quarta-feira, julho 25, 2007

Ernesto Farías assina pelo FCPorto!

O ponta de lança argentino que desistiu do Toluca perante a oportunidade de assinar pela melhor equipa de Portugal, isto apesar de alegar que a esposa tinha problemas respiratórios. O que é certo é que se eu estivesse no lugar dele, toda a minha família inteira desenvolveria asma, acne, micoses e outros que tal, para eu assinar pelo FCPorto...

Ao assinar, Farías declarou que "vai fazer tudo pelo FCPorto", lembrando um pouco as palavras de Lisandro que prometeu "matar-se em campo por esta camisola". A ver vamos se temos aqui outra figura de destaque para o plantel.

Contudo, impõe-se a pergunta: Quem é Ernesto Farías, para além de um sujeito com um nome peculiar?

Para já sabe-se que é o 2º maior goleador do campeonato argentino em actividade atrás de Martin Palermo, um caso gritante de inadaptação ao futebol Europeu...

Pois bem, se o Manchester United se dá ao luxo de contratar um míudo de 9 anos após o visionamento de um vídeo no YouTube, acho que será bem apropriado ir também ao YouTube buscar algumas referências sobre Farías:



Promissor...

quarta-feira, julho 18, 2007

Jogo de Apresentação do FCP

Jogo Particular
FC Porto X AS Mónaco
Sábado, 21 de Julho 2007 às 21h00

Preço dos bilhetes:



imagens retiradas do site oficial do FCP

terça-feira, julho 17, 2007

FCPORTO para a Época 2007-2008 (1ªActualização)

Pois, durante a Pre-Época, 12 dias são realmente muito tempo e provocam sempre alterações significativas na elaboração dos plantéis, assim aqui fica uma pequena 1ªactualização do Plantel do futuro TRI-CAMPEÃO.
Mariano Gonzalez, extremo internacional Argentino que pode fazer qualquer das alas, jogador de 26 anos e que nos últimos 2 anos teve uma estagnação na progressão da carreira, mas que tem um bom potencial e que vem colmatar a necessidade de existir uma opção de qualidade no plantel para Quaresma e Lisandro, sendo que Tarik ainda não se sabe se fica ou não.
De resto e face á saida por um preço astrónomico do "Melhor Central do Mundo", palavras do Presidente do Real Madrid, mas não é todos os dias que se transfere por esse Mundo fora um central (Pepe) por 30 milhões de Euros, é necessário colmatar esta baixa importante com um central de categoria, não sei se na "Cantera" existe algum central com qualidade para esta vaga, ou se será contratado, surgem várias hipoteses, mas teremos de aguardar por uma boa supresa para este lugar importante da equipa, sendo que tanto Pedro Emanuel como João Paulo me merecem a melhor opinião para fazer companhia ao Bruno Alves.
Lucho González, possivelmente ainda sairá este defeso, isto porque o próprio Presidente do FCP, Pinto da Costa já veio dizer que como o FCP só tem 50% do passe e parece que o Valência já acertou com os empresários detentores da outra metade (50%) pelo valor total de 20 Milhões, ou seja, o FCP recebe apenas 10 Milhões, ...mas neste "negócio" conta muito a vontade do jogador e aparentemente apesar de Lucho sempre ter dito que gostava muito do FCP e pretendia continuar, agora parece que mudou de opinião, e se assim for, sai de uma forma infeliz, pois ele sabe que o clube contava com ele e sempre lhe deu tudo o que ele tinha pedido, mesmo ás vezes tendo jogado mal... se ficar, será de considerar por parte da SAD adquirir mais uma percentagem do passe para poder decidir melhor sobre o jogador... mas...
Ricardo Quaresma, se por hipotese aparecer um clube de nomeada com mais de 30 milhões de Euros, tenho que dizer que é um bom negócio, sendo uma possivel perda importante para a equipa, mas 30 milhões faz duvidar qualquer um... Veremos...
Ou seja, por valores muito significativos podemos perder jogadores importantes na conquista dos ultimos 2 titulos, mas o FCP tem a capacidade de se re-estruturar de uma forma espectacular e concerteza o FCP continuará a ganhar... e a "fazer" jogadores vencedores para transferir para essa Europa fora...

30 Pepe + 3,5 R.Costa + 25 (+1,5) Anderson + 4,5 H.Almeida = 64,5 milhões de Euros, (mais ou menos), só posso dizer que o nível das transferências (Vendas) do FCP está excelente, isto para um clube que como muitos dizem está desesperado, mas que dos 3 grandes é o que tem um passivo mais baixo, (na ordem dos 100 milhões), sendo que ainda se rescindiu com Maciel e Areias, agora é preciso continuar e rescindir com mais 3/4 jogadores que só estão a comer do bolo e nada fazem pelo clube...
Nota Final: Para os bons apontamentos que os novos reforços já estão a dar nestes primeiros jogos e treinos, é assim que eles se habituam a ganhar e com isso iremos ter uma equipa forte o suficiente para voltarmos a ganhar....
E é preciso não esquecer que este ano teremos 3 jogadores emprestados (Luis Aguiar, Mariano e Edgar) que querem mostrar o seu valor e se o fizerem, então o FCP acionará a sua contratação, pois detém nos 3 casos essa hipotese nos contratos de empréstimo.
Realce também para o baixo custo despendido nas restantes contratações que permite um bom encaixe financeiro por parte do FCP, agora é preciso é acautelar o futuro desportivo do clube e "descobrir" mais jogadores para renderem desportivamente e financeiramente no futuro, pois é de TITULOS que este clube vive...
PPPOOOORRTTOOOOOO!!!!!!

segunda-feira, julho 16, 2007

Parece-me...

