quarta-feira, outubro 29, 2008

FCPorto, versão Kinder Surpresa


Depois de duas derrotas em seis jogos da Liga, o Porto continua a preparação para o jogo de Sábado na Figueira da Foz, e seguindo a formula habitual de em 11 jogos Jesualdo não ter repetido uma única vez a mesma equipa, continua a busca pela fórmula mágica.
Não há grandes novidades relativamente às ausências de Fucile e Tengarrinha mas, Jesualdo parece querer tirar trunfos de uma manga chamada "Juniores", e depois de ontem chamar ao treino da equipa principal o guarda-redes de juniores Ruca, hoje foi a vez de mais dois nomes das camadas jovens se juntarem ao grupo.
Falo de Júlio Alves, que é irmão de Bruno Alves (esperemos q um bocadinho menos temperamental q o "mano") e Yabukov, respectivamente um médio e um avançado. Quanto a Ruca sabe-se que é "um perito em penaltis", de lembrar que, no ano passado, assegurou uma vitória à equipa portista a defender 3 dos 4 penaltis marcados pelo Sporting no torneio cidade de Gaia (claro está que o último guarda-redes a quem ouvi chamar "perito em penaltis" no campeonato Português, dava pelo nome de Ricardo, de cog-nome o Frangueiro da Guia, o que não é de todo um bom presságio mas....), de Yabucov pouco ou nada se sabe e de Júlio Alves que é um médio com "bons recortes técnicos", contra qualquer um destes três nomes pesa o factor inexperência e imaturidade mas penso que é de louvar o procurar de soluções alternativas às do costume e o procurar de sangue novo. Aliás, acho que podia ter terminado a frase em "é de louvar a procura de soluções", mas a pergunta mantém-se, não estariamos nós a precisar de uns ajustes na defesa? É que Benitez na esquerda nem pensar maso Lino não tem feito muito melhor... E Pele, onde está? E Tarik porque não? Eu até acredito no Rodriguez mas convenhamos que ele tem andado um "nadinha" trapalhão e Mariano, bem do Mariano nem falo porque é outro que eu n vejo fazer nenhum. Fala-se no regresso de Pedro Emanuel, penso que era capaz de ser positivo para dar a equipa a confiança do "velho capitão"...
Aguardemos pela convocatória, mas estou curiosa para ver o "rebound" da "crise", não esquecer que o jogo com a Naval marca o inicio de uma semana com jogos dificeis e, sobretudo, decisivos (Dinamo e Sporting - E a própria Naval que por principio n é pera doce para os grandes) e não há tempo nem pachorra para falhas infantis

A gaja!

segunda-feira, outubro 27, 2008

Fait divers


Ouvi dizer que o Juande Ramos está desempregado.

domingo, outubro 26, 2008

Sobre as polémicas da arbitragem

Lista dos erros mais graves do campeonato nos jogos dos 3 grandes até agora:

Jornada 1:

FCPorto x Belenenses
Fora de jogo mal assinalado a Sapunaru quando este ficava na cara do guarda redes adversário. O FCPorto ganhava por 1-0.

Sporting x Trofense
Penalty mal assinalado contra o Sporting... quando o jogo já estava decidido com 3-0 a favor do Sporting


Jornada 2:

Benfica x FCPorto
Luisão agride Sapunaru na área do Benfica. Cartão vermelho que ficou por mostrar ao jogador encarnado.
Nuno Gomes entra às canelas de Sapunaru e apenas vê o amarelo. Ficou o cartão vermelho por mostrar ao jogador do Benfica.
O Benfica deveria ter acabado o jogo com 8 elementos em campo.

Braga x Sporting
Na área, na sequência de um cruzamento, Tonel desvia a bola com o braço. Ficou um penalty por assinalar contra o Sporting que ganhou o jogo por 1-0.


Jornada 3:

Rio Ave x FCPorto
Penalty por assinalar a favor do FCPorto. O jogo ficou 0-0.

P.Ferreira x Benfica
Nuno Gomes e Maxi Pereira entram a matar sobre os adversários merecendo ambos o cartão vermelho. Curiosamente, ambos ficam em campo com cartão amarelo e o Benfica vence por 4-3.

Sporting x Belenenses
Com 0-0 no marcador o Sporting consegue desbloquear o jogo com um golo de Postiga em fora-de-jogo.


4ª jornada

Benfica x Sporting
Penalty não assinalado contra o Sporting.


5ª jornada

Sporting x FCPorto
Abel deveria ter visto o amarelo por duas vezes na primeira parte por faltas duras e sucessivas. Apenas viu 1, o mesmo acontecendo depois com Tomás Costa.
Derlei deveria ter visto o cartão vermelho por entrada a matar a Sapunaru, situação bem visível nas imagens televisivas. O árbitro mostra o amarelo ao jogador portista por simulação!


6ª jornada (a decorrer)

FCPorto x Leixões
Fora de jogo mal assinalado a Hulk quando este se isolava.
Golo não validado ao Leixões por fora de jogo inexistente.


Curiosamente, apenas se fala do golo não validado ao Leixões que, pelos vistos, nem teve influência no resultado. Com alguma coisa têm de se ocupar os fala-barato, não é?

Liga arquivou "caso" Rodriguez

A liga arquivou, naturalmente, a tão propalada palhaçada do caso da suposta agressão de Rodriguez a Nuno Gomes, um originalidade igual a tantas outras a que os srs do lado Sul da 2ª Circular já nos habituaram.

Neste caso, que se tratou tão somente de uma patética tentativa de resposta do circo benfiquista à denúncia da agressão de Luisão a Sapunaru, que deveria ter sido logo expulso aos 10 minutos da primeira parte, tal como a "vítima" Nuno Gomes que também entrou às canelas de Sapunaru e se safou apenas com cartão amarelo.

Curiosamente, o mesmo Nuno Gomes, no jogo seguinte contra o Paços de Ferreira, voltou a ter uma entrada a matar sobre um adversário e, novamente, viu apenas o cartão amarelo.

sábado, outubro 25, 2008

FCP-2 / Leixões-3 (Mais uma demostração de falta de classe)

Antes demais, parabéns ao Leixões.

Justificou esta vitória em campo perante um FCP que continua a ter muitos jogadores a ganhar dinheiro, rios de dinheiro e a jogar nada, Jesualdo também, como é seu apanágio, continua a não saber mexer nas peças em campo, e sempre que mexe, ainda faz pior, mas enfim, com o banco que agora tem (escolhido por ele e pela SAD) também não tem grandes alternativas.

Um FCP que entrou a perder em jogo fruto de um canto bem aproveitado pelo Leixões perante uma marcação á zona com os olhos por parte dos jogadores do FCP. Está demonstrado que esta forma de defender não funciona, já se tinha visto noutros jogos, e neste custou um golo...

Depois o FCP tentou reagir, nem sempre bem, pois como Lucho jogava a extremo direito???, não havia quem metesse ordem no jogo do FCP, e claro com o Hulk a estorvar lá dentro, (foram 5 milhões por metade do passe???), a grandes olheiros que o FCP tem...

