sábado, maio 20, 2006

Parabéns Deco
















Dobrada














E acabou a época 2005 / 2006. Acabou da forma que eu no início da época pressentia que iria acabar: com o Porto campeão. A vitória justa na final da Taça (já tinha saudades daquelas tardes) só veio reforçar a evidência da superioridade interna demonstrada pela nossa equipa. Tive só pena por mais uma figura triste deixada num estádio, com a polícia a carregar sobre gente insurrecta que tem problemas com cadeiras (isto agora parece obrigatório: há escaramuça? Arrancam-se cadeiras). Francamente, nem me interessa como começou, quem teve culpa, se a polícia lisboeta é ou não habitualmente "maldosa" para com os adeptos do FCP como muitos dizem, o que eu sei é que mais uma vez se ficou com má opinião dos adeptos do FCP. Só uma nota: os SuperDragões deviam era ter vergonha na cara, por agora andarem a cantar "campeões, campeões", depois de terem tentado assassinar o treinador à porta do Olival. Prendam-me esses animais.

Não sei como pensa a nação portista neste momento, mas eu sou a favor da continuidade de Co Adriaanse. Pese embora todas as convulsões ao longo da época, dos episódios estranhos e das opções bizarras, a certa altura a equipa tomou um rumo e não mais cedeu, forte e unida, autoritária e finalmente ambiciosa. Temos que reconhecer o mérito do treinador holandês em casos como o do Pepe, o Assunção (jogador para muitos anos, oxalá) e do Quaresma; temos que reconhecer que no seu primeiro ano, na problemática era pós-Gelsenkirchen, o holandês pôs ordem no balenário, fez do FCP uma equipa disciplinada; temos que reconhecer que, no seu primeiro ano, o holandês venceu o campeonato com um sistema antes quase inadmissível (do qual Jorge Costa, sabemos agora, não poderia fazer parte), sendo o FCP o melhor ataque e a melhor defesa da prova. Temos que reconhecer que estes foram só os primeiros doze meses e que o que todos queremos é que este tenha sido o começo de uma nova era , o que significa obrigatoriamente continuidade e consolidação. Penso que estes são argumentos suficientemente fortes para unir os adeptos em torno de Co Adriaanse. Dou-lhe inclusive razão em ter tirado o Balizas da baliza. Continuo a achar que o Vítor quase nos quarenta é excelente, mas o Helton é um guarda-redes verdadeiramente extraordinário e só a um desses faria sentido ceder o lugar.

Apesar disto, não deixo de manifestar alguma tristeza por achar que o FCP não deslumbra, mesmo sendo dominador. Tem jogadores fantásticos, mas a equipa está longe de o ser. Em abono da verdade, podemos dizer que não vencer a liga 05 / 06 era difícil. E estou muito expectante com a próxima prestaçao europeia do FCP no sistema de três centrais, depois do fracasso absoluto que foi esta época. Estará o FCP em condições de regressar à ribalta?


(foto Portal dos Dragões)

sábado, maio 13, 2006

Um clube diferente


O Cádiz FC, clube da Andaluzia (onde joga o nosso conhecido Mário Silva) que na temporada anterior havia conseguido subir à I Liga Espanhola, não conseguiu manter-se entre a elite do futebol do país vizinho e jogou hoje o seu último jogo primo-divisionário contra outro clube da região, o Málaga, que desde há muito tempo havia já também confirmado a descida de divisão.

Num jogo onde alinharam dois portugueses, Mário Silva pelo Cádiz e Jorge Ribeiro pelo Málaga, a vitória sorriu ao clube da casa que venceu o Málaga por 5-0.

O relevante nem é o resultado mas sim todo o contexto do jogo. Aquilo que seria à partida um jogo de tristeza e sem motivação de parte a parte, afinal o Cadiz já havia sido matematicamente despromovido na jornada anterior, acabou por se tornar uma enorme festa e uma manifestação de dignidade tremenda de início ao fim.