... que as rosinhas saltitantes aplicaram um golpe de génio nos últimos negócios que fizeram, senão atente-se:

1 - Despacharam o Moretto para um campeonato no qual dificilmente voltará vivo se mantiver o nível exibicional que se lhe conhece e que aparentemente justificou terem-no ido buscar à estalada ao Brasil e terem-no apresentado de forma triunfal como uma suposta vitória sobre o FCP. Já agora, alguém tem a reportagem do Vieira a chegar ao aeroporto com o Moretto? Adorava ter isso...

2 - Contrataram um guarda-redes alemão de 33 anos como quem diz, "Toma lá Berardo! Aqui quem manda é o orelhas!" e aparentemente para fazer companhia ao Rui Costa nos jogos de dominó no parque ao fim-de-semana mas, atenção! Apenas aparentemente! É que se olharmos para o currículo recente, parece que contrataram um jogador que marca mais golos que o Nuno Gomes!

quinta-feira, julho 12, 2007

Palavras para quê...?

São as chuteiras do Benfica para a época 2007 / 2008!
imagem enviada por e-mail

terça-feira, julho 10, 2007

Boa Sorte Pepe Gun!!!
Bem, já sairam 2 (Pepe e Anderson) dos melhores 4 jogadores que tivemos nas últimas 2 épocas e que nos valeram 2 titulos de Campeões e outras conquistas, julgo que se ficarem os outros 2 (Lucho e Quaresma) a equipa continua forte e com as mesmas hipoteses de ganhar o Tri, e em Portugal vencer todas as competições, é verdade que na Champions League vão fazer falta jogadores desta categoria e qualidade...
Mas, sinceramente, 30 milhões de Euros por um central, (e o FCP nem ganhou a liga dos Campeões a época passada, como em 2004 no caso do Ricardo Carvalho), só posso dizer que foi um excelente negócio por parte do FCP e do seu Presidente, é preciso não esquecer que há 3 anos quando o desconhecido Pepe foi contratado ao Maritimo havia muitos que diziam que ele nunca devia vestir de azul e branco, e agora vale 30 milhões, ...opiniões,...
Agora é certo que algumas apostas também falham, como no caso dos Consagrados Diego e Luis Fabiano, mas mesmo nesses não se perdeu dinheiro, ...é preciso é sempre a SAD explicar bem para onde vai esse dinheiro, eu colocaria grande parte no Passivo, sempre com o intuito de o reduzir(menos de 100 mil), ...
Mas não descuro um investimento na equipa principal, e agora e também com a saída do Ricardo Costa (ainda bem que foi primeiro), é arranjar um substituto, pois só 3 centrais não chegam, apesar de João Paulo, Bruno Alves e Pedro Emanuel me darem excelentes garantias, Zé Castro (Atlético Madrid), Manuel da Costa (PSV, Sub-21), Nuno André da Silva Coelho (Standard de Liège), ou outro...!!!
(Foi pena terem deixado fugir o Zé Castro no ano passado... quando ainda estava na Académica).
Ps1: Ibson, em principio renova com o FCP por mais dois anos e vai ser emprestado a um clube para rodar, é uma boa opção, pois se Jesualdo não conta com ele, acho que ele é um bom substituto do Lucho, apesar de ter caracteristicas diferentes.
Ps2: O Sporting transfere o Ricardo por 3 milhões, perde o Tello, e ainda dizem que o Jorge Nuno não sabe fazer negócios...
Ps3: Então e o Benfas não vende ninguém,... pois, os clubes lá fora sabem o que é bom, Luisão, Simulão... só contrata..., com um passivo de 300 mil, ah, já sei, eles podem tudo, neste pais onde eles estão á margem da lei, investigue-se...
FORÇA PORTO!!!! Bamos a eles...

sexta-feira, julho 06, 2007

2007 / 2008 - Eis as rosinhas saltitantes!

Esqueçam os reforços e o resultado do campeonato! Eu fiquei pasmado quando vi o Petit vestido de cor-de-rosa, como ficaria se visse um qualquer wrestler entrar na arena envergando uma saia de ballet! (E diziam eles isto e aquilo da camisola laranja-avermelhado do FCP) No entanto também é verdade que, para alguns jogadores, a cor fica a matar (Nuno Gomes por exemplo).

Para os adeptos em geral vai ser no entanto muito mais barato ir aos jogos do Benfica pois para obter uma camisola da nova cor basta deixar as actuais ao Sol durante algum tempo o que vem mesmo a calhar visto que não há melhor altura que esta para descorar coisas ao Sol.

Também já me constou que na letra daquela musiquinha que algumas pessoas insistem em ter nos telemóveis (eu pagava para ver alguns com a camisola rosa!), vai ser alterada, sendo a passagem "papoilas saltitantes" substituida por "rosinhas saltitantes" (o que no caso do Nuno Gomes não muda nada mas pronto...).

PS - Em jeito de breaking news, chegou à redacção Zé do Boné que o Estádio conhecido como Catedral (boa analogia pois é um sítio onde se juntam semanalmente magotes de gente com muita fé mas com pouco feedback), vai mudar de nome para Pagode ao mesmo tempo que a estátua do Eusébio vai ser completada com um gorro de operário com uma estrela.

