quarta-feira, outubro 31, 2007

FCPORTO-3 / Leixões-0





Lisandro bisa..., FCPORTO ganha...
Pois é, a história deste campeonato é feita dos golos de Lisandro, é caso para dizer, porquê tantos pontas-de-lança no plantel com este Lisandro em forma, cá para mim tinhamos poupado 3,5 milhões de Euros, mas isso são outras contas.
Para já, 8 golos, 8 vitórias, 24 pontos, 8 de vantagem sobre o segundo, 15 golos marcados (poucos !!!, podiam ser mais), 1 golo sofrido (espectaculo, ou a fraca qualidade do nosso futebol perante uma equipa organizada como o FCP).
Pode-se sempre tirar várias conclusões sobre este feito para já do FCP de Jesualdo Ferreira, que é muito táctico, muito geométrico, pouco entusiasmante, mas a verdade é que vai batendo recordes, e é sempre bom começar a época com este rol de vitórias.
E a meu ver, este jogo até deu para rodar 3 jogadores, Cech que entrou logo aos 15m, Bollati que começou a titular e fez os 90m, e Tarik que voltou á equipa depois do mês de "Jejum", e até Lucho descansou 20m, (saiu aos 70m.), e pode-se dizer que as 3 alterações foram conseguidas por J.Ferreira, o que é sempre bom, pois já para o proximo, mais 1/2 jogadores iriam rodar um pouco, isto conforme correr o jogo...
Quanto a este, pouco a dizer, ou muito, consoante o ponto de vista, entrada muito forte, com o FCP a impor um ritmo altissimo, igual ao de Marselha, mas desta feita com 2 golos logo aos 10m, e praticamente o jogo meio resolvido, com isto o FCP pode jogar mais a favor do tempo e fazer "descansar" alguns jogadores...
Quanto a isso, acho que Bosingwa deve descansar mesmo algum tempo, pois para recuperar á pressa e voltar a lesionar-se logo no inicio dos jogos, não é muito bom para ele, nem para Jesualdo que queima uma substituição, é um caso a rever com cuidado.
Quero destacar obviamente Lisandro que continua com uma apetência para o golo incrivel, só lhe falta fazer 3/4 na Europa para a selecção voltar a reparar nele :), destaque também para a boa dupla de centrais que se está a tornar Stepanov e B.Alves, e para o bom jogo, ainda que alguns passes falhados de Bollati, e com ritmo um pouco inferior, mas com Lucho e R.Meireles ao lado torna-se mais fácil, pois estes dois impõem um ritmo muito forte aquele meio-campo, Tarik excelente no golo de classe e Quaresma ás vezes quase se esquece o que é uma equipa, mas quando se lembra faz passes como aquele para o 3ºgolo, que Lisandro antecipou e foi só empurrar, Mariano entrou para o meio-campo mostrando que pode jogar em 2/3 lugares, mas sempre com um ritmo baixo (é por isso que em principio não se deve conseguir impor) e Postiga, esforçado, mas...falta-lhe qualquer coisa agora, mas J.Ferreira está a dar-lhe hipoteses, não sei é até quando, com tantos avançados de fora....!!!!
Agora é preparar o jogo com o Belenenses com cuidado porquê o Jorge Jesus é um treinador muito forte em termos tácticos, mas com o FCP a jogar como está nesta fase, só espero uma vitória do FCP.
PPPOOOORRRTTTTOOOOO!!!!!!

quinta-feira, outubro 25, 2007

A Jornada Europeia pelo "l'Equipe"

Entre o seu percurso brilhante na Champions (2 vitórias em 2 jogos) e o medíocre no Campeonato ( 2 vitórias em 11 jogos), o Olympique de Marselha não soube decidir-se sobre como exibir-se na última Quarta-Feira no Vélodrome no seu 3º jogo europeu.

Os Olympianos não tiveram a mesma audácia que tiveram em Anfield (1-0), acusando uma certa falta de frescura física. O OM, que ainda que tenha estado mais perto da derrota que da vitória, conseguiu um ponto altamente precioso na sua corrida para qualificação face a uma equipa do Porto (1-1) que mereceu melhor dadas as numerosas ocasiões de golo que conseguiu.

