante calma e categoria, impondo a sua maturidade e categoria, permitindo assim á defesa do FCP estabilizar defensivamente, e é ele que rouba a bola para Lucho "isolar" Quaresma.
Bruno Alves, tirando uma falha no inicio da 2ªparte, valeu Helton, esteve irrepreensivel no jogo aereo, mas tambem muito concentrado e sem fazer faltas, o que para um central é bastante bom, também ele jogou mais calmo na presença de Pedro Emanuel.
Fucille, jogador de raça, com ele em campo, a defesa pelo lado esquerdo tem menos hipotese de abrir espaços, e com isso dá mais solidez defensiva á equipa, ainda que tenha "agarrado" por 2/3 vezes os seus adversários, ou pelo menos dado ilusão disso ao arbitro, aspecto a rever.
Paulo Assunção, colocado á fente dos centrais, era ele que tinha como missão colocar o nº10 Rui Costa em sentido e pode-se dizer que isso foi conseguido e de notar que só por uma vez em 90m., deixou espaço livre no seu espaço que Adu aproveitou para criar perigo, ou seja, exibição muito bem conseguida numa zona de terreno fundamental.
Raul Meireles, pode-se dizer que pouco se viu em jogo com a bola nos pés, numa função de sacrificio, ora apoiava o seu lateral, ora o médio mais defensivo, ora ajudava o lado direito nas compensações aos avanços de Lucho, ora tentava aparecer no acompanhamento do ataque para criar superioridade, e com isto tudo, chega aos 70m, e fisicamente dá o berro e cai de producção de forma acentuada, bem substituido.
Lucho Gonzalez, "El Comandante" comandou as tropas de uma forma bastante boa, especialmente na 1ªparte em que o FCP controlou, dominou e mandou no jogo de forma clara, pois com Lucho a interpretar de forma muito boa o dinamismo dos momentos ofensivos do FCP, e com isso levando o FCP a momentos de classe, excelente o passe a desmarcar Quaresma para o isolar no 1*1 que deu o golo.
Ricardo "Harry Potter" Quaresma, pois, o truque de MAGIA foi dele, tem vindo a ter uma subida de forma bastante notória, e isso hoje valeu-nos a vitória, pode não ser tácticamnete exemplar, ter lapsos como o livre marcado aos 15m., ou lances em que pode decidir melhor..., mas depois brinda-nos com uma arrancada daquelas em que ultrapassa com um gesto técnico de classe o defesa central e de trivela, com o pé direito remata sem hipotese de defesa para Quim e oferece-nos a vitória numa bandeja para festejar-mos... que pena que ás vezes tenha jogos em que desaparece tanto...
Tarik Sektioui, o jogador que com os seus piques provoca bastantes calafrios aos adversários, ainda que nem sempre as coisas lhe saiam bem, mas é um jogador que não vira a cara á luta, e enquanto esteve apto fisicamente, era sempre uma seta apontada á area adversária.
Lisandro Lopez "Licha", que pena ter falhado aquele golo feito a passe de Bosingwa, lutador incansável, que corre e luta o tempo todo, quando foi para extremo direito, era ve-lo a apoiar o Zé como se o lance fosse fundamental para a vitória, jogador de raça e de fibra, só lhe faltou mesmo o golo, e claro, a extremo está mais longe da baliza e assim não consegue fazer mossa.
Helder Postiga, entrou para frente, para esticar jogo, mas naquela altura já tinha pouca bola com qualidade e como ele não é jogador para estar sozinho na frente, sentiu essas dificuldades, ainda arrancou um amarelo ao Petit.
Mariano Gonzalez, guardou a bola na extrema esquerda algumas vezes, mas sempre em movimentos sem sequência, como ele não é um jogador rápido, e tem pouco poder de finta, acho que teria sido mais util coloca-lo sobre o meio para segurar a bola e tabelar com os colegas.
Mário Bollati, estava á espera que entrasse Kaz, mas Bollati soube entrar, e ajudar os companheiros nesta importante vitória para os ultimos 15 minutos.
Resumindo, um FCP que quando quis jogar, controlar e dominar, marcou e fez a diferença, e quando foi necessário defender e serrar fileiras, também o fez com qualidade e de forma eficaz, portanto uma vitória inteiramente justa do FCP e de Jesualdo Ferreira, ainda que existam aspectos a melhorar, pois com o plantel que tem, se o conseguir gerir bem ao longo da época, podemos e devemos conquistar mais do que apenas 1 titulo, os adeptos querem mais.