quarta-feira, julho 04, 2007

FCPORTO para a Época 2007-2008



Equipa com bastante potencial, com várias soluções para vários lugares, agora é trabalhar a atitude, a vontade de vencer e construir um ou dois modelos tácticos (433 e 442) que nos permitam ter mais um ano de sucesso, 17 jogadores que transitam do ano passado e 11 entradas (6 novos reforços mais 2 re-entradas e 3 juniores), 28 jogadores, a ver se até ao inicio da época ainda acontece mais alguma supresa...
Jesualdo Ferreira tem este ano, a meu ver, um plantel mais equilibrado, principalmente com vastas opções para o centro do terreno e que lhe dão mais alternativas que no ano transacto, agora é trabalhar, trabalhar e trabalhar, e claro, mais um pouco de estudo técnico-táctico para os jogadores não fazia mal nenhum, pois só assim podem evoluir.
Com a continuidade de Helton, internacional Brasileiro, em principio as redes estarão bem protegidas; Nuno Espirito Santo chega para ocupar uma vaga de 2ºGuarda-redes e se possivel obrigar o Helton a trabalhar ainda mais; Ventura (Junior FCP) terá uma ano de apredizagem ao mais alto nível.
Bosingwa terá este ano como o da afirmação a nível internacional e de selecção, pois é um jogador que se souber explorar o seu potencial, e corrigir algumas atitudes, concerteza irá longe; Fucile irá ser o concorrente directo para a direita, sendo que também pode e bem jogar na esquerda; Marek Cech e Lino irão lutar pela esquerda com Fucile, sendo que ambos podem fazer posições mais ofensivas, que permite outras soluções no Plantel.
Pepe, se não se deixar afectar pela ideia de ser transferido, irá concerteza fazer uma época igual ou melhor á do ano transacto, pois é um defesa central com potencial tremendo, assim tenha as ideias no sitio; Bruno Alves, com a excelente época passada, e depois de muitas desconfianças, poderá ser o ano da confirmação e ser até no futuro um portador da mistica do FCP, a ver vamos; João Paulo, um valor seguro, com grande potencial, garantia que irá dificultar a vida ao treinador na escolha por um lugar; Pedro Emanuel, aquilo que se espera acima de tudo é que seja um capitão do FCP, ou seja pela experiência e anos de FCP, irá concerteza ser um dos pilares no balneário, em relação ao seu estado físico, depois de um ano a recuperar, o que se espera é que não tenha recaidas e contribua para mais conquistas do FCP.
Paulo Assunção, o que se espera de um jogador que em duas épocas de FCP foi sempre 1ªopção, é que continue e que na sua posição especifica evolua ainda mais, pois desempenha um lugar no 11, fundamental para os equilibrios da equipa; Mário Bolatti, reforço jovem Argentino, que chega para concorrer directamente a posição de médio defensivo, e concerteza terá potencial para ser explorado e evoluir ainda mais, tal como os seus conterrâneos Lucho e Lixa; Raul Meireles, mais um médio que ainda que jovem, já tem vários anos de casa e com isso é dos que em campo pode fazer a diferença, necessita de aprimorar o remate, pois é uma arma bastante boa que possui; Kazmierczak, reforço que vem colmatar no FCP a ausência de um médio alto e também com uma boa capacidade de remate, a ver se cumpre. Lucho González, acho que depois de terminar a copa América, em principio a Argentina Chegará até ao fim (15 Julho), deve-lhe ser dado 2/3 semanas de férias para descansar, mesmo que com isso obrigue Jesualdo Ferreira a estruturar especificamente para ele uma pré-Época, não podemos é correr o risco de ver um jogador deste potencial passar mais uma época só a 60%/70%, principalmente depois da 2ªvolta que teve no FCP, e é muito importate ter um jogador box-to-box com estas caracteristicas; Castro (Junior FCP), vem para aprender e evoluir, terá que lutar muito pelo seu espaço se quiser jogar, mas sonhar não custa; Jorginho, em principio continua no FCP, e até concordo, é uma 2ªopção de qualidade, ainda que já saiba que não tem grandes hipoteses, mas sendo um jogador experiente e rodado, basta ser profissional que a sua oportunidade chegará; Leandro Lima, reforço sub-20 internacional brasileiro, com bastante potencial, terá que se adaptar rapidamente ao ritmo Europeu e potencializar as suas qualidades, e arranjar maneira de fisicamente evoluir, pois como é baixo, terá de suportar bastantes cargas; Luis Aguiar, Jovem Uruguaio que vem por emprestimo, tal com Fucile veio, e se confirmou como uma boa aposta, o mesmo se espera de Luis Aguiar, médio que tal como Jorginho e Leandro Lima podem jogar em 433 e 442, como Nº10 ou a jogarem nas alas, o que permite a Jesualdo várias opções no meio-campo.
Ricardo Quaresma, tal como Pepe, se não se deixar afectar pela ideia de ser transferido, irá concerteza fazer uma época igual ou melhor á do ano transacto, diria que num esquema de 433 é primordial contar com ele, pois ninguém tem em Portugal as suas capacidades de cruzar, e de criar lances de perigo a partir das alas, e não havendo muitos alas no plantel, a sua importância cresce na equipa, necessita de refrear impetos quando os lances não saem bem para não prejudicar a equipa em jogos dificeis, como todos, necessita de crescer e evoluir para ser colectivamente um fora de serie; Tarik Sektioui, regresso de um ala que foi dispensado em Janeiro, se ficar terá de mostrar algo mais que Alan e Vieirinha, e acima de tudo, ser profissional pelo clube, mesmo sem jogar muito; Lisandro, estando em forma, é um jogador fundamental na equipa, pois tem uma entrega e uma generosidade ao jogo impressionante, e pode ocupar várias posições, permitindo mais soluções ao treinador; Wason Renteria, também pode jogar como ala ou avançado móvel, necessita de se adaptar ao ritmo de jogo europeu e evoluir mais, sendo que ainda é jovem; Adriano, fundamental para a conquista do Titulo no ano Transacto, é um jogador especifico para um determinado tipo de jogo, ainda que sendo móvel na frente de ataque, a sua caracteristica principal é estar na aréa a facturar e é isso que se espera dele (20 golos esta epoca); Helder Postiga, é um jogador inconstante, se consegue uma maré alta é bastante eficaz, mas se desmoraliza, fica um jogador sem chama, sem brilho, necessita corrigir este aspecto para se tornar util á equipa e ser aquilo que foi na 1ªmetade da epoca passada; Edgar, Reforço jovem, internacional brasileiro, tem algumas qualidades interessantes, alto, rápido, algum faro de golo, mas tem de mostrar muito mais para ser titular no FCP; Rui Pedro (Junior FCP), tal como Ventura e Castro, hipotese de evoluir e aprender e quem sabe ainda sejam Campeões este ano outra vez, agora pelos Séniores.