Irresistível líder do seu campeonato, com 7 vitórias em outros tantos jogos e apenas com 2 golos sofridos desde o início da temporada (Braga e Liverpool), o clube português poderia ter conseguido o seu objectivo graças a um início de jogo tonitruante, marcado por dois momentos.

Com 7 pontos e apenas um golo sofrido, o clube marselhês terminou a primeira fase à cabeça do seu grupo, o que constitui uma surpresa divina. O Porto encontra-se a 2 pontos, o Besiktas a 3 e o Liverpool encontra-se a 6 pontos. Terrível desilusão para o campeão europeu de 2005 e finalista em Maio último.

Com apenas 1 ponto, os Reds estão longe dos 8ºs de final depois de terem sofrido em Istambul a segunda derrota consecutiva. Um desvio de Hyypia para a própria baliza (13 minutos) e um golo de Bobo (82 minutos) crucificaram a formação de Benitez, que apenas conseguiu reduzir a desvantagem por Gerard aos 85 minutos.


Mandanda sobre o penalty

Steve Mandanda não consegue evitar sentir-se culpado no lance do penalty que permitiu a igualdade ao FCPorto (1-1). O guarda-redes marselhês fala de um golo evitável que se baseou num detalhe. "Todos o lamentamos pois foi um golo que poderíamos ter evitado, eu em primeiro lugar" disse. "Estamos desiludidos porque conseguimos um golo e deveríamos ter conseguido resistir e ganhar este jogo por 1-0 mesmo sendo verdade que é um bom ponto, um bom resultado. Foi um jogo de alto nível que sabemos que se decide por detalhes. Este decidiu-se num erro individual, numa falta de concentração, um erro táctico".

Se o OM deu um passo em direcção à qualificação para os oitavos, o antigo guarda-rede do Havre mantém-se comedido. "Agora restam 3 jogos, muito, muito importantes e muito difíceis. Vai ser preciso geri-los bem para nos qualificarmos. Vamos ter de ir em busca desta vitória (que permite a qualificação do OM). Vamos a Besiktas, um jogo muito difícil, vamos ao Porto daqui a 15 dias e também vai ser muito, muito difícil pois, esta noite, eles colocaram-nos muitas dificuldades e mostraram ser uma equipa enorme, e finalmente recebemos o Liverpool a necessitar de pontos e que vai jogar tudo por tudo.

extraído e traduzido do Jornal L'Équipe

Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 3

À terceira jornada da Liga Zé do Boné / Betadin aconteceram várias alterações na classificação, sendo de destacar a recuperação do Filipe e da Joana que se aproximaram do Pavlov que caiu para 4º lugar por troca com a equipa mais fantástica que já alguma vez pisou os relvados virtuais da Champions League.

Por outro lado, o Visconde voltou a fazer 59 pontos. Se é certo que na última jornada se poderiam atribuir fortes responsabilidades pelo acumular de más arbitragens nos diversos jogos da Champions, esta repetição de pontuação poderá deixar perceber um erro no sistema de contabilização de pontos. Ao que parece, o Visconde conseguiu bloquear as bases de dados da UEFA para contabilizarem sempre 59 pontos para a sua equipa.

Seja como for, esta situação será normalizada na próxima jornada e a verdade desportiva será reposta.


quarta-feira, outubro 24, 2007

Champions League - Jornada 3, parte 1

Ontem em Roma o Sporting perdeu uma excelente oportunidade de pontuar face a uma equipa romana que me parece menos fulgurante que no início de época.


Creio que houve do lado do Sporting alguns equívocos tácticos por um lado e mais uma vez a demonstração que outros jogadores como aquele Purovic e oYannick que não estão à altura da qualidade de outros como Miguel Veloso e Moutinho. Claro que a falta de Polga foi fundamental mas ao Sporting ainda falta "aquele" toque de qualidade.


Noutro grupo, o Arsenal espetou uma verdadeira cabazada à moda antiga ao Slávia de Praga, graças ao contributo de Hleb que parecia possuído, confirmando o excelente momento de forma que atravessa, fazendo lembrar o grande Arsenal que cilindrava tudo e todos aqui há uns anos atrás.


