sábado, agosto 18, 2007

1ªJornada - Sp.Braga-1 / FCPORTO-2

Quaresma bisa... com golos de classe!!!
Excelente vitória do FCPORTO, ainda que muito suada e sofrida, com 2 lances de génio de Quaresma, novamente com Jesualdo a apostar num onze com 3 jogadores de meio-campo defensivos, ainda que com Lucho a trazer algum diferencial em relação a M.Cech relativamente ao jogo passado, pena é so ter ritmo para uma parte, notando-se também que as opções do banco ainda estão á procura de se afirmarem neste modelo de jogo do FCP, com transições ás vezes excessivamente rápidas para os extremos cruzarem para a area, havendo apenas um homem na area, pois o médios não tem tempo de lá chegarem, sendo por isso fácil de anular alguns lances do FCP, e por isso se viu que em bola corrida, o FCP tem dificuldade em criar perigo e mesmo lances para ocasiões de golo, é um aspecto que é preciso evoluir muito e depressa, pois já para a semana há um encontro em casa de grande importância por ser contra um adversário directo e por isso de 6 pontos em disputa.
Mas relativamente a este jogo, uma 1ªparte bem conseguida, tanto em movimentos ofensivos, como defensivos, ainda que faltasse que um dos médios desiquilibrasse de forma efectiva e se adianta-se mais no terreno para junto de Adriano, muito só na zona central.
Na 2ªParte e talvez fruto de algum cansaço de Lucho, o FCP teve uma má entrada e permitiu que o Braga tivesse a bola e em 2/3 lances de real perigo conseguisse empatar, com 15m. de desnorte do FCP, só após os 60m. e com as alterações é que o FCP conseguiu ter algum controlo no jogo, mas já sem o ritmo da 1ªparte e com um sistema de jogo ás vezes um pouco trapalhão, com Mariano e Leandro em muitas trocas de posição, mas sem criarem verdadeiro perigo, assim, foi preciso Quaresma sofrer uma falta e dai efectuar um remate portentoso e dar a vitória ao FCP, pois de outra maneira julgo que não iam lá, pois podemos então agradecer ao 7 esta vitória, ainda que todos os jogadores nunca tenham virado a cara á luta em termos de sacrificio pela equipa.
Gostei também muito que todo o Plantel se tenha deslocado a Braga para um apoio directo aos colegas, acho até que devia ser norma essa postura, para se criar um bom espirito de grupo, isto na sequência de um castigo perfeitamnete anormal!!! ao Lisandro.
Vamos agora recuperar de maselas, emprestar 9/10 jogadores ás selecções, mas Jesualdo com os que fica também pode criar automatismos interessantes, e treinar bastante, espero que não comecem já desde cedo a dar 2/3 dias de folga após cada jogo, pois assim não se faz uma recuperação activa que deve de ser feita após cada jogo.
Helton, Nota-se ainda falta de ritmo, mas não comprometeu, nem inventou, estando por isso bem, no lance do golo acho que não viu a bola partir e lançou-se tarde, apenas um reparo, acho que ás vezes ele como ultimo jogador e nas bolas que lhe são atrasadas, e quando não está apertado, o FCP tem de conseguir sair a jogar com a bola pelo chão e não em chutões para a frente.
Bosingwa, nota-se que ainda não está em forma, e perto dos 70m. isso passou a notar-se mais, mas esteve bem na marcação ao Wender, falhando apenas no lance do golo em que Vandinho apareceu rápido nas suas costas a cruzar.
B.Alves, teve apenas uma meia-falha (a outra meia-falha é de Lucho) quando permitiu que João Pinto remata-se em corrida á vontade na sua zona de acção, esteve muito bem no jogo aereo.
P.Emanuel, excelente no lance seguinte ao empate a não se deixar enganar pelo avançado do Braga e a conseguir um corte inextremis, também esteve bem no jogo aereo.
Marek Cech, em movimentos ofensivos conseguiu por 2/3 vezes ir á linha cruzar, e enquanto Hussain esteve em campo não lhe permitiu veleidades, nota-se que está mais personalizado.
P.Assunção, bem na cobertura da zona central á frente da defesa, pena é que não saiba sair para o ataque com maior proposito onde precisa evoluir, ainda tirou um amarelo ao J.Pinto num lance em que saia bem para o contra-ataque.
Lucho, o grande problema é que está agora na pré-epoca e por isso aos 60m. deu o berro e foi substituido, claro que enquanto aguentou, nota-se que é um jogador que faz a diferença na maneira geometrica com que ocupa o terreno (como Jesualdo gosta), precisa é melhorar fisicamente.
R.Meireles, fisicamente um dos que está em melhor forma, bem nas transições ofensivas e a marcar bem no meio campo e até no apoio ao seu lateral, muito personalizado, necessita de rematar mais á frente para poder aproveitar o seu bom remate.
Tarik, na ausência de Lisandro, foi o escolhido para ocupar o seu lugar, fez uma razoavel exibição, mas faltaram-lhe rasgos para extremo e por isso foi substituido, apesar de defensivamente ter ocupado bem os seus espaços de marcação.
Adriano, até estava a fazer um bom jogo, bem na luta e ganho de algumas bolas aos centrais, tinha tido um pormenor bastante bom em que quase marcava, no lance da lesão forçou demais ao rematar em desiquilibrio e por isso a lesão que espero não o afaste por muito tempo, pois com Farias também lesionado e Postiga no mercado não sobram muitas opções (válidas).
Quaresma, tirando o facto de ás vezes se enervar por não lhe passarem a bola, esteve excelente e foi ele que desiquilibrou este jogo com dois livres marcados de forma superior, sendo por isso claramente o homem do jogo, há jogos assim em que tudo sai bem e com a qualidade que tem consegue desiquilibrar de forma superior, só necessita é de quando os jogos não lhe correm bem saber trabalhar colectivamente.
H.Postiga, jogador que está no mercado, pois é sabido que a Sad do FCP e o própio jogador procura resolver o seu futuro de outra forma que não ficar no plantel para ser 3ªopção, visto que Adriano e Farias são preferidos em relação a ele, entrou lutador e aguerrido como sempre, mas como sempre também trapalhão, e sem soltar a bola no memento certo, então no inicio da 2ªParte com 0-1, teve 3 lances em 2 min de arreliar qualquer um, também não se pode esperar muito de um jogador que está nestas condições no plantel.
Mariano, percebe-se o porque de Tarik lhe ter tirado o lugar e ser a 4ªopção para extremo, está algo pesado e fora de forma, tem de melhorar muito se quer ser opção válida para o onze.
Leandro Lima, tinha conjuntamente com Mariano o lugar no meu onze, mas ainda está verde para estas andanças e percebe-se melhor o porquê de Jesualdo não apostar nos novos, Leandro tem de comer muita massa para ganhar corpo e evoluir na forma como liberta a bola mais rapidamente, é treinar mais e ir entrando aos poucos para ser melhor e só tem é de evoluir, é novo e admiro a sua forma aguerrida de jogar.
Em resumo, excelente vitória, com um melhor resultado do que exibição (principalmente na 2ªparte), com aspectos a melhorar, principalmente a nivel dos movimentos ofensivos em bola corrida, agora é preciso também que os novos mostrem mais que os velhos, de outra forma, Jesualdo tem razão... apesar de tudo...(de ser um treinador muito táctico na sua metodologia de jogo, quase com régua e esquadro em alguns movimentos!!!).
PPPOOORRRTTTOOOOOOO!!!!