Dos jogadores que sairam, apenas Vitor Baia, (pela força, carisma e vontade de continuar a vencer que transmite aos colegas no balneário é que pode fazer falta) e Anderson, (pelo que nos iria concerteza deliciar com as suas jogadas de craque...mas 25 milhões...).
Dos outros, Ricardo Costa tem um percurso excelente a nível de títulos no FCP, (pois ganhou tudo o que havia para ganhar, infelizmente num determinado momento da sua carreira, parou de evoluir e não jogando, não teria hipoteses que agora vai ter, pois ainda é um jogador jovem, 26 anos);
Ibson aparentemente será emprestado, eu continuo a achar que é uma opção bastante válida para o lugar do Lucho, mas como já o ano passado quase não jogou e o Lucho apenas estava a 60%/70% do seu potencial, talvez o melhor seja ser emprestado, de preferência na Europa para ganhar ritmo e voltar para o ano mais calejado;
Lucas Mareque, Ezequias e Alan podem ser emprestados, dispensados ou transferidos, ou seja, não são claramente apostas ganhas pelo FCP, sendo que Alan pelo empenho e profissionalismo sempre me mereceu estima;
Bruno Morais terá que se recuperar completamente, mas por mim e em virtude de tudo o que o jogador e o seu pai disseram do FCP, em principio será dispensado ou emprestado;
Paulo Ribeiro, Vieirinha e Diogo Valente, jogadores que necessitam claramente de jogar para evoluir, pois ainda não estão ao nivel do que o FCP precisa, acho muito bem que sejam emprestados para crescerem como jogadores.
Depois, neste quadro anterior coloco também outros jogadores que fazem parte dos quadros do FCP, haverá mais, não sei, eu tenho conhecimento destes, espero que alguns estrangeiros (Sonkaya, Leandro Bonfim, Maciel, Pitbull,...) ou portugueses sem qualidade para o FCP (Areias,...) sejam dispensados ou transferidos para não ser necessário o pagamento de nalguns casos 50% do ordenado estando emprestados, quanto aos portugueses (Bruno Vale, Sergio Organista, Paulo Machado, Ivanildo,...) , aqueles que estarão pelo 2ºano/3ºano consecutivo fora das opções do FCP, têm de pensar seriamente em mostrar serviço, porque ao não o fazerem, então a dispensa será o caminho certo para eles, ou dão o passo para a competência ou os novos ganham a posição (Nuno André Coelho, Bruno Gama ou Helder Barbosa,...), sendo que este ano já saiu mais uma fornada de jovens valores (João Pedro, Fredson, Zequinha,...) que sem as equipas "B" terão de mostrar o seu potencial nas mais variadas equipas da 1ª e 2ªLiga.
Agora, para mim, interessa realçar isto, que o FCPORTO desde que o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa está a frente do Clube, sempre quis ter um plantel de enorme qualidade, nalguns anos replecto de portugueses, e apenas alguns estrangeiros de enorme qualidade (Celso, Branco, Geraldão, Rabath Madjer, Juary, Aloisio, Jardel, Deco, Derlei, etc, etc, etc...), mas desde que foi permitido ter um numero ilimitado de estrangeiros no plantel (para mim, mal), o FCP optou desde essa altura (+-12 anos), por colocar os seus jovens formados no FCP a rodar nos mais variados clubes, e quando esses jovens se cimentavam, então eram premiados para a 1ªequipa (Jorge Costa, Secretário, Sergio Conceição, Ricardo Carvalho, etc, etc, etc...), ou seja, se esta politica funcionou ao longo de tantos anos, porquê coloca-la agora em questão???, pois está visto que o FCP não deixou de ganhar com esta metodologia de formação, tendo para isso os titulos como exemplo, claro que o Sporting que tem uma boa formação, mas na realidade quantos titulos ganha com isso???, ..., mentalidades...
Temos é de quando lá temos os jovens, dar-lhe as condições e faze-los crescer com qualidade para voltar-mos a ter nos proximos dois anos mais portugueses de qualidade no plantel principal, pois os jovens estão ai, mas agora também depende deles, se querem trabalhar ou estagnar na sua carreira!!!
Ah, e por ultimo, mas fundamental, como o FCPORTO ganha tanto, mas tanto, mas mesmo tanto, e só deixa para os outros as competições em que não participa (...), é natural que este ano ainda nos traga mais batalhas, mais guerrilhas, mais jornalecos de meia tijela, mais pastins de segunda a inventarem, mais uma Morgadinha a tentar tudo e mais alguma coisa, (Ex. acreditar mais numa alternadeira do que numa escritora), enfim, aquilo a que nos temos habituado o longo dos anos, com a certeza que chegados ao fim, a vitória será concerteza nossa, simplesmente porquê somos os melhores, e contra isso, não há volta a dar... porquê o FCPORTO não verga perante nada nem ninguem.
FORÇA CAMPEÕES, VAMOS AO TRI...

sexta-feira, junho 15, 2007

Até sempre!


Chegou ao fim a carreira do futebolista com maior palmarés de todos os tempos e que, na minha opinião terá também, se não o melhor, pelo menos um dos 5 melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos. Também a Europa do futebol se rendeu a Vitor Baia ao elegê-lo após a Taça UEFA conquistada em Sevilha como o melhor guarda-redes da Europa.

Nesta hora só posso dizer que foi para mim um privilégio vê-lo jogar e que dificilmente aparecerá nos próximos tempos alguém ao seu nível.