sexta-feira, novembro 30, 2007

Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 5


Pois é... a jornada 5 trouxe algumas importantes alterações à classificação da Liga Zé do Boné / Betadin.
O destaque vai para Didier Drogba que de forma muito suspeita marcou 2 golos e contribuiu para a recuperação do primeiro lugar pela equipa do Visconde.
O Pavlov parece atravessar uma fase de menor fulgor e está agora no último lugar.
A 6 e última jornada irá com certeza ser bastante interessante pois, se algumas equipas já têm a passagem à fase seguinte garantida, outras irão ter de "comer a relva". Esperam-se pois algumas surpresas nos onze iniciais das equipas na Champions que poderão afectar a classificação da Liga ZdB / Betadin.

Equipas já apuradas: Chelsea (1º lugar assegurado), Milan, Celtic, Barcelona (1º lugar assegurado), Man Utd (1º lugar assegurado), Roma, Inter (1º lugar assegurado), Sevilha e Arsenal.
Equipas em luta pelo apuramento: Porto, Marselha, Liverpool, Besiktas, Rosenborg, Shalke, Valencia, Rangers, Lyon, Fenerbahce, Celtic, Shaktar.
Equipas apenas em luta pela UEFA: Benfica.

quarta-feira, novembro 28, 2007

Liverpool-4 / FCPORTO-1

Pois, Jesualdo, é o que dá dizer que este jogo tem pouca pressão, já devias saber que assim há jogadores que saiem do jogo antes de ele acabar... e isso está-se a pagar caro..., primeiro um empate na Amadora, agora um derrota contra o Liverpool...
Momentos do Jogo:
36m. - Lucho isola Lisandro, que com Mariano ao lado prefere o remate em vez de dar o golo ao colega, eu sei que Lisandro tem marcado muitos golos e hoje fez mais um com um brilhante golpe de cabeça, mas neste lance tem de ser golo, porque o FCP estava a controlar melhor o jogo e a sair bem com vários homens para criar perigo na zona defensiva do Liverpool, por isso, se neste momento o FCP se adianta no marcador, isso iria trazer grande nervosismo ao adeptos do Liverpool, ou seja, Lisandro tem de continuar a evoluir, e isso só o poderá fazer se em outro lance destes decidir pela melhor opção e passar a bola ao colega, visto que este só teria de encostar a bola ao fundo das redes...
78m. - Torres passa por Stepanov como manteiga por pão e desfaz a igualdade num momento em que o FCP sofria na defesa, e faz o 2-1, o que estranhou, (porque já não é estranho, ou anormal Stepanov afundar a equipa) foi a forma como a equipa não reagiu ao golo sofrido, ou seja, pareceu-me que alguns jogadores ficaram descrentes na hipotese de outro resultado que não a derrota do FCP, e isso foi muito mau de observar.
84m. - Depois de J.Ferreira ter partido a equipa com uma substituição normal???, (sai um médio defensivo por um avançado) e num livre frontal, Stepanov faz o habitual penaltie da ordem e ai sim, a equipa perdeu-se completamente em campo, e o 4ºgolo já foi mais uma consequência esperada do que outra coisa qualquer, tal o desacerto naquela defesa e equipa.
Notas sobre o jogo:
O FCP não jogou mal até aos 70m., antes terá tido neste jogo até aos 70m. uma hipotese muito boa de ganhar fora, com a inclusão de Kaz por Meireles e Mariano por Tarik, ou seja, fruto de um 433 falso, muitas vezes um 442, com muitas trocas entre Mariano e Lucho, e muitas triagulações isso permitia ao FCP ter alguma posse de bola, e alguma qualidade no seu futebol, claro que o Liverpool com um futebol mais directo causava aquela sensação de poder criar perigo em lances isolados sem ter de fazer muito futebol para isso.
Com este esquema no meio campo, o FCP conseguia controlar o jogo e mesmo depois da falha de Lucho no 1ºgolo, pareceu-me que era ele que estava a marcar o Torres, apesar de achar que deveria ser um central...!!!, o FCP respondeu bem e Lisandro empatou num golpe de cabeça depois de um cruzamento tenso de Kaz.
Falando dos novos, Kaz esteve bem enquanto jogou, tal como Mariano que perdeu gáz na 2ªparte, mas que enquanto tiveram garra e força fisica conseguiram fazer o que lhes tinha sido pedido, também me parece que Cech esteve num razoavel plano e não foi por eles que o FCP perdeu.