Aqui fica uma imagem dessa goleada histórica:






Ups...! Peço desculpa! Imagem errada! A que queríamos exibir era esta:



Quem pára este Arsenal?

domingo, outubro 07, 2007

Académica-0 / FCPORTO-1










Lucho, "El Comandante" decide
Sete Jogos, Sete Vitórias á Jesualdo Ferreira. E o melhor começo de campeonato desde que me lembro... Pode não ser bonito, pode-se não jogar bem,... mas 21 pontos já cá estão.
"Lutem, Lutem, Ganhem, Ganhem,... futebol bonito é no Fifa2007" :)
E pode ser paradigmático, mas é verdade, nos ultimos 4 jogos (Paços Ferreira, Boavista, Besiktas e Académica), é "dificil" fazer mais que uma analise ao jogo do FCP, ou seja, iria-me repetir nas conjecturas dos jogos, pois o FCP esteve sempre por cima do adversário, pois é melhor, mas como o chip da equipa não trabalha na conservação da posse de bola, isso obriga a uma correria louca, a um desgaste tremendo de alguns jogadores que são sempre titulares e jogam quase sempre os 90m., e isso é preocupante,... mas como até agora tem dado certo nos resultados, ainda que as exibições deixem a desejar.
Quanto a este jogo, de salientar que os mecanismos já estão oleados o suficiente para com a equipa-tipo permitir ao FCP ter 3/4 hipoteses de golo contra nenhuma da Académica, o que joga a favor do treinador, isto apesar de com as alterações a equipa ter perdido algum ritmo coerente de jogo.
A rever:
O falhanço de Tarik, aquilo não pode acontecer, falhar um golo certo...a 2 metros da baliza...total falta de atenção...
Lucho, bem no penaltie, mas no lance logo no inicio da 2ªparte, aos 46m., tem de fazer golo, iria "matar" logo ai o jogo.
Stepanov, não pode levar um cartão desnecessário da forma que levou, pode fazer falta mais tarde, mas de resto bem, a fazer uma boa dupla com Bruno Alves.
Bosingwa, fazia-lhe bem descansar e não ir á selecção, tal como Raul Meireles que corre como um desalmado, ainda que ás vezes...
Quaresma, tem de jogar mais colectivo, mas bem na luta atrás.
Leandro Lima, tem de entrar com mais força, mais raça, não pode ter medo, e tácticamente ainda falta algo...
Adriano, esta paragem servia bem para ele ganhar ritmo.
Os outros não comprometeram e dentro do seu normal estiveram bem... e lutadores QB.
Bem como a mais 5/6 jogadores (os novos), que vão fazer falta neste FCP, e precisam ganhar ritmo para serem opções válidas neste plantel, e para esses jogadores que não vão ás selecções e jogam menos é trabalhar com eles agora que é para os preparar para as rotações necessários e obrigatórias nesta época, se queremos mais do que o campeonato, e eu quero...
E agora com +-16 dias de paragem do FCP, é tempo de por esses jogadores a correr para fazer ver a esses jogadores o quão alto se encontra a fasquia para a titularidade.
PPPOOORRRTTTOOOOO!!!

quinta-feira, outubro 04, 2007

Já viram estes cartazes em Lx?


Rescaldo da Jornada da Liga dos Campeões

FCPorto

Mais um jogo aflitivo do bi-campeão, ganho in-extremis num lance paradigmático: Lucho falha o passe, Quaresma falha o remate e... Golo! Num ambiente fantástico, onde parecia que as bancadas estavam repletas de Neo-Zelandeses interpretando o Haka, o FCPorto só não chegou ao intervalo a perder porque a pontaria dos turcos foi lamentável (e ainda bem). Por outro lado, só na segunda parte o FCPorto conseguiu um remate à baliza!

A viver das iniciativas de Quaresma (as tatuagens vão disfarçar as nódoas negras) e Bosingwa (que com um esforço de 90 minutos admirável, fazia questão de percorrer todo o terreno para ir entregar a bola aos defesas turcos), o meio campo do FCPorto esteve ausente durante boa parte do jogo. Quem não esteve pelos ajustes foi o Bruno Alves que mostrou à nação turca que não tinha respeito algum por eles.

Mais uma vez Jesualdo esteve ao seu nível habitual e, contra uma equipa quase toda em Ramadão, mostrou uma coragem quase suicida, comparativamente ao que temos visto, ao fazer entrar Leandro Lima aos 87 (!!!) minutos. No final, quando cerca de 6 adeptos turcos já se tinham calado nas bancadas e a malta já começava a pagar a conta da cerveja nos bares, lá surgiu o golo com muita sorte à mistura.