Títulos:

10 Campeonatos Nacionais (Portugal): época 89/90, 91/92, 92/93, 94/95, 95/96, 98/99, 02/03, 03/04, 05/06 e 06/07
5 Taças de Portugal (Portugal): 90/91, 93/94, 99/2000, 02/03 e 05/06
8 Supertaças Cândido de Oliveira (Portugal): 90/91, 91/92, 93/94, 94/95, 99/00, 02/03, 03/04, 05/06
2 Taça do Rei (Espanha): 96/97 e 97/98
1 Liga (Espanha): 97/98
1 Supertaça de Espanha: 97/98
1 Taça das Taças (UEFA): 96/97
1 Supertaça Europeia (UEFA): 97/98
1 Taça UEFA (UEFA): 02/03
1 Liga dos Campeões (UEFA): 03/04
1 Taça Intercontinental (FIFA): 04/05

Marcas individuais:

1988/89 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
1989 - Troféu Jornal "Record": Revelação do Ano
1989 - Dragão de Ouro: Futebolista do Ano
1989 - Futebolista do Ano da CNID
1989/90 - Melhor Jogador Hummel
1989/90 - Prémio Regularidade do Jornal "A Bola"
1990 - Prémio Trevo de Ouro: Adidas
1990 - Melhor Jogador do Torneio Phillips Cup
1990/91 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
1991 - Futebolista do Ano da CNID
1991 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Jogador do Ano
1992 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
1992 - Troféu Jornal "Record" - Melhor Guarda-Redes do Ano
1992/93 - Troféu jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
1993 - Melhor Futebolista do Torneio Centenário do FC Porto
1993 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
1993 - Prémio Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
1993 - 2ºMelhor Guarda-Redes do Mundo: Jornal L´Equipe
1993/94 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
1994/95 - Guarda-Redes mais valioso do Campeonato Nacional
1994/95 - Guarda-Redes do Ano da "European Sports Magazine"
1996 - Fase Final do EURO 96
1996 - Troféu Jornal "Record": Melhor Jogador do Ano
1996/97 - Troféu Jornal "A Marca": Melhor Guarda-Redes do Ano
2000 - Fase Final do Euro 2000
2002 - Fase Final do Campeonato do Mundo 2002
2002 - Figura Nacional do Ano na III Gala Nacional do Desporto
2003 - Prémio Carreira na Gala de Desporto em Gaia
2004 - Prémio UEFA "Best Goalkeeper 2003/04": Melhor Guarda-Redes da Europa
2004 - Medalha de Mérito Desportivo
2004/05 - Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
2004/05 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
2004/05 - Troféu Carreira da Superliga / Jornal Notícias

terça-feira, junho 12, 2007

De pequenino...

O FCPorto sagrou-se campeão nacional de Juniores ao bater o Benfica por 1-0.

Com um plantel recheado de jovens promissores, o FCPorto foi sempre uma equipa sólida ao longo da época, sendo a vitória no campeonato uma consequência lógica do trabalho desenvolvido.

Agora, haja alguém que saiba dar valor a estes jogadores em vez de comprar sul-americanos em packs promocionais.

Quase começo a ter pena dos lisboetas tendo em conta que esta época foi bastante negra em todas as modalidades no que respeita a confrontos com o FCPorto. PS - Será que o Vieira vai dizer que a culpa foi do Apito Dourado?

quarta-feira, maio 30, 2007

Boa Sorte AndersonShow!!!

Mais um a deixar Saudade...
Não esperava esta saida, julguei sempre que ainda era muito cedo para o FCP transferir este jogador, com 19 anos, com 2 meias épocas no FCP, (entrou em Janeiro 2006), sempre pensei que o próximo ano o Anderson arrebentasse e encanta-se ainda mais os portistas, com esta saida (que julgo prematura para o FCP e Jogador), perdemos mais um nº10, mas acho que este 10 era especial e talvez por isso seja mais dificil ve-lo partir.
Nos ultimos anos passaram pelo FCP, 4 Brasileiros de grande qualidade, e todos para a posição 10:
DECO (que foi fundamental na conquista da Europa), com 4/5 épocas de bom crescimento e que se confirmam hoje em dia no Campeonato Espanhol no Barcelona;
Carlos Alberto, que sendo para mim também um nº10, preferiu sair novamente para o Brasil, Corinthias e Fluminense;
Diego, que mostrou pouco no FCP, mas que mostra na Alemanha todo o seu Potencial, foi eleito o melhor jogador na 1ªépoca no Werder Bremen;
ANDERSON, talvez o jogador mais completo destes 4, ou seja, jogador fortissimo a nivel fisico e a nivel psicologico, com capacidade de pegar na equipa desde o meio-campo e muito bem no 1*1, e como tinha apenas 19 anos, com um potencial enorme para ser explorado pelo FCP e dota-lo de uma maior capacidade, e por isso, acho que 30 milhões é razoável agora (24 para o FCP e 6 para o Jorge Mendes), nunca se sabe como podiam correr as próximas épocas, mas se o FCP quisesse assumir o risco e Anderson quisesse ficar, seria transferido dentro de 1/2 anos por 40/50 milhões, mas será que ai haveria alguém a pagar esse preço???
Agora é a prospecção do FCP voltar a encontrar um nº10, já encontraram 4, como estes atrás mencionados atrás, que sejamos honestos, DECO estava em Portugal, mas o FCP é que lhe pegou e fez dele Campeão, C.Alberto, Diogo já eram minimamente conhecidos no Brasil e na Europa, e o FCP conseguiu te-los no Plantel, ANDERSON veio bastante novo (17 anos), agora é preciso estes mesmos olheiros detectarem mais prodigios e faze-los render monetáriamente e desportivamente.
A questão é a SAD do FCP ser suficientemente clara para onde vai este dinheiro, para onde vão as comissões das entradas e saidas de jogadores, clarifiquem as contas da SAD, é só isto que o adepto ou sócio quer para depois não julgar mal a SAD do FCP, imagino que não seja fácil gerir um Clube de Futebol, visto que o negócio hoje em dia vale mais que o valor da camisola, mas perder assim um activo, ainda que razoavelmente transferido, é sempre mau para os olhos dos adeptos que ficam com a sensação de que lhes foi retirado algo de valioso, e por isso digo que esta perda é grande ao nível sentimental, e nesse aspecto Anderson tinha muito para dar aos adeptos e sócios do FCP, e era muito mais interessante ve-lo crescer no nosso clube do que num clube inglês.
Nota também para a transferência de Nani por 25 milhões também para o Manchester United que tem dinheiro para gastar, também queria ter um clube rico...
Esta pós-época, mais um mês de férias e depois a pré-época este ano vai dar muito que falar...
Bosingwa, Pepe, Lucho, Ibson, Quaresma... quem é o próximo???