sexta-feira, agosto 17, 2007

Lisandro, J.Ferreira e Onze para Braga

Começa bem esta época, de facto, o FCPORTO é mesmo um clube enorme e incomoda muita gente, eles devem ter pesadelos mesmo acordados, devem magicar a dormir e tudo contra o FCPORTO, para quem queira investigar o estado do futebol em Portugal e queira ser honesto, claro que assim dos jornalistas só se safam meia-duzia (e por especial favor), que vejam o inicio desta época.
Que se investigue qual o clube a abater, para perceber o porquê do Lisandro ser suspenso no inicio do campeonato devido a ter sido expulso num jogo amigável, isto depois de ter cumprido castigo também num jogo amigável como mandam as normas da FPF, mas por incúria e por má fé esse castigo saltou para um jogo oficial, isto é que é a merda do estado do nosso futebol, com incompetentes a gerirem castigos a seu bel-prazer e sempre em prejuizo do FCPORTO, mas preparem-se, vai ser assim esta época toda.
Que verifiquem porque não marcam grandes penalidades na grande area dos verdes, parece que saiu um decreto a dizer que quem marcar penalties contra o Sporting faz parte do sistema, espero ver os mesmos do Sporting que tanto apelam para o fair-play e contra as arbitragens virem agora clamar aos sete ceus que foram beneficiados em dois jogos seguidos (e apenas se jogaram dois jogos oficiais), e dois penalties claros foram escamoteados, um ao FCP, outro á Académica...
E agora que os ataques contra o FCP já começaram, para quem andava distraido com as férias, é bom que elas sejam retemperadoras porque este ano vai ser sempre assim, clube a abater FCPORTO, mas contra tudo e todos provaremos em campo tal como na Época passada que somos os melhores.
Jesualdo Ferreira vê-se assim na obrigação de ao ter Farias lesionado, de convocar H.Postiga (o tal que era para ser vendido), pois uma vez que parece que ele não conta com Edgar, e sem Lisandro, apenas têm 2 avançados disponiveis, a questão é saber como um jogador que sabe que o treinador não conta com ele, se sentirá se tiver de entrar para num caso de necessidade se preciso virar um jogo.
E como Fucile apresenta algumas mazelas, a opção por Marek Cech parece-me acertada (Lino defende mal e jogamos num terreno complicado).
Vamos ver se ele ao convocar Lucho o vai por a titular, se faz estrear Leandro Lima no onze, ou algum dos novos.
O meu onze para amanhã:


PPPOOORRRTTTOOOOOO!!!

Renteria arranca finalmente

Era este o titulo dado a seccao de apreciacao dos jogadores feita pelo jornal "l'Equipe" relativamente ao jogo Estrasburgo v Auxerre, que os primeiros venceram por 3-0 com 2 golos de Renteria (embora em fora-de-jogo no segundo e com tempo ainda para atirar uma bola a barra a posteriori).

Eis a apreciacao:

"Homem chave: RENTERIA (Estrasburgo), 7,5

Apos dois jogos para se adaptar, Wason Renteria explodiu ontem. Tendo chegado a poucos dias do inicio do campeonato por emprestimo do FC Porto, o colombiano demonstrou que possui um verdadeiro instinto de golo. Pouco servido na primeira parte, marcou logo na sua primeira oportunidade gracas a uma entrada perfeita (23'). Em seguida, servido por Mouloungui, atirou a barra com um chapeu subtil (59') antes de bisar com um excelente remate de pe esquerdo (67'). "

Se Renteria continuar com este nivel podera ser um reforco importante para a proxima epoca sendo que esta tera sido sem duvida uma excelente decisao da SAD em permitir que o jogador ganhasse ritmo, algo que no FC Porto dificilmente conseguiria devido a Adriano e Farias.

domingo, agosto 12, 2007

Supertaça - FCPORTO-0 / Sporting-1

1ºJogo oficial da época 2007/2008

Hipotese perdida do FCP começar com um titulo esta epoca, com uma derrota algo injusta, pois o FCP não sendo claramente melhor, controlou o jogo durante mais tempo, teve mais hipoteses de golo (3 bolas no ferro), teve um penaltie a favor não assinalado, e mais 2 lances de perigo real na area adversária, mas quem não marca, sofre e foi isso que aconteceu neste jogo, há que melhorar rapidamente para começarmos a conquistar vitórias para levantar a moral.

Parabéns ao Sporting, é a nossa besta negra na Supertaça, mas com todo o respeito, o Sporting não foi melhor do que o FCP, apenas foi mais feliz em lances fundamentais do jogo...

FCP arranca com uma derrota, com uma equipa muito defensiva, claro que bem estruturada, mas como a inépcia ofensiva se verificou, o FCP perde um troféu que podia e devia ter conquistado, se tivesse apostado numa equipa mais equilibrada ofensivamente, e preparada para arriscar mais no ataque logo desde o inicio..., isto perante um jogo em que quem marcasse primeiro teria meio caminho andado para a vitória.

Destaque do jogo - Aos 53m., Um Penaltie claro do Tonel, ao falhar a bola de cabeça, coloca o braço e corta a trajectória da bola que se encaminhava para B.Alves, claro que apenas a equipa de arbitragem não viu um lance que podia ter mudado o jogo completamente, pois a ser concretizado, o FCP dificilmente perderia o mando do jogo, mas agora quero ver se a Morgado também investiga este lance que retirou um possivel titulo ao FCP. Claro que se fosse na área do FCP, não haveria quem bradasse aos céus que o sistema era isto, enfim...

Com um FCP armado em 4-1-2-1-2, com 4 defesas em linha, com 1 trinco clássico P.Assunção, e com R.Meireles sobre a direita e M.Cech sobre a esquerda, na práctica resultava em duas linhas defensivas onde nitidamente faltava quem soltasse melhor a equipa para a frente, que fizesse a equipa jogar colectivamente, ainda que bem a marcar, mas com pouca propensão ofensiva, ou seja, com tantos e bons jogadores ofensivos no plantel, aquilo que se salientou foi a capacidade defensiva, visto que em termos ofensivos os mecanismos estão muito presos, e jogar apenas com 3 jogadores virados para o ataque dá numa equipa presa em movimentos ofensivos, Jesualdo colocou Lisandro como Nº10, atrás de Quaresma, mais descaido sobre as linhas, esquerda ou direita, e com um Adriano muito isolado na luta contra os defesa centrais. Resultado, durante toda a 1ªParte viu-se um FCP mais controlador do que ameaçador, isto apesar de ter rematado 2 vezes ao poste, mas o Sporting também não criava perigo, apesar de uma melhor posse de bola, mas no ultimo terço não conseguia incomodar Helton.

Na 2ªParte, o FCP colocou Lisandro sobre a linha e Adriano mais na zona do Nº10, ainda que falso, mas isto em movimentos defensivos, em movimentos ofensivos faltava novamente quem pegasse no jogo, visto que Quaresma estava em dia não e a maior parte das bolas que recebia, não conseguia fazer uma sequência lógica de entendimento com a equipa, mesmo assim o FCP pegou mais no jogo, controlava melhor o jogo e aos aos 70m., o FCP fez entrar Kaz para o lugar de M.Cech, para dinamizar o meio-campo, mas Kaz no lance do golo do Sporting estava a pressionar na direita e faltou quem fosse ao meio pressionar Izmailov na altura do remate, falha numa zona fulcral que ditou esta derrota, ainda que eu ache que Helton não estava bem colocado na baliza, pois estava muito sobre a sua esquerda enão conseguiu chegar a tempo, ainda para mais com um remate de tão longe...e a derrota ainda que injusta, a tradição continua e o Sporting continua a conquistar as Supertaças sobre o FCP (3).
Ao sofrer o golo aos 75m., o FCP tentou reagir, Jesualdo mexeu, e entraram Mariano e Leandro, mas apenas num lance o FCP podia ter marcado ao atirar ao poste com um remate cruzado em que o GR não tinha hipotese, mas logo ai se viu que hoje era dia não, pois com 3 bolas nos ferros do Sporting, só com muita sorte o FCP podia ter marcado, aqui digo claramente que Jesualdo errou ao ter colocado Mariano/Leandro em campo, com Lisandro a perder o gáz, faltava quem acompanhasse Adriano na frente e eu á falta de outras opções apenas teria feito entrar um deles e o outro seria Edgar, jogador alto, isto porque o FCP a partir dos 80m., só em lance de futebol aereo conseguia incomodar o Sporting, e também porque o Sporting colocou muita gente a trás, como era esperado, para defender o resultado, o jogo arrastou-se até ao fim, sem um rasgo de ninguém, nem de Quaresma...

Concluindo, um FCP pouco eficaz na frente de ataque, com 3 lances de bola no ferro e mais 2/3 em que com um pouco mais de sorte teria feito golo, mas não chegou, logo significa que é preciso melhorar, não adianta na pre-época ter excelentes resultados se no 1ºJogo oficial, a equipa/Jesualdo entra mais para controlar do que para ganhar, Jesualdo tem de rever a sua táctica/estratégia pois assim vai ter dificuldade de levar o FCP ao bom caminho.

Helton, sempre esperei que jogasse o Nuno, porque pela lógica, quem faz 9 de 10 jogos na pré-época merece a titularidade, até porque tinha feito excelentes exibições, o Helton apenas fez um jogo contra um adversário acessivel, e pelo que fez no jogo não justificou ser titular, alguns lapsos com os pés e má coordenação com os defesas centrais que não comprometeram, mas causaram brua nas bancadas, a rever esta situação, pois se Jesualdo vai colocar sempre o Helton apesar do Nuno estar melhor, não é grande incentivo para os treinos... dos suplentes...
Bosingwa, esteve lesionado e perdeu a última parte da pre-época e isso viu-se bastante neste jogo, pois não está claramente em forma, 4/5 vezes que se embrulhou com a bola e permitia pressing por parte do Sporting na sua área de acção, e os cruzamentos muito largos e sem nexo, tem de melhorar esse aspecto..., eu quando Kaz ia entrar ainda pensei que fosse para o lugar do Zé, pois fisicamente não estava bem, passando Fucile para a direita e recuando M.Cech para a defesa, mas Jesualdo não pensou assim, apenas acho que o Zé fisicamente ainda tem que melhorar.
B.Alves, muito forte na defesa, e sempre no sitio certo, apenas uma falha ao chegar atrasado num cruzamento onde Derlei cabeceou...incomodado por ele, mas não foi por ele que o FCP perdeu.
P.Emanuel, lento em alguns lances, com alguns erros minimos, demostra ainda lapsos fisicos, mas para um jogador que esteve ausente 1 ano de toda e qualquer competição, não esteve seguro como se espera dele, mas a lesão e a idade não perdoa, tenho duvidas se quando Milan Stepanov estiver em forma, talvez perca o lugar, a ver vamos.
Fucile, como sempre, como o aço, jogador de garra, sempre combativo, na 1ªParte os lances ofensivos pela linha estava sempre pronto para subir e tentar o desiquilibrio, apenas um lapso defensivo em 90m., deve ser dono da lateral esquerda, e se o Zé não melhorar rapidamente até da lateral direita.
P.Assunção, jogando como trinco clássico, correspondeu ainda que tivesse visto um cartão muito cedo, não vacilou e apesar do golo ter nascido na sua area de acção, para mim a falha foi do Kaz, não dele,... claro que em movimentos ofensivos deixa muito a desejar e com Bollati a evoluir, talvez perca o lugar, pois o FCP precisa para esta posição um jogador mais do genero Emerson, que faça Box-to-Box e a um ritmo elevado.
R.Meireles, médio defensivo sobre a direita, muito bem no auxilio defensivo ao centro e sobre a direita, mas com pouca audácia ofensiva, nem um remate para amostra, é preciso mais para se ser titular no FCP.
M.Cech, a supresa de Jesualdo, ao coloca-lo sobre o meio-campo do lado esquerdo, combinou bem defensivamente e ofensivamente com Fucile, pena que alguns rasgos não tenham resultado, mas nota-se que está mais adulto em campo.

Aqui paro para reflectir sobre a táctica utilizada por Jesualdo, 4 defesas + 3 médios defensivos...!!!, estamos a jogar contra quem???, se Jesualdo pretendia levar o jogo para penalties, nem isso conseguiu, quer dizer, temos no plantel jogadores de meio-campo com outras caracteristicas (+ ofensivas) e não jogam???, é para isso que serve um treinador, para equilibrar a equipa nos dois momentos, defensivo e ofensivo, mas com os mesmos 11 em campo a actuarem harmonicamente, e não a pensar que basta colocar 2 linhas (4+3) em campo, que o assunto fica resolvido, pois se depois esses jogadores sentem dificuldade no processo ofensivo, então os outros 3 têm de arcar com o fardo todo para o ataque, ou seja, se Jesualdo queria controlar o jogo, conseguiu-o (menos no golo), mas não conseguiu mandar no jogo, e esta diferença é fundamental entre uma boa equipa e uma grande equipa, há por isso muito a reflectir, porque não basta verificar que no final do jogo fomos ligeiramente superiores em jogo jogado e em perigo real criado se perdemos o jogo por termos sido "medrosos" de inicio, aqui J.Ferreira tem muito que evoluir na mensagem que quer passar para a sua equipa, ... a ver vamos...

Lisandro, actuando como Nº10 na 1ªparte e como extremo na 2, excelente capacidade de luta, de sacrificio, sempre a trabalhar, a procurar fugir á marcação, a marcar bem em processo defensivo, para mim o melhor do FCP, talvez por isso, por volta dos 75m., tenha dado o berro e se tenha apagado, mas excelente na atitude e na função para o qual foi destinado, servindo como falso Nº10 para levar a bola para a frente, apenas acho que teria sido mais útil a frente ao lado de Adriano, para as diagonais que costuma fazer tão bem.

Adriano, jogando na zona central dos centrais contrários, lutou muito, mas nem sempre bem, teve uma excelente hipotese de abrir o activo, quando cabeceou ao lado após cruzamento de Meireles na direita, mas faltou fugir mais da marcação para permitir a entrada de outros jogadores do meio-campo!!!, teoricamente, o avançado deve abrir espaços para os médios quando estes têm propensão ofensiva, como não era o caso, era uma luta desigual entre Adriano e os centrais,...

Quaresma, um pouco ausente do jogo para um jogador da categoria dele, e quando um jogador como Quaresma não entra no jogo e não cria os 4/5 lances de possivel golo que costuma criar, então tenho de considerar que o mesmo não jogou bem, e é de facto verdade, começando encostado á direita, passou também pela esquerda junto á linha, mas sem conseguir desiquilibrar, com um excelente livre a enganar a barreira e que levou a bola ao poste, com 2/3 cruzamnetos bem medidos, mas foi pouco para um jogador que não precisava de defender (muito), e que talvez por isso estivesse alheado do jogo, pois não procurava a bola como já o tinha feito noutros jogos, e não partia de outras zonas do terreno, apenas estava lá para ser extremo...

Os suplentes utilizados: Kaz, entrou mal no jogo, ou seja entrou aos 74m., foi pressionar sobre a direita!!! e permitiu espaço para Izmailov rematar na sua zona de acção, pois, fica dificil assim, teve um excelente remate aos 83m. ao ferro da baliza do Sporting que podia ter dado o empate, ganhou alguns lances de cabeça para o sufoco ofensivo, mas para mim fica ligado pela negativa á falha no lance do golo...
Mariano e Leandro Lima, pouco ou nada acrescentaram ao jogo do FCP, pois a perder não eram nem extremo, nem meio-campistas, é preciso melhorar rotinas e pensar o jogo mais rápido, mas a perder e a faltar 15m. para o jogo acabar, não será injusto dizer que os reforços não trouxeram nada de novo á equipa???

Eu digo que quando entrou Leandro Lima para o meio-campo a faltarem 8m., para o final do jogo, a perder, era de entrar um avançado alto e forte, que até estava no banco, mas Jesualdo preferiu um jogador (de valia, é certo), mas pequeno, é preciso pensar o que é melhor para determinados momentos e ai ter as melhores escolhas...enfim, melhores dias virão...

Uma semana para recuperar animicamente deste jogo e com outra final ai á porta, pois da parte do Braga só se pode esperar isso (como é normal), por isso tem de ser Jesualdo e a sua equipa a darem a volta por cima, entrar em campo para vencer desde o inicio, e não para irem ver como param as modas e só pensar em controlar o jogo, como se isso bastasse, não, isso não chega, não quero ver outro jogo em que o FCP tem como objectivo apenas controlar o jogo e deixar a frente apenas para 3 jogadores, espero mais do FCP, espero um FCP a controlar, mas também a dominar, com o objectivo de VENCER os jogos em que entra, com futebol de ataque, porque se tem lá os jogadores, então é preciso é treinar rotinas de ataque para se sofrer-mos um excelente golo como o de hoje, marcarmos 3 ainda mais belos, e para isso só jogando para vencer e não para controlar...

PPPOOORRRTTTOOOOOO!!!

quarta-feira, julho 25, 2007

Ernesto Farías assina pelo FCPorto!

O ponta de lança argentino que desistiu do Toluca perante a oportunidade de assinar pela melhor equipa de Portugal, isto apesar de alegar que a esposa tinha problemas respiratórios. O que é certo é que se eu estivesse no lugar dele, toda a minha família inteira desenvolveria asma, acne, micoses e outros que tal, para eu assinar pelo FCPorto...

Ao assinar, Farías declarou que "vai fazer tudo pelo FCPorto", lembrando um pouco as palavras de Lisandro que prometeu "matar-se em campo por esta camisola". A ver vamos se temos aqui outra figura de destaque para o plantel.

Contudo, impõe-se a pergunta: Quem é Ernesto Farías, para além de um sujeito com um nome peculiar?

Para já sabe-se que é o 2º maior goleador do campeonato argentino em actividade atrás de Martin Palermo, um caso gritante de inadaptação ao futebol Europeu...

Pois bem, se o Manchester United se dá ao luxo de contratar um míudo de 9 anos após o visionamento de um vídeo no YouTube, acho que será bem apropriado ir também ao YouTube buscar algumas referências sobre Farías:



Promissor...

quarta-feira, julho 18, 2007

Jogo de Apresentação do FCP

Jogo Particular
FC Porto X AS Mónaco
Sábado, 21 de Julho 2007 às 21h00

Preço dos bilhetes:



imagens retiradas do site oficial do FCP

terça-feira, julho 17, 2007

FCPORTO para a Época 2007-2008 (1ªActualização)

Pois, durante a Pre-Época, 12 dias são realmente muito tempo e provocam sempre alterações significativas na elaboração dos plantéis, assim aqui fica uma pequena 1ªactualização do Plantel do futuro TRI-CAMPEÃO.
Mariano Gonzalez, extremo internacional Argentino que pode fazer qualquer das alas, jogador de 26 anos e que nos últimos 2 anos teve uma estagnação na progressão da carreira, mas que tem um bom potencial e que vem colmatar a necessidade de existir uma opção de qualidade no plantel para Quaresma e Lisandro, sendo que Tarik ainda não se sabe se fica ou não.
De resto e face á saida por um preço astrónomico do "Melhor Central do Mundo", palavras do Presidente do Real Madrid, mas não é todos os dias que se transfere por esse Mundo fora um central (Pepe) por 30 milhões de Euros, é necessário colmatar esta baixa importante com um central de categoria, não sei se na "Cantera" existe algum central com qualidade para esta vaga, ou se será contratado, surgem várias hipoteses, mas teremos de aguardar por uma boa supresa para este lugar importante da equipa, sendo que tanto Pedro Emanuel como João Paulo me merecem a melhor opinião para fazer companhia ao Bruno Alves.
Lucho González, possivelmente ainda sairá este defeso, isto porque o próprio Presidente do FCP, Pinto da Costa já veio dizer que como o FCP só tem 50% do passe e parece que o Valência já acertou com os empresários detentores da outra metade (50%) pelo valor total de 20 Milhões, ou seja, o FCP recebe apenas 10 Milhões, ...mas neste "negócio" conta muito a vontade do jogador e aparentemente apesar de Lucho sempre ter dito que gostava muito do FCP e pretendia continuar, agora parece que mudou de opinião, e se assim for, sai de uma forma infeliz, pois ele sabe que o clube contava com ele e sempre lhe deu tudo o que ele tinha pedido, mesmo ás vezes tendo jogado mal... se ficar, será de considerar por parte da SAD adquirir mais uma percentagem do passe para poder decidir melhor sobre o jogador... mas...
Ricardo Quaresma, se por hipotese aparecer um clube de nomeada com mais de 30 milhões de Euros, tenho que dizer que é um bom negócio, sendo uma possivel perda importante para a equipa, mas 30 milhões faz duvidar qualquer um... Veremos...
Ou seja, por valores muito significativos podemos perder jogadores importantes na conquista dos ultimos 2 titulos, mas o FCP tem a capacidade de se re-estruturar de uma forma espectacular e concerteza o FCP continuará a ganhar... e a "fazer" jogadores vencedores para transferir para essa Europa fora...

30 Pepe + 3,5 R.Costa + 25 (+1,5) Anderson + 4,5 H.Almeida = 64,5 milhões de Euros, (mais ou menos), só posso dizer que o nível das transferências (Vendas) do FCP está excelente, isto para um clube que como muitos dizem está desesperado, mas que dos 3 grandes é o que tem um passivo mais baixo, (na ordem dos 100 milhões), sendo que ainda se rescindiu com Maciel e Areias, agora é preciso continuar e rescindir com mais 3/4 jogadores que só estão a comer do bolo e nada fazem pelo clube...
Nota Final: Para os bons apontamentos que os novos reforços já estão a dar nestes primeiros jogos e treinos, é assim que eles se habituam a ganhar e com isso iremos ter uma equipa forte o suficiente para voltarmos a ganhar....
E é preciso não esquecer que este ano teremos 3 jogadores emprestados (Luis Aguiar, Mariano e Edgar) que querem mostrar o seu valor e se o fizerem, então o FCP acionará a sua contratação, pois detém nos 3 casos essa hipotese nos contratos de empréstimo.
Realce também para o baixo custo despendido nas restantes contratações que permite um bom encaixe financeiro por parte do FCP, agora é preciso é acautelar o futuro desportivo do clube e "descobrir" mais jogadores para renderem desportivamente e financeiramente no futuro, pois é de TITULOS que este clube vive...
PPPOOOORRTTOOOOOO!!!!!!

segunda-feira, julho 16, 2007

Parece-me...

... que as rosinhas saltitantes aplicaram um golpe de génio nos últimos negócios que fizeram, senão atente-se:

1 - Despacharam o Moretto para um campeonato no qual dificilmente voltará vivo se mantiver o nível exibicional que se lhe conhece e que aparentemente justificou terem-no ido buscar à estalada ao Brasil e terem-no apresentado de forma triunfal como uma suposta vitória sobre o FCP. Já agora, alguém tem a reportagem do Vieira a chegar ao aeroporto com o Moretto? Adorava ter isso...

2 - Contrataram um guarda-redes alemão de 33 anos como quem diz, "Toma lá Berardo! Aqui quem manda é o orelhas!" e aparentemente para fazer companhia ao Rui Costa nos jogos de dominó no parque ao fim-de-semana mas, atenção! Apenas aparentemente! É que se olharmos para o currículo recente, parece que contrataram um jogador que marca mais golos que o Nuno Gomes!

quinta-feira, julho 12, 2007

Palavras para quê...?

São as chuteiras do Benfica para a época 2007 / 2008!
imagem enviada por e-mail

terça-feira, julho 10, 2007

Boa Sorte Pepe Gun!!!
Bem, já sairam 2 (Pepe e Anderson) dos melhores 4 jogadores que tivemos nas últimas 2 épocas e que nos valeram 2 titulos de Campeões e outras conquistas, julgo que se ficarem os outros 2 (Lucho e Quaresma) a equipa continua forte e com as mesmas hipoteses de ganhar o Tri, e em Portugal vencer todas as competições, é verdade que na Champions League vão fazer falta jogadores desta categoria e qualidade...
Mas, sinceramente, 30 milhões de Euros por um central, (e o FCP nem ganhou a liga dos Campeões a época passada, como em 2004 no caso do Ricardo Carvalho), só posso dizer que foi um excelente negócio por parte do FCP e do seu Presidente, é preciso não esquecer que há 3 anos quando o desconhecido Pepe foi contratado ao Maritimo havia muitos que diziam que ele nunca devia vestir de azul e branco, e agora vale 30 milhões, ...opiniões,...
Agora é certo que algumas apostas também falham, como no caso dos Consagrados Diego e Luis Fabiano, mas mesmo nesses não se perdeu dinheiro, ...é preciso é sempre a SAD explicar bem para onde vai esse dinheiro, eu colocaria grande parte no Passivo, sempre com o intuito de o reduzir(menos de 100 mil), ...
Mas não descuro um investimento na equipa principal, e agora e também com a saída do Ricardo Costa (ainda bem que foi primeiro), é arranjar um substituto, pois só 3 centrais não chegam, apesar de João Paulo, Bruno Alves e Pedro Emanuel me darem excelentes garantias, Zé Castro (Atlético Madrid), Manuel da Costa (PSV, Sub-21), Nuno André da Silva Coelho (Standard de Liège), ou outro...!!!
(Foi pena terem deixado fugir o Zé Castro no ano passado... quando ainda estava na Académica).
Ps1: Ibson, em principio renova com o FCP por mais dois anos e vai ser emprestado a um clube para rodar, é uma boa opção, pois se Jesualdo não conta com ele, acho que ele é um bom substituto do Lucho, apesar de ter caracteristicas diferentes.
Ps2: O Sporting transfere o Ricardo por 3 milhões, perde o Tello, e ainda dizem que o Jorge Nuno não sabe fazer negócios...
Ps3: Então e o Benfas não vende ninguém,... pois, os clubes lá fora sabem o que é bom, Luisão, Simulão... só contrata..., com um passivo de 300 mil, ah, já sei, eles podem tudo, neste pais onde eles estão á margem da lei, investigue-se...
FORÇA PORTO!!!! Bamos a eles...

sexta-feira, julho 06, 2007

2007 / 2008 - Eis as rosinhas saltitantes!