À passagem dos 25m., Rolando tem um golo cantado, depois de um cruzamento de Hulk!!!, mas a 1 metro da baliza atira por cima, passados alguns 5 m., a defesa do FCP volta a parar, desta vez com Rolando na defesa a não subir e a permitir que Braga se isolasse e marcasse o 0-2, depois disto, Candeias entra para o lugar de Lino, e Jesualdo inventa mais um defesa esquerdo e coloca Tomás Costa nessa posição, para quando a SAD arranja um defesa esquerdo de categoria??? Quantos anos ainda os chupistas vão continuar a desencantar jogadores de 3ªcategoria por esse mundo fora para se arranjar um bom defesa esquerdo???

Ou seja, foram 15m., com o FCP a querer, a ter posse de bola, mas sem nenhuma cabeça, porque esta equipa não tem estratégia quando as coisas começam a correr mal, nesses 15m., ainda valeu o golo de Lucho de penalty após Hulk ter sido rasteirado na área adversária (é uma falta clara porquê o defesa se esquece da bola e apenas ataca o jogador...).

Na 2ªparte, o FCP entrou com outra dinâmica e consegue, apesar de não estar a jogar nada bem, chegar ao golo do empate atravéz de Lisandro que finalmente marcou.

Mas quando se esperava que o FCP acalmasse e assentasse o seu jogo e partisse para um jogo mais de acordo com os seus pergaminhos, José Mota mexeu na equipa e parece que o Leixões voltou a espevitar, ao contrário do FCP, e onde Jesualdo tira Sapunaru, Tomás Costa passa para defesa direito e entra Mariano, (mais um defesa esquerdo) para o lado esquerdo do FCP, criando uma avenida para os homens do Leixões que atacavam pelo seu lado direito.

Claro que o jogo aqui podia cair para qualquer lado, pois o FCP no meio-campo, tanto R.Meireles como Lucho tentavam chegar muito depressa á frente, e deixavam espaço para os contra-ataques do Leixões, num desses, o Leixões marca, mas o auxiliar invalida mal o golo, seria o 2-3, (o seu a seu dono...), mas passados alguns minutos e já com Farias em campo (aqui rio-me..., é que não posso fazer outra coisa...), sendo que saiu Rodriguez, que está cada vez pior, apesar de 2/3 arrancadas..., mas pouco mais, agora não percebo como Hulk joga 90m., a sério, não percebo, (que tal darem-lhe uma bola e mandarem-no treinar para o Japão outra vez...).

Claro que esta substituição desorganizou ainda mais aquele conjunto de bons rapazes e com isso o 3ºgolo do Leixões, é certo que é um remate excelente, mas está sem pressão naquela zona central do terreno, depois disso foi o desnorte, com chuveirinho atrás de chuveirinho à espera do golo caido do céu.

Depois disto e já o tinha dito antes, este FCP deste ano está-se a revelar uma desilusão para os sócios e adeptos: demasiados jogadores sem estaleca para entrarem no onze de um FCP mais fraco dos ultimos 4 anos a esta parte, e mesmo comparado com o ano dos 3 treinadores, ai havia melhores jogadores do que estes que o FCP tem agora.

E com um Jesualdo que parece não saber montar uma equipa, e dotá-la de capacidade psicológica para virar resultados, antevejo uns próximos jogos muito, mas muito complicados,... Pois vejo ali muito jogador, mesmo alguns do nucleo duro a atravessar momentos de mau futebol, e como os outros não sabem mais...

Falando de jogadores, pouco há a dizer, a defesa continua a meter agua por todos os lados, Bruno Alves muito irritadiço e Rolando ainda verde..., então as laterais nem se fala, Sapunaru é uma desilusão, esperava um jogador muito mais capaz, e de Lino já todos sabemos as suas limitações..., no meio-campo, a falta de um trinco capaz neste 4-3-3 de Jesualdo de fazer a diferença é tão evidente que nem merece a pena falar (Pelé vale 6 milhões... na Intercalar...), e Tomás Costa e Raul Meireles apesar de muito esforçados e lutadores têm dificuldade em criar e inventar jogadas ofensivas, até mesmo de aparecer na frente a desiquilibrar..., na frente, nas alas, que alas??? Rodriguez, 2/3 boas arrancadas, Hulk, Mariano, Candeias???, claro que se Lucho estivesse em forma e se Lisandro estivesse a facturar, se calhar seria diferente, mas como os únicos, ÚNICOS 2 jogadores ofensivos do FCP não estão no seu normal..., que fazer???

E claro do banco, Candeias correu mais atrás da bola do que com ela, Mariano a lateral esquerdo, enfim..., Farias ainda deve estar para perceber como marcava tantos golos na Argentina e aqui nem sabe desmarcar-se... com um banco destes...

Com isto, apenas esperar que os jogadores do FCPORTO sintam neste momento que não vale a pena vir falar para a comunicação social que vão ganhar, que isto, que aquilo, que não gostam de assobios, e se concentrem em fazer aquilo para que são pagos principescamente, e que ganhem os próximos jogos do FCP, mas que vai ser preciso fé, isso vai...

sexta-feira, outubro 24, 2008

Convocatória FCPorto x Leixões

Em relação ao último jogo, de má memória para os adeptos portistas, Jesualdo apenas efectuou uma alteração na lista de convocados, com a saída de Tarik e a entrada de Candeias. Helton continua o seu "retiro sabático" não tendo sido convocado.


Guarda-redes: Nuno e Ventura.


Defesas: Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Rolando e Lino.


Médios: Fernando, Guarín, Raul Meireles, Lucho e Tomás Costa.


Avançados: Rodriguez, Farias, Hulk, Lisandro, Mariano Gonzalez e Candeias


Não se compreende o porquê da saída de Tarik e da manutenção de Mariano uma vez que é importante dar ritmo de jogo a Tarik para os compromissos que se avizinham. Trata-se de um elemento com experiência, um jogador que é nesta altura fundamental até por aquilo que consegue render quando está em forma. Por outro lado também não se compreende o porquê de deixar Pelé de fora e de manter Guarín, quando o primeiro deu boas indicações quer na Intercalar quer no jogo da Taça e Guarín, nitidamente, não é uma opção prioritária.


Esse é um dos problemas de Jesualdo, esta tendência de convocar sempre os mesmos jogadores para ficarem no banco e deixar sistematicamente os outros jogadores de fora. Como é que se transmite ao plantel que todos contam? Haverá algum mal em, pelo menos, alternar os jogadores que ficam no banco? Não seria benéfico para a equipa os jogadores sentirem que poderiam jogar a qualquer momento e com isso sentirem-se motivados para trabalhar? Perguntas para já sem resposta...

A minha equipa para amanhã:


Tratando-se de um jogo em casa, poderia ser uma excelente oportunidade para dar uma oportunidade a Candeias que tem feito por merecê-la. Assim alarga-se a frente de ataque (algo que com Mariano não se consegue) e criam-se espaços na defesa leixonense que se prevê bem cerrada, ao mesmo tempo que se equilibra a equipa em termos de profundidade de ataque já que, na esquerda, estarão Rodriguez e Lino, este um elemento de vocação mais ofensiva que Sapunaru.