Concurso Zé do Boné - Verão de 2007

Na figura abaixo:




...encontre o seguinte jogador de Futebol:


As primeiras 10 respostas certas ganham um maravilhoso guia ilustrado sobre a Turquia, com encadernação em capa dura e com 250 páginas.

sábado, maio 26, 2007

Ano fechado

O F.C.Porto perdeu hoje no sétimo jogo da final da Liga de Basquetebol por 75-68, um jogo que foi espectacular a todos os níveis e com grande emoção. No entanto, quando faltava pouco mais de 1 minuto para o final, a mais valia individual e a maior experiência da Ovarense fizeram a diferença, precipitando o resultado.

Depois de um grande final de época do F.C.Porto, há que dar os parabéns à equipa e a Alberto Babo dada a espectacular carreira nos playoff.

Não podemos deixar também de dar o devido mérito a quem o merece, e por isso, à grande equipa da Ovarense, os nossos maiores parabéns pelo Bicampeonato, mais ainda quando, ao vencerem 2 jogos seguidos, viraram a final de 3-2 para 3-4.

Adenda 1 - Ainda no âmbito da final de basquetebol, não se pode deixar de lamentar o triste comportamento por parte de um núcleo de elementos sobejamente identificados, um deles cuja alcunha faz jus à sua personalidade, que teimam em manchar o nome e as vitórias do FCP. Para quando o irradiar desta gente de quaisquer recintos desportivos?

Adenda 2 - Em hóquei, o F.C.Porto foi afastado da Taça de Portugal pelo H.C. Braga ao perder por golo de ouro no prolongamento após um 5-5 no final do tempo regulamentar. A menor dimensão do adversário e o estatuto da equipa do F.C.Porto provocaram um excesso de confiança que acabou por ser fatal. Que sirva de lição para o futuro. Parabéns às gentes de Braga.

sexta-feira, maio 25, 2007

Os Bi-Campeões (FCPorto-4 / D.Aves-1)

A vitória que deu o titulo! Foi preciso chegar á 30ªJornada para o FCP arrecadar o 22ºTitulo de Campeão Nacional, custou, mas foi...

Claro que não teria havido esta necessidade imperiosa de ganhar no ultimo jogo, se se tivesse feito o normal nestas situações, ou seja, se ao fim de 15 jornadas se leva 7/8/9 pontos de avanço, o titulo tem que ser o mais rapidamente conquistado, até porque assim não haveria qualquer contestação possível a esta conquista, que diga-se em abono da verdade, é inteiramente justa e merecida.

Perante um numero abissal de tentativas de retirar este titulo ao FCP, seja dos maus juizos de arbitragem (em vários jogos, nunca foram assinaladas grandes penalidades em beneficio do FCP, golos mal invalidados em alguns jogos por fora de jogo injustos, ou seja, em caso de duvida, os arbitros, como que tolhidos pelo medo, nunca tiveram audacia de aplicar as leis de jogo, não fossem ser crucificados na praça publica pela opinião do jornalistas...), seja de castigos injustos pelo conselho disciplina, seja pela incapacidade de J.Ferreira em rodar melhor o plantel ao seu dispor, seja pelas lesões que atormentaram alguns jogadores e que impediram que os melhores estivessem disponiveis ao longo da epoca. Logo, chegados ao ultimo jogo, só uma vitória nos daria o titulo, e foi com esse espirito que os adeptos (no estádio do Dragão e fora dele, Casa do FCP na Covilhã) viveram este jogo cheio de emoções.


O FCP entrou no jogo com o intuito de resolver cedo, mas depressa se percebeu que o D.Aves também não iria facilitar, e desde logo colocou a defesa do FCP em sentido Com isto, o FCP refreou os impetos e tentou gerir a posse de bola, pois sabedores da maior qualidade individual, depressa se iria criar um lance que podia levar ao 1ºgolo e com isso os jogadores do FCP serenariam a ansiedade e partiriam para uma melhor exibição colectiva.

Foi assim que Adriano no meio de 3 defesas cabeceou de forma excelente após um belo cruzamento da direita de Quaresma, fazendo o 1-0 e levando o estádio a gritar mais alto, mas o D.Aves reagiu bem e passados poucos minutos num livre (que podia ter sido evitado), empatou a partida ainda que com um jogador que estava quase fora-de-jogo e estranhamente sozinho na pequena-area. Assim, até ao intervalo, o FCP tentava ter posse de bola, mas notava-se muita ansiedade nos jogadores e as jogadas não saiam bem.