Segue-se agora o Marselha, uma equipa que tem feito melhor figura na Champions que na "Ligue 1". Uma vitória do FCP será fundamental já que elevará a pontuação para 7 pontos e deixará ampla margem de manobra para nos próximos 3 jogos conseguir pelo menos uma vitória que leve aos almejados 10 pontos que normalmente garante a qualificação para a fase seguinte. Contudo, é certo que o FCPorto tem todas as condições de garantir o primeiro lugar pois é muito mais fácil ir ganhar a Marselha do que o foi ontem na Turquia.

Sporting

Finalmente uma vitória fora e finalmente um golo do Polga e a oportunidade para os ucranianos conhecerem o penteado do Paulo Bento. É muita novidade junta! Não vi a segunda parte mas, pelo que vi na primeira, este Dínamo está a anos-luz de distância do temível Dínamo de Shevchenko e Rebrov e, tirando um ou outro brasileiro, a qualidade não abunda nesta equipa que ainda por cima atravessa um período de grande instabilidade.

A vitória acaba por ser uma certa forma de atenuar a derrota com o Man Utd na primeira jornada mas os 2 jogos com a Roma vão decidir o apuramento pois, se com o Dínamo são favas contadas, em Manchester só se estes já estiverem relaxados pela garantia do apuramento é que o Sporting consegue pontuar. A ver vamos.

Benfica

Dizia Camacho no início do jogo que "Se o Benfica não ganhar este jogo, resta tentar ganhar o próximo" e depois do jogo ninguém lhe pode tirar a razão. A não ser claro que não ganhem o próximo.

Seja como for, diz Camacho e a generalidade dos jogadores do Benfica que os meios de comunicação social "ao serviço de outros clubes" (sic), têm feito demasiada pressão sobre o Benfica. Ora bem, como nós aqui no Zé do Boné não queremos ser acusados de atentar ao patriotismo,- embora já o tenhamos sido quando na primeira jornada dissémos que o Shaktar tinha equipa para ganhar na Luz (afinal o Benfica é que não tinha equipa para ganhar na Luz) -, vamos por isso adoptar uma postura de claro desanuviamento nos nossos comentários, adoptando um registo claramente pró-Benfica (vou ter de tomar banho no final...).

O Benfica teve ontem um tremendo azar! Embora tenha tido a certa altura em campo dois pontas de lança de qualidade mundial e um killer instinct, que já não se conhecia desde que Charles Mason fez carreira nos EUA até ser capturado pelo FBI, não conseguiu bater a defesa da equipa ucraniana. Saliente-se contudo a existência de vários lances duvidosos na área do Shaktar onde o árbitro terá deixado passar em claro vários cortes de cabeça dos defesas sem assinalar o respectivo castigo máximo.

Por outro lado, o meio campo do Benfica dava cartas, apoiando-se na firmeza defensiva de Katsouranis e Maxi Pereira, e contando depois com a genialidade de Rui Costa a quem parece que tiraram 30 anos pois joga com a mesma alegria de um sub-21, não acusando de forma alguma a sobrecarga de jogos.

Na defesa, os jogadores encarnados optaram de forma inteligente por deixar correr os ucranianos à sua volta pois era por demais evidente que, ao ritmo a que faziam as suas triangulações (e às vezes parecia que o mesmo jogador ucraniano triangulava consigo próprio), a equipa de leste nunca aguentaria o ritmo até ao final do jogo.

O decorrer do jogo acabaria por dar razão aos encarnados pois, a partir de uma dada altura, os jogadores do Shaktar perderam o discernimento falhando todos os remates dentro da área encarnada.

O golo ucraniano acaba por ser o culminar de uma sucessão de infelicidades pois começa com a lesão de Nélson, o melhor defesa direito do hemisfério Norte e de 3/4 do hemisfério Sul. Os jogadores do Shaktar tentaram então devolver a bola ao Benfica tendo-se inclusive dado ao trabalho de ir à área encarnada para o fazer (aliás, nota-se que no lance Luisão fica parado à espera disso) só que o avançado acabou por falhar na hora de atirar a bola para fora marcando mesmo o golo que decidiu a partida.