De notar que quando Kaz saiu para entrar Meireles, o FCP pegou no jogo durante uns 5/10m. e conseguia criar sensação de perigo para o Liverpool, mas depois as opções já na defesa adversária eram sempre as erradas, ou seja, faltou classe nesta altura para fazer a diferença, e num jogo destes, se Lucho se eclipsa e Quaresma não aparece, sobram poucos para fazer a diferença, e foi isso que aconteceu, Tarik não trouxe nada de novo, mas Mariano também já não tinha forças para mais...!!!
Ou seja, aqui Jesualdo colocou os habituais em campo, e estes não conseguiram corresponder como se pretendia, pois os novos, apesar de pouco jogarem, não tem pernas para 90m., o que fazem nos treinos!!!...???
Ainda pensei que Jesualdo trocasse o Lucho pelo Bollati, pois o Lucho já estava em perda fisica, e isso nota-se logo na equipa, foram vários os jogadores que foram perdendo o gáz... e a cabeça... e o posicionamento em campo...
E depois dos 70m., o que aconteceu?
Aconteceu que uma equipa tinha de ganhar o jogo e a outra apenas estava lá para fazer mais um jogo...!!!, pelo menos foi esta a mensagem que Jesualdo passou antes de este jogo, que o FCP mesmo que perdesse não hipotecava a possibilidade de passar aos quartos de final, mas ao transmitir esta ideia, disse claramente aos jogadores que o jogo tinha pouca pressão e assim houve alguns jogadores que meteram folga, caso do Quaresma, que esteve muito ausente do jogo, ele que costuma aparecer nestes jogos onde tem espaço nas costas dos defesas adversários, infelizmente também me pareceu que Lisandro aos poucos foi ficando cansado... e Postiga entrou só para serem 11 em campo, ou melhor, 10, já que Stepanov não conta...
O ritmo dos ingleses é muito alto para o que estamos habituados por cá...
E depois, claro, aconteceu Stepanov, foi por ele que Torres passou, Torres que recebe a bola de costas com o defesa a marcar e mesmo assim passa por ele e marca um belo golo, com Stepanov numa poltrona a ver a banda passar, mais uma vez, enfim..., e para não destoar, passado uns minutos, ainda faz mais um penaltie estupido, ou seja, 2 golos dados por ele num jogo destes, é caminho completo para o desaire final, que me recorde, já vai para ai em 7 golos...!!! de falhanços do Stepanov, bancada já... (Marselha, Belenenses, Marselha, 2 Estrela, 2 Liverpool), lembro-me que João Paulo por um erro contra o Liverpool perdeu o lugar!!!
E ainda para mais com Pedro Emanuel já recuperado e com voz de comando naquela defesa, o lugar só pode ser dele, mesmo que isso implique que Stepanov fique aborrecido, mas quem não é competente não pode jogar no FCP, ele que reflicta e que evolua nos treinos para ter hipotese que outros já tiveram.
O 4ºgolo é um lance tipicamente inglês, com um jogador sozinho...!!! (quem o marcava) na pequena area a importunar Helton (que se fiou na falta), e falhou mais um cruzamento na pequena area, como guarda-redes tem de se aprender a impor nestas saidas da baliza em futebol aereo, e com Crouch a aparecer sozinho (outra falha de marcação, agora de Bruno Alves).
Nota final:
Inadmissivel como a equipa perde o norte em campo após o 2-1, ou seja, não houve nenhuma voz de comando, ninguem que pensasse e pegasse na bola e acordasse os outros para o jogo que faltava jogar, ou seja, se o Liverpool tem arriscado mais cedo na mudança da tactica 442 para 433, com Crouch entre os centrais, então se em vez de 20m., fosse mais tempo, como seria???
Jesualdo é preciso responsabilizar os jogadores, e educa-los para alterações dos adversários em campo, para não acontecerem estes desaires, depois de 70m. de bom jogo, passou-se para 20m. de pesadelo, ...!!!
Muito mau, e com os resultados desta jornada, chegamos á ultima jornada a ter de pontuar, de preferencia ganhar em casa ao Besiktas para ficar-mos em 1ºlugar, mas corremos o risco de ir só á Uefa, e era tão desnecessário correr esse risco.
Agora é levantar a cabeça, apostar na equipa "normal" para o jogo da Luz e jogar para ganhar lá, com competência e acima de tudo, vontade de mostrar que somos melhores e queremos ganhar lá porque temos equipa para isso.
Helton;
Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Fucille;
Lucho, Paulo Assunção, Raul Meireles;
Tarik, Lisandro, Ricardo Quaresma.