Foi necessário vir o intervalo, com J.Ferreira a proceder a algumas alterações tacticas com o mesmo onze, ou seja de 4-2-3-1 passou para 3-4-1-2, ou seja, libertou Bosingwa para fazer a lateral direita ofensiva do FCP, fazendo que, com isso, Lisandro passasse a actuar realmente nas costas, ou ao lado de Adriano. Com esta alteração tactica, o FCP com maior posse de bola, visto que o meio-campo estava mais metido no jogo, depressa fez o 2-1, agora por Lisandro , que apareceu muito bem descaido sobre a esquerda, recebeu o passe de Fucile, flectiu para o meio e rematou certeiro para o fundo da baliza. Com este resultado o FCP percebeu que tinha de fazer o 3-1 e acabar com o jogo, assim, os jogadores partiram para cima do adversário e passado pouco tempo, chegou ao golo, agora através de um auto-golo, na sequência de um canto marcado por Quaresma, com isso, passaram a ouvir-se os cânticos normais "PORTO BI-CAMPEÃO", e mesmo com o D.Aves a dar muita luta (ainda atirou à trave, criando a sensação de golo) mas foi o FCP que perto do fim fechou da melhor forma com um golo espectacular de Lisandro, que quanto a mim, é melhor jogador para jogar na frente de ataque com 2 avançados do que como extremo, onde, apesar de nunca desistir de um lance, se encontra mais longe da baliza e tem mais dificuldade em mostrar serviço, mas é um jogador á Porto.

Com o 4-1 final, o FCP espelhou a supremacia neste jogo e conquistou de forma clara e justissima este campeonato de Futebol, sendo que apesar deste titulo, J.Ferreira ainda tem que evoluir mais como treinador deste FCP para mostrar que este FCP pode conquistar o TRI e a TAÇA e a SUPERTAÇA e a chegar mais longe na Liga dos Campeões, são esses os objectivos para o ano, e visto que possivelmente apenas sairão 1 ou 2 jogadores do nucleo principal da equipa e se esta for devidamente reforçada com qualidade e não quantidade, e existir depois uma melhor (evolução) gestão do plantel por parte de J.Ferreira, é possivel vencer e conquistar esses objectivos, sendo que é necessário avaliar bem o porquê da condição fisica de alguns jogadores...

Quanto a este jogo e também durante a época, destaco individualmente Lisandro, pela classe nos golos e empenho demonstrado por ele na conquista da bola, jogador este que ao longo da epoca mostrou sempre o seu empenho, ainda que tivesse sido traido em alguns jogos por uma forma fisica algo fraca, as ferias de Natal também o afectaram..., também B.Alves merece uma palavra pela evolução verificada este ano, espectacular, agora é continuar assim, sempre a evoluir em pequenos objectivos, e cimentar a posição e manter a calma, pois é sempre nesse aspecto que um jogador possante pode fraquejar..., Fucile, grande contratação por baixo preço, um espirito de Dragão impressionante, sendo lateral direito de origem, evolui de forma fantastica no lado esquerdo..., Bosingwa, tirando as suspensões por motivos internos também esteve sempre á altura, ou seja, terá de rever o seu comportamento, visto que como defesa e a subir pelo seu flanco é o melhor no pais (convocação para a selecção, tal como B.Alves, R.Meireles, Quaresma e Postiga)..., Pepe, um esteio no sector recuado, com golos em momentos chaves da epoca, e sempre a comandar bem a defesa, mostrou e cimentou o porquê de ter tantos clubes interessados nele...,

Lucho, necessita de descansar (infelizmente não o vai poder fazer novamente devido á Copa América) e assim, não se saberá como estará no inicio da proxima epoca, por isso mesmo fez uma epoca fraca este ano, e assim é dificil os adeptos verem nele o Capitão que a equipa precisa, pois nota-se que estando em baixo de forma não consegue produzir o futebol que fez na 1ªepoca em Portugal ou mesmo na 1ªvolta..., R.Meireles, dá outra dinamica ao meio-campo do FCP, mas precisa de ser mais certeiro no remate á baliza para assim crescer como jogador e mostrar que merece um lugar no meio-campo do FCP, foi dos jogadores que mais sentiu a paragem de inverno..., Anderson, passou 5 meses no Estaleiro devido a uma lesão provocado por um choque de um jogador no FCP-Benfica, o que fez com que a arte e magia dele estivessem ausentes dos relvados, mesmo assim, nota-se que primeiro tem de recuperar completamente, tanto fisicamente como animicamente e voltar de cabeça limpa para assim poder evoluir naturalmente pois trata-se de um prodigio, e é preciso tempo para que a maturação se dê de uma forma correcta e precisa...,

Quaresma, epoca atipica, no periodo de maior fulgor do FCP, esteve excelente, grandes jogos, cruzamentos, trivelas, ou seja, um jogador confiante, quando a equipa começa a quebrar ele é dos primeiros a acusar o toque, quando conseguir alhear-se destes momentos da equipa e jogar o seu futebol de forma consistente, ajudando a marcar atras, passando a bolano meio-campo e ir buscar mais á frente, sem se desgastar em jogadas individuais perdidas que podem causar momentos como o que teve em Leiria, quando se superar neste aspecto, e visto que técnicamente é um fora-de-série, ai sim, será um craque a nivel mundial, por enquanto tem de crescer muito enquanto jogador a nivel colectivo..., Adriano, apesar de o terem tentado dispensar, ainda bem que ele preferiu mostrar o valor dele no FCP (pode-se dizer que já por lá passaram melhores, mas neste momento ele é o melhor ponta-de-lança do FCP), portanto merece também ser destacado como figura na conquista deste campeonato..., Helton, tal como a equipa, sentiu o abaixamento de forma no pior periodo, excelente em alguns jogos, mas necessita de evoluir, e em alguns jogos terá mesmo comprometido, dá uma boa estabilidade á defesa, mas ainda falta qualquer coisa para se ter uma confiança absoluta nas suas capacidades, terá de evoluir nesse sentido.