No entanto, o mais certo é Jesualdo manter a aposta em Mariano e obrigar assim Lisandro ao habitual desgaste a que tem sido sujeito, forçado que está a procurar espaços vazios quer nas alas, quer recuando no terreno.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Grande Marchena!!

Depois de saber disto, passei a simpatizar com o defesa internacional espanhol. Já está mais que na hora de acabar com o tráfico humano e de obrigar profissionais a sacrifícios desumanos!

Marchena, tens o nosso inteiro apoio! Ah pois!

Outra noite mal dormida na Nação Vermelha

A decisão do juíz Pedro Vieira em não pronunciar Pinto da Costa no caso do suposto aliciamento ao árbitro no Nacional x Benfica, provocou (mais) um baque nos auto-proclamados paladinos da verdade e da justiça.

O juíz considerou "ridícula" a acusação a Pinto da Costa e mais ainda a suposta "prenda" que teria sido oferecida ao árbitro: um bilhete para o FCPorto x Man Utd. Pessoalmente também acho esta oferta ridícula pois, para isso, mais valiosas são as prendas oferecidas noutras paragens. Estas no entanto não são consideradas suborno pela grande massa popular que agora quer, por todos os meios, crucificar Pinto da Costa e, com ele, o FCPorto.

No jogo em causa, concluiu-se que, afinal, os 2 erros mais graves de arbitragem beneficiaram... o Benfica! Parece-me a mim que mais depressa o árbitro teria cometido estes erros se tivesse sido aliciado com uma prenda como aquela que foi oferecida, na época transacta, antes do jogo Benfica x Naval do que com um bilhete para o FCPorto x Man Utd.

Entretanto, os outros implicados nesse caso, Rui Alves, António Araújo e Augusto Duarte, também não foram pronunciados mas disto ninguém se vai queixar. Interessa mais é perseguir Pinto da Costa sem tréguas e, a cada queda de acusação, clamar que a justiça não existe em Portugal, ignorando que o foco deste Apito Dourado se centra em Gondomar e não no Porto.

Azias...

Nuno & Helton. O caso que afinal não o era

Numa altura em que, a Sul sofreram mais uma estrondosa derrota no que ao processo Apito Dourado diz respeito (coitados!), havia rapidamente que criar uma manobra de diversão. Neste caso foi o Rascord quem assumiu essa tarefa.

Assim, mal se soube a convocatória para o jogo contra o Dínamo, o Record atirou logo para as bancas a notícias de uma suposta birra de Helton por ter sido preterido em favor de Nuno, prometendo desenvolvimentos nos próximos tempos:

"(...) Contactado ontem por Record, Marival apenas registou: “Não consegui falar com ele e apenas sei o que falei com familiares. O Helton ainda se ressente de uma contusão. Tem uma dor nas costas e ainda não se sente cem por cento seguro para jogar...”

É verdade que Helton desligou o seu telemóvel durante todo o dia e é também conhecida a sua relutância em ir para o banco de suplentes. Sabendo por antecipação que a opção técnica recairia em Nuno, a versão de que o brasileiro se terá recusado a aceitar a convocatória para ir para o banco acaba por ter fundamento.

De qualquer forma, é uma história para seguir nos próximos tempos, sendo que, enquanto isso, está tudo nas mãos de Nuno Espírito Santo para que a baliza dos dragões tenha um novo dono. "


Hoje porém, o cenário mudou "ligeiramente":

"(...)E foi possível ver Nuno a marcar golos a Helton e este a fazer o mesmo a Nuno. Na mudança de funções, a imagem que restou foi o cumprimento entre ambos e Helton sempre a confortar Nuno, com sinais, mesmo que vistos ao longe, de puro entendimento. Sinal também de que a luta é sã para um mesmo objectivo.

Não é por acaso que o guarda-redes português já afirmou mais do que uma vez que o grupo dos que integram a função específica da baliza é “uma família dentro da família”, ele que conhece melhor do que ninguém a responsabilidade de manter a intensidade na aplicação mesmo sem jogar."


Que tal prepararmo-nos para seguir os desenvolvimentos do trabalho diário dos 2 guarda-redes?

quarta-feira, outubro 22, 2008

Um FCP sem classe...