No entanto, apesar do resultado, é notória a elevada categoria do jogo encarnado e a este ritmo, o Benfica retomará certamente o rumo das vitórias sendo mesmo um sério candidato à vitória na Taça UEFA.

Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 2

À segunda jornada, a única anormalidade prende-se com a inesperada pontuação conseguida pelo Visconde que, com um registo de 59 pontos, ultrapassou a concorrência arrebatando o primeiro lugar, com Helton (7), Polga(7), Quaresma(9) e Kanouté(12) em destaque. Esta pontuação vai contudo ser alvo de um inquérito, pelo sim, pelo não.

A pontuação mais alta, 61 pontos, foi conseguida pelo Filipe que contou com a inspiração de Puyol (7), Kaka (14), Quaresma (9) e Kanouté (12).

O último destaque vai para a equipa Grandes Girls da Joana, que mostrou a sua categoria, deixando o último lugar agora ocupado pelos Portistas de Bancada.

terça-feira, outubro 02, 2007

Rescaldo e Antevisão

FCPorto x Paços de... perdão, Boavista


Mais uma vez foram por demais evidentes as dificuldades deste FCPorto em controlar o jogo um pouco à semelhança do que aconteceu em Paços de Ferreira. A certa altura, dado o nível exibicional da equipa e a qualidade do jogo (mais luta que técnica) parecia até uma reprise do jogo da jornada passada. Contudo, com um Lisandro assim, as coisas vão correndo bem. Mas há muito a corrigir nesta equipa e estes "eclipses" do meio campo têm de parar.

Por outro lado, o mítico derby da 2ª Circular, desta vez apelidado de derby dos penalties, obriga-me à conclusão que dá mais luta o Fátima que propriamente qualquer destas duas equipas, excepto claro pelo Marítimo que tem interpretado o papel de concorrente directo (à falta de melhor...).

Pelo que pude ver do jogo entre os Verdinhos e a Instituição, só na primeira meia hora aconteceram 10 penalties na área do Sporting pois o Tonel e o Polga insistiam em cortar a bola de cabeça. Senhores da Liga, onde andam??? Que desgoverno é este?

Bonita foi a reportagem d'A Bola Vermelha antes do jogo onde os dois presidentes das agremiações da 2ª Circular se prestavam a um aparente salutar convívio. Se Soares Franco mostrou ser maior presidente que o Orelhas Vieira (pelo menos quase mais meio metro de altura), no almoço que se seguiu o industrial dos pneus mostrou que a vantagem de jogar em casa pode ser decisiva e cilindrou Soares Franco quando as decisões passaram para o campo do vinho tinto.

LIGA ZÉ DO BONÉ / BETADIN

Depois de uma primeira jornada onde a equipa Esplendor na Relva de Paulo Vaz não deu qualquer hipótese, pese embora as equipa da casa, Zé do Boné F.C. e Wolverine 23, terem sido escandalosamente prejudicadas por arbitragens tendenciosas e treinadores da Liga dos Campeões pouco esclarecidos, segue-se a 2ª Jornada.

Os motivos de interesse prendem-se essencialmente em ver se o mister Paulo Vaz vai conseguir repetir a gracinha e se a equipa GrandesGirls consegue corrigir aquilo que a imprensa desportiva qualificou de uma "falsa partida".

Aos mais desatentos recordo que a presente edição da Liga ZdB/Bet. vai atribuir um prémio ao primeiro classificado e posso desde já adiantar que se trata de um prémio de elevada categoria e qualidade e que impõe de facto respeito e prestígio.

sexta-feira, setembro 28, 2007

114 anos!

114 anos de vida do clube português com maior palmarés internacional!
PARABÉNS PORTO!

quinta-feira, setembro 27, 2007

O milagre de Fátima e a heresia de Jesualdo

Pode-se dizer nesta altura que, se foi dito há uns tempos atrás, ganhar é como lavar os dentes, então Jesualdo de vez em quando tem muito mau hálito.

Esta verdadeira vergonha pode ser surpreendente para muita gente mas, posso dizê-lo sinceramente, eu já desconfiava que isto ia acontecer por tudo o que antecedeu o jogo.