Esqueçam os reforços e o resultado do campeonato! Eu fiquei pasmado quando vi o Petit vestido de cor-de-rosa, como ficaria se visse um qualquer wrestler entrar na arena envergando uma saia de ballet! (E diziam eles isto e aquilo da camisola laranja-avermelhado do FCP) No entanto também é verdade que, para alguns jogadores, a cor fica a matar (Nuno Gomes por exemplo).

Para os adeptos em geral vai ser no entanto muito mais barato ir aos jogos do Benfica pois para obter uma camisola da nova cor basta deixar as actuais ao Sol durante algum tempo o que vem mesmo a calhar visto que não há melhor altura que esta para descorar coisas ao Sol.

Também já me constou que na letra daquela musiquinha que algumas pessoas insistem em ter nos telemóveis (eu pagava para ver alguns com a camisola rosa!), vai ser alterada, sendo a passagem "papoilas saltitantes" substituida por "rosinhas saltitantes" (o que no caso do Nuno Gomes não muda nada mas pronto...).

PS - Em jeito de breaking news, chegou à redacção Zé do Boné que o Estádio conhecido como Catedral (boa analogia pois é um sítio onde se juntam semanalmente magotes de gente com muita fé mas com pouco feedback), vai mudar de nome para Pagode ao mesmo tempo que a estátua do Eusébio vai ser completada com um gorro de operário com uma estrela.

quarta-feira, julho 04, 2007

FCPORTO para a Época 2007-2008



Equipa com bastante potencial, com várias soluções para vários lugares, agora é trabalhar a atitude, a vontade de vencer e construir um ou dois modelos tácticos (433 e 442) que nos permitam ter mais um ano de sucesso, 17 jogadores que transitam do ano passado e 11 entradas (6 novos reforços mais 2 re-entradas e 3 juniores), 28 jogadores, a ver se até ao inicio da época ainda acontece mais alguma supresa...
Jesualdo Ferreira tem este ano, a meu ver, um plantel mais equilibrado, principalmente com vastas opções para o centro do terreno e que lhe dão mais alternativas que no ano transacto, agora é trabalhar, trabalhar e trabalhar, e claro, mais um pouco de estudo técnico-táctico para os jogadores não fazia mal nenhum, pois só assim podem evoluir.
Com a continuidade de Helton, internacional Brasileiro, em principio as redes estarão bem protegidas; Nuno Espirito Santo chega para ocupar uma vaga de 2ºGuarda-redes e se possivel obrigar o Helton a trabalhar ainda mais; Ventura (Junior FCP) terá uma ano de apredizagem ao mais alto nível.
Bosingwa terá este ano como o da afirmação a nível internacional e de selecção, pois é um jogador que se souber explorar o seu potencial, e corrigir algumas atitudes, concerteza irá longe; Fucile irá ser o concorrente directo para a direita, sendo que também pode e bem jogar na esquerda; Marek Cech e Lino irão lutar pela esquerda com Fucile, sendo que ambos podem fazer posições mais ofensivas, que permite outras soluções no Plantel.
Pepe, se não se deixar afectar pela ideia de ser transferido, irá concerteza fazer uma época igual ou melhor á do ano transacto, pois é um defesa central com potencial tremendo, assim tenha as ideias no sitio; Bruno Alves, com a excelente época passada, e depois de muitas desconfianças, poderá ser o ano da confirmação e ser até no futuro um portador da mistica do FCP, a ver vamos; João Paulo, um valor seguro, com grande potencial, garantia que irá dificultar a vida ao treinador na escolha por um lugar; Pedro Emanuel, aquilo que se espera acima de tudo é que seja um capitão do FCP, ou seja pela experiência e anos de FCP, irá concerteza ser um dos pilares no balneário, em relação ao seu estado físico, depois de um ano a recuperar, o que se espera é que não tenha recaidas e contribua para mais conquistas do FCP.
Paulo Assunção, o que se espera de um jogador que em duas épocas de FCP foi sempre 1ªopção, é que continue e que na sua posição especifica evolua ainda mais, pois desempenha um lugar no 11, fundamental para os equilibrios da equipa; Mário Bolatti, reforço jovem Argentino, que chega para concorrer directamente a posição de médio defensivo, e concerteza terá potencial para ser explorado e evoluir ainda mais, tal como os seus conterrâneos Lucho e Lixa; Raul Meireles, mais um médio que ainda que jovem, já tem vários anos de casa e com isso é dos que em campo pode fazer a diferença, necessita de aprimorar o remate, pois é uma arma bastante boa que possui; Kazmierczak, reforço que vem colmatar no FCP a ausência de um médio alto e também com uma boa capacidade de remate, a ver se cumpre. Lucho González, acho que depois de terminar a copa América, em principio a Argentina Chegará até ao fim (15 Julho), deve-lhe ser dado 2/3 semanas de férias para descansar, mesmo que com isso obrigue Jesualdo Ferreira a estruturar especificamente para ele uma pré-Época, não podemos é correr o risco de ver um jogador deste potencial passar mais uma época só a 60%/70%, principalmente depois da 2ªvolta que teve no FCP, e é muito importate ter um jogador box-to-box com estas caracteristicas; Castro (Junior FCP), vem para aprender e evoluir, terá que lutar muito pelo seu espaço se quiser jogar, mas sonhar não custa; Jorginho, em principio continua no FCP, e até concordo, é uma 2ªopção de qualidade, ainda que já saiba que não tem grandes hipoteses, mas sendo um jogador experiente e rodado, basta ser profissional que a sua oportunidade chegará; Leandro Lima, reforço sub-20 internacional brasileiro, com bastante potencial, terá que se adaptar rapidamente ao ritmo Europeu e potencializar as suas qualidades, e arranjar maneira de fisicamente evoluir, pois como é baixo, terá de suportar bastantes cargas; Luis Aguiar, Jovem Uruguaio que vem por emprestimo, tal com Fucile veio, e se confirmou como uma boa aposta, o mesmo se espera de Luis Aguiar, médio que tal como Jorginho e Leandro Lima podem jogar em 433 e 442, como Nº10 ou a jogarem nas alas, o que permite a Jesualdo várias opções no meio-campo.
Ricardo Quaresma, tal como Pepe, se não se deixar afectar pela ideia de ser transferido, irá concerteza fazer uma época igual ou melhor á do ano transacto, diria que num esquema de 433 é primordial contar com ele, pois ninguém tem em Portugal as suas capacidades de cruzar, e de criar lances de perigo a partir das alas, e não havendo muitos alas no plantel, a sua importância cresce na equipa, necessita de refrear impetos quando os lances não saem bem para não prejudicar a equipa em jogos dificeis, como todos, necessita de crescer e evoluir para ser colectivamente um fora de serie; Tarik Sektioui, regresso de um ala que foi dispensado em Janeiro, se ficar terá de mostrar algo mais que Alan e Vieirinha, e acima de tudo, ser profissional pelo clube, mesmo sem jogar muito; Lisandro, estando em forma, é um jogador fundamental na equipa, pois tem uma entrega e uma generosidade ao jogo impressionante, e pode ocupar várias posições, permitindo mais soluções ao treinador; Wason Renteria, também pode jogar como ala ou avançado móvel, necessita de se adaptar ao ritmo de jogo europeu e evoluir mais, sendo que ainda é jovem; Adriano, fundamental para a conquista do Titulo no ano Transacto, é um jogador especifico para um determinado tipo de jogo, ainda que sendo móvel na frente de ataque, a sua caracteristica principal é estar na aréa a facturar e é isso que se espera dele (20 golos esta epoca); Helder Postiga, é um jogador inconstante, se consegue uma maré alta é bastante eficaz, mas se desmoraliza, fica um jogador sem chama, sem brilho, necessita corrigir este aspecto para se tornar util á equipa e ser aquilo que foi na 1ªmetade da epoca passada; Edgar, Reforço jovem, internacional brasileiro, tem algumas qualidades interessantes, alto, rápido, algum faro de golo, mas tem de mostrar muito mais para ser titular no FCP; Rui Pedro (Junior FCP), tal como Ventura e Castro, hipotese de evoluir e aprender e quem sabe ainda sejam Campeões este ano outra vez, agora pelos Séniores.