Foi um FCP com poucas soluções ofensivas que entrou no Dragão para defrontar um Dinamo, que sem jogadores de classe, mostrou ser bastante coeso a defender e a contra-atacar com lançamentos longos para a sua dianteira.
Com Nuno na vez de Helton, que já pedia descanso, Nuno não teve trabalho apesar de no lance do golo eu achar que um guarda-redes do FCP não pode sofrer um golo daqueles, mesmo tendo sido um excelente remate...
Com uma defesa onde Rolando jogava na marcação directa ao avançado contrário, aqui ele demonstrou que para este nível ainda lhe falta estaleca, por várias vezes lhe deu demasiado espaço, e noutras, depois do avançado ter a bola controlada, não atacava a bola e deixava que o avançado tomasse a iniciativa, sendo por isso ultrapassado.
Aqui B.Alves também não conseguia fazer subir a defesa para o avançado cair em fora de jogo, e com isso o Dinamo conseguia ter posse de bola no meio campo do FCP e controlar o jogo, faltou mais crença na Vitória.
Com Sapunaru a não se entender com Mariano e a não efectuarem combinações ofensivas, restava Lino na esquerda que até entrou bem no jogo, mas foi-se apagando no vai-vem e na parte final estava de rastos, é muito para ele...e a qualidade também não abunda...
No meio-campo, Fernando tentava assumir as redeas, mas falhou demasiados passes em 45m., passou demasiado para trás e para os lados, e com isso o FCP não progredia no terreno de uma forma eficaz.
Raul Meireles foi muito esforçado, lutou QB para ter nota positiva, tentava levar a equipa para a frente, mas faltou um rasgo de qualidade para fazer a diferença, e aparcer mais vezes junto aos avançados para fazer a diferença, na 2ªparte foi trinco e não esteve mal.
Lucho tentava aparecer no jogo, mas com uma marcação directa, esteve pouco em campo na 1ªparte, apesar de ainda ter atirado ao poste, mas parece desgastado fisicamente, e na 2ªparte, apesar de ter jogado mais atrás não conseguia pegar no jogo e com isso o futebol do Porto encravou, parecendo já no final muito desgastado.
Ou seja, um meio campo onde apenas 1 jogador esteve ao seu nivel, e num jogo desta dimensão assim é dificil ganhar, talvez por isso Tomas Costa de inicio tivesse permitido que Lucho não tivesse tantas preocupações defensivas e não se desgasta-se tanto, enfim, são as escolhas de Jesualdo.
Na frente, Jesualdo, depois de Alvalade colocou Mariano no Lugar de Tomás Costa, é certo que jogava em casa, mas se queria esticar o jogo pela direita era de ter colocado o Tarik de inicio, assim, nem foi carne nem peixe, como Mariano costuma ser, ou seja, depressa se percebeu que pela direita o FCP não ia conseguir criar lances de perigo, é quase como queimar uma ala apenas para ter um jogador em campo á espera que ele em 60m. invente uma jogada, sabendo nós de antemão que só de 5 em 5 jogos é que essa jogada irá aparecer, por aqui me fico quanto á eficácia negativa desta aposta de Jesualdo, vale mais um Tomas Costa a entrar pelo meio e Lucho a descair para a direita, do que Mariano em campo, e se era para abrir o jogo, então era de colocar Tarik logo de inicio.
Pergunta para a SAD, será que Mariano tem de jogar quantos jogos para lhes mostrar que a sua contratação por 4 milhões foi um fiasco?
Ou seja, o FCP praticamente só atacava pelo centro com Lucho a tentar aparecer nos espaços que Lisandro criava, e pela esquerda, onde Rodriguez teve algumas arrancadas, mas sem eficácia produtiva, ou seja, está um jogador muito esforçado, mas que rende em termos de golos, nada..., e ainda por cima vinha de uma viagem desgastante e de uma lesão.
E com isto sobra Lisandro na frente, desamparado neste jogo, no meio de 2 centrais fortes e inteligentes que não o deixaram controlar a bola de frente para a baliza mais que 2/3 vezes, apesar de muito correr, de tentar ir buscar jogo atrás, de tabelar com os colegas, mas também ele anda longe do golo.
Depois os suplentes que entraram, Hulk jogou 45m, entrando ao intervalo, passando o FCP a jogar em 4-2-4, ou 4-4-2 a defender, mas onde claramente Hulk é um corpo estranho, será que ele não sabe que tem mais 10 colegas???, 5 milhões por este tipo de jogador para o FCP???, que não sabe o que é a mistica colectiva do FCP, assim depressa traçará o seu caminho, e a não ser que seja como o Mariano, e tenha o beneplácio do Jesualdo ou da SAD para jogar pelo que custou...
Tarik, entrou para o lugar de Rodriguez, quando Mariano já nem devia estar em campo, e foi-se colocar na esquerda, espera, no meio, e só nos ultimos 5 m. jogou na direita.
Pergunta, Jesualdo estava cá o ano passado??? em que posição jogava Tarik??? para que inventar num jogo desta importância??? Tarik fez o que pode, mas fora da sua posição não teve hipotese de fazer a diferença.
Tomas Costa, entrou para extremo direito com Tarik em campo???, mas como saiu Mariano, sempre correu mais e mostrou vontade de ganhar o jogo.
Mas este FCP deste ano tem vários problemas:
1º Não sabe marcar golos, há quanto tempo o FCP não faz um jogo decente? Onde domine claramente o jogo e o controle de forma a mandar realmente no jogo e acriar vários lances de golo claro???
2º As saidas de Bosingwa, (Sapunaru), P. Assunção (Fernando) e R. Quaresma (Rodriguez) demonstram claramente que o FCP está mais fraco só por aqui, pois com 3 jogadores novos para ganhar calo, a este nível é muito pouco para o FCP.
3º As outras ausências, P.Emanuel (Rolando), Fucille (Lesionado) (Lino), Tarik (regressa de lesão) (Mariano), apenas Rolando vai aproveitando para ganhar experiência, os outros 2, enfim, sem palavras...
4º Sobram poucos que mantenham vivo o espirito do jogo colectivo que o FCP tinha o ano passado e que os levou a praticar um bom futebol (ou apenas razoável ás vezes), mas onde este ano B.Alves, R.Meireles, Lucho e Lisandro parecem ser poucos para tanta diferença de qualidade em campo este ano...
5º Quanto ao guarda-redes, já referi que tanto Helton como Nuno são bons guarda-redes, mas poucas vezes fazem a diferença em jogos a doer...
Quanto ao jogo, foi um jogo onde o Dinamo controlou os movimentos do FCP, e onde o FCP não soube ser capaz de inventar jogadas ofensivas de qualidade, é certo que o Dinamo marcou num dos poucos remates que fez, mas foi uma equipa mais coesa e com a ponta de sorte que o FCP não teve (remate Lucho ao poste), mas onde nos ultimos 15 m. da partida se viu um FCP a tentar atacar, mas onde faltou tudo, discernimento, capacidade, qualidade e nalguns casos, até vontade...
E do banco, cada vez que Jesualdo mexe, mais do mesmo, a equipa ainda fica pior, será do Jesualdo, ou da fraca qualidade e crença que os jogadores têm agora???
É que assim vai ser dificil chegar a algum lado decente na Liga dos Campeões, claramente um FCP abaixo das minhas espectativas e onde alguns jogadores me pareciam mais capazes de pegar de estaca e fazer bons jogos pelo FCP.
Ir ganhar ao Dinamo, ao Fenerbace e ao Arsenal em casa... Jesualdo tem fé, mas será que isso chega???
Pouco, muito pouco para um FCP que ainda está a aprender, pois sãp muitas caras novas

Taça de Portugal: Sorteio da 4ª Eliminatória


O sorteio desta manhã ditou que o FCPorto tenha de se deslocar a Alvalade na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Trata-se de uma reedição da final do ano passado, onde desta vez o FCPorto terá a oportunidade "vingar" a derrota.

Esta época, recorde-se, o FCPorto já defrontou o Sporting em duas ocasiões, no Algarve para a Supertaça e em Alvalade para o campeonato, com um saldo de 1 derrota e 1 vitória respectivamente.

Este jogo irá para já desempatar as contas.

FCPorto 0 x 1 Dínamo Kiev, as ilações a tirar


O FCPorto perdeu ontem por 1-0 com o Dínamo de Kiev e se é certo que o apuramento continua a ser um objectivo, não será menos certo de que ficou mais complicado.

Infelizmente e estranhamente, a equipa revelou pouca ambição, não mostrou aquele espírito de garra, de lutar até ao fim, que fez do FCPorto o melhor clube de Portugal e uma referência europeia. Deixando a análise do jogo para o Wolverine23, prefiro aqui abordar as possibilidades do FCPorto em termos de apuramento para a 2ª fase.

Em teoria, uma equipa que queira garantir o apuramento precisa de 10 pontos. Até agora, numa primeira volta com 2 jogos em casa, o FCPorto apenas tem 3 (aproximadamente a média de pontos que os outros clubes lusos conseguem a cada participação, mas que para o FCPorto são números invulgares).

Perante isto, torna-se fundamental vencer já o próximo jogo em Kiev e esperar que o Arsenal confirme a sua superioridade perante o Fenerbahçe. Qualquer outro resultado na Ucrânia compromete em definitivo o apuramento e se o FCPorto já habituou os adeptos a verdadeiras proezas, nesta altura, com uma equipa em reconstrução, porque é isso que a equipa do FCPorto é neste momento depois das saídas de 3 jogadores fundamentais na época passada, a capacidade não será a mesma.

Se o Arsenal vencer os 2 jogos em Londres, contra Dínamo e Fenerbahçe, então vencendo em Kiev, o FCPorto irá discutir o apuramento, via 2º lugar, no jogo contra o Fenerbahçe. Uma verdadeira final contra um adversário que não está tão fulgurante como na época passada mas, daí, também o FCPorto não o está ainda.