Primeiro, foi a aura de "equipa fácil" com que foi rotulada a equipa do Fátima desde que o sorteio desta eliminatória da Taça Carlsberg ou Taça da Liga ou Taça tapa-buracos ou o que lhe quiserem chamar, a colocou no caminho do FCPorto. Desde o início passou-se a ideia de que jogar contra o Fátima seria apenas o cumprir de uma formalidade e que não haveria dificuldade alguma em passar a eliminatória. Logo aí começou a falhar a preparação mental da equipa para esta eliminatória.

Depois, numa tentativa de passar a ideia de que era necessária alguma concentração para superar este jogo, Jesualdo veio dizer que este jogo deveria ser encarado com a mesma seriedade com que se encarou o jogo de Liverpool. Tudo muito bem, não fosse o facto de contra o Liverpool o FCPorto ter jogado com 11 habituais titulares e não apenas com 3 como se apresentou ontem contra o Fátima (e como havia feito contra o Atlético).

Quando o treinador diz que o jogo deve ser encarado com seriedade e ele próprio não o faz, gerando a ideia no subconsciente dos jogadores que para um Fátima em forma e rotinado, um FCPorto B com jogadores que nunca actuaram juntos em jogos oficiais, chega e sobra, o que se pode dizer? Ainda por cima, como disse e bem o Wolverine no post anterior, comete este erro de avaliação e preparação do jogo logo numa eliminatória a uma só mão que antecede outra a duas mãos onde, aí sim, poderia fazer este tipo de alinhamento da equipa porque, aí sim, tinha mais 90 minutos de margem de erro.

O Sr. Jesualdo persiste em cometer os mesmos erros e, se é certo que toda a gente tem direito a errar, não é menos certo que quem erra tem o dever de aprender com esses mesmos erros caso contrário deixamos o campo do humanamente falível para entrar no campo da estupidez pura.

Convença-se Sr Jesualdo que está no FCPorto, um clube de nível superior onde TODOS os jogos são para ganhar. Convença-se que já não está no Benfica, no Braga, na Académica mas sim num clube onde TODOS os jogos são para ganhar e onde os adeptos não estão habituados às derrotas.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Fátima-0 / FCPORTO-0 (4-2 Grandes Penalidades)

2º Competição perdida, nem sequer chegamos a aquecer nesta nova competição denominada Taça da Liga, agora o Jesualdo já pode dormir descansado porque já não tem jogos a atrapalhar pelo meio da semana, ele que não sabe gerir os 27 jogadores de um plantel!!! (do meu ponto de vista).
Para entrar com esta equipa ele precisava de os saber motivar, e das duas uma, ou não os sabe motivar ou os jogadores são fracos, eu acho que é maioritáriamente a 1ªopção, pois eu acredito que os jogadores valem mais do que o que mostraram, acho...
Jogadores:
Os razoáveis -> Fucille...+-, Leandro Lima , apesar de perder muitas bolas infantis, +-;
Os Outros... ;
Os Maus, mas mesmo maus -> Lino, sem comentários (ainda falha o penaltie), Kaz (grande estaca!!!, e já sabem para que serve uma estaca???), Mariano (é preciso o que para correr..., e tbm falhou o penaltie), Farias (esteve em campo!!!)
Ou seja, agora Jesualdo já pode dispensar 3/4 jogadores pois já não têm utilidade ficar no plantel, pois não vão jogar...
Vamos ver como corre na Taça de Portugal, mas como este técnico não gosta de competições a eliminar, não auguro nada de bom.
Agora para fazer-mos figuras tristes como esta, mais valia terem feito falta de comparência, que ao menos não se escrevia na história (outra vez com Jesualdo), estes resultados horribilis... (...azia...), sem pachorra para escrever, pensar que perdi duas horas a ver aquela M**** de jogo.
Adenda a esta nova competição:
Depois de ver os regulamentos percebi que o FCP apenas tinha este jogo a disputar a uma mão na casa do adversário, que as próximas eliminatórias e grupos serão a duas mãos, com isto, só me apraz chamar ao Jesualdo "BURRO".
O FCP não é apenas grande porque se contenta com a vitória numa competição, o FCP fez-se grande por ganhar todas as competições em que participa, independentemente se os jogadores que jogam são os titulares ou não, e com (mais) esta mostra de incompetência na gestão do plantel, Jesualdo Ferreira mostra o porquê de não ser o treinador que dá os titulos ao FCP, mas sim o FCP (os melhores jogadores) que dão o titulo ao treinador, infelizmente é assim, quem falha uma vez, pode ser por azar, quem falha duas vezes de forma igual só pode ser Burro.
E convenhamos, Jesualdo gosta de se por a jeito, depois não se pode queixar.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Insólito...