Dos jogadores que sairam, apenas Vitor Baia, (pela força, carisma e vontade de continuar a vencer que transmite aos colegas no balneário é que pode fazer falta) e Anderson, (pelo que nos iria concerteza deliciar com as suas jogadas de craque...mas 25 milhões...).
Dos outros, Ricardo Costa tem um percurso excelente a nível de títulos no FCP, (pois ganhou tudo o que havia para ganhar, infelizmente num determinado momento da sua carreira, parou de evoluir e não jogando, não teria hipoteses que agora vai ter, pois ainda é um jogador jovem, 26 anos);
Ibson aparentemente será emprestado, eu continuo a achar que é uma opção bastante válida para o lugar do Lucho, mas como já o ano passado quase não jogou e o Lucho apenas estava a 60%/70% do seu potencial, talvez o melhor seja ser emprestado, de preferência na Europa para ganhar ritmo e voltar para o ano mais calejado;
Lucas Mareque, Ezequias e Alan podem ser emprestados, dispensados ou transferidos, ou seja, não são claramente apostas ganhas pelo FCP, sendo que Alan pelo empenho e profissionalismo sempre me mereceu estima;
Bruno Morais terá que se recuperar completamente, mas por mim e em virtude de tudo o que o jogador e o seu pai disseram do FCP, em principio será dispensado ou emprestado;
Paulo Ribeiro, Vieirinha e Diogo Valente, jogadores que necessitam claramente de jogar para evoluir, pois ainda não estão ao nivel do que o FCP precisa, acho muito bem que sejam emprestados para crescerem como jogadores.
Depois, neste quadro anterior coloco também outros jogadores que fazem parte dos quadros do FCP, haverá mais, não sei, eu tenho conhecimento destes, espero que alguns estrangeiros (Sonkaya, Leandro Bonfim, Maciel, Pitbull,...) ou portugueses sem qualidade para o FCP (Areias,...) sejam dispensados ou transferidos para não ser necessário o pagamento de nalguns casos 50% do ordenado estando emprestados, quanto aos portugueses (Bruno Vale, Sergio Organista, Paulo Machado, Ivanildo,...) , aqueles que estarão pelo 2ºano/3ºano consecutivo fora das opções do FCP, têm de pensar seriamente em mostrar serviço, porque ao não o fazerem, então a dispensa será o caminho certo para eles, ou dão o passo para a competência ou os novos ganham a posição (Nuno André Coelho, Bruno Gama ou Helder Barbosa,...), sendo que este ano já saiu mais uma fornada de jovens valores (João Pedro, Fredson, Zequinha,...) que sem as equipas "B" terão de mostrar o seu potencial nas mais variadas equipas da 1ª e 2ªLiga.
Agora, para mim, interessa realçar isto, que o FCPORTO desde que o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa está a frente do Clube, sempre quis ter um plantel de enorme qualidade, nalguns anos replecto de portugueses, e apenas alguns estrangeiros de enorme qualidade (Celso, Branco, Geraldão, Rabath Madjer, Juary, Aloisio, Jardel, Deco, Derlei, etc, etc, etc...), mas desde que foi permitido ter um numero ilimitado de estrangeiros no plantel (para mim, mal), o FCP optou desde essa altura (+-12 anos), por colocar os seus jovens formados no FCP a rodar nos mais variados clubes, e quando esses jovens se cimentavam, então eram premiados para a 1ªequipa (Jorge Costa, Secretário, Sergio Conceição, Ricardo Carvalho, etc, etc, etc...), ou seja, se esta politica funcionou ao longo de tantos anos, porquê coloca-la agora em questão???, pois está visto que o FCP não deixou de ganhar com esta metodologia de formação, tendo para isso os titulos como exemplo, claro que o Sporting que tem uma boa formação, mas na realidade quantos titulos ganha com isso???, ..., mentalidades...
Temos é de quando lá temos os jovens, dar-lhe as condições e faze-los crescer com qualidade para voltar-mos a ter nos proximos dois anos mais portugueses de qualidade no plantel principal, pois os jovens estão ai, mas agora também depende deles, se querem trabalhar ou estagnar na sua carreira!!!
Ah, e por ultimo, mas fundamental, como o FCPORTO ganha tanto, mas tanto, mas mesmo tanto, e só deixa para os outros as competições em que não participa (...), é natural que este ano ainda nos traga mais batalhas, mais guerrilhas, mais jornalecos de meia tijela, mais pastins de segunda a inventarem, mais uma Morgadinha a tentar tudo e mais alguma coisa, (Ex. acreditar mais numa alternadeira do que numa escritora), enfim, aquilo a que nos temos habituado o longo dos anos, com a certeza que chegados ao fim, a vitória será concerteza nossa, simplesmente porquê somos os melhores, e contra isso, não há volta a dar... porquê o FCPORTO não verga perante nada nem ninguem.
FORÇA CAMPEÕES, VAMOS AO TRI...

sexta-feira, junho 15, 2007

Até sempre!


Chegou ao fim a carreira do futebolista com maior palmarés de todos os tempos e que, na minha opinião terá também, se não o melhor, pelo menos um dos 5 melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos. Também a Europa do futebol se rendeu a Vitor Baia ao elegê-lo após a Taça UEFA conquistada em Sevilha como o melhor guarda-redes da Europa.

Nesta hora só posso dizer que foi para mim um privilégio vê-lo jogar e que dificilmente aparecerá nos próximos tempos alguém ao seu nível.

Títulos:

10 Campeonatos Nacionais (Portugal): época 89/90, 91/92, 92/93, 94/95, 95/96, 98/99, 02/03, 03/04, 05/06 e 06/07
5 Taças de Portugal (Portugal): 90/91, 93/94, 99/2000, 02/03 e 05/06
8 Supertaças Cândido de Oliveira (Portugal): 90/91, 91/92, 93/94, 94/95, 99/00, 02/03, 03/04, 05/06
2 Taça do Rei (Espanha): 96/97 e 97/98
1 Liga (Espanha): 97/98
1 Supertaça de Espanha: 97/98
1 Taça das Taças (UEFA): 96/97
1 Supertaça Europeia (UEFA): 97/98
1 Taça UEFA (UEFA): 02/03
1 Liga dos Campeões (UEFA): 03/04
1 Taça Intercontinental (FIFA): 04/05

Marcas individuais:

1988/89 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
1989 - Troféu Jornal "Record": Revelação do Ano
1989 - Dragão de Ouro: Futebolista do Ano
1989 - Futebolista do Ano da CNID
1989/90 - Melhor Jogador Hummel
1989/90 - Prémio Regularidade do Jornal "A Bola"
1990 - Prémio Trevo de Ouro: Adidas
1990 - Melhor Jogador do Torneio Phillips Cup
1990/91 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
1991 - Futebolista do Ano da CNID
1991 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Jogador do Ano
1992 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
1992 - Troféu Jornal "Record" - Melhor Guarda-Redes do Ano
1992/93 - Troféu jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
1993 - Melhor Futebolista do Torneio Centenário do FC Porto
1993 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
1993 - Prémio Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
1993 - 2ºMelhor Guarda-Redes do Mundo: Jornal L´Equipe
1993/94 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
1994/95 - Guarda-Redes mais valioso do Campeonato Nacional
1994/95 - Guarda-Redes do Ano da "European Sports Magazine"
1996 - Fase Final do EURO 96
1996 - Troféu Jornal "Record": Melhor Jogador do Ano
1996/97 - Troféu Jornal "A Marca": Melhor Guarda-Redes do Ano
2000 - Fase Final do Euro 2000
2002 - Fase Final do Campeonato do Mundo 2002
2002 - Figura Nacional do Ano na III Gala Nacional do Desporto
2003 - Prémio Carreira na Gala de Desporto em Gaia
2004 - Prémio UEFA "Best Goalkeeper 2003/04": Melhor Guarda-Redes da Europa
2004 - Medalha de Mérito Desportivo
2004/05 - Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
2004/05 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
2004/05 - Troféu Carreira da Superliga / Jornal Notícias

terça-feira, junho 12, 2007

De pequenino...

O FCPorto sagrou-se campeão nacional de Juniores ao bater o Benfica por 1-0.

Com um plantel recheado de jovens promissores, o FCPorto foi sempre uma equipa sólida ao longo da época, sendo a vitória no campeonato uma consequência lógica do trabalho desenvolvido.

Agora, haja alguém que saiba dar valor a estes jogadores em vez de comprar sul-americanos em packs promocionais.

Quase começo a ter pena dos lisboetas tendo em conta que esta época foi bastante negra em todas as modalidades no que respeita a confrontos com o FCPorto. PS - Será que o Vieira vai dizer que a culpa foi do Apito Dourado?

quarta-feira, maio 30, 2007

Boa Sorte AndersonShow!!!

Mais um a deixar Saudade...
Não esperava esta saida, julguei sempre que ainda era muito cedo para o FCP transferir este jogador, com 19 anos, com 2 meias épocas no FCP, (entrou em Janeiro 2006), sempre pensei que o próximo ano o Anderson arrebentasse e encanta-se ainda mais os portistas, com esta saida (que julgo prematura para o FCP e Jogador), perdemos mais um nº10, mas acho que este 10 era especial e talvez por isso seja mais dificil ve-lo partir.
Nos ultimos anos passaram pelo FCP, 4 Brasileiros de grande qualidade, e todos para a posição 10:
DECO (que foi fundamental na conquista da Europa), com 4/5 épocas de bom crescimento e que se confirmam hoje em dia no Campeonato Espanhol no Barcelona;
Carlos Alberto, que sendo para mim também um nº10, preferiu sair novamente para o Brasil, Corinthias e Fluminense;
Diego, que mostrou pouco no FCP, mas que mostra na Alemanha todo o seu Potencial, foi eleito o melhor jogador na 1ªépoca no Werder Bremen;
ANDERSON, talvez o jogador mais completo destes 4, ou seja, jogador fortissimo a nivel fisico e a nivel psicologico, com capacidade de pegar na equipa desde o meio-campo e muito bem no 1*1, e como tinha apenas 19 anos, com um potencial enorme para ser explorado pelo FCP e dota-lo de uma maior capacidade, e por isso, acho que 30 milhões é razoável agora (24 para o FCP e 6 para o Jorge Mendes), nunca se sabe como podiam correr as próximas épocas, mas se o FCP quisesse assumir o risco e Anderson quisesse ficar, seria transferido dentro de 1/2 anos por 40/50 milhões, mas será que ai haveria alguém a pagar esse preço???
Agora é a prospecção do FCP voltar a encontrar um nº10, já encontraram 4, como estes atrás mencionados atrás, que sejamos honestos, DECO estava em Portugal, mas o FCP é que lhe pegou e fez dele Campeão, C.Alberto, Diogo já eram minimamente conhecidos no Brasil e na Europa, e o FCP conseguiu te-los no Plantel, ANDERSON veio bastante novo (17 anos), agora é preciso estes mesmos olheiros detectarem mais prodigios e faze-los render monetáriamente e desportivamente.
A questão é a SAD do FCP ser suficientemente clara para onde vai este dinheiro, para onde vão as comissões das entradas e saidas de jogadores, clarifiquem as contas da SAD, é só isto que o adepto ou sócio quer para depois não julgar mal a SAD do FCP, imagino que não seja fácil gerir um Clube de Futebol, visto que o negócio hoje em dia vale mais que o valor da camisola, mas perder assim um activo, ainda que razoavelmente transferido, é sempre mau para os olhos dos adeptos que ficam com a sensação de que lhes foi retirado algo de valioso, e por isso digo que esta perda é grande ao nível sentimental, e nesse aspecto Anderson tinha muito para dar aos adeptos e sócios do FCP, e era muito mais interessante ve-lo crescer no nosso clube do que num clube inglês.
Nota também para a transferência de Nani por 25 milhões também para o Manchester United que tem dinheiro para gastar, também queria ter um clube rico...
Esta pós-época, mais um mês de férias e depois a pré-época este ano vai dar muito que falar...
Bosingwa, Pepe, Lucho, Ibson, Quaresma... quem é o próximo???