As opções de Jesualdo


Um aspecto que convém discutir são as opções de Jesualdo, neste caso particular ao persistir na inclusão de Mariano na equipa inicial. Se é para fazer contenção, Mariano tem a tendência para, sistematicamente, entregar a bola ao adversário. Se é para dar acutilância ao ataque, o jogador não tem velocidade para ser um extremo e tem tendência para afunilar. Logo, o FCPorto fica coxo de uma das alas no ataque. Não terá sido por acaso que ontem quase todos os ataques do FCPorto pelas alas foram feitos pelo lado esquerdo. Não jogando a toda a largura do terreno é muito mais complicado abrir espaços na defesa adversária.

Ontem também não creio que tenha sido uma boa opção apostar em Rodríguez que vinha de uma lesão.

Também é verdade que, na época passada, o FCPorto apresentava um nível exibicional muito pobre, isso foi aqui abordado também, que ia sendo disfarçado pela qualidade e experiência dos jogadores. Este ano a equipa é mais jovem e mais inexperiente e isso reflecte-se nos resultados. Seja como for, independentemente dos jogadores, o FCPorto tem de mostrar atitude e ambição, tem de mostrar querer. Isso foi algo rotundamente falhado contra o Arsenal e ontem contra o Dínamo de Kiev, que não é a equipa frágil que muitos diziam. Nós também já o aqui havíamos dito em comentário.



O "Tribunal das Antas" (agora na versão Dragão)

Uma constante dos últimos jogos, o de ontem não fugiu à regra, tem sido a monumental assobiadela que teima em vir das bancadas quando a equipa atravessa fases do jogo menos felizes. Já aqui o tinha referido e volto a fazer, independentemente daquilo que me puderem apelidar: OS ADEPTOS DO FCPORTO PERDERAM A HUMILDADE.

É um facto que faz parte da natureza tuga ter de ser a equipa a puxar pelo público e não o contrário, como acontece em Espanha, em França, em... vá lá, em tudo o que é estádio de futebol.

Infelizmente, o FCPorto habituou mal os seus adeptos nos últimos anos e estes esqueceram que foi a humildade e o esforço que guindaram o FCPorto ao topo. Será que precisam de passar um ano sem ganhar qualquer troféu para o recordar?

Poderão apelidar-me de injusto, uma vez que os adeptos pagam bilhete para ver futebol e se sentem defraudados. Não deixam de ter razão. Mas que moral assiste os adeptos em fazer do Estádio do Dragão um estádio onde o público ajuda os adversários? Pensem nisso e depois insultem-me se tiver de ser. Mas apoiem a equipa nos próximos jogos pois, como ontem "El Comandante" disse na entrevista rápida no final do jogo "Era suposto puxarmos todos para o mesmo lado".

segunda-feira, outubro 20, 2008

FCPORTO x Dínamo Kiev

Já é conhecida a lista de convocados para o jogo de amanhã contra o Dínamo de Kiev. 

As alterações mais relevantes relativamente às convocatórias habituais prendem-se com a ausência de Helton, que assim garante a titularidade a Nuno que bem a merece, e de Fucile que não recuperou da lesão contraída no último jogo ao serviço do Uruguai.

A lista completa é então:

Guarda-redes: Nuno e Ventura
Defesas: Bruno Alves, Lino, Pedro Emanuel, Sapunaru, Rolando
Médios: Fernando, Guarin, Lucho, Raul Meireles, Tomás Costa,  Mariano
Avançados: Farías, Hulk, Lisandro, Rodríguez, Tarik Sektioui

(a azul, jogadores mais utilizados)

Equipa provável:

Nuno a titular, já!


A vitória deste fim-de-semana na Sertã na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, acabou por ser uma vitória normal do mais forte num dos confrontos menos equilibrados, ao contrário por exemplo do Sp. Covilhã x Varzim ou do Benfica x Penafiel, onde o sorteio ditou esse equilíbrio de forças.

As mudanças em relação à equipa habitual perante um Sertanense que joga bem e domina o futebol do seu escalão, criaram alguma dificuldade, sobretudo na primeira parte, obrigado Jesualdo a re-equilibrar a equipa, tirando um inócuo Benítez para fazer entrar Bolatti. Aí o FCPorto soltou-se e, liderado por um Tarik que parece querer recuperar um lugar na equipa já no próximo jogo, acabou por alcançar uma vitória tranquila.

Contudo, o aspecto que mais saliento deste jogo é a exibição de Nuno que, como Húngaro referiu, fez as melhores defesas do encontro.

Essa tem sido aliás a imagem de marca de Nuno nos jogos que tem feito pelo FCPorto: a qualidade das suas actuações, trazendo também tranquilidade ao sector recuado da equipa e sendo mais uma voz de liderança à qual até Bruno Alves obedece.

Quem não se recorda da sua exibição contra o Sporting na final da Taça da época passada ou no recente jogo contra o mesmo adversário onde Nuno esteve impecável. Ontem mostrou mais uma vez que não se trata de um jogador que está descansadamente no banco à espera da reforma. Trata-se de uma opção válida que merece uma oportunidade. Afinal, não devem jogar os melhores?

Helton tem qualidade é certo, mas tem tido algumas falhas comprometedoras, sendo o último exemplo disso aquela sua intervenção no jogo contra o Benfica que permitiu um empate verdadeiramente caído do céu à equipa da casa. Chego a ficar com a impressão que Helton "sente" o ambiente dos jogos grandes da pior maneira e fica sem reacção em lances em que poderia e deveria ser determinante. Sobretudo ao nível da Liga dos Campeões, uma equipa, com ambições, tem de ter um guarda-redes de classe que garanta a inviolabilidade das suas redes.

Não foi esse afinal um dos factores do sucesso do FCPorto na UEFA e na Champions em 2003 e 2004 quando pôde contar com um Vítor Baía ao seu melhor nível, com exibições que lhe valeram ser nomeado como melhor guarda-redes da Europa?

Se Jesualdo voltar a colocar Helton em campo no próximo jogo então tenho de concluir que não existe meritocracia como factor de conquista de um lugar na equipa titular. Nuno a titular já!

sábado, outubro 18, 2008

O infeliz Rui

O Rui é um bom rapaz, nascido e criado numa época em que as coisas eram substancialmente diferentes. Na altura, o seu Benfica ganhava a tudo e a todos, cavalgando ainda a onda de um proteccionismo sinistro de que havia beneficiado durante muitos anos enquanto clube do regime.

O Rui cresceu, atingiu a maioridade (estive indeciso entre esta expressão e "fez-se homem") e iniciou-se nos meandros da mais velha profissão do Mundo, que, ao contrário do que muitos pensam, não é a prostituição mas sim o jornalismo.