Uma primeira página d'A Bola Vermelha dedicada ao FCP em pleno início de campeonato! Está bem que o FCP está cada vez mais longe do Sporting e do Rui Costa mas, estando os adeptos portistas habituados a ver o FCP como tema de 1ª página, apenas quando ganha o campeonato, este acontecimento não deixa de ser insólito.

domingo, setembro 23, 2007

Paços Ferreira-0 / FCPORTO-2

Olé Lisandro, olé...

Lisandro marca, FCP ganha...



Jogo disputado a um grande ritmo, com velocidade, empenho e muita correria, claro que o FCPORTO devia ter sabido gerir muito melhor a bola, mas isso, este FCP de Jesualdo não sabe fazer... Ou seja, foi mais uma vitória QB, com futebol não bem jogado, muita luta, e poucas ideias e principalmente pouca capacidade de depois de fazer o mais dificil, saber gerir e controlar o jogo e o estilo guerreiro do Paços, que lutou bravamente enquanto teve forças (quase os 90m.) e que obrigou os jogadores do FCP a um grande desgaste fisico, veremos como Jesualdo gere o seu plantel para os proximos 2 jogos (Fátima para a Taça da Liga, Fora, e Boavista para o Campeonato, em casa), é preciso saber rodar o plantel nestes dois jogos de forma sábia para não acontecer que um jogador como o P.Assunção saia exausto da partida aos 80m..
A supresa deste jogo foi a inclusão de Edgar no onze titular, e aparentemente Jesualdo ganhou a aposta, pois ao colocar o FCP a jogar em 4-4-2 com Lisandro e Edgar bem na frente, com Quaresma sobre a esquerda e Lucho a descair sobre o lado direito, e com 2 médios mais defensivos no miolo, julgo que no inicio do jogo o Paços de Ferreira não esperava esta táctica do FCP, e foi fruto dessa estratégia que o FCP marcou e chegou ao 1-0, depois disso o FCP continuou a mandar no jogo e por 2/3 vezes poderia ter feito melhor em alguns movimentos ofensivos, mas faltou algo mais, Jesualdo aos 30m. colocou o FCP a jogar em 4-3-3, com Lucho sobre o meio, mas o FCP começava a ter pouca bola e a não criar perigo suficiente para colocar o Paços em sentido.
Com isso e com uma entrada má do FCP e uma entrada muito boa do Paços na 2ªparte, isso obrigou o FCP a recuar e a permitir que o Paços mandasse na partida, pois continuava em grande ritmo e o FCP estava algo ressentido, pois além de Lisandro (que lutou como poucos), Lucho e Quaresma não apareciam no jogo, (lutavam, é certo), mas como tinham pouca qualidade de jogo e passe, não conseguiam desiquilibrar. Ora isto obrigou a que Jesualdo mexesse no onze, tirando Edgar (adequado para este tipo de adversários, muito lutador e a precisar de mais minutos), e a colocar Leandro Lima, para com isso adiantar Lisandro para a frente, colocando Leandro sobre a direita para ver se o FCP conseguia ter mais bola, mas o meio campo continuava a defender cada vez mais atrás e Raul Meireles (algo apagado) cede o lugar a Bollati (jogador mais alto para a batalha aérea), mas com isto o FCP apenas em esporádicos contra-ataques o FCP conseguia ter alguma qualidade e foi num desses lances que o FCP acabou com o jogo, pois com o 2-0 os jogadores soltaram-se mais e passaram a ter mais confiança na vitória, isto porque o Paços lutou bravamente até ao fim, podem até não ter criado verdadeiro perigo, mas com tantos cruzamentos e centros para a área, em lances confusos podiam ter criado perigo real para a baliza de Nuno e um golo perto do fim podia ter causado grande sufoco na parte final, claro que com a lesão de P.Assunção e a entrada de Tarik e o cansaço do Paços, o FCP passou a ter mais bola, ou seja, com a lesão de um jogador defensivo e a entrada de um mais ofensivo obrigou o Paços a não colocar tantos homens na frente e o FCP teve mais 2/3 lances onde poderia ter marcado e ampliar a vantagem. Resultado justo, com uma vitória muito suada, mas merecida, pois dentro do jogo, vulgo "batalha", o FCP foi mais objectivo e com Lisandro em forma em qualquer lugar do terreno, surge esta vitória natural.
