segunda-feira, março 31, 2008

Histórico

"O Benfica não devia ter sido campeão!"

Declaração de LFV a.k.a. Orelhas a.k.a. Kadhafi dos Pneus ontem na inauguração de uma Casa do Benfas, referindo-se ao título de campeão que a Instituição conquistou acidentalmente há 3 épocas atrás.

Pela primeira vez na história deste blog, concordamos em absoluto com as palavras deste indómito portista e, também pela primeira vez, o reconhecimento pelo acerto da declaração não nos permite desta vez desatar a rir às gargalhadas com declarações deste distinto cavalheiro.

domingo, março 30, 2008

Belenenses -1 / FCPORTO - 2




O TITULO Á PORTA (Quase desde a 1ªjornada!!!)

Lisandro 49', Lucho 90'+3 g.p.
Mais uma vitória rumo ao TRI - CAMPEONATO do FCPORTO, vitória muito dificil e suada, num campo muito complicado, e onde o FCP nem sempre jogou bem, principalmente na 1ªparte, onde os jogadores estavam apenas para controlar o jogo, e as poucas ocasiões criadas e o jogo pouco fluido também não ajudavam.

Também é preciso constatar que o FCP jogou na 1ªparte de uma forma algo diferente do normal, com 2 homens avançados e abertos na frente, com Quaresma a entrar de trás, ora pelo meio, ora pela extrema, mas sempre numna posição algo ambigua onde parecia não estar em jogo, e Lucho a fazer muitas vezes de médio ala direito para tentar criar desiquilibrios, mas nem sempre bem sucedidos.
Com um Belenenses algo atrevido durante a 1ªparte, a criar 3/4 lances de perigo junto da área do FCP, obrigando a defesa a grandes trabalhos, e Helton a uma enorme defesa, no lance do golo não tem hipotese, pois o avançado aparece isolado, o problema foi que o FCP numa 2ªbola não conseguiu recuperar a posição defensiva da forma mais rápida e permitiu nesse lance 2 situações de falhas individuais e colectivas, P. Assunção não subiu a tempo no terreno e colocou o avançado em jogo, mas no momento do cruzamento, ninguem pressionou devidamente o jogador que coloca a bola na área novamente.
E apesar do FCP ter criado algumas oportunidades de perigo junto da área contrária, nunca conseguiu definir da melhor maneira, assim ao intervalo, Jesualdo colocou a equipa a jogar noutro sistema, com Quaresma mais aberto na esquerda, Lisandro na frente e Farias sobre a ala direita a flectir para o meio, permitindo mais subidas de Bosingwa, e Lucho a partir de posições mais interiores para mandar no jogo no meio-campo, e não foi de estranhar que logo no recomeço de jogo, numa bola ganha por Lucho e bem endossada a Lisandro este fizesse um belo golo á entrada da área com um remate portentoso, a partir dai (48m.) o FCP tomou completamente conta do jogo e por várias vezes o FCP criou ocasiões de perigo, e Farias tem uma perdida incrivel logo de seguida, e depois é substituido por Adriano, que correu, mas sem grande produtividade.
Ou seja, o FCP, jogando em 4-3-3, toma conta do jogo e empurra o Belenenses para trás, pois a pressão era bastante grande no meio-campo ofensivo do FCP e não permitia que o Belenenses saisse a jogar com a bola controlada, nesta altura a defesa e o meio-campo do FCP tomaram conta do jogo, o problema a meu ver era que faltava alguêm que acompanhasse Lisandro na frente de ataque, pois nem Farias, nem Adriano estão nesta altura no mesmo patamar, e como Quaresma só aparece a espaços, neste jogo ainda apareceu nos ultimos minutos, onde criou um lance de perigo com um bom remate e já no min.90 é derrubado na área, pois o defesa do Belensenses não toca a bola e atira-se de carrinho e nestas situações, derruba tudo o que aparece pela frente, ora se o Quaresma joga a bola primeiro, teria obrigação de se desviar ele???
E como Lucho não desperdiçou a oportunidade de apontar o seu 2ºgolo na Liga e dar a vitória merecida ao FCP, pois na 2ªparte só existiu uma equipa em campo a querer ganhar o jogo, o que permite ao FCP poder fazer a festa já no próximo fim-de-semana no ESTÁDIO do DRAGÃO, bastando para isso vencer o seu jogo e comemorar devidamente este título tão arduamente e merecidamente conquistado.
Quanto a Jogadores, Helton muito bem com uma defesa estrondosa e outros lances muito bem resolvidos, e no lance do golo ainda pode fazer melhor...