De repente o panorama alterou-se e o Benfica deixou de ganhar. Surgiu uma nova potência futebolística que, em breve, conquistou a Europa. A cada vitória, a cada golo, o Rui ia-se tornando mais e mais revoltado, caminhando a passos largos para uma personalidade amarga e revoltada, incapaz de reconhecer que o seu clube, outrora "Glorioso" (com as devidas aspas), havia desbaratado o seu património, fruto de gestões excessivas e ruinosas, um pouco à semelhança do que sucede hoje com algumas instituições bancárias, vivendo muito acima das suas posses. Os escândalos sucederam-se e, a pouco e pouco, o Rui criou na sua mente a fantasia de que todos os males do seu clube tinham origem a Norte, num estádio onde jogo após jogo, se iam inscrevendo páginas essas sim gloriosas, da história de um clube e, em última instância, do futebol português.

O Rui insistiu tanto nesta tese que, para si, ela se tornou uma verdade insofismável e começou, qual D. Quixote investindo bravamente contra os gigantes que a sua mente criava no lugar de moinhos, a investir ele próprio contra o FCPorto de todas as formas possíveis e imaginárias.

Actualmente, o infeliz e amargurado Rui, vê nas suas crónicas em alguns jornais da nossa praça, a única válvula de escape para tamanhos recalcamentos e, a coisa é de tal ordem, que mesmo quando temas completamente díspares, ou quando fala de futebol embora abodando outros clubes, acaba inevitavelmente por terminar com referências ao FCPorto, à laia de ataques discretos, próprios de um veneno que uma língua viperina não contém por excesso.

Assim vive o Rui, tristemente amargurado, numa realidade onde o Valium ainda não foi inventado.

Sertanense x FCPorto


O FCPorto inicia hoje a sua participação na edição 2008/2009 da Taça de Portugal defrontando novamente o Sertanense, depois de, no época passada, ter vencido na Sertã por 4-0, com golos de Tarik, Farias (2) e Kazmierczak.

Jesualdo irá mexer drasticamente na equipa, isso é notório já na convocatória, optando e bem por fazer descansar alguns jogadores normalmente titulares:

Benítez, Bolatti, Candeias, Farías, Fernando, Hulk, Lino, Lisandro, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Pelé, Rolando, Stepanov, Tarik, Tengarrinha, Tomás Costa e Ventura.

Esperemos que o FCPorto não facilite de modo a não repetir as humilhações que sofreu contra o Atlético e contra o Fátima nas duas últimas épocas. Pelo menos estão avisados.

sexta-feira, outubro 17, 2008

Entrega dos prémios da Liga Zé do Boné / Betadin 2007/2008

Foram entregues no passado Domingo os prémios para a edição 2007/2008 da Liga Zé do Boné / Betadin, a liga oficial deste blog no Fantasy Football da UEFA.


Os premiados foram o nosso camarada Wolverine23 com o título de recordista de pontos numa jornada enquanto o Visconde recebeu o prémio para o campeão da liga, mostrando que se calhar tem mais apetência para treinador que quem orienta a sua equipa actualmente. Ambos receberam um certificado e uma simbólica recordação.
Podem ver as fotos do evento aqui.

quinta-feira, outubro 16, 2008

Números que Contam





25000 – A selecção pediu e o povo acedeu, aproximadamente 25 mil torcedores na bancada, depois de um dia de trabalho assistiram ao empate da Selecção Nacional com a “PODEROSA” Albânia;

7070 Ataques… estou convicta que isto deve estar próximo do Guiness;

30 – Remates;

3 – super, hiper, mega vedetas no plantel;

5050 minutos em superioridade numérica;

5 – Portugal e Albânia partilham o QUINTO lugar

7 – a 7 minutos do fim, o representante máximo do nosso futebol abandona o estádio ?!?!


*inserir risos aqui*, lembro que falamos do vice campeão europeu de 2004, da equipa que chegou às meias-finais do mundial de 2006; que tem um bota de ouro; um especialista em trivela; um miúdo maravilha (falo de Nani para quem, como eu não conseguir compreender muito bem onde é que a luva encaixa nesta mão); uma Maria Amélia, desculpem, um brilhante avançado perito em finalização (também aqui convém explicar que falo no Nuno Gomes); uma promessa do futebol português (little John Moutinho, alguém o viu fazer alguma coisa no jogo todo que não fosse comer relva para tentar sacar a falta e partilhar a bola do encontro com o publico das bancadas? Eu compreendo, com uma exibição daquelas o publico tinha de levar qualquer coisa para casa, nem que seja a bola para o cachopo jogar futebol durante o pic-nic de Domingo com a família) …

Expliquem-me, porque eu sou gaja, e já se sabe que as gajas não entendem nada de futebol. Expliquem-me isto… Expliquem-me como é que é possível organizar 70 ataques e não finalizar nenhum? Digam-me como é que em 30 remates (estes são os números de um jornaleco qualquer que eu encontrei por ai, porque eu ontem quando acabei o jogo tinha ideia que eram mais mas adiante…) não se faz um único golo? É que se pudéssemos dizer que a Albânia jogou fechada, que Portugal não se conseguia sequer aproximar da área adversária mas… nem isso. E já agora, talvez os elementos entendidos de futebol me possam explicar, como é que, em dois jogos que se seguiram a um Sporting – Porto, em que um jogador (falo de Bruno Alves) marca dois livres, um convertido em golo o outro à trave não tem sequer hipótese de tentar a marcação de UM ÚNICO LIVRE?!?!?!?

(Catano, Caetano, escolheste mal o dia para me dares acesso ao blog, porque eu tinha de rebentar para algum lado… Espero não ter dito muitas asneiras ehehe.)



…Da gaja com a mania que sabe de futebol, EU!

terça-feira, outubro 07, 2008

Na frente!

Depois de hoje o Benfica ter conseguido travar o Leixões no Estádio do Mar, impondo-lhe um empate, o FCPorto assegurou a liderança isolada da tabela classificativa ao cabo de 5 jornadas.

Não deixa de ser sintomático que, apesar da tremideira exibicional, o FCPorto consiga manter a mesma tendência de supremacia.

Na próxima jornada, o 1º lugar joga-se no Dragão, no FCPorto x Leixões.

segunda-feira, outubro 06, 2008

O Campeão está de volta!


O FCPorto arrancou hoje a ferros uma vitória em Alvalade, derrotando o Sporting por 2-1 com golos de Lisandro (o goleador está, aos poucos a voltar aos golos) e de Bruno Alves (e que golo!). Foi a resposta que se esperava depois da humilhação de Londres com o FCPorto a apresentar-se sereno e controlador na primeira parte, para depois se mostrar combativo e solidário na 2ª.

Jesualdo desta vez decidiu bem, à semelhança do que havia feito no Estádio da Luz, e armou uma equipa equilibrada e combativa, destinada sobretudo a ganhar vantagem no meio campo, onde o losango do Sporting costuma ditar leis nos confrontos com o FCPorto, partindo depois para o ataque em desdobramentos rápidos conduzidos por Rodriguez na esquerda e por Lucho ou Tomás Costa na direita.

Depois de uma primeira ameaça de Tomás Costa, a disparar por cima depois de uma iniciativa individual que motivou a pose deslumbrada de Miguel Veloso, seguindo o portista com os olhos, o FCPorto chegou mesmo ao golo. Após uma série de ressaltos, Lisandro faz um remate disparatado que vai parar à esquerda da defensiva sportinguista onde Grimi tinha tudo para dar seguimento ao lance.