sábado, novembro 17, 2007

Livrou-se de boa...

Estava a vasculhar os arquivos e encontrei esta bela imagem que nos remete para um
dos episódios mais caricatos de uma época de transferências. Na altura o Benfica anunciava em alto e bom som que acabara de assegurar um trio de peso: Maxi Lopez, Lisandro Lopez e Nuno Assis.

O resto da história é conhecida: Maxi Lopez preferiu ir para suplente do Barcelona agradecendo pelo caminho ao Benfica pelo interesse, Lisandro Lopez é o actual melhor marcador da Liga e Nuno Assis a.k.a. Nuno Picas Assis, esteve um ano a receber subsídio de férias.

Memories... like the corners of my mind...

Um estádio único no Mundo

O Palco de Emoções portista é, a partir de hoje, data do seu quarto aniversário, o primeiro estádio de cinco estrelas do Mundo com os certificados de Qualidade e Ambiente, títulos entregues por Miranda Coelho, presidente da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), que fazem do anfiteatro azul e branco um exemplar único a nível planetário.

A dupla certidão atribuída pela APCER, que distingue os sistemas de Gestão e Qualidade de todas as instalações do F.C. Porto e de Gestão Ambiental do Estádio do Dragão, funcionou como epílogo e síntese de uma efeméride farta em momentos altos, que um vídeo de dez minutos não pôde resumir em rigor. «Conquistámos, em quatro anos, três títulos nacionais», explicou o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. «Mais do que conseguiu qualquer outra equipa nos últimos 15 anos».

FCPorto x Vitória FC

FC Porto x Vitória FC
25 de Novembro - 18h15


Preço dos Bilhetes:





sexta-feira, novembro 16, 2007

6 Jogos!

A UEFA parece não ter concordado com a tese de Binya não ter tido a intenção de magoar o seu adversário no jogo com o Celtic e vai daí, imagine-se, decidiu punir o jovem jogador inocente com 6 jogos de suspensão, acrescentando mais um ao castigo máximo previsto que é de 5 jogos.


Uma pena... nós no Zé do Boné acreditamos piamente que não só Binya não quis magoar o jogador, apesar de parecer que o joelho do jogador escocês estava um pouco desfasado da posição onde se encontrava a bola, mas como também acreditamos que ele nem sequer sabia que o adversário estava ali.