A defesa, com destaque para Pedro Emanuel que se fartou de cortar bolas, esteve muito bem, perante adversários rápidos e móveis na frente, já Bruno Alves cometeu alguns deslizes de leitura de jogo, Zé Bosingwa esteve bem na defesa e cumpriu nas subidas pelo seu flanco, com Fucille bem a defender, mas sem discernimento a atacar, tentando levar tudo na frente e ás vezes sem nexo.
Paulo Assunção cometeu o erro no lance do golo do Belenenses e logo de seguida efectuou um mau passe em zona proibida, mas na 2ªparte tomou conta do meio-campo defensivo e foi dono dessa zona, Raul Meireles, batalhou bastante e aos 70m. parecia muito cansado e talvez a sua substituição pecasse por tardia, e Kaz até entrou bem em jogo, mas Meireles ainda não traz um diferencial ao jogo do FCP, apesar do centro-remate á barra, Lucho, na 1ªparte parecia estar algo fora de posição, muito sobre a direita e sem conseguir pegar no jogo, na 2ªparte subiu de rendimento e numa zona mais central, e mesmo na esquerda comandou o FCP para a reviravolta, marcando de forma convicente o Penaltie.
Na frente, Farias passou ao lado do jogo e nos 60m. que teve em campo, esteve num lance onde tem de pelo menos acertar na baliza, se o guarda-redes defende ou não, isso é outra coisa, mas não está decididamente a merecer as oportunidades que Jesualdo lhe dá, mas sem Tarik, não há grandes escolhas, e sem apostar em Helder Barbosa, ainda menos (nem percebo para que o foram buscar á Académica,...), já Quaresma, talvez fruto da sua posição na 1ªparte, ele até tentava pegar no jogo em velocidade, mas sempre inconsequente e só na 2ªparte na sua posição, extremo esquerdo conseguiu desiquilibrar, apesar de os ultimos dois lances de perigo terem sido criados por ele na zona central do terreno, acho que pode fazer mais e ser melhor do que é.
Lisandro, marcou mais um golo, quando jogou mais na zona central, correu, foi atrás pressionar, um avançado em forma e a merecer todos os elogios que se lhe podem dar, ele bem merece.
Adriano, correu, lutou e tentou criar lances, mas sem grande acerto, Kaz, acho que deveria ter entrado mais cedo, entrou e estando fresco tomou conta do meio-campo sobre o lado esquerdo e empurrou a equipa ainda mais para a frente.
FORÇA FCPORTO, o TRI - CAMPEONATO está ai ao findar do próximo jogo no ESTÁDIO do DRAGÃO.

quarta-feira, março 19, 2008

Uma explicação

Informamos os caros e dedicados leitores do Zé do Boné que este blog se encontra de férias até ao próximo domingo, dia de Páscoa e onde se assinala o dia em que J.C. acordou e disse "Ei! O que é que estou aqui a fazer?!".

No entanto, prevê-se um regresso em força estando já em preparação um VMR sobre a última jornada e sobre a primeira grande final da Taça Carlos Alberto.

Até lá, uma boa Páscoa!

Aquele Abraço

A Junta Directiva do Zé do Boné

quarta-feira, março 05, 2008

FCPORTO-1 / Shalke04-0 (1-4 GP)