Numa postura displicente, Grimi permite a chegada de Tomás Costa, após um sprint de 30 metros, que não desiste do lance e ganha a bola em lance dividido, com Grimi a atirar-se para o chão procurando cavar a falta (terá ficado nos balneários por castigo ao intervalo?). Tomás Costa ganha a linha, cruza para o segundo poste onde Meireles falha o remate, este ressalta num defesa do Sporting e sobra para Lisandro que, com muito sangue frio, bate em contra-pé Rui Patrício e inaugura o marcador.


O árbitro esteve bem neste lance ao não avaliar como falta a disputa de bola de Tomás Costa. Contudo, já antes deixara a desejar ao amarelar Lucho para depois, permitir uma entrada dura de Abel não a sancionando disciplinarmente. Abel viria depois a ver finalmente o amarelo, Lucílio ergueu os dedos para sinalizar a 2ª falta dura do defesa, mas, em abono da verdade, seria o segundo amarelo e consequente expulsão do defesa.

Seja como for o Sporting reagiu e acabou por chegar ao golo numa grande penalidade controversa onde há dois factos a destacar: a ingenuidade de Tomás Costa que encosta a mão em Moutinho e o capitão do Sporting a executar uma das suas especialidades: o salto para a piscina. O árbitro avaliou o lance como faltoso e marcou a falta num lance em que não me parece que houvesse razão para isso. Contudo dou o benefício da dúvida ao árbitro.


Abro num entanto um parêntesis para fazer um comentário sobre a atitude que João Moutinho tem evidenciado nos últimos tempos. O capitão do Sporting persiste sistematicamente em atirar-se para o chão ao mínimo toque, gritando e rebolando como se fosse uma truta fora de água e em cima de uma chapa de zinco quente. Para um jogador da qualidade de Moutinho, esta é uma atitude extremamente redutora que só pode merecer NOJO de um adepto de futebol (depois da acção de Grimi no primeiro golo do FCPorto e sabendo já da "qualidade" de Liedson, é caso para perguntar se não será uma questão de "escola"). Se se quer afirmar na Selecção, Moutinho terá ainda muito para aprender, sobretudo a ser sério e profissional.


Já num lance com Sapunaru, onde nas imagens é possível perceber que o romeno não toca no jogador do Sporting, Moutinho atirara-se descaradamente para o chão rebolando e gritando. O árbitro julgou não existir falta mas... faltou a exibição do amarelo ao capitão do Sporting.


Este lance até é paradigmático de outra situação que iria ocorrer mais tarde quando Derlei entra à canela de Sapunaru (parece ser um alvo, pois já Nuno Gomes achou por bem fazer o mesmo) e ao cair sobre ainda um encostão da perna de Postiga que foi inexplicavelmente tirar satisfações junto do romeno. Quando se levantou foi brindado com um cartão amarelo pelo árbitro, justificado por este último por um suposto mergulho do jogador portista. Inexplicável esta decisão e também a decisão em não sancionar também Moutinho com um amarelo quando, na primeira parte, se havia ostensivamente atirado para o chão como já o referi aqui.

Seja como for, o Sporting chegou à igualdade através dessa grande penalidade mas com uma atitude de campeão, o FCPorto soube reagir. 3 minutos depois Lisandro é carregado por Polga junto à área e, na conversão do livre, Bruno Alves atira uma "bomba" que só pára no fundo das redes. Um grande tiro do campeão que, pelo que se tem visto desde o início da época e sabendo que nos treinos Bruno Alves era também um dos homens em destaque para apontar os livres, tenho de perguntar: porque diabo era obrigatório Ricardo Quaresma marcar todos os livres da equipa, com a eficácia que se sabe?


Após o intervalo, o FCPorto mostrou que iria à procura do 3º golo. Rodriguez foi agarrado por Pereirinha (que substituira Grimi ao intervalo) e, na conversão do livre, Bruno Alves atira outra "bomba" que embate com estrondo da barra com Rui Patrício, mais uma vez, a seguir a bola com os olhos. Este seria o golo poderia ter resolvido o jogo mas infelizmente não aconteceu.

O Sporting, como já se esperava, avançou no terreno e o FCPorto recuou as linhas para explorar os espaços na defesa do Sporting através de lances rápidos de contra-ataque onde, por várias vezes ao longo da 2ª parte, poderia ter sentenciado em definitivo a partida.


A defesa do FCPorto foi resistindo, uma ou outra vez com alguma sorte (como no lance em que Derlei pontapeia a atmosfera após um bom lance de insistência de Romagnoli), mas, sobretudo, com uma enorme solidariedade dos seus jogadores e uma defesa que não cedeu, alicerçada num excelente profissional chamado Nuno Espírito Santo.


Ao minuto 56 dá-se um lance polémico de que os adeptos da casa reclamam. Tomás Costa entra duro sobre João Moutinho e vê o cartão amarelo. Contudo, instantes depois faz uma outra entrada sobre o mesmo jogador (foram duas ocasiões de ouro para Moutinho fazer o que sabe fazer melhor embora eu ache que, desta vez, doeu mesmo). O árbitro acaba por não mostrar o segundo amarelo ao argentino do FCPorto e Jesualdo, percebendo que o jogador estava instável, optou de imediato por retirá-lo do jogo, fazendo entrar Mariano que pouco ou nada trouxe de novo.


Este minuto de descontrolo foi de facto uma pena pois Tomás Costa estava a ser, até ali, um dos melhores jogadores do FCPorto, isto apesar do tal lance da "grande penalidade". Contudo, só por sorte, numa situação similar à de Abel na primeira parte, o jogador não foi expulso após duas faltas duras.


Daí até ao fim, o FCPorto soube resistir e podia mesmo ter chegado ao 3º golo não fosse a precipitação de Hulk (uma tendência irritante neste jogador que prima pelo individualismo mas que, a espaços até faz coisas interessante).


Um jogo que valeu a liderança à condição, esperando para ver o que o Leixões faz amanhã. Se vencer, temos na próxima jornada, a liderança em disputa no Estádio do Dragão.


Sinal Mais +

Nuno: um grande profissional e um guarda-redes que mostrou serviço e muita coragem. Torna-se uma voz de comando em campo e, quanto a mim, merece ser titular. Uma exibição 5 estrelas!

Bruno Alves: líder da defesa, onde também Rolando foi muito bom, e exímio a marcar os livres, fazendo lembrar outros tempos onde Celso e Geraldão brilharam.

Lisandro: lutador como sempre, parece estar a reencontrar-se com os golos o que só podem ser boas notícias. Depois do jogo contra o Fenerbahçe, o goleador parece estar a regressar. Aguardemos.

Lucho: enquanto teve pernas foi o grande dinamizador do meio campo do FCPorto, fazendo interessantes combinações com Tomás Costa na direita. A pausa que se segue vem mesmo a calhar para recuperar os índices físicos e Jesualdo irá com certeza poupá-lo no jogo contra o Sertanense.