O que implica o castigo? Bom, para já falha os 2 últimos jogos da Champions do Benfica. No próximo ano falha os primeiros 4 jogos das competições europeias.

quinta-feira, novembro 15, 2007

Para o Visconde

A equipa do Zé do Boné endereça ao camarada bloguista Visconde (http://ovisconde.blogspot.com) os sinceros votos de parabéns pelo facto que tornou o dia 14 de Novembro num dia marcante.

PARABÉNS CARAGO!!!

PS - Já agora Visconde, aviso-te que há um mega-almoço (TF + R3D) planeado na tua residência em data que oportunamente te será comunicada mas que será provavelmente no dia 1 de Dezembro! Aparece!

domingo, novembro 11, 2007

Estrela-2 / FCPORTO-2

Coxos, Coxos, Coxos... Jesualdo, Helton e Stepanov...
Como empatar um jogo já ganho com as substituições feitas pelo banco, perder 2 pontos desta forma é inadmissivel, sofrer 1 golo de livre do meio-campo com Stepanov e Helton a ver navios de uma forma totalmente amadora, até parecia que estavam a brincar!!! e com o mesmo Stepanov a cometer o penaltie mais infantil que eu já vi, com o jogador contrário virado para fora da area e com P.Assunção já a controlar o lance, inadmissivel, ele que até estava a fazer bons jogos, excepto alguma fragilidade no jogo aereo, talvez lhe tenha custado a titularidade, e talvez até lhe faça bem, pois são erros a mais para um central.
Não é possivel que com Lucho em campo a equipa tenha um controle de jogo e sem ele a equipa pareça á deriva, é preciso trabalhar a equipa, pois a ganhar 2-0, têm é de ter controlo sobre a bola, ter a bola, obrigar o adversário a correr, mas Jesualdo continua com esse problema para resolver, assim, podem surgir mais choques, faltas contra, e livres perto da area, e com Helton e Stepanov a facilitarem daquela forma, não há tactica que resista, e mesmo que o treinador meta sangue novo e alto na equipa, sempre que mexe para trás, não dá bons resultados, como se viu hoje.
Quanto ao arbitro, errou num lance na 1ªparte, quando o avançado do Estrela agrediu Helton com um pontapé e nem amarelo viu, era lance para vermelho, talvez fosse para a jarra se fosse ao contrário!!!
Do jogo, de que interessa fazer uma boa exibição durante 70m., para depois deitar tudo a perder em 10m./15m. de mau jogo, sem posse de bola, com charutos para a frente...O FCP mostrou sempre que é melhor e até aos 75m. mostrou que queria ganhar o jogo e depois entrou de férias com as saidas de Lucho, Tarik e Raul Meireles e como os que entraram não entraram para construir jogo, o FCP deu a bola ao adversário e por isso empatou um jogo ganho, injusto, talvez, para jogadores como o Lisandro, é tremendamente injusto que corra 90m. para depois os "colegas" darem as abébias que deram, e o Lucho, a jogar nos limites, e quando sai (a equipa sente logo a sua falta), não há quem pegue na bola em condições, e o Raul Meireles, saiu porquê? o Kaz joga plantado, não corre, não pressiona... sinceramente, não entendo o Jesualdo ás vezes, sempre a querer defender o resultado, teve responsabilidades neste empate da forma em como colocou a sua equipa a defender o 2-0, e depois o 2-1 quando o que devia era ter procurado fazer o 3-0 para resolver o jogo.
Agora, Helton e Stepanov têm os dois responsabilidades muito grandes neste empate, é inadmissivel dar 2 golos desta maneira, de forma infantil, a uma equipa (Estrela) que jogou com garra e pouco mais.
Já agora, Adriano chegou mesmo a entrar? O homem está chateado por estar no banco ou quê?E o Bolatti, fazer tantas faltas no meio-campo em 20m., é preciso mais concentração,... e Kaz!!!
Não é grave, em 10 jogos ter 8 vitórias e 2 empates, mas começa a ser preocupante o sofrer tantos golos nos últimos jogos (4 em 3 jogos), e a forma como a defesa, não colectivamente, mas com falhas individuais está a ser batida, Marek Cech contra o Belenenses, Stepanov contra o Marselha, e agora Helton e Stepanov contra o Estrela, isso é que é preocupante, o facilitar quando o FCP está em vantagem, isso é que não pode acontecer, principalmente perto do fim do jogo, que já não dá hipotese de reagir e voltar a comandar o jogo...
Jogadores: Helton e Stepanov, sem comentários...
Bosingwa, cumpriu (mas não está na sua forma normal).
B.Alves, cumpriu (precisa de mandar um berro ao Stepanov)
Fucille, cumpriu.
P.Assunção, outra vez enorme, outro que não merecia este resultado.
Lucho, pena não estar em forma para 90m., nos 70m. que esteve em campo foi dos melhores.
Raul Meireles, bom golo (com sorte), mas voltou a percorrer km e a pressionar alto.
Quaresma, pouco em jogo e pouco desiquilibrador, nota-se que lhe falta algo para jogar melhor, mesmo assim deu mais uma assistência.
Tarik, noite apagada, espera-se mais dele pelo que vinha demonstrando nos ultimos jogos.
Lisandro, se o FCP criou perigo na frente neste jogo, muito se deve a Lisandro, excelente golo, azar na bola ao poste que podia ter dado o 3-0 e resolvido (!!!) o jogo, não merecia este resultado.
Adriano, Bollati e Kaz, entraram???
Enfim, de um jogo bom até aos 75m., e de uma vitória (quase) merecida para um empate cedido de forma inglória e infantil, a ver vamos se estes 2 pontos não irão fazer falta lá mais para a frente, é preciso mais e maior concentração para os 90m., pois 15m. tiraram 3 pontos.
Processos a rever pelo Jesualdo, mas parece-me que no FCP há jogadores que se acomodaram neste jogo e outros (os reforços) que demoram a mostrar serviço,... mas Jesualdo é que tem de saber mandar na equipa de forma a tacticamente fechar o 2-0 a 5m. do fim, pois é impensável perder 2 pontos assim.