FCPORTO eliminado da Liga dos Campeões.
Estou triste, pela primeira vez o meu afilhado viu-me sofrer a bom sofrer pelo FCPORTO... em vão.
11 jogos para o final da Época, 9 do Campeonato e 2 da Taça de Portugal e neste momento exijo a conquista da Taça e claro do Campeonato, só assim será uma época positiva, porque ficar novamente nos oitavos de final na Liga dos Campeões é pouco para a qualidade do FCP e pouco para Jesualdo.
Como é possivel falharem-se tantos golos num dos jogos mais importante da época, contando as perdidas escandalosas, foram pelo menos 3, Tarik a um metro permite a defesa do GR, Farias controla a bola mal e remata alto com uma especie de pontapé de moinho, Quaresma, mas o que foi aquilo???, tem o Farias a isolar-se ao lado, mas mais uma vez prefere o protagonismo todo para ele, e como o GR teve grande sangue frio, falha um golo certo, pois bastava colocar para o colega de equipa...
Sendo justo realçar que apenas uma equipa quis verdadeiramente ganhar este jogo, e colocou tudo o que tinha neste jogo, todos os jogadores deram o máximo em termos de atitude e vontade de ganhar, nem sempre atacaram ou fizeram as melhores escolhas, mas a atitude foi boa.
Pois o Shalke foi uma equipa decepcionante, pois limitou-se a defender e ver passar uma equipa destas para os quartos de final é o que me deixa mais aborrecido, pois não têm grande qualidade.
O arbitro terá tido influência no resultado?
Talvez, principalmente porque obrigou o FCP a jogar com menos um elemento durante 40 m de jogo e na parte final do mesmo, o que provocou um enorme desgaste nos jogadores, a expulsão de Fucille parece-me claramente exagerada, isto aos 80m.., mas o lance teria sido diferente se Fucille tem dominado bem a bola e não a tem adiantado em demasia, excesso de nervosismo a condicionar....
Mas aos 60m., Helton defende fora da area com as mãos e impede o golo, e teria de ser expulso, mas o arbitro não viu, aqui houve sorte.
Pormenores:
Helton na parte final do prolongamento demorava uma eternidade a voltar a colocar a bola em campo, parece que estava a segurar o jogo, tinha mais confiança do que eu nos penalties, mas ele não é Guarda-redes para defender penalties, ainda por cima contra um Guarda-redes que tem um enorme sangue frio na baliza dos alemães, também ai se ganham jogos, lá perdemos porque o Helton fez uma defesa incompleta, e cá o Neuer fez 4/5 intervenções enormes e no golo não tem hipotes e ainda defende 2 penalties.
A lesão de Bosingwa obrigou a queimar uma substituição e a perder a asa direita do FCP, aquela que estava mais activa neste jogo, foi pena.
Pedro Emanuel estava algo trapalhão, e fez dois tres atrasos que quase comprometiam o Helton.
Bruno Alves, já não tinha grande confiança para as grandes Penalidades, ainda mais quando ele é o segundo a bater pelo FCP, não percebo esta lógica, normalmente quem bate melhor os penalties é quem está habituado a bate-los e eu nunca vi o Bruno Alves a marca-los, mas como o Lisandro logo a seguir também permitiu a defesa do guarda-redes!!!
Quaresma, aos 118m., recebe a bola que Bruno Alves recupera na defesa (e Bruno Alves vai-se colocar na area junto dos avançados), e Quaresma descaido sobre o lado esquerdo passa por dois defesas com sorte no ressalto e com tudo para centrar com o peito do pé e colocar a bola na area para um possivel lance de perigo, o que ele resolve fazer?
Pois, voltar atrás e tentar fintar novamente os dois defesas.
Ele há jogadores que nunca aprendem, é por estas que eu acho que o Quaresma pode ser um génio, mas como não percebe o futebol colectivamente, nunca será tão decisivo nem tão importante para uma equipa como o são jogadores como Cristiano, Lampard, DECO, entre outros, ou seja, eu não o comparo a jogadores bons, mas a jogadores excelentes, e é com pena que o vejo perder-se e a não evoluir, (tenho dito, é que este lance tirou-me completamente do sério).
Quanto ao jogo, foi um FCP tal como eu tinha planeado, com os três homens da frente a serem bastante móveis, e a tanto aparecerem nas alas como no meio, servidos por um Lucho que tentava ser o dinamizador do ataque, e com Bosingwa pela ala direita a levar também perigo e a ser muito interventivo no ataque.
Mas o problema foi que o FCP entrou bem no jogo e no minuto 15 cria 2 ocasiões de golo, primeiro por Lisandro e depois por Tarik que incrivelmente permite a defesa do GR., o problema foi que até ao intervalo o FCP não conseguiu aumentar o ritmo de jogo, pois os alemães jogam a um ritmo baixo e como se viu não têm pilhas para mais, mas o FCP também não conseguiu impor completamente o seu estilo de jogo.
Na 2ªparte o FCP entrou da mesma forma, mas sempre algo incomodado com o facto do Shalke não dar espaços nas costas e com medo de sofrer um golo que podia ter acontecido aos 65m, quando Helton evita o golo ainda que em falta, pois defende com as mãos fora da area.
Isto depois do FCP ter falhado por Tarik aquele que seria o golo mais fácil de marcar num jogo da Liga dos Campeões, mas Neuer fez uma defesa enorme perante um excesso de confiança de Tarik que perdoou claramente neste lance, Jesualdo tirou-o quase logo de seguida, é imperdoavel num jogo destes ter estas falhas.