Perante 14.000 espectadores(!!) a equipa do Cádiz entrou em campo com uma tarja onde se lia "Gracias afición" para agradecer aos adeptos todo o apoio dispensado ao longo da temporada, um gesto que mereceu um longo aplauso vindo das bancadas do estádio Ramón de Carranza.
Após o jogo, que como já referi, terminou com a vitória da equipa da casa por expressivos 5-0, os adeptos invadiram pacificamente o terreno de jogo e levaram os jogadores da sua equipa em ombros, festejando como se de a conquista de um campeonato se tratasse e, mais tarde, centenas de adeptos aguardaram fora do estádio a saída dos jogadores para uma despedida sob aplausos.
Que grande diferença e que grande exemplo para outros clubes e outros adeptos em países diferentes onde os jogadores de clubes que descem de divisão têm de sair do seu próprio estádio em carrinhas policiais...
foto tirada daqui

segunda-feira, maio 01, 2006

Mau perder...

"(...) vi os golos do jogo entre o Rio Ave e o Sporting e foram situações cómicas que deviam ser incluídas num daqueles filmes onde mostram lances cómicos. Se vão ter as coisas assim tão fáceis até ao fim vai ser mais complicado para nós(...)"

Foi com estas palavras, no mínimo inesperadas, que Koeman deu expressão à mágoa de ver o objectivo de alcançar o 2º lugar tornar-se cada vez mais distante. Recordo que anteriormente já tinhamos assistido a intervenções algo inusitadas do treinador da "Instituição". A título de exemplo, o comentário de Koeman a críticas de Adriaanse ao futebol português (as tais que motivaram um linchamento público na imprensa lusa), censurando Adriaanse por ter criticado e afirmando que "quando chegamos a um país estrangeiro devemos respeitar as pessoas que lá vivem" para duas ou três semanas mais tarde o próprio Koeman vir a terreiro vociferar sobre o mau estado da arbitragem portuguesa. Pode-se dizer que depressa se integrou no Benfica.

Agora com estas afirmações, Koeman parece-me ter estabelecido um padrão em termos de declarações que colocam em causa a verdade desportiva. Depois dos 15 dias de suspensão aplicados a Adriaanse por ter tido o desplante de dizer "It's a foul" num jogo do FCP para a Taça, sempre estou curioso para ver o que vai acontecer a Koeman. Se não forem tomadas medidas, apoio Vieira na sua cruzada para "limpar o futebol português"

No entanto confesso que acho que no fundo Koeman tem razão e têm ocorrido aqui lances que merecem uma profunda reflexão por serem no mínimo suspeitos:

1 - Investiguem os falhanços sucessivos de Simão Sabrosa frente à baliza adversária;

2 - É suspeito a forma como Beto passou a bola aos jogadores do Barça no lance do 1º golo no jogo da 2ª mão dos 4ºs de final da Liga dos Campeões;

3 - É suspeita a forma como o Beto tem tendência a colocar a bola nos espaços vazios... onde não há mesmo ninguém;

4 - É suspeita a forma como o Beto entrega a bola ao adversário e depois a recupera como que para disfarçar;

5 - É indisfarçável a vontade que o "One Man Show" Moretto tem em colocar a bola nos pés dos adversários e isso merece ser alvo de um inquérito;

6 - Estranha a forma como Anderson insiste em colocar a bola nos pés de Moretto sabendo o que vai daí resultar. Será que estamos perante uma conspiração com vários implicados?

Verdade seja dita, o Rio Ave não tem sorte com o pessoal do Benfica uma vez que já na época passada Petit criticou o excesso de aplicação dos jogadores do Rio Ave dando a entender que estes estariam dopados. Parece-me que esta abordagem tem feito escola pelos lados da 2ª Circular se bem que este ano o CD da Liga numa intervenção relâmpago após denúncia do FCP, matou o mal pela raíz e aplicou uma multa fulminante de 250 euros a Nuno Gomes por alegações semelhantes embora sob a forma gestual para com os jogadores do Braga.

Este é de facto um campeonato muito, muito suspeito...

PS - Coincidência ou não, o próprio site da Instituição "esqueceu-se" de publicar as declarações integrais de Koeman, incluindo a parte a que diz respeito este post.