Novo concurso Zé do Boné!

Nas 3 imagens abaixo, identifique a criatura mais perigosa:



As 10 primeiras respostas certas recebem instantâneamente uma torradeira HD a cores e a pilhas para duas pessoas no Algarve.

sábado, novembro 10, 2007

Se um Binya incomoda muita canela...


Binya aka Death From Above
Depois do sucesso registado com a contratação de Binya, esse jogador marcante (sobretudo para o terço inferior da anatomia de qualquer futebolista adversário), eis que o Benfica foi novamente ao mercado argelino recrutar outro talento, desta feita um jovem chamado de Nasreddine El-Bahari. Presumo que o nome tenha sido um critério decisivo pois assim qualquer árbitro terá muito mais dificuldades em o escrever no relatório do jogo.

Entretanto, o jovem Binya terá tentado pedir desculpa ao jogador do Celtic pois, alegadamente, foi uma entrada viril não maldosa para ganhar a posse de bola e nunca teve a intenção de fazer de Brown a versão escocesa do Mantorras. No Zé do Boné estamos plenamente ao lado do jogador, tal como acreditamos piamente que Hiroshima e Nagasaki foram simplesmente intervenções para demonstrar um ponto de vista e nunca com o objectivo de chacinar o maior número possível de civis japoneses.

Também ao que parece, o jovem Binya terá tentado pedir desculpa ao jogador escocês e inclusive tentou mesmo telefonar-lhe para o fazer, o que motiva desde já as nossas sinceras congratulações ao jovem e não maldoso Binya por começar a dar os seus primeiros passos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ficamos a aguardar com expectativa as próximas entradas não maldosas de Binya.