Infelizmente Farias tambem não encaixa ainda muito bem neste FCP a este alto nivel, e tambem teve a sua perdida, pois após um excelente passe de Lucho, domina a bola para trás e remata já em queda, se o dominio de bola tivesse sido bom...
Assim, quando Fucille é expulso, pensei que estava feito, com 0-0 a 10m. do fim, mas Lisandro depois de um excelente passe de Lucho (mais um) e de uma insistência de Quaresma, Lisandro fez um grande golo, e levou o jogo para prolongamento.
Não sem antes dos 90m., o FCP ainda ter criado um melhor futebol até ao fim, sempre mais dinamico, ainda que com apenas 10 em campo.
No prolongamento, foi novamente o FCP melhor que o seu adversário, apesar do Shalke ter saido mais a jogar!!!, mas em lances rapidos do FCP em 2/3 situações só o o facto dos jogadores estarem cansados levou a avaliarem mal algumas decisões e em vez de escolherem melhor as opções de passe para um colega melhor colocado, assim quando Quaresma se antecipa ao ultimo defesa, pois adivinhou bem o mau passe do defesa contrário, mas no momento da decisão, frente a frente ao GR, não teve sangue frio para tentar fintar ou para passar ao Farias que se isolava do seu lado direito, muito pouco descernimento para um jogador de top como o Quaresma que num momento decisivo do jogo, decide mal...(sem mais comentários).
Dai até ao final do prolongamento foi esperar uma jogada de génio do FCP, mas tal não aconteceu, portanto...
Nos penalties, o esperado, ou seja, Helton é um zero á esquerda no que toca a penalties, e Neuer já tinha mostrado que era muito frio e elastico e esta parecia ser a sua noite, e foi...
Quanto aos jogadores:
Helton, bem quando foi chamado a intervir, apesar da defesa fora da area.
Bosingwa, muito bem a subir pelo seu flanco, pena a lesão que condicionou o jogo portista.
Pedro Emanuel, algo nervoso, com 2/3 passes errados para o Helton, faltou serenidade.
Bruno Alves, falhou o penaltie, mas ai Jesualdo é mais responsável, de resto bem perante adversários altos e fortes.
Fucille, estava a fazer um jogo de raça, mas um momento de pouco dominio de bola obrigou-o a fazer uma jogada mais perigosa, e isso custou-lhe a expulsão, ainda que exagerada.
Paulo Assunção, o melhor jogador em campo, enorme a forma como tapa os caminhos no meio-campo.
Raul Meireles, fez um jogo razoavel, a ajudar P.A. e a tentar aparecer na frente, ainda jogou a defesa esquerdo e não comprometeu.
Lucho, fez uma meia duzia de passes teleguiados para os colegas da frente, uma série de bons cortes, mas acho que lhe faltou tentar o remate de fora da area, num aspecto em que o ano passado estava bem melhor.
Tarik, muito bem tácticamnnete, só isso permitiu sair duas vezes da ala e ganhar posição em frente á baliza, mas ai foi de um desastre tal, que até ele deve passar mal uma ou duas noites, eu passaria, então falhar aquela segunda oportunidade, é preciso galo...
Quaresma, outro que até nem esteve mal, ora no flanco direito, ora esquerdo, só que no memento chave do jogo, +- aos 100m (acho), tem uma perdida incrivel, nesse momento definiu-se um jogo, a inoperância atacante do FCP perante um GR que defende tudo numa equipa demasiado fraca para passar aos quartos de final da CL...
Lisandro, deu tudo em campo e marcou o golo que igualava a eliminatória, pena que não tivesse aparecido ele a resolver este jogo no prolongamento, seria elevado a herói, tanto que ele se esforçou e lutou por um resultado diferente, mas também falhou o Penaltie...
Mariano, entrou bem em campo, mostrando serviço, e numa posição que não é a sua, esteve muito bem a fecar a ala direita e esquerda da defesa.
Farias, algo inconsequênte para este nivel de exigência, mas não há grandes opções, ainda falhou um possivel golo, pois domina mal a bola e remata por cima.
Marek Cech, entrou para equelibrar a defesa e fe-lo bem, ainda teve um bom momento num excelente chapeu que quase suprendia Neuer.
Jesualdo Ferreira, perante algumas contrariedades neste jogo especifico, até esteve bem tacticamente na forma como foi gerindo a colocação da equipa em campo nas diversas fases do jogo, mas precisava de ter colocado a equipa a jogar com mais intensidade logo desde o 1ºminuto e não esperar que o tempo passasse, falta espirito, alma para levar este FCP com estes jogadores mais além, de os levar a superarem-se, ou seja, é bom treinador, trabalha, é realista, mas não se supera, com este vai ganhar 2 campeonatos, mas fica pela 2ªvez seguida nos oitavos de final da CL, pouco, muito pouco.
Como já referi atrás, EXIJO a conquista da Dobradinha, pois este Campeonato tem equipas muitos fracas, e o FCP tem obrigação de o conquistar, bem como á Taça, pois com a melhor equipa é claramente melhor, assim não pese negativamente este afastamento prematuro da prova que é mais condizente com o FCP a nivel Europeu, mas perante a qual ainda falta algo neste plantel e nesta equipa para se chegar mais longe.
Para suavizar, estou a ver na RTP memória o Werden Bremen-0 / FCPORTO-5 do tempo do Mister Bobby Robson, Rui Felipe, Kostadinov, Secretário, Domingos, Timofte (P.).