Os Jogadores: Nuno, eficaz no cruzamentos e em algumas situações mais apertadas, precisa treinar mais a reposição longa em jogo.
Bosingwa, bem a defender, e a fechar o seu flanco, mas tem de descansar.
João Paulo e Bruno Alves, muito jogo aéreo tiraram da aréa, não cometendo faltas perto da aréa, e eficazes QB, sendo que foi de um lance lutado que Bruno Alves isolou Lisandro para o 1ºgolo.
Fucille, ás vezes era ultrapassado pelo jogo aereo do Paços, a rever este aspecto.
P.Assunção, muito lutou e muito correu, principalmente no periodo em que o FCP perdeu o controlo do jogo, obrigando-o a um enorme desgaste, e por isso se ressentiu na parte final do encontro.
Raul Meireles, um jogo onde apenas se viu a lutar pela bola, com pouco espaço para sair a jogar, desfazia-se da bola com rapidez mas nem sempre bem, a rever.
Lucho, descaido para a direita durante os 30m. iniciais, provocando por isso desiquilibrio no jogo do Paços, mas nota-se que ainda só está a 75% do que se espera dele, ou seja, tem de mostrar mais.
Quaresma, lutador QB para este jogo, a fechar o seu flanco, mas algo desinspirado em alguns momentos, mas noutros , principalmente no inicio, eram dele os passes de possivel golo para Lisandro e Edgar finalizarem á vontade na área.
Edgar, a supresa, jogador de grande porte fisico, jogo adequado para lutar, o que ele fez, nem sempre bem, esteve num lance estremamente perigoso e que obrigou Peçanha á defesa da noite (poderia ter sido o 2-0), no melhor periodo do FCP, bem no auxilio da defesa e a criar perigo na area contrária, com os pés é que precisa evoluir...
Lisandro, O HOMEM DO JOGO que está numa forma espectacular, já leva 4 golos na BWin Liga, e todos de excelente recorte, e sentido posicional, resolveu o jogo em dois lances de forma magistral e deu mais uma vitória ao FCP, afinal o nosso ponta-de-lança já está no onze :).
Leandro Lima, bem no passe de primeira a isolar Lisandro para o 2ºgolo, mais umas quantas faltas sacadas ao adversário, mas ás vezes esse genero de futebol não tem a sequência desejada pela equipa.
Bollati, médio defensivo que entrou para auxiliar a defender e no jogo aereo, esteve bem.
Tarik, não entrou de inicio provavelmente devido a estar no periodo do ramadão e como o jogo começava antes de poder comer, Jesualdo optou por coloca-lo e bem no banco, situação bem gerida.
Pelos resultados alcançados ao fim de 5 jornadas, 5 vitórias, 15 pontos e sendo que o FCP na época passada perdeu 3 jogos, empatou 1, e ganhou o outro contra estes mesmos 5 adversários, devo dizer que até agora Jesualdo tem levado a sua avante, mas é preciso fazer descansar alguns jogadores e começar a rodar a equipa, senão estes jogos intensos e fisicos vão-se pagar caro, processos a rever. + 5 pontos que o Sporting, + 6 que o Benfica, havendo um B-S para a semana esta vantagem só pode aumentar, agora é gerir plantel, entrar motivado e avisado para a taça da Liga, pois é um trofeu que o FCP quer conquistar.
PPPOOORRRRTTTTOOOOOOO!!!!

sexta-feira, setembro 21, 2007

Contas europeias após a primeira jornada

Depois da mediatização e da exaltação do orgulho nacional por, pela primeira vez, Portugal ter conseguido colocar 7 equipas nas provas da UEFA, vamos às contas da primeira jornada:

F.C.Porto: 1 ponto
Sporting: 0
"A Instituição": 0
Braga: 0
Leiria: 0
Belenenses: 0
Paços de Ferreira: 0

Contribuição para o ranking da UEFA: 1 / 7 = 0,14

Motivo mais que evidente para continuar a manifestar o meu orgulho por Portugal ter 7 clubes nas provas da UEFA!