Assim-assim

Tomás Costa: foi um dos melhores jogadores do FCPorto neste jogo mas precisa de ter cuidado na abordagem de lances como aquele em que resultou a grande penalidade a favor do Sporting. Na segunda parte, provavelmente fruto da pressão que o Sporting fez sobre o lado direito da equipa do FCPorto, desconcentrou-se e enervou-se. Foi bem substituído por Jesualdo mas, deveria ter sido expulso. Tem de pensar na equipa. Começa no entanto a mostrar os pormenores que justificaram a sua contratação ao Rosário Central.


Fucile: sem deslumbrar foi um jogador regular na esquerda, algo de que a defesa do FCPorto precisa. Se não tiver mais oscilações de forma o lugar é dele.

Hulk: continua a alternar decisões precipitadas e individualistas com pormenores técnicos que deixam os adeptos com água na boca. Um bom jogador que precisa no entanto de ser disciplinado de modo a pensar mais na equipa. Já não está no Japão e, no FCPorto, não é ele a estrela da companhia.

sábado, outubro 04, 2008

O problema do defesa esquerdo

O lugar de defesa esquerdo tem sido tema de maior discussão que o lugar de médio defensivo, ao contrário do que se poderia inicialmente supor. Depois de (mais) uma exibição infeliz de Benítez em Londres, é legítimo colocar a questão sobre quem deverá ser o titular no lado esquerdo da defesa.

Benítez é cada vez menos uma opção, não defende, não ataca, enquanto que Lino se tem cotado uns quantos furos acima do argentino embora ainda tenha bastantes lacunas em termos defensivos. Já Fucile, lateral direito por natureza mas que ocupou o lado esquerdo na época passada, tem tido oscilações exibicionais desde o início da época, parecendo não ter ainda atingido o seu melhor.

Aqui abro um parentesis para colocar em causa a venda de Marek Cech. Será que o jogador não seria neste momento de extrema utilidade ao FCPorto?

Seja como for, queremos saber a opinião dos leitores:

Qual é a melhor solução para o lado esquerdo da defesa do FCPorto? Benitez, Lino, Fucile ou será ainda necessário contratar mais um jogador em Janeiro para o lugar?

Respondam na sondagem ao lado.

Liga Zé do Boné / Betadin - 2ª Jornada



A 2ª Jornada da Liga Zé do Boné / Betadin trouxe alterações significativas na classificação, inclusive com mudança de líder.

Assim, o FCBarbens perdeu o primeiro lugar por troca com FC Seven 1970 enquanto que, no 3º posto temos agora o recordista de pontos da Jornada, o campeão em título Visconde, com 54 pontos, que arrebatou o lugar à equipa Grandes Girl, que caíu para o 5º posto.

Quanto às equipas da casa, o ZdB Olympic e o FCP-Team, tiveram sortes diversas. Enquanto o ZdB Olympic subiu 4 posições, o FCP-Team manteve-se na causa da tabela.

Aguarda-se com expectativa a próxima jornada desta Liga que, até agora, está a ser bastante renhida.

sexta-feira, outubro 03, 2008

Sporting, um jogo que pode ser decisivo

Depois de ainda não ter sido convincente na presente época, o FCPorto prepara-se para o jogo contra o Sporting no próximo fim-de-semana, num embate que poderá ser decisivo a vários níveis.

Depois da humilhação às mãos do Arsenal, os jogadores terão de provar aos adeptos e a si próprios que tal não passou de um acidente e que podem e devem fazer melhor. Uma vitória contra o Sporting, para além das consequências na classificação, terá certamente um efeito anímico muito forte nos plantel e poderá ser o "empurrão" de que a equipa precisa para arrancar para uma boa época e, sobretudo, para exibições convicentes.

Contudo, não posso deixar de ser algo pessimista em relação ao resultado de domingo. A não ser que Jesualdo supreenda tudo e todos e jogue para ganhar e sem inventar (duas coisas muito difíceis sobretudo em simultâneo).


Uma boa notícia na preparação para o jogo é sem dúvida o regresso em pleno de Tarik Sektioui que, depois da lesão e do jejum do Ramadão, está de novo a 100%.

A minha equipa para Domingo seria a seguinte:

Candeias é na minha opinião um jogador com muita qualidade e, característica rara em alguns jogadores, com raça e vontade de ganhar. No entanto, tratando-se de um jogo complicado e como Candeias poderá ainda ter alguma inexperiência, admito a inclusão de Tarik desde o início no seu lugar.

Uma outra hipótese poderia ser o alinhamento em 4-4-2, com Tomás Costa a médio direito, Lucho a 10 e Lisandro e Rodriguez na frente.

A ver vamos...

quarta-feira, outubro 01, 2008

Interrogações

FCPorto 2 x 0 Paços de Ferreira

Mais um jogo marcado por uma exibição apática da equipa mas onde, desta vez, os adeptos demonstraram ser mais pacientes. Com a atenuante da ausência de Lucho Gonzalez que, segundo o jornal(?) A Bola Vermelha estaria ligado a um sistema de suporte básico de vida, a equipa nunca soube ser acutilante, valendo a raça de Lisandro Lopes e Raúl Meireles para marcar o primeiro golo.


No meio campo, Tomás Costa mostrou-se muito agarrado á posição enquanto Farías foi uma autêntica sombra.

Arsenal 4 x 0 FCPorto

Infelizmente não consegui chegar tarde o suficiente para evitar ter visto o último golo. Por outro lado, mesmo nos minutos finais, também não consegui ver a equipa do FCPorto em campo. Lanço por isso algumas questões:


Será que meio Hulk vale mesmo 5 milhões?

Quanto custou afinal Benítez?

Ter Hulk ou Farías no plantel é melhor que ter Adriano?

Será que um Bruno Gama não seria útil no actual plantel?

Numa altura em que há falta de atitude na equipa, o que é que é preciso para Jesualdo dar oportunidades a um jovem com vontade de se mostrar e que tem muita qualidade? Falo obviamente de Candeias.

É certo que este resultado, apesar do exagero dos números, não é comprometedor. Uma derrota em Londres era um resultado perfeitamente admissível no lançamento da fase grupos. O que é preocupante é ver a equipa a não fazer tudo o que pode em campo, é ver os jogadores a não darem o "litro".

Aproveito para dar o exemplo de um grande Mestre do futebol, Sir Alex Ferguson que, nos 2 jogos que o Man Utd realizou, lançou 2 jovens desconhecidos, oriundos das escolas dos Reds.

Será que vale a pena investir em Bollatti, Benitez, Farias, e outros que tal, descurando a formação? Onde está o resultado da promessa da aposta nas escolas do clube?

Agora vem aí o jogo com o Sporting, no qual o mínimo que se espera é que a equipa COMA A RELVA se for necessário. Os adeptos podem ter neste momento o assobio fácil, um sinal que se esqueceram da humildade que guindou o FCPorto ao top do futebol português e europeu, mas se perderem com o Sporting (Jesualdo ainda deve ser o treinador nessa altura e, por isso, não é impossível) até eu começarei a assobiar.