Boavista-0 / FCPORTO-0

Foi um FCP de 2ªfiguras que jogou no estádio do Bessa e que cumpriu muito bem a obrigação, terá faltado apenas o golo para assim mostrarem o serviço completo.

Jesualdo optou e bem por poupar muitos jogadores e muitos apenas fizeram minutos, foi uma excelente oportunidade para os menos utilizados jogarem mais e ganharem ritmo e para os titulares habituais terem um jogo de descanso para um dos jogos mais importante da época.

Quanto aos jogadores: Com Helton na baliza, ele esteve muito bem em duas ou tres intervenções a mostrar serviço.

Com uma defesa com Fucille na direita, ele que esteve muito audaz no ataque e muito seguro na defesa, como que a querer mostrar serviço para jogar mais. Com Stepanov no eixo da defesa, mas ainda com alguns tiques de lentidão, o que perante avançados pressionantes e rápidos se pode tornar perigoso, a rever, ainda marcou um golo, mas estava fora de jogo!!!. João Paulo, muito bom sentido posicional e rápido, foi o esteio da defesa, apenas necessita de sair mais a jogar e mais rápido. Marek Cech, fechou bem o seu lado e não comprometeu, mas ainda lhe falta qualquer coisa para se conseguir impor a titular.
No meio-campo, Paulo Assunção esteve impecável, ele parece um jogador invisivél, mas está simplesmente numa forma soberba. Kaz, um jogador que deu força fisica ao meio-campo do FCP, mas continua lento de movimentos, pois não faz por norma o que costuma fazer Meireles e transforma o 1+2 de meio-campo num 2+1 por ficar muito atrás e não fazer os movimentos ofensivos, mesmo assim, fez um jogo razoavel. Lucho, apenas fez a 1ªparte e foi o principal municiador do ataque do FCP, com 2/3 passes de rutura que quase supreendiam o Boavista.
No ataque, Mariano descaido pelo lado direito, esteve excelente, talvez o melhor jogador em campo, que com esta nova vida está a mostrar serviço em beneficio do FCP, mostrou uma raça enorme aos 90m., quando foi recuperar uma bola ao meio-campo defensivo e levou a bola rapidamente para o ataque, que continue assim e mostre o seu real valor no tempo que resta até ao final da época. Farias, em trocas constantes com Mariano, esteve algo fora da area e ás vezes parecia fora de jogo. Adriano, para quem não jogava os 90m., não esteve mal, claro que faltaram os movimentos estudados com os colegas e por isso em alguns lances corria para o lado errado.
Quaresma, entrou ao intervalo para o lugar de Lucho, e esteve bem nos movimentos interiores que fez, pois jogou mais no meio nas costas dos 2 homens mais avançados, teve 3 lances bons, e até atirou uma bola ao poste, apenas precisa de pensar com 7, ou seja, pensar em dar golos a marcar a colegas que ás vezes estão melhor colocados. Tarik, entrou para o lugar de Farias aos 70m., e foi curiosamente a partir da entrada dele que o FCP encostou o Boavista ás portas, também fruto da expulsão de um jogador da casa, esteve bem. Raul Meireles, entrou para dar descanso a Paulo Assunção e tentar empurrar o FCP para a vitória.

Em resumo, um FCP mandão com a segunda equipa num jogo tradicionalmente dificil, onde os menos rodados aproveitaram para mostrar serviço e ganharem um lugar, antevendo um dos jogos mais importantes da época, por isso, Jesualdo esteve muito bem ao poupar os principais jogadores, e dos 10 que vão jogar na Quarta, só o defesa esquerdo (Fucille ou Marek Cech) é que fizeram os 90m., do resto, todos descansaram e bem.

Minha equipa para Quarta:


FORÇA PORTO!!!

segunda-feira, março 03, 2008

Taça de Portugal

Setúbal x FCPorto
(final antecipada)

Sporting x SLBenfica
(derby regional da 2ª circular III)

Vamos assim ter a final antecipada da Taça com as duas melhores equipas portuguesas desta época enquanto que, no Balneário XXI, Sporting e Benfica reeditam o derby regional da 2ª circular. Se tudo correr com normalidade, teremos no Jamor o Sporting e o Porto (a não ser que o Paulo Paraty volte a apitar um dos jogos).

Coroado de mau profissionalismo

Jorge Coroado já nos habituou aos seus dislates de mau gosto, não conseguindo disfarçar o papel de supra-sumo omnisciente da arbitragem nacional que ele próprio assumiu com evidente sobranceria.

Coloca muitas vezes em causa o trabalho dos actuais árbitros de forma pouco elegante quando, ele próprio, nunca foi um árbitro imaculado e terminou a sua carreira sob um assobio do tamanho de um estádio.

O pior é que não comenta de forma objectiva, usando de um critério profundamente subjectivo que, ao longo do tempo, se vai tornando contraditório e ilógico.

Ontem, ao comentar o derby regional da 2ª Circular, voltou a mostrar que não tem a imparcialidade e clarividência necessárias para o exercício da actividade de comentador quando José Eduardo salientou a influência que Paulo Paraty teve ontem no empate efusivamente festejado pelo Benfica, particularmente no penalty claríssimo não assinalado sobre Vukcevic.

Coroado, com o seu habitual sorriso de misto de ironia e superioridade afirmou "Sim, realmente era penalty mas não nos podemos esquecer que o Polga estava a jogar".

Num comentário de tão mau gosto, a reacção do painel de comentadores e público foi sintomática: durante alguns segundos a TVI transmitiu puro silêncio.

Contudo, já anteriormente noutro Sporting x Benfica, este em 2005, Jorge Coroado mostrara o monstro que há em si. Num lance em que Liedson com a mão atinge inadvertidamente a cara de Ricardo Rocha (não confundir com o cotovelo do 30 million Tacuara no queixo de Tonel), e este último ao recuperar atinge o primeiro jogador que vê pela frente, que na ocasião foi o Rogério, Jorge Coroado comentou o lance da seguinte forma:

"Ricardo Rocha tem uma entrada sobre Rogério que de acordo com as leis da FIFA só pode ser punida com a amostragem de um cartão vermelho. Contudo, embora o lance de Liedson tenha sido involuntário e conhecendo o temperamento de Ricardo Rocha, o árbitro deveria ter apitado logo nessa ocasião para evitar o lance que levou à expulsão do jogador do Benfica."