Destaque também para Vitor Baia, excelente no banco, no auxilio do J.Ferreira ao nivel da motivação dos colegas e da própria alma e querer do FCP, é sem dúvida um simbolo e que merece um lugar de destaque na proxima época, julgo que seria bem entregue um cargo que fizesse a ponte entre o Presidente e os Jogadores e equipa técnica...OBRIGADO BAIA..., nao esquecer também que João Pinto e Rui Barros fazem parte da equipa técnica e pelo trabalho demonstrado fizeram também um excelente trabalho, apenas podiam ter aparecido algumas vezes nas conferências de imprensa, para mostrarem melhor o que é a força do FCP com os Simbolos presentes....

P.Assunção, outro jogador que demonstrou ao longo da epoca que merece um lugar de destaque, pois pela sua capacidade de leitura defensiva do jogo e pela forma como auxilia os colegas do meio-campo, sendo que até foi o médio defensivo mais utilizado, falta-lhe profundidade ofensiva para ser um jogador mais completo..., Marek Cech, utilizado ou na sua posição, defesa esquerdo ou como médio, é um jogador de equipa, mas tem falhas ao nivel defensivo, se calhar, precisa de rodar para ganhar maturidade, se ficar no plantel é também uma opção válida...Ibson, Pouco utilizado, este é talvez o jogador mais desaproveitado do FCP nos ultimos 2 anos, demostra qualidade, mas como não joga 2 jogos seguidos, quando entra, quer fazer tudo sozinho, e ele e a equipa perdem com isso, é preciso analisar bem esta situação, pois assim não é benefico nem para o clube nem para o jogador..., Jorginho, considerado um mal-amdo pelos adeptos, mas quase sempre que entra demostra a sua utilidade, sendro que pode fazer várias posições, e tem garra e luta quando espicaçado...,Vierinha, poucas oportunidades, mas ainda está verde para o FCP, talvez um ano de rodagem lhe fizesse bem, ou então para ficar terá que mudar de atitude, pois quando entrou parecia sempre alheado do jogo....,Helder Postiga, excelente as primeiras 15 jornadas, a marcar, a fazer jogar a equipa, com garra e pulmão, e vontade de mostrar serviço, quando a equipa começou a cair, ele foi-se abaixo, ou pelas criticas, ou por não estar bem fisicamente, e até ao final de epoca não recuperou a melhor forma, para crescer como jogador, nota-se que é preciso acreditar muito nele, porquê ao 1º erro, enerva-se e pronto, passa a jogar mal, talvez um mês a visionar videos de avançados, movimentações, gestos técnicos e outros situações não lhe fizessem mal, com isso, concerteza iria crescer como jogador, não é só a treinar fisicamente que se cresce, a mentalização é muito importante, como se viu no Bruno Alves...,

Ricardo Costa, na minha opinião, ao não jogar e ao ser eterno segunda ou terceira opção, este jogador nao evoluiu e pior, perdeu certas movimentações e confiança que um defesa central necessita ter para se impor, acho que um empréstimo ou uma venda com hipotese de jogar 30/40 jogos por epoca lhe iria fazer muito bem e ai se veria se é ou não um central para poder jogar ao mais alto nivel...João Paulo, outro jogador que podia ter jogado mais, pois considero que tem valor para isso, seja a defesa central, seja a médio defensivo..., Alan, não é um jogador para este nível, talvez um emprestimo o faça crescer como jogador..., Bruno Moraes, outro azarado, inicio de epoca lesionado, quando recuperou teve algumas hipoteses, fez alguns golos importantes, mas nunca jogou muito, ou por ter os indices fisicos baixos ou por não estar completamente recuperado, e volta a lesionar-se com muita gravidade no final de epoca, mais 6 meses no Estaleiro, a ver vamos, mas acho que depois de recuperar e se o FCP se reforçar bem, o melhor talvez mesmo seja ser emprestado...., Renteria, veio como reforço de inverno, mas a sua adaptação está algo demorada, e nos jogos que fez parecia sempre algo alheado dos jogos, é preciso esperar para ver visto que é também um jogador novo...

Paulo Ribeiro, não jogou...Lucas Mareque, defesa esquerdo baixissimo!!! para que???
Destaque final para Pedro Emanuel, outro Capitão que passou a epoca inteira lesionado, em certos momentos, a sua ajuda em campo teria sido preciosa, 2007/2008 espera o teu regresso...

...Obrigado FCP por mais esta conquista e por elevares bem alto o nome do FUTEBOL CLUBE DO PORTO e do seu Presidente JORGE NUNO LIMA PINTO DA COSTA...e também do seu Treinador Jesualdo Ferreira...
...FCPORTO BI-CAMPEÃO...

terça-feira, maio 22, 2007

Dragões de Portugal

A convocatória de Scolari para os próximos jogos da Selecção com a Bélgica (2 de Junho) e com o Kuwait (5 de Junho) inclui algumas novidades sendo de realçar a inclusão de Bruno Alves e Bosingwa que muito provavelmente irão averbar a sua primeira internacionalização.

Assim, do F.C. Porto foram chamados: Bruno Alves (quem adivinharia isto há 1 ano atrás!), Bosingwa, Raul Meireles, Ricardo Quaresma e Helder Postiga.

Lista completa:

Ricardo (Sporting), Quim (Benfica) e Daniel Fernandes (PAOK Salónica, Gre)

Bosingwa (FC Porto), Paulo Ferreira (Chelsea, Ing), Miguel (Valência, Esp), Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (Estugarda, Ale), Jorge Andrade (Deportivo, Esp) e Marco Caneira (Sporting)

Petit (Benfica), João Moutinho (Sporting), Raul Meireles (FC Porto), Tiago (Lyon, Fra), Deco (FC Barcelona, Esp), Hugo Viana (Valência, Esp), Duda (Sevilha, Esp), Ricardo Quaresma (FC Porto) e Nani (Sporting)

João Tomás (Al Rayyan, Qat), Hélder Postiga (FC Porto) e Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale).